sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Baixo Acaraú confirma dezessete casos de dengue

Lixos depositados em terrenos baldios aumentam riscos
Foto: Divulgação

Os municípios da região do Baixo Acaraú cearense, vinculados a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, registraram no primeiro semestre deste ano, de janeiro até 10 de agosto, no total, o registro de 17 casos confirmados de dengue. Nenhuma morte foi confirmada. Os dados constam no boletim semanal da dengue divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), ferramenta que avalia os riscos de epidemia da doença.
O município de Cruz registrou um caso em fevereiro e dois em abril; Bela Cruz, dois casos em abril e um em maio; Itarema, um caso em abril e um em junho; Jijoca de Jericoacoara registrou um caso em abril e dois em maio; Marco apresentou um caso em fevereiro, dois em abril e dois em junho; em Morrinhos, houve um caso em maio. Acaraú não registrou nenhum caso confirmado da doença.
A cidade de Marco saiu do estado de maior risco, entretanto a Sesa orienta que permaneça em alerta. Jijoca de Jericoacoara, por sua vez, passou para o grupo de alto risco. Os outros municípios apresentam um quadro de risco de dengue baixo e moderado, mas o que não quer dizer que não existam os focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Segundo o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Acaraú, é grande o número de focos do mosquito, o que exige uma maior conscientização da população. O lixo depositado em terrenos baldios é um dos fatores que colaboram para a proliferação da doença.

Acesse o boletim da dengue, clicando aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário