terça-feira, 10 de julho de 2012

Festa de São Benedito acontece em capela de Acaraú


Multidão tomou de conta da praça em frente a capela. Divulg.
Olhares atentos, expressões de fé e devoção, pedidos de graças e agradecimentos pela intercessão a Deus. Esse foi o sentimento dos católicos do bairro de Outra Banda em Acaraú na abertura da festa em homenagem a São Benedito na  capela do local no último domingo, dia 8. Os festejos iniciaram com uma procissão com a imagem do santo e contou com a presença maciça dos devotos. A procissão partiu da frente do Ginásio Municipal Prefeito João Jaime Ferreira Gomes em direção a capela, onde foi celebrada missa presidida pelo vigário do Município, Padre Eudes Cruz, que ressaltou em sua homilia as virtudes do santo venerado pelos católicos. Todos aqueles que desejarem participar, são convidados pela Paróquia para assistirem às missas que são realizadas diariamente às 19h até o próximo dia 15, quando encerra-se a novena em honra do santo e o momento festivo.

Saiba Mais

Benedito nasceu na localidade de Filadelfo, perto de Messina, na ilha da Sicília, Itália, por volta de 1526, sendo seus pais de origem escrava, descendentes de negros etíopes ou de mouros, do norte da África. Quando pequeno, foi empregado no pastoreio, nas montanhas da Sicília, levando vida simples e pobre, porém recebendo dos pais a educação no santo temor de Deus, crescendo na piedade e inocência, sendo por isto chamado pelos colegas de "O Santo Mouro".
    Uniu-se aos eremitas organizados por São Jerônimo de Lanza, que viviam conforme a Regra de São Francisco de Assis. No entanto, esta congregação que conservava certo caráter de isolamento e não tinha fisionomia bem definida, foi suprimida pelo Papa Paulo IV, em 1562, e seus membros convidados a fazer parte da Ordem de São Francisco. Benedito, acatando a ordem do Papa, pediu admissão entre os franciscanos de um convento de Palermo, capital da Sicília.
    Benedito passou quase todo o resto de sua vida no convento de Santa Maria de Jesus, em Palermo, onde iniciou sua nova experiência comunitária, prestando serviços como faxineiro e cozinheiro da comunidade. Embora analfabeto, foi eleito mestre dos noviços, cargo delicado e de responsabilidade na comunidade, sendo ainda mais tarde eleito guardião, isto é, superior do convento. Terminado o tempo como superior, volta Benedito para os seus serviços na cozinha, onde a morte o surpreendeu no dia 04 de abril de 1589.

Nenhum comentário:

Postar um comentário