sábado, 12 de maio de 2012

Shalom é reconhecido pelo Vaticano

A Comunidade Católica Shalom recebeu, ontem, do Vaticano, o decreto de aprovação definitiva dos Estatutos da Associação através do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL).

Na última quarta-feira, a Basílica de São João de Latrão, em Roma, recebeu os participantes da Convenção Shalom 30 anos para a apresentação dos estatutos definitivos e para a missa de abertura do Congresso Internacional, que segue com programação até o próximo domingo

O ato litúrgico foi presidido pelo cardeal dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da congregação para o Clero, que já foi arcebispo de Fortaleza e o responsável pela aprovação dos estatutos da comunidade católica Shalom em nível Diocesano acontecido na Páscoa de 1998.

A celebração marcou, além da abertura da convenção Shalom 30 anos, o rito das promessas definitivas dos membros da comunidade Shalom que moram no exterior.

Na homilia, dom Cláudio ressaltou a importância da peregrinação do Shalom a Roma para celebrar seus 30 anos, fazendo-o lembrar de São Francisco que, no ano 1.200, foi com seus 12 seguidores pedir a aprovação de sua vivência comunitária ao papa Inocêncio III, que aprovou, pela inspiração de Deus, que o revelara a importância daquele novo movimento que renovaria a forma de viver o Evangelho.

"Da mesma forma, a Igreja acolhe a Comunidade Católica Shalom, assim como acolhe as novas comunidades e novos movimentos que colaboram para a renovação da Igreja. São a resposta evangelizadora para o mundo de hoje", ressaltou, lembrando palavras do beato João Paulo II.

A celebração prosseguiu com o rito das promessas definitivas através do qual os consagrados no carisma Shalom selaram suas promessas definitivas na vocação missionária.

Nas palavras do fundador e moderador geral do Shalom, Moysés Azevedo, aos que fizeram as promessas definitivas, estes, "na força do sacramento do batismo dão um ´sim´ definitivo e incondicional. Uma oferta total e sem volta da vida de vocês em favor da missão que o Senhor nos confiou".

O evento religioso foi acompanhado por cerca de 700 internautas através de transmissão via stream de vídeo e pela Rádio Shalom 690 AM. A missa repercutiu no microblog twitter, colocando a hastag #Shalom30Anos entre os três assuntos mais comentados no Brasil, sendo, por alguns minutos, o primeiro termo mais citado.

(Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário