sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Medidas de segurança são intensificadas em ônibus que transportam os estudantes de Acaraú


Presidente da Unaces
Arquivo pessoal
 O Vale do Acaraú Notícias entrevistou o presidente da União Acarauense dos Estudantes do Ensino Superior (Unaces), Francisco Rafael Ferreira, que estuda Administração na UVA/ Sobral e faz uso todos os dias dos ônibus cedidos pela Prefeitura de Acaraú para conduzir os estudantes universitários do Município até Sobral. Rafael deixou-nos a par como está atualmente a questão do transporte e falou dos desafios da associação para garantir os direitos dos estudantes. Conforme Rafael, no momento, existem dois ônibus da Italo Turismo, da cidade de Cruz (CE), alugados pela Prefeitura de Acaraú que transporta cerca de 60 estudantes. “Os ônibus estão disponíveis todos os dias para nossa condução, exceto em dias que apresente algum problema mecânico”, informou Rafael.
            Duas pessoas morreram e outras 33 ficaram feridas em acidente na noite do dia 29 de agosto, na rodovia estadual CE-178, km 69, na zona norte do Ceará. Os cerca de 40 estudantes que estavam sendo transportados usavam diariamente o ônibus escolar para chegar à Universidade do Vale do Acaraú (UVA), em Sobral. O motorista do ônibus escolar tentou ultrapassar na faixa contínua um caminhão-baú e logo em seguida desviou da moto que vinha em sentido contrário, para evitar a colisão. O ônibus e o caminhão acabaram tombando e a moto foi jogada para fora da pista.
          Duas estudantes morreram no local do acidente, as estudantes Maria Vanessa Gomes e Silvana Pereira Rufino. Alguns estudantes ainda traumatizados pelo ocorrido, acabaram desistindo dos seus cursos. O presidente da Unaces informou que no começo do semestre havia dias em que os ônibus lotavam e restavam pessoas em pé, mas depois do acidente, houve um redução de cerca de 20% no quantitativo de estudantes. “Normal por causa do tragédia”, explicou.
Após o acidente com o ônibus, algumas medidas de segurança foram adotadas. Cintos de segurança foram instalados nos dois ônibus, e ao ser detectado algum defeito no transporte é prontamente solicitado ao proprietário a substituição do veículo.  Além disso, só são transportados até  Sobral os alunos na mesma quantidade dos bancos, verifica-se se os motoristas estão na quilometragem permitida por lei, além de ser feita uma fiscalização rigorosa com os extintores. “Todas as medidas de segurança estão sendo adotadas para garantir que nosso transporte seja confortável e seguro”, disse Rafael.
          Rafael agradeceu o empenho dos amigos e colaboradores, citando: Oscar moura, Olárcio, Dailson e o estudante universitário Emerson do Nascimento Rodrigues, pois “se não fosse esses caras a Unaces nem existiria”, referenciou Rafael.
          O presidente reforçou que se tem consolidado uma associação de fato, unida. Informa que será realizada uma assembleia para traçar os novos rumos para as lutas a se travar por “segurança, respeito e dignidade no transporte universitário. Queremos e estamos já trabalhando para converter nossos estudos em beneficio para nosso município”, explicou Francisco Rafael.
Rafael defendeu que a Unaces, Liceu e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) estão “divulgando a educação e mostrando de forma divertida e interativa as ciências da natureza ao jovens acarauenses”. Isso através do projeto da I Jornada das Ciêncas do Liceu com um planetário movel e experiências práticas nas áreas de química e física. “Isso é uma luta da Unaces juntamente com o Liceu, por meio da estudante Cristina e do professor de química, Emerson do Nascimento Rodrigues”, disse Rafael.

 
 A Unaces
 A União Acarauense dos Estudantes do Ensino Superior (Unaces) é uma associação formada pelos próprios estudantes universitários. Atualmente, encontra-se em processo de tornar “o fato em direito”, conforme explica Francisco Rafael. O grande benefício de haver uma entidade que lute pelos direitos dos estudantes, na visão do presidente é “termos voz perante as autoridades que antes nos desprezavam”.
São muitos os desafios que a Unaces vislumbra em sua existência. Além das reivindicações serem atendidas mais rapidamente a entidade também “acaba com os conflitos internos que vinha deteriorando nosso poder de negociação, além de garantir o transporte seguro e confortável, uma vez que temos exatamente duas horas de viagem de ida e vinda de Acaraú até Sobral”, explicou Francisco Rafael. 
Rafael diz que um dos desafios da Unaces é a luta pela criação de uma lei para regulamentar o transporte dos estudantes. “Já houve um primeiro contato para a realização da regulamentação por parte da Prefeitura de Acaraú, da Câmara de Vereadores, mas "por motivos diversos ainda não começamos, apesar de estarmos nos preparando pela regulamentação, só assim, poderemos conquistar a busca pela qualificação", informou Rafael.
Além disso, a Unaces apresenta outras bandeiras de luta, como a de buscar a integração dos estudantes, oferecendo palestras, tirando dúvidas sobre como ingressar numa instituição de ensino superior e motivá-los nessa empreitada. Além disso, a Unaces deseja criar uma federação, para discutir os problemas, bem como atentar para os problemas de outros municipios “que sofre tanto quanto a gente”.
Francisco Rafael declarou que uma das maiores satisfações em presidir uma entidade que luta pela garantia de direitos dos estudantes acarauenses é “olhar em volta e ver como as coisas melhoram e o grupo é mais unido, camarada e comprometido. Isso me deixa muito feliz e com vontade de ir em frente”, emocionou-se.

Natal de Luz segue sua programação neste sábado em Itarema

Centro Administrativo de Itarema está todo enfeitado
Foto: Prefeitura de Itarema
             Neste sábado (10/12), tem continuidade o Natal de Luz de Itarema (CE), cidade da região do Baixo Acaraú. Às 6h da manhã ocorre alvorada natalina com a Banda de Música Municipal. Às 17h, na Praça Nossa Senhora de Fátima, acontece a chegada do Papai Noel. Em seguida, será realizada apresentação do Circo Escola, apoiado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, e o Brincado na Praça para toda a garotada. Programação iniciada no dia 3 de dezembro, segue aos sábados de dezembro até a véspera do Natal, dia 24. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Itarema. O Natal de Luz é uma referência para a região e já faz parte do calendário cultural do Município. Praças e ruas da cidade estão enfeitadas, e a decoração se tornou atrativo turístico para os itaremenses e aqueles que visitam a cidade. Anjos, estrelas, laços enfim uma gama de formas e cores iluminam a cidade, em referência a esta data tão importante do calendário cristão, preocupação do Governo Municipal de Itarema, gestão "Cuidando bem de você".

ARCE fiscalizou eólica de Amontada

Grande bandeira das eólicas é geração de energia limpa
Foto: Divulgação
         
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) fiscalizou nesta semana a central eólica instalada na Praia de Icaraizinho de Amontada, em Amontada (CE), região Norte do Estado. Técnicos da Agência inspecionaram as condições de conservação, operação e segurança da usina. A Arce faz o serviço por contrato firmado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Avaliam a licença ambiental de operação; histórico da geração de energia elétrica; registros de ocorrência e boletins diários de operação, entre outros itens. E as fiscalizações continuam. Alguns Municípios da região do Baixo Acaraú dispõem desses empreendimentos de geração de energia alternativa.

Cidade de Marco será homenageada por sua emancipação política


Igreja Matriz de Marco - Divulgação
A cidade de Marco (CE), na região do Baixo Acaraú, será homenageada na IX edição da Jornada Municipalista, na Assembleia Legislativa do Estado, por sua emancipação política comemorada no dia 22 de novembro. Nesta data, aconteceu a elevação de Vila à categoria de Município com a denominação atual de Marco, por meio da Lei nº 1.153, de 22 de novembro de 1951, tendo sido instalado o Município em 25 de março de 1955. A homenagem da Assembleia será realizada na próxima segunda-feira (12/12) às 9h, no Plenário 13 de Maio. Além de Marco, serão homenageados mais 24 Municípios que tiveram a data de sua emancipação comemorada no mês de novembro.
Participarão da solenidade, além dos parlamentares da AL, prefeitos, vereadores, secretários e representantes das diversas instâncias de poder dos municípios convidados.
A iniciativa é da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, organizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Ceará (Inesp). O objetivo é promover maior interação entre as instâncias municipais e o Legislativo Estadual.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Municípios do Baixo Acaraú conquistam Selo Município Verde


Seis Municípios do Baixo Acaraú cearense estão entre os que receberão o Selo Município Verde: Acaraú, Cruz, Bela Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara. É a primeira vez que Jijoca receberá a certificação. Já Bela Cruz e Cruz nunca deixaram de receber o Selo desde a sua criação, há oito anos atrás. Ao todo, 39 Municípios obtiveram nota superior a 3,80 no Índice de Desempenho Ambiental, estando aptos a receber a certificação. Ao todo, 96 Municípios concorreram neste ano. Em todo o Ceará, caiu o número de candidatos ao Selo – em 2010 eram 137, neste ano só 96 municípios quiseram concorrer.

As pontuações são aplicadas observando o Índice de Gestão Ambiental (IGA), o Índice de Mobilização Ambiental (IMA) e o Índice de Desempenho Ambiental(IDA), resultando das três avaliações o Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA).

Cerca de R$ 1 milhão será distribuído aos 39 municípios agraciados com o Selo Município Verde e os quatro que se destacaram no projeto Praia Limpa, cujos contemplados ainda serão divulgados. O prêmio é concedido pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) “para que os municípios invistam nas ruas políticas ambientais”, afirma Paulo Henrique Lustosa, presidente do Conselho. A solenidade de entrega do Selo acontecerá no dia 15 de dezembro.

Kitebuggy tem sido praticado nas praias do Baixo Acaraú

Praticantes do esporte necessitam de muito treino
Foto: Divulgação
As praias de Acaraú e Jericoacoara, na região do Baixo Acaraú cearense estão entre as praias do litoral Oeste onde tem acontecido a prática esportiva do Kitebuggy. Conhecido como “Kitebuggy Trip”, criado em 2009, um dos objetivos é percorrer grandes distâncias e fazer o esportista admirar a natureza. Basicamente o Kitebuggy é a junção de dois equipamentos: O Buggy (triciclo manobrado pelos pés) e o Kite (pipa que puxa o buggy).

Para a prática do esporte radical, são necessários uma Pipa de Tração ( Traction kite ) de 2 ou 4 linhas, com uma área de vela que varia entre 4 e 9 metros quadrados dependendo da velocidade do vento na região onde você vai praticar o esporte, de um Buggy que é um triciclo que se dirige com os pés, um capacete para a proteção da cabeça, joelheiras e cotoveleiras, pois neste esporte onde a velocidade do Buggy atinge até 80 Km p/hora.

Essa modalidade esportiva requer bastante treino, onde é necessário saber dominar o kite no vento, fator fundamental para uma boa prática, sem falar nos itens de segurança como joelheira, cotoveleira e capacete.

Esse esporte apresenta muitos praticantes na Europa, apesar de no Brasil não ser tão popularmente conhecido. Mas o esporte vem ganhando seu espaço agregando mais adeptos ou esportistas interessados em saber como funciona os equipamentos, onde adquirir, valores e etc.

Prefeitura de Acaraú deverá construir casas populares

         Conforme nota do Caderno Diário Zona Norte do jornal Diário do Nordeste divulgada neste 8 de dezembro, a Prefeitura de Acaraú (CE) vai construir casas populares. Conforme o periódico, licitação para as moradias já foi aberta e em 2012 as casas devem começar a serem construídas.

Leia a nota aqui!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Acaraú comemora sua padroeira nesta quinta-feira

Matriz da cidade de Acaraú - Divulgação
         Nesta quinta-feira (8/12) Acaraú estará em festa, por comemorar o dia da sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Neste dia, é feriado municipal, quando comércio e repartições públicas fecham, funcionando apenas os serviços essenciais em regime de plantão, como Coelce, Cagece, Polícia etc. Os católicos terão um momento rico de amor e devoção a santa. Às 8h da manhã, está prevista a celebração eucarística a ser presidida pelo Pároco Eudes Cruz, na igreja matriz, no Centro. Após a missa, serão feitos batizados. Às 18h, ocorre procissão e coroação de Maria, seguida de celebração eucarística com os Padres Eudes, Valdery e Jucelino. O tema da festa deste ano é "Unidos a Maria, mulher de fé, venceremos o pecado". Todos os dias, são realizadas confissões na igreja. Após as missas, quermesse em frente da matriz comercializa comidas típicas, sob organização das pastorais.
Confira a programação
08/12 – Quinta-Feira:
Ø      8h - Celebração Eucarística na Igreja Matriz – Pe. Eudes Cruz;
Ø      Após a missa das 8h, Batizados da Festa;
Ø      18h – Procissão e coroação de Maria; Concelebração Eucarística de Encerramento
Pe Valdery, Pe. Eudes e Pe. Jucelino (Fonte: Paróquia de Acaraú)

Oficina prepara Acaraú para controle do Aedes aegypti

Doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti
         A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) vai capacitar profissionais de saúde de Acaraú (CE), além de outros 25 municípios, para utilização do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), exigência do Ministério da Saúde para a manutenção do incentivo financeiro às medidas de prevenção e controle da dengue. Nesta quarta e quinta-feira(7 e 8/12), supervisores de campo e digitadores dos municípios contemplados, além de técnicos de endemias de 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) participam, em duas turmas, da oficina de capacitação para utilização do LIRAa que o Núcleo de Controle de Vetores da Sesa. A oficina acontece na Sala de Informática da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), das 8h30min às 17 horas.
         O incentivo do Ministério da Saúde é de R$ 5,1 milhões, destinados a 51 municípios cearenses. O valor correspondente a 20% do Piso Fixo de Vigilância e Promoção da Saúde que os municípios já recebem. Para receber o incentivo, os municípios tiveram que elaborar, aprovar e enviar ao Ministério da Saúde o plano de contingência com o detalhamento das ações a serem desenvolvidas. No plano de contingência o município garante a manutenção de número adequado de agentes de controle de endemias, realização de 80% das visitas domiciliares em pelo menos quatro ciclos bimestrais de trabalho e de pelo menos três Levantamentos Rápidos de Infestação por Aedes aegypti, em janeiro, março e outubro.
        Para a utilização do LIRAa, 38 dos 51 municípios que receberam o incentivo já estão capacitados. Para outros 13 municípios, a utilização do LIRAa não se aplica por não contarem o mínimo de 8.100 imóveis para garantir a segurança do levantamento. O LIRAa identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação do município e permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.
        O incentivo financeiro faz parte das ações estratégicas do Ministério da Saúde para o enfrentamento da dengue no início de 2012 e deverá contemplar pelo menos 989 municípios de todo o país, abrangendo uma população de mais de 100 milhões de habitantes e envolvendo um total de R$ 90 milhões. No Ceará, a população dos 51 municípios que receberão o incentivo soma 5.688.362 habitantes, 67,3% da população do Estado. Na seleção dos municípios, o Ministério da Saúde incluiu as capitais de estados, regiões metropolitanas de capitais com registros de casos autóctones de dengue, municípios com áreas endêmicas de dengue com população igual ou superior a 50 mil habitantes e municípios com população inferior a 50 mil habitantes com notificação acima de 300 casos por 100 mil habitantes em pelo menos um ano no período de 2007 a 2011.
         Além de Acaraú, participarão da oficina os municípios de Aracati, Barbalha, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Crateús, Guaiúba, Icó, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maranguape, Massapê, Mauriti, Morada Nova, Novo Oriente, Pacatuba, Parambu, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Tauá, Tejuçuoca e Tianguá.

Encontros sensibilizam pescadores sobre seguro-defeso


Pescadores apresentarão ampla documentação para ter o benefício 
           A partir deste mês de dezembro, acontecerão encontros na capital e no Interior cearense, incluindo a região do Baixo Acaraú, sensibilizando os pescadores para habilitação do seguro-defeso, reunindo os donos de embarcações com permissão de pesca para captura da lagosta. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), e faz parte do Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público do Trabalho e a Procuradoria de Justiça do Ceará.
        Durante os encontros, serão explanados os direitos e deveres dos pescadores, procedimentos operacionais  para a habilitação ao benefício no defeso de 2012, a documentação necessária, considerando os aspectos legais, em consonância com a Lei nº 10.779/2003 e a Resolução 657, de 16 de dezembro de 2010, e a entrega das declarações que deverão ser assinadas posteriormente perante o MPT.



Documentação necessária para requerer o seguro-defeso:


Carteira de Identidade

Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS

Carteira da Marinha do Brasil

Comprovante de endereço, contendo o CEP

Cartão do PIS/PASEP, extrato de PIS/PASEP ativo ou Cartão do Cidadão

Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Registro Geral de Pesca (RGP)

Comprovante de registro no INSS como segurado especial (NIT)

Declaração do exercício da pesca da espécie objeto do defeso - Procuradoria/Promotorias de Justiça

Título de Inscrição da Embarcação registrado no Ministério da Marinha

Certificado de Registro da Embarcação emitido pelo Ministério da Pesca - MPA, direcionado à captura da espécie objeto do defeso.

Encontro setorial é realizado em Jericoacoara

         Nesta quinta-feira (8/12), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em parceria com o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), realizará o 2º Encontro Setorial Pró-Regularização Ambiental. O evento acontecerá na Vila de Jericoacoara, e terá como público-alvo os representantes de hotéis e pousadas dos municípios de Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.
         O objetivo da Semace é reunir as pessoas envolvidas com essa atividade na região e mostrá-los a necessidade do licenciamento ambiental, bem como as penalidades previstas para quem não estiver de acordo com o que diz a legislação.
         Na oportunidade, o técnico da Gerência de Controle Ambiental (Gecon) da Semace, Adail Garcêz, ministrará uma palestra na qual explicará o que é necessário para regularizar um hotel ou pousada junto à superintendência. Ele informará qual a documentação solicitada, prazos, entre outros pontos. Além disso, fiscais da autarquia também explanarão as infrações que podem estar sendo cometidas, avaliando, claro, as especifidades do local.
A iniciativa de promover esse encontro surgiu após a Diretoria de Fiscalização (Difis) da Semace constatar que, em várias ocasiões, as autuações estavam ocorrendo em virtude do empreendimento não possuir a licença ambiental do órgão responsável. O primeiro ocorreu em Camocim, onde representantes do setor daquele município, Barroquinha e Chaval estiveram presentes. Ao todo, serão dez eventos em todo o Estado, sendo sete na região litorânea, dois em áreas serranas e um no Cariri.


Serviço

Evento: 2º Encontro Setorial Pró-Regularização Ambiental para Hotéis e Pousadas

Local: Jeri Village Hotel. Rua São Francisco, nº 160, Vila de Jericoacoara – Jijoca de Jericoacoara-CE.

Data: 8 de dezembro de 2011

Horário: 10 horas


3ª CREDE de Acaraú realiza oficina de música

Projeto permite acesso a novo paradigma musical
Foto: Divulgação
         Nos dias 03 e 04 de dezembro de 2011 a 3ª CREDE, SEDUC e o Festival de Jazz e Blues realizaram a I Oficina de Música do Projeto Música é para vida. Particitaram do evento alunos e Arte-Educadores das Escolas Estaduais EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa(Acaraú-CE), EEM Francisco Araújo Barros (Itarema-CE) e EEM José Teixeira de Albuquerque(Jijoca-CE). 
         A oficina teve uma carga horária de 16h e foi ministrada pela professora Nelma Dahás, professora de piano da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O Projeto MUSICA É PARA VIDA é uma maneira de possibilitar aos alunos o acesso a um novo paradigma sobre a arte musical, permitindo que ampliem sua capacidade de participação em oficinas, concursos, residências artísticas e estimulando-os a dar continuidade ao seu processo educativo e ao desenvolvimento de atividades técnico-artísticas em suas comunidades.
         Os alunos e arte-educadores poderão, ainda, integrar a REDE MUSICAL DA ESCOLA PÚBLICA e os melhores desempenhos na oficina participarão das RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS que acontecerão em fevereiro de 2012, nas cidades de Pacoti e Guaramiranga. (Com informações da 3ª CREDE)


Micro-regional informa que não há casos de suspeita de gripe A em Acaraú

A Micro-regional de saúde da 12ª região (Acaraú) informou a nossa equipe que não existe nenhum caso suspeito de gripe A em Acaraú. Atestou apenas um caso de síndrome respiratória aguda e que foram tomadas todas as medidas cabíveis com o paciente. Foi realizada a prevenção e controle da síndrome com notificação oportuna e tudo está sob controle. Portanto, pedimos para desconsiderar a matéria ontem postada sobre caso de suspeita da gripe em Acaraú.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Guarda Municipal de Acaraú participou de capacitação

Sede da Guarda Municipal de Acaraú
Foto: Divulgação
Aconteceu ontem (5/12) o primeiro Encontro entre a Guarda Municipal de Fortaleza e a Guarda Municipal de Acaraú. Cerca de 60 guardas municipais desta cidade passaram por uma capacitação de 8 horas/aula, que foi realizado no Hotel Municipal de Acaraú (CE), no Centro, por 4 servidores da Guarda de Fortaleza: Subinspetor Rômulo Reis, Guarda Ernesto, Guarda Eliziano e a Agente de Defesa Civil Denise Barroso. Os guardas de Acaraú tiveram aulas sobre estrutura operacional e administrativa e o desenvolvimento de trabalhos e projetos.
O Objetivo principal foi contribuir para que a Guarda Municipal de Acaraú adquira informações necessárias para aquisição melhorias, tanto para estrutura física como para a estrutura organizacional, qualificação do efetivo, aquisição de projetos vinculados ao MInistério da Justiça, e construção de uma Defesa Civil.
A capacitação, que contou com o apoio da Prefeitura de Acaraú, foi solicitada pelo Deputado Federal Eudes Xavier (PT-CE), que procurou pessoalmente a Guarda Municipal de Fortaleza. O treinamento também objetivou dar as ferramentas necessárias para a criação, em Acaraú, do Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC), vinculado a Guarda Municipal, semelhante ao existente em Fortaleza.
Conforme Gd. Maria Paula, guarda municipal de Fortaleza, o principal objetivo do encontro foi “trocar experiências e repassar aos guardas de Acaraú a nossa estrutura, a necessidade de qualificação, como buscar recursos para o órgão e como proceder no dia a dia”, explicou.
No próximo ano, acontecerá um encontro regional com todos os cinco núcleos das guardas municipais do Estado do Ceará. A região Norte se reunirá na sede da Guarda Municipal na cidade de Sobral. Fruto do Projeto de Capacitação das Guardas Municipais do Interior, que será coordenado pela Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza com recursos do Ministério da Justiça.
     O Comandante Orismar, da Guarda Municipal de Acaraú, reforçou a importância da capacitação realizada ontem. “São fundamentais essas capacitações para que os guardas municipais sejam qualificados para oferecer a população um serviço de qualidade, facilitando bastante o trabalho e o atendimento a comunidade”.
A Guarda atua zelando pelo patrimônio Público
Divulgação

Conforme o Comandante Orismar, existem atualmente mais de 500 guardas na região Norte do Estado, sendo 100 agentes atuando na região do Baixo Acaraú, nos Municípios de Acaraú, Jijoca de Jericoacoara e Itarema. Nos outros quatro municípios da região (Cruz, Marco, Morrinhos e Bela Cruz) atuam agentes do Pró-Cidadania, do Governo do Estado em parceria com os Municípios.
Entre as atribuições da Guarda estão o zelo pela conservação do patrimônio público, como praças, logradouros, órgãos públicos etc. O Comandante explica que existem em Acaraú duas motos que ajudam o efetivo a fazer as rondas e os encontros devem ajudar na melhoria da infraestrutura do órgão.
Há muitos projetos da Guarda Municipal de Acaraú para o ano de 2012. O Comandante Orismar citou a implantação do Programa Guardião de Resistência às Drogas (Guard) a ser ministrado a crianças de 5º a 9º anos do Ensino Fundamental; a criação de uma divisão especial para rondas escolares das escolas de Acaraú; e o investimento em capacitação dos guardas para a prestação de serviço de mais qualidade à população.
Orismar apontou que no início da sua atuação frente a Guarda Municipal, no ano de 2009, a população não entendia muito bem o papel do órgão, mas que hoje “encontramos muito apoio da população, que nos tem ajudado a executarmos nosso trabalho”.

SERVIÇO
Denúncias de depredação do patrimônio público e outros casos:
Guarda Municipal de Acaraú
Rua José Júlio Louzada, 505, Centro – Acaraú-CE
(88)3661.1092
9640.1713
9642.4774

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Secretaria de Ação Social de Acaraú qualifica rendeiras

Rendeiras aperfeiçoam e valorizam seu trabalho
Foto: divulgação
         A renda de bilro é uma das principais potencialidades do artesanato de Acaraú (CE), na região Norte do Estado. Pensando nisso, a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Empreendedorismo do Município (Setase), com o objetivo de qualificar as rendeiras da localidade de Aroeiras, finalizou no dia 25 de novembro, mais um curso com a participação de 15 artesãs. A confraternização de encerramento das atividades do curso contou com a presença da primeira-dama de Acaraú D. Fátima Santos, que prestigiou o evento incentivando as artesãs do Município. Além da Secretária, titular da pasta, Maria Irene Barbosa Góes Mota, que tem priorizado a realização de cursos de qualificação como a ministrada as artesãs. Desta forma, aperfeiçoam seu trabalho, aumentando o valor agregado ao produto e expandindo suas possibilidades de ganho.

COGERH realiza campanha de fiscalização no Norte do Estado

         No período de 29 de novembro a primeiro de dezembro foram realizadas visitas técnicas, na Campanha de Fiscalização e Regularização de Usuários de Água, nas empresas do Setor Industrial no Segmento de Cerâmicas, localizadas no município de Sobral (CE), na região Norte do Estado.
         A Campanha abrangeu as Bacias do Acaraú e do Coreaú visando integrar as ações de fiscalização das instituições e contribuir de forma efetiva na implementação dos instrumentos de Gestão. As visitas de fiscalização realizadas tiveram ainda como objetivo a regularização dos usos e uma obtenção de um maior conhecimento da demanda hídrica da região.
         Participaram do evento Vicente Lopes, Gerente Regional das Bacias do Acaraú e Coreaú, Bartolomeu Almeida e Arimatéa Paiva, respectivamente, Coordenador do Núcleo de Gestão e Coordenador do Núcleo Técnico, da Gerência Regional da Cogerh de Sobral, técnicos da SRH, Cogerh e SEMACE.

Guarda Municipal de Acaraú passa por reciclagem

         Cerca de 60 agentes da Guarda Municipal de Acaraú (CE), na região Norte do Estado, participaram hoje (5/12) de um treinamento com a Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza (GMF) para reciclagem. Promovido pela Prefeitura Municipal de Acaraú, a capacitação, transcorrida em Acaraú, tem carga horária de 8h/aula. Quatro servidores da GMF ministram aulas sobre a estrutura operacional e adminstrativa, e sobre desenvolvimento de trabalhos e projetos. Também orientam sobre a implementação de uma Defesa Civil.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Colisão entre moto e caminhonete resulta em uma vítima fatal em estrada que liga Acaraú a Cruz

Uma moto acabou colidindo contra uma caminhonete resultando em vítima fatal na BR-178, que liga os municípios de Acaraú a Cruz, no Baixo Acaraú cearense. O acidente ocorreu por volta das 14h30min deste domingo (4/12). Luiz Cleiton do Nascimento, de 25 anos, que pilotava a moto, veio a óbito no local do acidente. O garupeiro, José Valmir dos Santos, de 22 anos, foi socorrido ao Hospital Municipal Dr. Moura Ferreira, de Acaraú, onde se encontra em recuperação. O motorista da caminhonete, Aluízio Pires Ribeiro, de 52 anos, apresentou-se espontaneamente à Delegacia Regional de Acaraú. Segundo informações preliminares do perito Oliveira, da Perícia Forense de Sobral, a moto estaria sendo pilotada em alta velocidade e o seu condutor teria perdido o controle da mesma em uma curva, colidindo-se os dois veículos frontalmente, resultando em uma vítima fatal.

Gangues rivais trocam tiros em Morrinhos na noite deste domingo

Por volta das 18h deste domingo (4/12), a Polícia Militar de Morrinhos (CE) debelou a ação de gangues rivais naquele município do Baixo Acaraú, que estavam atirando uma contra a outra em via pública. As gangues deixaram a população apreensiva, mas de pronto a Polícia atuou e conseguiu dissipar a ação. Não se atestou a existência de feridos. A Polícia Militar de Acaraú não soube explicar a causa do tiroteio, mas o Soldado Antônio Leitão informou que cada gangue deveria ter por volta de 15 integrantes na faixa etária entre 17 e 20 anos de idade. Conforme o policial, há alguns anos, Morrinhos é tomada por esse problema de gangues. “Nos sete municípios que nosso destacamento atua, somente em Morrinhos atestamos o problema de gangues”, informou o Soldado Antônio Leitão. Ele acredita que as políticas públicas para a juventude devam ser intensificadas no Município para dirimir a existência dessas facções. A Polícia ainda está apurando as causas do incidente.

Dois acidentes de trânsito neste sábado vitimam duas pessoas em Marco


Na cidade de Marco (CE), na região do Baixo Acaraú, aconteceram, neste sábado (3/12) dois acidentes de trânsito com vítimas fatais. Às 22h30min, Manuel Danilo, de 21 anos, polidor de carros, residente em Marco, ao tentar atravessar a ponte da cidade em sua bicicleta, foi colhido por uma Hilux dirigida por José de Fátima Rios. Manuel chegou a ser socorrido no Hospital Municipal de Marco, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. José apresentou-se à delegacia para esclarecimentos.

Às 23h55min do sábado, na localidade de Triângulo do Marco, a 8Km da cidade de Marco, José Evaldo de Souza, de 20 anos, mecânico, natural e residente em Morrinhos, colidiu a motocicleta que pilotava com uma caçamba e veio a óbito no local. O motorista se evadiu do local. Segundo a Polícia Militar de Acaraú, a estrada onde aconteceu o acidente é escura e aponta essa como uma das causas da colisão frontal.

Documentário sobre o Rio Acaraú será gravado até final de janeiro de 2012

A pesca é praticada ao longo do rio Acaraú
Foto: Divulgação
Gabaritado por ter sido roteirista de documentários famosos no Ceará, Roberto Severino Bomfim Júnior está com um novo desafio. Ele mais a produtora Set Oceano Filmes estão desenvolvendo o projeto “Rio Acaraú, o Gigante do Norte”. O documentário a ser filmado agora em dezembro e janeiro de 2012 pretende retratar as tradições folclóricas e culturais do povo ribeirinho do Acaraú. A pré-produção já começou por Tamboril, Varjota, Cariré, Groaíras e Sobral. Na semana passada esteve Santana do Acaraú, Morrinhos e Marco. Nesta semana vai para Bela Cruz, Cruz e Acaraú. “Temos no nosso roteiro o resgate dessas manifestações, como reisados, grupos quilombolas, mestres da cultura; enfim queremos resgatar esta memória imaterial do Acaraú”, destaca o diretor roteirista Roberto Bomfim.

O documentário terá depoimentos expressivos de ribeirinhos, produtores culturais, historiadores, pesquisadores e estudiosos da cultura da Região, como Lustosa da Costa, Batista de Lima, Gilmar de Carvalho, Juarez Leitão, Francisco Pinheiro, Cid Gomes, Ciro Gomes, Artur Bruno, Auto Filho, Clodoveu Arruda, Virgílio Maia e Campelo Costa.Para viabilizar o documentário, que ainda não tem nome definido,Roberto Bomfim está percorrendo as cidades retratadas para conseguir verba suficiente para as filmagens e edição. Este trabalho deve ser concluído na próxima semana e as filmagens começam logo em seguida. “Com ele pronto vamos passar em caravana por todos municípios documentados para exibição de gala do filme.

Depois a ideia de exibição mediante convênio com tevês abertas e fechadas, além de distribuirmos em forma de DVD para bibliotecas, escolas, faculdades, universidades, centros culturais cearenses, prefeituras e organizações não governamentais. Temos ainda a ideia de tradução para inglês, espanhol e francês para exibição em ONGs da França, Espanha e Portugal”, informa Roberto Bomfim.O projeto, que tem a chancela da Fundação Educacional Presidente Kennend, de Guaraciaba do Norte; segundo Roberto Bomfim, quer dar uma lição da inteligência dos bravos sertanistas, índios e estrangeiros, que conquistaram e valorizaram o Norte do Ceará com suas tradições, costumes e culturas.

O documentário terá 50 minutos de duração e deve ser finalizado em 31 de janeiro de 2012. “Nossa expedição percorrerá trezentos e vinte quilômetros, destacando os primeiros exploradores da Zona Norte, como os índios, franceses e portugueses”, revela o roteirista. Conforme Bomfim, o documentário quer resgatar antigos hábitos pertinentes à cultura do povo ribeirinho. “Vamos documentar o processo criativo das lendas, seu aprimoramento e extinção”, cita o diretor.

Bomfim ressalta que o documentário partirá da realidades atual e remontará a história. “Partiremos de uma realidade atual, muito diferente da encontrada no passado, no tocante aos aspectos culturais, sociais e político, e partir dela, resgatando histórias que foram esquecidas ao longo do tempo”, lembra. (Diário do Nordeste)



MAIS INFORMAÇÕES

Projeto Rio Acaraú, o Gigante do Norte

Diretor Roberto Bomfim

Fones: (85) 9674.5480 e 8744.8106