sábado, 26 de novembro de 2011

Acaraú receberá ambulância para PSF

Acaraú também será beneficiada
          Acaraú (CE), na região Norte do Estado, está entre os Municípios cearenses que receberão 152 ambulâncias da Secretaria da Saúde do Estado para serem utilizadas no Programa Saúde da Família. O Secretário Arruda Bastos informou que “São veículos de apoio para reforçar as atividades de atenção básica”. O objetivo do repasse dos veículos é dar maior celeridade às ações nesse segmento. A lista dos Municípios a serem contemplados ainda está sendo elaborada. Para receber a ambulância, o PSF tem que ter atingido algumas metas estipuladas pela Secretaria da Saúde, principalmente no plano do atendimento.

Escola de Bela Cruz é semi-finalista no Prêmio Gestão ano base 2010

Prêmio revela experiência bem sucedida na gestão da escola.
Foto: Divulgação
     A Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França de Bela Cruz (CE), na região Norte do Estado, participou da cerimônia de entrega do Prêmio Gestão ano-base 2010, em Refice (PE). O Prêmio busca experiências bem sucedidas em gestão de escolas públicas. Nos últimos doze anos, tem revelado experiências que inovam e provocam transformações significativas no cotidiano de milhares de pessoas em todo o país. 
        Para a presidente do Consed e secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, "o Prêmio Gestão Escolar atualmente credencia-se como um diferencial em Educação, valorizando a gestão como um todo, com a efetiva participação da comunidade escolar."
         No Ceará, 125 escolas públicas se inscreveram ao Prêmio. Deste total, 93 unidades públicas confirmaram sua inscrição encaminhando seu dossiê para avaliação. Além da Escola Júlio França, outras cinco unidades de ensino foram classificadas na etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar ciclo 2010 – 2011: Escola de Ensino Fundamental Judite Chaves Saraiva (rede municipal de Limoeiro do Norte); Escola Estadual de Educação Profissional Amélia Figueiredo de Lavor; Escola de Ensino Médio Maria Dolores Petrola, e Escola de Ensino Médio Maria Amélia Perdigão Sampaio. Sendo a Escola de Ensino Médio Maria Dolores Petrola, escolhida destaque estadual. 
         Através da Área da Gestão Escolar, a Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC, possibilitou, no período de 06 a 09 de novembro, uma viagem de Intercâmbio, em Pernambuco, com os gestores semifinalistas do Prêmio Gestão Escolar. Na ocasião os gestores tiveram a oportunidade de conhecer experiências bem-sucedidas em gestão escolar e participaram da votação e cerimônia de premiação.
           A programação do intercâmbio foi bem intensa e os gestores tiveram a oportunidade de conhecer escolas que são Centros de Referencias em Pernambuco. Também participaram da IV Reunião Ordinária do Consed e assistiram a psicóloga e psicanalista Viviane Mosé proferir uma palestra sobre liderança educacional e políticas públicas.
          A equipe do Ceará, ainda, realizou um city tour pelos pontos turísticos de Recife e Olinda e visitaram o Ginásio Pernambucano, este sendo palco da filosofia de gestão da Escola Júlio França – TESE.

(Informações do portal da 3ª CREDE)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Homem foi preso em Jijoca portando 265 pedras de crack

         Um homem foi preso em flagrante na tarde da última segunda-feira (21/11), com 265 pedras de crack, em Jijoca de Jericoacoara (CE), na região do Baixo Acaraú. De acordo com o comandante do Batalhão de Policiamento do Turista (BPTur), Roosevelt Alencar, o suspeito, identificado como Vagner Esmerino da Silva, de 27 anos, foi autuado na sua residência, após denúncias anônimas. Vagner da Silva é natural de Camocim e disse que havia comprado a droga de um homem do município de Granja, a 352 km da Capital, e que pretendia revendê-la em Jijoca. O acusado foi levado para a delegacia do Município e responderá pelo artigo 33 da Lei de Tráfico.

População reclama falta de atendimento em posto de saúde de Jijoca

         O portal G1 divulgou matéria denunciando que moradores e visitantes da praia de Jericoacoara (CE), no litoral Oeste, estão sem atendimento no posto de saúde por falta de médicos. Segundo os moradores e comerciantes, o problema começou no posto de saúde há cerca de 1 mês. A reportagem mostra o depoimento de vários moradores prejudicados com a falta de atendimento. O secretário de saúde do Município, Lindbergh Martins, reconheceu o problema, mas informou que ainda há dificuldade de contratar médicos para o município. E prometeu que um novo médico deveria começar a trabalhar já a partir da última quarta-feira (23).

MPF ressalta que defesa da Vila de Jericoacoara cabe a órgãos federais

         A Justiça Federal deverá julgar ação civil pública que pede a demolição de um imóvel residencial construído na Vila de Jericoacoara (CE) que estaria em desacordo com as normas ambientais. Esse é o entendimento da Procuradoria Regional da República da 5.ª Região (PRR-5), órgão do Ministério Público Federal (MPF) que atua perante o Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF-5).
         A ação, proposta pelo próprio MPF, por meio da Procuradoria da República no município de Sobral, região Norte do Estado, foi encaminhada pelo juiz da 18.ª Vara da Justiça Federal para o juiz da Justiça Estadual no município de Jijoca de Jericoacoara. O MPF recorreu da decisão ao TRF-5, argumentando que o caso é de competência federal.

      A desembargadora federal Margarida Cantarelli deferiu o pedido de liminar do MPF e determinou a permanência dos autos na Justiça Federal, até o julgamento do mérito do recurso pela Quarta Turma do TRF-5.

     O Parque Nacional de Jericoacoara é uma Unidade de Conservação Nacional. Seu entorno, a Vila de Jericoacoara, é sua Zona de Amortecimento, ou seja, uma área onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas para minimizar as consequências da degradação ambiental sobre o Parque, que ameaçam a área preservada.
Para o procurador regional da República João Bosco Araújo Fontes Junior, autor do parecer do MPF, as normas federais ambientais aplicáveis ao Parque Nacional de Jericoacoara, administrado pelo Ibama, devem se estender à Vila de Jericoacoara.

IFCE em Acaraú realizou I Encontro das Licenciaturas

Solenidade de abertura do evento

O campus de Acaraú realizou, nos dias 23 e 24 de novembro, o I Encontro das Licenciaturas, com o tema “Biologia e Física: Perfil Profissional e Mercado de Trabalho”. O evento, que contou com palestras e mesas redondas, teve por objetivo viabilizar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre profissionais, estudantes e a comunidade sobre formação, áreas de atuação e mercado para os profissionais oriundos dos cursos de Licenciatura em Física e em Ciências Biológicas, ambos ofertados pelo campus de Acaraú.
No primeiro dia do evento, foi realizada mesa redonda com o tema “O ser professor”, com a participação do professor Dr. Nildo Loiola Dias, da área de Física da UFC, Francisco Araújo, técnico em assuntos educacionais do campus de Acaraú e o professor Eugênio Pacelli, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú.
Em seguida, foi discutido o tema “A Educação Hoje”, em mesa redonda que contou com a professora Cassandra Ribeiro, coordenadora de Educação a Distância do IFCE, que discorreu sobre esta modalidade de ensino e suas peculiaridades. A professora Elizabeth Cavalcante, da área de Educação do campus Acaraú abordou as práticas didáticas na atualidade. Já Kézia Dantas, Coordenadora Técnico-Pedagógica do campus de Acaraú, explanou sobre o projeto integrador inserido na matriz curricular das licenciaturas, entendidos como disciplinas que tem como objetivo “articular teoria e prática,  valorizando a investigação individual e coletiva, funcionando como um  espaço interdisciplinar na formação dos futuros professores”, explicou Kézia Dantas.
Em seguida, foi discutida “Pós-graduação”, em outra mesa redonda composta pelos professores Dr. Ivan de Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Laboratório de Ciências do Mar (Labomar) da UFC e o Dr. Rinaldo dos Santos Araújo, Coordenador do Mestrado Acadêmico do IFCE. À noite, foi apresentado o filme “Escritores da Liberdade”, que aborda didática. O filme contou com a mediação do professor Joab Dantas, da área de Sociologia do campus de Acaraú.
Mesas redondas discutiram vários temas 
O segundo dia do evento contou com palestra da professora Maria Núbia Barbosa, de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos do IFCE, que abordou “Concurso público para docentes”, explicando critérios de ingresso, requisitos, etapas da seleção e perspectivas para o profissional.
À tarde, mesa redonda discutiu “Pesquisa Científica”, com o professor João Vicente Mendes Santana, coordenador de pesquisa do IFCE/ campus Acaraú, que abordou projetos e editais de pesquisa e a professora Leonor de Maria Rodrigues Melo, da Uece, campus de Limoeiro do Norte. A professora Socorro Abreu, da área de Português do campus Acaraú, por sua vez, abordou redação e publicação de artigos científicos. E a professora Rafaela Maia, que integra a coordenação de pesquisa, e coordenadora do evento, discorreu sobre Curriculum Lattes.
Em seguida, o professor José Roberto Feitosa, conselheiro do Conselho Regional de Biologia (CRBio) no Ceará e o professor João Cláudio Nunes Carvalho, da área de Física da Universidade de Fortaleza (Unifor) discorreram em mesa redonda sobre “perfil profissional”.
O Diretor Geral do campus de Acaraú, Amilton Nogueira de Vasconcelos, na solenidade de abertura do evento, reforçou que a oferta dos cursos de Licenciatura em Física e em Ciências Biológicas pela instituição atende a uma necessidade da região. Conclamou a que a comunidade sempre participem de eventos como o I Encontro das Licenciaturas, em que “é um rico momento para troca de ideias e aperfeiçoamento, levando a luz do conhecimento à comunidade, ultrapassando os muros acadêmicos”.
A solenidade de abertura contou com a presença do Secretário de Educação de Acaraú, Arcelino Batalha, que representou o Prefeito do Município, Pedro Fonteles, Maria do Socorro da Rocha, Gestora do Gabinete do Prefeito de Cruz, Jonas Muniz, o Secretário de Educação de Cruz, Raimundo Otávio, Áurea Silveira e Erlane Muniz, da 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE). Além de haver participado do evento professores e estudantes de outras instituições de ensino.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Rede Tucum ganha Prêmio Fundação Banco do Brasil

Trilha do manguezal em Curral Velho (Acaraú)-divulgação)
A Rede Cearense de Turismo Comunitário (Rede Tucum), integrada pelo Município de Acaraú (CE), na região Norte, foi uma das finalistas da categoria Região Nordeste, entre as 27 concorrentes, na sexta edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Realizada a cada dois anos, a premiação tem como objetivo certificar aquelas tecnologias sociais que atendam aos critérios de reaplicabilidade, efetividade da transformação social e também de interação com a comunidade.

         Além de R$ 80 mil para cada uma das nove categorias vencedoras, a premiação inclui a gravação de um vídeo institucional e folders para que as iniciativas possam divulgar seus trabalhos. A Rede Tucum concorreu na categoria Região Nordeste."Antes, já havia a experiência de turismo comunitário na Prainha do Canto Verde. Foi quando percebemos que não dava certo fazer cada um separado. A partir do trabalho articulado que a rede proporciona, conseguimos trocar experiências. Além disso, fica mais fácil e barato fazer frente à questão de promoção publicidade", explica Rosa Pereira, que veio a Brasília representar a rede na premiação
Criada em 2001, a Rede Tucum reúne hoje além de Acaraú, mais 12 comunidades litorâneas localizadas nos municípios de Icapuí, Fortim, Beberibe, Aquiraz, Caucaia, Trairi, Amontada e Camocim. Além disso, a rede conta com dois pontos de hospedagem solidária em Fortaleza: o Centro de Formação Frei Humberto e a Associação Mulheres em Movimento, do Conjunto Palmeiras.

Só em 2010, a Rede Tucum recebeu aproximadamente dois mil visitantes. Segundo Rosa, a maioria dos turistas são estrangeiros, além de estudantes e pesquisadores das áreas de Biologia, Engenharia de Pesca e Turismo, cujo trabalho costuma ter ligação com o litoral.

No site www.tucum.org é possível conhecer as comunidades, ver as rotas para chegar nesses locais e ter acesso a cursos e pacotes de viagem.

Baixo Acaraú participa de IX Agrinorte em Sobral

Feira inclui uma vasta programação. Divulgação
         Mais de dez Municípios da Zona Norte cearense e da região do Baixo Acaraú estão participando da IX Feira da Agricultura da Zona Norte (Agrinorte). O evento, iniciado nesta quarta (23/11) prossegue até sexta-feira, com vasta programação. Inclui seminários, palestras, apresentação de projetos, Dia no Campo, Caminhão do Peixe, Exposição de Fotos Serra da Meruoca - Gente e Natureza, intercâmbio entre produtores e degustação de produtos.
         Com uma estimativa de geração de R$ 15 mil em negócios para 30 agricultores familiares da região, o evento acontece no Centro de Convenções de Sobral. O tema principal da Feira em sua nona edição é "Agricultura Familiar - Desafio, Inovação e Sustentabilidade para o Desenvolvimento Rural".
         A Secretária de Agricultura e Pecuária de Sobral, Luiza Lúcia da Silva Barreto, revela que uma das principais preocupações da Agrinorte é com a capacitação da juventude rural. "Vamos realizar o seminário Juventude no Campo - desafios e oportunidades, no qual falaremos sobre políticas públicas para a juventude rural, incentivando os jovens a entrarem na agricultura familiar para a produção dos nossos alimentos", destaca a secretária.



MAIS INFORMAÇÕES
IX Feira da Agricultura da Zona Norte (Agrinorte), de 23 a 25 de novembro, Centro de Convenções de Sobral
(88) 3611. 6311/ 3611.5835

Produtores da região Norte visitam o 8º CajuNordeste

         Produtores de caju de Itarema e Amontada (CE), na região Norte do Estado estão entre os participantes do 8º CajuNordeste que ocorre nos dias 24 e 25 de novembro. A ida dos produtores ao evento em Beberibe-CE será possibilitada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), através do projeto Intercaju, de desenvolvimento da cajucultura no Estado.
        A Secitece vai viabilizar o transporte das caravanas de agricultores e também sua alimentação no local, por meio de uma parceria com o Instituto CajuNordeste, realizador do evento. Além de participarem da programação técnica, terão à disposição um stand medindo 18m², para exposição dos produtos elaborados pelos produtores e também dos resultados dos treinamentos realizados pelo projeto Intercaju em 2011.
        De acordo com José Ismar Parente, consultor da Secitece, a programação do 8º CajuNordeste vai de encontro aos objetivos do Intercaju. “Lá serão abordados temas como a cajucultura nas pequenas e médias produções, além de assuntos relacionados à inclusão social que a atividade proporciona para produtores da agricultura familiar”.
        Com o Tema Central “Aproveitamento integral e sustentável das potencialidades do cajueiro”, o evento será realizado até o dia 26 de novembro e foca sua programação nas diversas oportunidades de negócios dentro da cadeia produtiva do caju, além de mostrar as inovações tecnológicas disponíveis do setor. Têm como público alvo principalmente os empreendedores rurais, agricultores familiares e agroindustriais.
        A programação incluirá uma feira de empreendedores do caju, agricultura familiar e atividades consorciadas, com exposição, demonstração e comercialização de produtos, serviços, máquinas e equipamentos agrícolas e industriais; painéis temáticos, cursos, minicursos, palestras, oficinas técnicas, clínicas tecnológicas e mesas redondas; e festival gastronômico com comidas feitas à base de caju.
        Sobre o Intercaju – O projeto atende aos produtores de caju dos territórios dos Vales do Curu e Aracatiaçu e Maciço de Baturité, promovendo a inclusão social e produtiva das organizações coletivas. Dentre as medidas implantadas, estão o estímulo à organização dos produtores e a inserção, dentro da cadeira produtiva, de tecnologias que garantam aumento na produtividade, o que traz também melhoria das condições de trabalho e ocupação da mão de obra nos diversos elos da cadeia do caju.
        O projeto Intercaju foi concebido pelo Governo do Estado, através da Secitece, e é realizado junto com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Sebrae/CE.
        Em 2011, o Intercaju realizou diversas atividades, dentre elas os treinamentos “Sistema de Produção do Cajueiro: Tratos Culturais, Controle Fitossanitário e Processamento Industrial”; “Cultura do Cajueiro e Processamento da castanha e do Pedúnculo”; “Substituição de copa de cajueiro: módulo I - Operação e manutenção de motosserra” e “Gestão de mini fábricas de castanha”. Ao final deste último, fez a entrega aos agricultores de motosseras – equipamentos que auxiliam no tratos culturais, fitossanitários e também a colheita.

Capacit seleciona engenheiro de pesca e técnico de nível médio

         O Centro de Capacitação e Assessoria Técnica (Capacit), entidade privada sem fins lucrativos, com sede em Sobral (CE) está selecionando dois técnicos, sendo um engenheiro de pesca e um técnico de nível médio para atividades de assistência técnica e extensão pesqueira e aquícola. Os selecionados farão parte do projeto "Desenvolvendo a Pesca e a Aquicultura no Litoral Norte do Ceará", estabelecido no Projeto Básico e Plano de Trabalho que acompanham o Convênio 113/2010, celebrado entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e o Capacit. O trabalho será remunerado de acordo com com as horas-técnicas trabalhadas. Para cargo de nível superior, a remuneração é no valor de R$ 60,00/hora. De nível médio, por sua vez, R$ 30,00/hora.
         Os interessados podem encaminhar currículos até o dia 7 de dezembro para o e-mail: capacit@sobral.org ou diretamente aos escritórios da Capacit nos seguintes endereços:
Av. Pericentral, 50 - Centro - Granja-CE (Próximo a Prefeitura)
Rua Dr. João do Monte, 917 - salas 4 e 5 - Centro - Sobral-CE
A seleção será feita mediante a análise dos currículos e entrevista.
         Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone (88)3611.9383

Cruz comemora Semana da Consciência Negra

         Desenvolver nas crianças, desde cedo uma consciência crítica que possibilite ações e atitudes positivas, levando-se em consideração que é preciso educar o indivíduo para a convivência saudável no espaço em que está inserido. Esse é um dos objetivos da campanha realizada nas escolas públicas do Município de Cruz (CE), na região Norte do Estado, nesta semana, em comemoração a Semana da Consciência Negra, que iniciou-se no dia 20 e segue até 25 de novembro.
         O Município está com uma vasta programação nas escolas, que inclui filmes com a temática, debates e apresentações artístico-culturais, estudos de textos, galerias de personagens da cultura afro-brasileira, seminários, palestras, destaques negros, literatura,  entrevistas, vídeos, leis que versam sobre o assunto, show de talentos, poesias, danças, paródias, dentre outras manifestações artísticas. A iniciativa municipal visa a quebra de preconceitos, inclusão social e promoção da equidade.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Hospital Regional de Acaraú pode se transformar em UPA

         O Deputado Estadual Duquinha (PRB-CE) declarou seu desejo de transformar a estrutura do Hospital Regional de Acaraú (CE), em uma UPA (Unidade de Pronto-atendimento).  As UPAs são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A declaração do deputado foi dada ao lado do governador Cid Gomes, que aprovou a ideia, em visita ao III Festival Internacional do Camarão, em Acaraú (CE).
         O prédio do hospital ficou pronto, mas a unidade de saúde não começou a funcionar. Com inicio de sua construção pelo ex-governador Tasso Jereissate na sua última gestão a frente do estado, o Hospital Regional de Acaraú que deveria atender a população da região do Baixo Acaraú, e que continua abandonado após ter sua obra concluída pela atual gestão do governador Cid Gomes, contando com recursos próprios do Governo do Estado, que investiu R$ 1.686.292,66, pode agora ser transformada em UPA.

Detran prorroga envio do CRLV

         Portaria de número 1075 do Superintendente do Detran, João de Aguiar Pupo, prorroga até 30 de novembro o prazo para envio, pelos Correios, do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos - CRLV, relativo ao exercício de 2011, especificamente para os veículos cujas taxas e tributos referentes ao licenciamento anual tenham sido quitados a partir de setembro de 2011.

        Por isso, até o dia 30 de novembro próximo, a apresentação dos comprovantes de quitação das taxas e tributos suprirá a eventual ausência do CRLV de 2011, cuja apresentação é exigida por ocasião da abordagem por fiscais de trânsito, em blitz nas vias públicas.

Supervisor Regional da zona Norte dá entrevista a rádio de Acaraú

Coronel Mendonça. Divulgação
         O Programa A Hora da Notícia do radialista Maurício Otoni contou nesta terça-feira (22),  com entrevista do Supervisor Regional da zona Norte do Ronda do Quarteirão, Coronel Mendonça. O Coronel se fez acompanhar pelo Comandante do Ronda em Acaraú, Tenente Fred Rafael. Na entrevista, concedida ao vivo aos ouvintes da Rádio Difusora de Acaraú, o Coronel reforçou o empenho que o Ronda do Quarteirão têm tido na região, com cerca de 20 visitas domiciliares por mês às residências, para levantamento das necessidades da população na área de Segurança Pública.
          Com mais de 20 policiais, duas viaturas do Ronda trabalham dia e noite fazendo a patrulha do perímetro urbano de Acaraú e já têm obtido inúmeros resultados, com o policiamento ostensivo, por meio da apreensão de armas e drogas.
          Além disso, o Coronel ressaltou que, por meio do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), têm sido realizadas palestras em unidades de ensino da região, alertando os jovens sobre a cidadania e combate ao uso de entorpecentes. O Coronel Mendonça explicou que a polícia está bem preparada e que "a população pode ficar tranquila que nós cuidaremos da segurança de todos", defendeu.
        O Ronda do Quarteirão é um programa estadual de policiamento comunitário, ostensivo e preventivo, com patrulhas que permanecem 24 horas nos bairros, oferecendo mais tranquilidade e segurança à população. Com mais de um ano em Acaraú, completados em setembro, o Programa já traz inúmeros benefícios e mais segurança à comunidade.

Serviço
Telefones do Ronda em Acaraú
(88) 3661.1260/ 3661.1261
190

Paróquia de Acaraú inicia festa da Padroeira no próximo dia 27

Matriz de Acaraú-CE
         No próximo dia 27 de novembro, tem início a festa da padroeira de Acaraú (CE), Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Este ano, o tema a ser refletido será: Unidos a Maria, mulher de fé, venceremos o pecado. No dia 27, às 18h, ocorre a Acolhida às Comunidades e o povo em geral na praça da Bailarina e a procissão da imagem da santa segue até a Matriz, no Centro. Às 19h, será celebrada missa e após a celebração, os devotos podem apreciar barracas na Praça da Matriz
        No período de 28 a 8 de dezembro, nas noites da novena, prevista para as 18h cada dia, é sugerido um sub-tema para reflexão, discorrendo sobre uma passagem da bíblia que aborda Maria. A cada dia, uma categoria será homenageada: motoristas, pescadores e artesãos, secretárias do lar, juventude e crismandos, agricultores, empresários, estudantes, idosos, entre outros. Após a celebração eucarística das 19h, na Praça da Matriz, haverá barracas de comidas típicas organizadas pelas diferentes pastorais: Terço dos homens, catequese, liturgia e dízimo, Comunicação etc. Contará com apoio da Prefeitura de Acaraú, por meio das Secretarias de Educação e da Ação Social.
         No dia em que se comemora Nossa Senhora da Conceição, dia 8 de dezembro, considerado feriado em Acaraú, às 8h, será celebrada missa na igreja matriz pelo pároco, Padre Eudes Cruz. Às 18h, ocorre a procissão e coroação de Maria, e posteriormente a concelebração eucarística de encerramento com os Padres Valdery, Eudes e Jucelino. 
         Nos dias 29, 30, 1, 2, 6 e 7, padres estarão realizando confissões, de 8h as 11h e de 15h as 17h, Igreja Matriz.

Confira a programação:


DiasSub-TemasPresidenteApoio na LiturgiaLeituras
28 /11
Seg
Maria, imaculada conceição, livrai-nos orgulho e da soberbaPe. RômuloS. Sementes de um novo tempoRom 7,12-25
Mt 18,1-5
29/11
Ter
Maria, imaculada conceição, livrai-nos da avarezaPe. RobsonÁrea Pastoral de CelsolândiaRom 7,12-25
Mc 10,17-23
30/11
Qua
Maria, imaculada conceição,l ivrai-nos da invejaPe. LindomarColégio V. PoderosaRom 7,12-25
Mt 20,1-16
01/12
Qui
Maria, imaculada conceição, livrai-nos da iraDom Odelir José MagriCrismandos e JuventudeRom 7,12-25
Mt 20,1-16
02/12
Sex
Maria, imaculada conceição, livrai-nos da luxúria Pe. Eudes S. Santo Expedito; Terço dos HomensRom 7,12-25
Mt5,27-30
03/12
Sáb
Maria, imaculada conceição, livrai-nos da preguiçaMons. Manfredo RamosS. Caminhando em MissãoRom 7,12-25
Mt 9,35—10,1.6-8
04/12
Dom
Maria, imaculada conceição, livrai-nos da GulaPe. GersonS. Esperança; Apostolado Da OraçãoIs 40,1-5.9-11
2Pd 3,8-14
Mc 1,1-8
05/12
Seg
Maria, imaculada conceição, livrai-nos dos pecadosmortais e veniaisPe. DenilsonÁrea Pastoral da PraiaRom 7,12-25
Lc 5,17-26
06/12
Ter
Maria, imaculada conceição, ajudai-nos na vivência das Virtudes TeologaisPe. MaurílioS. São RaimundoRom 7,12-25
Mt 18,12-14
07/12
Qua
Maria, imaculada conceição, ajudai-nos na vivência da GraçaPe. Emídio MouraSetor Rio das GarçasRom 7,12-25
Mt 18,12-14
08/12
Qui
Unidos a Maria, mulher de fé, venceremos o pecadoPe. ValderySetor Boa SementeGn 3,9-15.20
Ef 1,3-6.11-12
Lc 1,26-38

Ciro apegoa rompimento PSB-PT porque ainda sofre da derrota do Tasso, diz o petista Eudes Xavier


O deputado federal Eudes Xavier (PT) afirmou, nesta terça-feira, que o ex-governador Ciro Gomes continua sofrendo de “dor de cotovelo” por não ter engolido a derrota do tucano Tasso Jereissati para o petista José Pimentel na disputa pelo Senado.
Eudes diz não ter dúvidas de que o irmão de Ciro, no caso o governador Cid Gomes (PSB), prestigiado em Brasília, não quer o rompimento.

Homem senta em canteiro e tenta impedir obras do VLT de Sobral

Um protesto inusitado tentou impedir o avanço da construção do veículo leve sobre trilhos de Sobral, na Região Norte, do estado. Um homem decidiu permanecer sentado, sozinho, no canteiro de obras para dificultar o trabalho dos operários. A manifestação causou polêmica entre os moradores

(TV Jangadeiro)