domingo, 22 de julho de 2012

Santa Casa de Sobral comemora um ano do primeiro transplante de córnea


Santa Casa de Misericórdia de Sobral - Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, dia 23, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral comemora um ano da realização do primeiro transplante de córnea na região norte cearense. O primeiro paciente transplantado foi um morador da cidade Forquilha/CE, de 57 anos. O procedimento se deu em caráter de urgência, por conta de uma grave infecção ocular. Nos últimos 12 meses, 18 transplantes foram realizados no hospital, com pacientes provenientes de várias cidades da região norte, além do município de Juazeiro do Norte, na região do Cariri.
Toda a equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa de Sobral comemora esta data, principalmente por conta do aumento nas doações de órgãos como fígado, rins e córneas. De acordo com o médico Ribamar Fernandes, oftalmologista responsável pelos transplantes de córneas, o Hospital vem alcançando excelentes números de doações, ultrapassando, proporcionalmente, o estado do Ceará.
Desde 2009, 65 doações já foram efetivadas por familiares de pacientes na Santa Casa. Esse ato de solidariedade vem contribuindo para a diminuição do número de pessoas na fila de espera para transplante. Atualmente, 17 pacientes estão inscritos no serviço a espera de cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário