segunda-feira, 30 de julho de 2012

Comunidades indígenas de Itarema são visitadas por jovens de projeto


Participantes do projeto fazendo as discussões
Arquivo do projeto

Estudantes do município de Itarema, na região do Baixo Acaraú, têm realizado visitas às comunidades indígenas da cidade para aprenderem melhor sobre a cultura deste povo. As atividades fazem parte do projeto "Patrimônio para todos - uma aventura através das memórias", desenvolvido pelo Instituto de Artes e Cultura do Ceará – IACC, por meio da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar os jovens sobre a importância do patrimônio cultural de sua região a partir da realização de oficinas de educação patrimonial. Em seu quarto ano de atividades no Ceará, o projeto iniciou em 2012 no mês de junho e segue até agosto. Integra 520 jovens de seis bairros de Fortaleza  e de sete cidades do Interior, dentre elas Itarema.
No blog do projeto, relatou-se a importância das visitas às comunidades indígenas de Itarema para o aperfeiçoamento cultural dos estudantes. Crescemos bastante. Estamos remexendo, interligando e ganhando consistência em nós mesmos, como ingredientes de um caldeirão fervilhante de tradições e costumes”. 
Por meio das visitas, é possível descobrir as peculiaridades e características das comunidades indpigenas. “Descobrimos durante a aula que o Toré do povo do Sítio Fernandes é distinto dos Tremembés de Almofala, fato de relevante importância para as e os participantes que demonstraram interesse e conhecimento a cerca do movimento e luta de sua comunidade".
Para o Pajé Luís Caboclo, da etnia Tremembé de Almofala, visitada pelos jovens do projeto, a vez é de o índio ter voz para mostrar que existe e que a sua luta está bem firme. E, dessa forma muitos jovens passaram do sentimento de surpresa ("existe índio no Ceará?") para o entusiasmo sobre as possibilidades de conhecer as outras etnias e, assim, o processo de origem e ocupação histórica da própria cidade em que vive.

Confira o blog do projeto: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário