domingo, 22 de julho de 2012

Comunidade de Curral Velho conta com chalé para visitantes


Novo chalé deverá atrair turistas e pesquisadores
Foto: Divulgação

Para quem não conhece ainda, a comunidade de Curral Velho, no município de Acaraú, região norte do Estado, conta desde março deste ano com um novo chalé aberto a hospedagem para quem queira conhecer a comunidade. Conta com dois quartos e varanda de frente para o manguezal. O espaço é gerido pela Associação de Marisqueiras e Pescadores de Curral Velho (AMPCV). O chalé possui ainda uma passarela suspensa ligando-o ao Centro Comunitário de Educação Ambiental. Toda a estrutura foi pensada para ampliar a capacidade de hospedagem e fortalecer o turismo comunitário. A sua construção contou com a parceria da Associação Amigos da Prainha do Canto Verde (Suíça), e das organizações holandesas Icco e Kerk in Actie.
O novo espaço apresenta uma construção alternativa que combina técnicas e materiais de bioconstrução, com elementos de construção convencional.
Além do novo chalé, o Centro Comunitário de Educação Ambiental Encante do Mangue, também passou por uma pequena reforma. Atualmente, possui três quartos para hospedagem, infraestrutura para eventos, estacionamento e cozinha comunitária que oferece deliciosos pratos regionais feitos com lagosta, búzios, ostra e camarão.

Saiba Mais
Outra tecnologia utilizada nos chalés diz respeito ao descarte das águas negras (resíduos sanitário), que conta com as fossas verdes como maneira de evitar que estes venham a contaminar o lençol freático da região. Também conhecida como TVAP (Tanques de Evapotranspiração), as fossas, são impermeáveis, funcionam com um digestor central em sua base que realiza a fermentação de todo resíduo através da ação de bactérias anaeróbicas, auxiliadas com um processo de filtração de nutrientes para cultivo de plantas em sua superfície, como bananeiras e mamoeiros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário