quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Assalto a caminhão de Acaraú

 
MAIS UM CASO DE ASSALTO EM CAMINHÕES NAS ESTRADAS DO CEARA´, DESTA VEZ UM CAMINHÃO DE ACARAU, CARREGADO DE MERCADORIAS, FOI TOMADO DE ASSALTO NA CE 085.

O VEICULO COM PLACAS DE ACARAU E QUE PERTENCE AO COMERCIANTE FRANCISCO FLAVIO ALVES FOI TOMADO DE ASSALTO QUANDO O MOTORIDSTA, RESOLVEU PARAR EM UM TRECHO DA ESTRADA PROXIMO AO TREVO DE ACESSO AO MUNCIPIO DE  ITAPIPOCA NA CE 085 NA LOCALIDADE DE GUALDRAPAS EM TRAIRI/CE, .PARA ATENDER NECESSIDADES FISIOLOGICAS, MOMENTO EM QUE O ASSALTO ACONTECEU.
O CAMINHÃO DE PLACAS HVI 4970 DE ACARAU ESTAVA CARREGADO DE MERCADORIAS. E FOI LEVADO PARA A BR 222 PROXIMO ONDE FOI ABANDONADO. O DONO DO CAMINHÃO E DA MERCADORIA, FRANCISCO FLAVIO ESTAVA BASTANTE NERVOSO.

NA POLICIA DE TRAIRI FOI FEITO O BOLETIM DE OCORRENCIAS. A POLICIA AINDA NÃO TEM PISTAS DO GOL PRETO ENVOLVIDO NO ASSALTO.

 CONFIRA O VIDEO.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Plano Diretor Participativo de Acaraú será votado nesta quinta-feira na Câmara


         O Plano Diretor Participativo do Município de Acaraú foi discutido hoje em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal. O Plano Diretor é um instrumento básico da política de desenvolvimento do Município, tendo por principal finalidade fornecer orientação ao Poder Público e a iniciativa privada na construção dos espaços urbanos e rurais na oferta dos serviços públicos essenciais. O Plano busca garantir o cumprimento das funções sociais da cidade e da ocupação do território municipal, por meio da LEI 10.257, DE 10 DE JULHO DE 2001, o Estatuto das Cidades. Esse Estatuto regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, estabelecendo diretrizes gerais da política urbana.
          Na Audiência realizada hoje, na Câmara, o Plano foi apresentado aos vereadores e comunidade por representantes da empresa GEOPLAN, de Fortaleza, contratada pela Prefeitura de Acaraú para a elaboração do documento.  O Plano começou a ser elaborado em 2008 e somente agora foi concluído, após oficinas e audiências públicas.
           O documento apresenta uma série de normas e condutas a serem adotadas no Município quanto às construções, Sistema Viário, meio ambiente, entre outros pontos, objetivando o ordenamento físico e espacial de Acaraú. Amanhã, às 9h da manhã, na Câmara Municipal, nova Audiência Pública será realizada para aprovação ou não do Plano Diretor Participativo, por parte dos vereadores. Toda a população é convidada a participar. Se aprovado, o Plano Diretor segue para sanção do Prefeito Pedro Fonteles e será colocado em vigor instantaneamente.

          Para entender melhor o Plano Diretor Participativo de Acaraú, toda população é convidada a comparecer nesta quinta-feira a Câmara para a audiência em que a aprovação do documento será votada.

Morrinhos implanta Programa de Coleta Seletiva de Lixo

Autoridades apresentam benefícios do projeto
          Após um longo processo de articulação e mobilização, aconteceu no último dia 15 de Dezembro a Inauguração do Programa de Coleta seletiva de lixo do Município de Morrinhos (CE), na região do Baixo Acaraú.
           O evento ocorreu na Praça da Edward Silveira e contou com a participação de autoridades locais, Instituições e da comunidade em geral.

          O prefeito Municipal Jerônimo Brandão e o Vice Prefeito Almir Barros abriram o evento e falaram da importância do projeto para o Município. Em seguida falou a Secretária de Agricultura Recursos hídricos e Meio Ambiente, Daci Marques, convocando a todos para assumirem a responsabilidade de ajudar na execução do referido projeto, pois sem o apoio das famílias o projeto não terá um bom êxito.

          Os representantes das Instituições Banco do Brasil, Bradesco e BNB também se fizeram presentes e se colocaram a disposição para ajudar naquilo que for necessário para o bom andamento do Projeto.” Temos que fazer a nossa parte”, disse o Sr. Alexis, representante do BB local.

         O Projeto de coleta seletiva foi financiado pelo Ministério da Justiça, por meio de um convênio com a Prefeitura. A prefeitura além de uma contra partida financeira também arcou com as despesas relativas à Infra Estrutura, galpão, baias e mesa para triagem. O monitoramento do projeto será feito através do conselho gestor do Fundo de apoio aos direitos difusos que acontecerá no período de um ano, a partir daí o Projeto será de responsabilidade do Município.

         Na oportunidade foi entregue o material para coleta. A execução do Projeto será de responsabilidade dos técnicos da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Giovany e Márcio, além de 10 coletores ambientais.

Comerciante é assaltado na cidade de Marco

          Um assalto ocorreu na cidade de Marco (CE), na região do Baixo Acaraú, na última terça-feira (20/12) por volta das 18h. Um comerciante, Hidelgardo Gomes, foi abordado por três bandidos armados que levaram a quantia de R$ 4 mil. Os assaltantes fugiram em um carro Fiat. A Polícia está no encalço dos bandidos. Ninguém saiu ferido da ocorrência.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Agentes do Grupo de Proteção da Infância e Juventude recebem credenciais em Acaraú


Várias autoridades se fizeram presentes à solenidade
Oito agentes do Grupo de Proteção da Infância e Juventude de Acaraú (CE) receberam na última segunda-feira (19/12), no auditório do Fórum Judiciário de Acaraú, suas credenciais para atuarem auxiliando o Juizado da Infância e Juventude de Acaraú. Os agentes participam de rondas nas ruas da cidade, visitam estabelecimentos comerciais, apuram denúncias para garantir e fazer cumprir o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), zelando pela integridade das crianças e do adolescentes. A solenidade de entrega das credenciais iniciou com o hasteamento da bandeira, seguida de apresentação da banda de música municipal de Cruz e, em seguida ao discurso das autoridades presentes, as credenciais foram entregues, habilitando oficialmente os agentes à função. Os mesmos são profissionais de várias categorias, dentre os quais, professores, funcionários públicos etc. que dizendo sim ao projeto, abraçam a causa e realizam o trabalho de forma voluntária

Agentes que atuarão em defesa da criança e adolescente
A solenidade contou com a presença de inúmeras autoridades, entre os quais o Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles, o Presidente da Câmara de Vereadores do Município, Paulo Andrade, o Juiz da Comarca de Acaraú, Dr. César de Barros Lima, o Vereador Paulo Rocha, o Delegado de Polícia da regional de Acaraú, Dr. Flávio Novais, entre outros.

Dr. César reforçou, em discurso, ressaltou a importância do Grupo, colocando a função de agente como uma função nobre, dedicando essas pessoas parte de seu tempo a um trabalho voluntário tão importante em luta do respeito aos direitos das crianças e jovens, imbuindo-se esses agentes como representantes da Justiça.

O Presidente da Câmara, Paulo Andrade, relembrou a história do antigo Juizado de Menores de Acaraú, e a atuação brilhante de João Batista Capistrano, que lutou para a construção da primeira sede, em meados dos anos 80, em prédio onde hoje funciona o Conselho Tutelar do Município e onde passará a funcionar o Grupo de Proteção da Infância e Juventude.

O diretor Wandick Mesquita no momento de seu discurso
O diretor do Grupo, Wandick Mesquita, reforçou a importância da atuação dos agentes para fazer-se cumprir os direitos das crianças e adolescentes. O diretor prometeu não medir esforços para fazer cumprir a lei, para garantir que o direito das crianças e adolescentes sejam respeitados.

O Grupo já iniciou sua atuação em Acaraú e encontrou adolescentes trabalhando de madrugada, menores de idade pilotando motos sem habilitação. Conforme explicou o vice-presidente do Grupo, João Batista, nesses casos em que se atesta o desrespeito ao ECA, os envolvidos são chamados e é feito um trabalho de educação, além dos responsáveis serem responsabilizados.

Confira a relação de agentes:

·                    João Batista,

·                    Roberto Chaves,

·                    Edgar,

·                    Wandick Mesquita,

·                    Manuel Marcelino,

·                    Antônio,

·                    Margarida.

Alunos de Acaraú concluem formação do PROERD

         Cerca de 300 alunos de escolas municipais de Acaraú receberão, em solenidade hoje no Ginásio Poliesportivo, no Centro do Município, certificado de conclusão de curso de formação do Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd). Os alunos passam por uma capacitação com os Policiais do Ronda do Quarteirão, que orientam a valorizar a vida e abster-se das drogas. A solenidade de conclusão da formação, que acontece às 16h, contará, entre outras autoridades, com a presença do prefeito Pedro Fonteles dos Santos e o Comandante do Ronda do Quarteirão em Acaraú, Tenete Fred Rafael.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Menor de idade é acusado de tentativa de homicídio e é recolhido a cadeia de Morrinhos

          Um menor de idade, com as iniciais M.J.R., de 17 anos, foi apreendido acusado de ser autor de uma tentativa de homicídio na cidade de Morrinhos (CE), na região do Baixo Acaraú. A vítima, Francisco das Chagas de Sousa Filho, conhecido como “Tico”, foi atingida no braço com um tiro disparado pelo menor de idade. Após a expedição de um auto de apreensão, M.J.R. foi apreendido e encontra-se recolhido em cela especial da Cadeia Pública de Morrinhos. O caso será encaminhado ao Promotor da Comarca para as devidas providências. A vítima está fora de perigo.

Colisão entre carro e bicicleta resulta em uma vítima fatal em Itarema

         Mais um acidente de trânsito em Itarema (CE), na região do Baixo Acaraú. No último domingo (18/12), na localidade de Maracanã, o motorista Hércules Ferreira Rolim, que conduzia um Monza, acabou colidindo em uma bicicleta. As identidades das duas pessoas que iam na bicicleta não era de conhecimento da Polícia Civil de Acaraú, que nos repassou as informações. Uma das pessoas da bicicleta acabou falecendo no local do acidente. Hércules apresentou-se espontaneamente à Delegacia Regional de Acaraú e o caso foi encaminhado a Delegada Dra. Rocicleide Maciel, de Itarema, que instaurou inquérito policial para esclarecer as causas do acidente.

Homem vendia chips em Acaraú cujo serviço não podia ser habilitado

         Um homem foi preso em Acaraú (CE), na última sexta-feira (16/12) por comercializar chips a R$ 1,00 da operadora Vivo que não podiam ser habilitados. A venda foi realizada na feira livre que acontece toda sexta no Centro da cidade. Após adquirir os chips, os compradores não conseguiram habilitar o serviço e denunciaram o vendedor, Francisco José do Nascimento, que mora em Acaraú. As pessoas que compraram os chips tiveram seus dinheiros devolvidos e Francisco, que chegou a ser encaminhado a Delegacia Regional de Acaraú pela Polícia Militar, foi liberado após prestar esclarecimentos ao Delegado Dr. Flávio Novais.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Alunos de Itarema concluem formação do PROERD

O Programa é ministrado por policiais capacitados
      
         Cerca de 140 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Padre Aristides Andrade Sales, do Município de Itarema (CE), na região do Baixo Acaraú,  concluíram formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). 
         Dirigido a alunos do 5º ao 7º anos do Ensino Fundamental, o Programa do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, é realizado pela Polícia Militar, que realiza palestras nas escolas,  transmitindo uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. 
         A solenidade de conclusão de formação dos alunos da escola de Itarema aconteceu no dia 14 de dezembro . O ato foi prestigiado por autoridades municipais, dentre as quais o Prefeito Robério Monteiro, o Secretário de Educação, Neto Santos, oficiais da Polícia Militar, diretores, professores e pais. Na ocasião, foram premiados os alunos que realizaram as melhores redações. O Secretário Francisco Antônio dos Santos Neto explicou que o sucesso desse programa no Município está "no perfeito entrosamento entre a Escola, a Família e a Polícia acreditando que a prevenção é a melhor forma de combate ao uso e ao tráfico de drogas", defendeu.

Itarema recebeu Selo Município Verde - Edição 2011


Autoridades recebendo o Selo Município Verde
O Município de Itarema (CE), na região do Baixo Acaraú, também foi agraciado com o Selo Município Verde. A solenidade de entrega da Certificação aconteceu no dia 15 de dezembro, em Fortaleza. Durante o evento, marcaram presença o Presidente do Conselho de Políticas Públicas e Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa, a Sra. Eliene Brasileiro, presidente da Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece), autoridades políticas e os prefeitos dos municípios aprovados no Selo Município Verde este ano.

Faz jus ao Selo Municipio Verde os Municípios que tratam a questão ambiental como política pública e desenvolve ações de caráter sustentável. Itarema, que foi certificado pela 3ª vez consecutiva, teve como destaque este ano os projetos PET, Entre O Verde E O Cinza Você Decide, Operação Praia Limpa, Convivencia Com O Semiárido, Blitz Educativa e Projeto Tamar/ICMBio. Pela certificação, Itarema recebeu uma prensa para matéria reciclável, uma moto e um kit de fiscalização.

CERTIFICAÇÃO PRAIA LIMPA

Neste mesmo evento, também foram apresentados os Municípios que ganharam a Certificação Praia Limpa. Além de Itarema, foram certificados Caucaia, Beberibe e Paraipaba. A Certificação foi criada no ano de 2007, por meio da lei estadual nº 13.892, e tem por objetivo motivar os Municípios costeiros na melhoria da gestão de suas orlas marítimas, tendo sido certificados quatro municípios em sua primeira edição - 2011, nas categorias três e quatro estrelas do mar. Itarema conquistou tês estrelas do mar, e como premiação recebe uma unidade de triagem, que possibilitará com que os resíduos sólidos coletados nas suas áreas litorânea possam ser reciclados.

IPECE aponta que pobreza ainda é realidade no Ceará

Bairro da Camboa, conhecida como "Perseguida" - Acaraú
Foto: Divulgação
         Com o Censo de 2010, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, já tem um diagnóstico da extrema pobreza no Ceará. Acaraú e Morrinhos, situadas na região do Baixo Acaraú cearense, são apontadas como fazendo parte do quarto grupo de Municípios com significativa parcela da população em situação de miséria. Conforme parâmetros estabelecidos pelo Governo Federal, esse público vive em média com uma renda per capita de até R$ 70,00 por mês, o que representa pouco mais de R$ 2,00 por dia. Conforme dados do Censo 2010, só no Ceará, que tem hoje mais de 8 milhões de habitantes, mais de 1 milhão e meio de pessoas, que representa mais de 17% encontram-se em situação de extrema pobreza. O que salva muitas vezes essas famílias é estarem incluídas no Cadastro Único (Cad Único) do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, e algumas ações das esferas estadual e municipal. Segundo relatório do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP) da Universidade Federal do Ceará, referentr ao ano de 2010, na região Norte do Estado, Sobral está entre os 20 Municípios com menores proporções de pessoas extremamente pobres, e Amontada está entre os que apresentaram as maiores proporções.

Baixo Acaraú será beneficiado com recebimento de ônibus escolares

Ônibus são popularmente conhecidos como "amarelinhos"
Foto: Divulgação
         Acaraú, Itarema e Morrinhos, localizadas na região do Baixo Acaraú cearense, estão entre as 34 cidades que serão beneficiadas com o recebimento de ônibus escolares pelo Ministério da Educação (MEC). A pasta investirá ao todo R$ 18,9 milhões em transporte escolar. Os prefeitos dos Municípios contemplados terão até o fim deste ano para assinar o convênio com o MEC para receber os veículos até março de 2012. O objetivo do MEC é universalizar o transporte escolar. Os Municípios entrarão com contrapartida de 1% e pagarão o seguro dos veículos.