sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Alunos do Campus de Acaraú do IFCE atuam em bolsa de docência

Turma de Ciências Biológicas do campus de Acaraú do IFCE

Trinta e três alunos dos cursos de Licenciatura em Física e Ciências Biológicas do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceaá (IFCE) estão tendo a oportunidade de ter uma primeira experiência no magistério. Os discentes do IFCE acompanham as aulas de um professor-supervisor e têm a oportunidade de treinar a prática docente junto aos estudantes do ensino médio em escolas públicas nos municípios de Acaraú e Itarema. A ação faz parte do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID).
O Pibid é um programa do Governo Federal que incentiva a docência, sob a administração da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os alunos do IFCE foram selecionados mediante análise curricular e receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00, durante um ano, para participarem do projeto. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros docentes e as salas de aula da rede fazendo uma articulação entre a educação superior, a escola e os sistemas de ensino.
O aluno Benjamim Carvalho, do 4º semestre do curso de Licenciatura em Física do campus de Acaraú, iniciou as atividades da bolsa no dia 20 de agosto, na Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú. Benjamim, mesmo que ainda esteja começando no projeto, já começa a entender a grandiosidade dessa nova experiência. “O Pibid vai enriquecer não só o meu currículo, mas também minha formação. Vou estar mais bem preparado para lidar com algumas situações dentro de sala de aula”, ressaltou.
Para o professor Eugênio Pacelli, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú, o qual encabeçou a seleção dos respectivos discentes para atuarem no Pibid, a bolsa produz vários efeitos positivos para a formação acadêmica e profissional dos bolsistas. “Os alunos vão ter uma experiência importante, por meio da vivência prática do ensino cada vez mais cedo e sob supervisão sendo, assim, estimulados ainda mais a caminho da aprendizagem e da prática profissional”, ressaltou.

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