sábado, 19 de novembro de 2011

TG 10-018 de Acaraú celebra o dia da Bandeira

19 de Novembro - Dia da Bandeira

Tiro-de-Guerra 10-018 chefiado pelo Subtenente de Infantaria Vanderlei Terras de Souza, comemorou o dia 19 de novembro na guarnição de Acaraú. A solenidade alusiva ao dia da Bandeira Nacional que tem como objetivo principal destacar a importância da manutenção dos valores de civismo e patriotismo e o respeito aos símbolos nacionais contou com a presença do Excelentíssimo Senhor Pedro Fonteles dos Santos, Prefeito municipal, do Senhor Teunas Ramos, Presidente do Lions Clube de Acaraú, da Senhora Maria Luisa Pires, Secretária da Junta de Serviço Militar, do Tenente PM Fred Rafael de Paiva Coordenador do Ronda , de autoridades civis e militares que estiveram representadas e do grupo de escoteiros de Acaraú. Durante a cerimônia foi realizado, o hasteamento do Pavilhão Nacional, leitura da mensagem do Excelentíssimo Senhor General de Exército ENZO MARTINS PERI, referente ao dia da Bandeira, canto do Hino a Bandeira e incineração de bandeiras consideradas inservíveis. A Senhora MARIA HONORATA CARMO, Tabeliã do Cartório de Acaraú e membro de honra do Lions Clube de Acaraú realizou a incineração das bandeiras.



(TG 10-018)

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Litoral de Acaraú concentra um dos maiores quantitativos de índios

Tremembés de Itarema em apresentação no Liceu de Acaraú
Foto: Divulgação
          Conforme dados do censo do ano de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará está mais misturado e multicor que dez anos atrás. Uma das constatações do órgão é a existência de mais pessoas que se declaram indígenas, negras e, principalmente, pardas, o que já denota a diminuição dos que se autodeclaram brancos. O noroeste do Estado (principalmente o litoral de Acaraú e Camocim) concentram o maior quantitativo de população indígena, com 4.203 índios. O Município de Itarema concentra atualmente o total de 2.258 índios, que perfaz 6% do total de habitantes da cidade. Esse número é 27 vezes maior que a média populacional indígena do Ceará.
         É em Itarema que vivem os índios Tremembé, especialmente no Distrito de Almofala. Lá onde os líderes cacique João Venâncio e pajé Zé Caboclo lutam pelo reconhecimento das comunidades indígenas. Enfrentam batalhas judiciais com grileiros, posseiros, empresários e, organizados em comunidade, reavivaram valores indígenas, como o torém, cantigas, artesanato e o modo de viver com recursos da "mãe-natureza".

Festival ocorrido em Acaraú estimulou gastronomia, negócios e turismo

Entrada da fazenda Cacimbas, palco do Festival.
Foto: Divulgação
        Além de estimular o desenvolvimento da gastronomia e dos negócios que envolvem a carcinicultura, também estimula o turismo. Esses foram benefícios trazidos pelo Festival Internacional do Camarão da Costa Negra ("Grand Shrimp Festival") e o III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, promoção da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), ocorridos de 11 a 13 de novembro, na Fazenda Cacimbas, em Acaraú (CE), na região Norte cearense.
         O secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, foi um dos homenageados do evento pelo trabalho do governo cearense na estruturação turística e divulgação da região da Costa Negra. A solenidade foi prestigiada pelo governador Cid Gomes.
         A região da Costa Negra, formada pelos municípios de Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara, é propícia para a criação do camarão de cativeiro em função do solo escuro que possibilita a formação de nutrientes especiais. Daí a denominação de Costa Negra, situada entre a foz do Rio Aracati Mirim (distrito de Torrões/Itarema) até a foz do Rio Guriú (em Jijoca de Jericoacoara), com 48 quilômetros de belas praias.
         Os aspectos turísticos da região foram também ressaltados no livro Costa Negra, lançado durante a realização do Grand Shrimp Festival, com textos da jornalista Edgony Bezerra e fotos de Gentil Barreira.      

Amontada realiza audiência pública para instalação de eólica


Norte cearense  já é contemplado com várias eólicas
         Na próxima segunda-feira (21/11) às 16 horas, será realizada audiência pública do processo de licenciamento ambiental, presidida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), sobre implantação de complexo eólico.  A audiência ocorrerá na Escola Eudes dos Santos Melgaço, localizada na comunidade de Rodela, no município de Amontada (CE), na região Norte. Na ocasião, será apresentado o projeto formado pelas CGEs de Ilha Grande, Palmas e Ribeirão, o qual também dá nome a empresa responsável pelo complexo. A primeira central está projetada para possuir capacidade instalada de 30 megawatts, produzida através de 15 aerogeradores. Cada uma das demais terão 10 aerogeradores e capacidade de 20 megawatts.
         A audiência servirá de subsídio para elaboração de parecer técnico da Semace que será levado ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) para apreciação e votação dos conselheiros. Osprojeto, se aprovado pelo colegiado, terá publicada resolução em Diário Oficial do Estado (DOE), o que permitirá a emissão da licença prévia.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Projeto Acordes de Acaraú é visitado por GT do Selo Unicef

Mudas foram distribuídas pela Semam - Divulgação
         O  Grupo de Trabalho (GT) do Selo Unicef  compareceu, na sexta-feira passada (11/11) a Comunidade de Santa Fé (Acaraú-CE). Na ocasião, foram apresentados os trabalhos  desenvolvidos com alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Antônio Ferreira Sales, na comunidade. Fruto do Projeto Acordes, cada aluno é levado a identificar-se com um determinado tipo de instrumento de percussão e a partir daí possa desenvolver seus talentos musicais. Além das aulas práticas, são ensinadas as teorias musicais. Os alunos também aprendem a construir instrumentos de percussão.
         O Projeto Acordes é uma iniciativa do professor e músico Ramalho Cezar que desde o ano de 2010 já realizava aulas de música/ musicalização na Escola Diogo Dias Barros. A iniciativa foi ampliada e o que era resumido a aulas de flauta doce agora conta também com mais instrumentos, como violão e  teclado. O projeto conta com o apoio da comunidade local, da direção e do núcleo gestor da Escola Antônio Ferreira Sales, além da Secretaria de Educação de Acaraú.  Essa unidade de ensino é uma das primeiras escolas de Acaraú a cumprir a lei N° 11.769 sancionada pelo Presidente Lula, que garante o ensino da música nas escolas.

Os alunos são levados a identificar-se com algum instrumento
Foto: Divulgação
         Em Santa Fé, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) distribuiu mudas de plantas frutíferas para arborização da escola e da praça  da comunidade. Além disso, distribuiu a Revista Sesinho, intitulada: Todos Somos Bichos, para os alunos, com história de quadrinhos. A intenção maior do órgão foi levar ao conhecimento dos alunos a importância de cuidar do Meio Ambiente, além de despertar o interesse pela leitura.

Visite o blog do projeto: http://projetoacorde.blogspot.com/

Crianças acarauenses participam de Mostra de Cinema Infantil

Crianças assistiram às exibições comendo pipocas. Divulgação
         Incentivar o gosto pela arte por meio da exibição de curtas metragens infantis brasileiros. Esse é o principal objetivo da I Mostra de Cinema Infantil “Estrela Criança”, que foi realizado no período de 07 a 11 de novembro na cidade de Acaraú (CE), região Norte do Estado. O evento é uma iniciativa do Instituto Stela Naspolini e Selo UNICEF.  
         A  Mostra, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Ação Social, destina-se prioritariamente às crianças de 5 a 12 anos e é realizada nos municípios inscritos no “Selo UNICEF Município Aprovado” que manifestaram interesse e apresentaram as condições básicas necessárias para garantir a exibição dos filmes.

Planetário de Sobral terá nova cúpula de projeção

        O Governo do Estado do Ceará, através da Secitece, anuncia nesta sexta-feira (18), a compra da cúpula de projeção para o Planetário de Sobral. O anúncio acontecerá às 9 horas durante a programação do XVI Encontro da Associação Brasileira de Planetários que acontece no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O contrato com a empresa Omnis Lux – Astronomia e Projetos Culturais Ltda, representante no Brasil da alemã Carl Zeiss, foi assinado na última quarta-feira (16) no gabinete do secretário René Barreira, com a presença dos consultores da Omnis Lux, Luiz Sampaio e Ana Carolina Sampaio, além do coordenador de Ciência e Tecnologia da Secitece, Francisco Carvalho.
        A cúpula de projeção hemisférica é da marca Carl Zeiss, empresa alemã com mais de 160 anos de existência, considerada a maior indústria ótica do mundo e referência no desenvolvimento e produção de planetários. O modelo PA-33 tem 10,06m de diâmetro e vai custar US$ 245.000,00, pagos com o tesouro estadual. O preço inclui ainda despesas de transporte e de seguro até o destino final do produto. A previsão de chegada e instalação da cúpula no Planetário de Sobral é abril de 2012. O novo equipamento da cidade será um importante centro de estudos e um difusor de conhecimento, associando-se ao Museu do Eclipse.

Estado prepara Municípios para teste do pezinho


         A Secretaria da Saúde do Estado realizará uma grande mobilização para promover a atualização técnica de gestores e profissionais de saúde dos municípios no Teste do Pezinho. O I Encontro Estadual de Triagem Neonatal será realizado nesta sexta-feira (18), das 8 horas às 17 horas, no hotel Mareiro, Avenida Beira Mar, 2380, Meireles, e reunirá 350 participantes de todos os municípios do Ceará.
         A triagem neonatal, segundo define o Ministério da Saúde, é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, assintomáticas no período neonatal, a tempo de se interferir no curso da doença, permitindo, desta forma, a instituição do tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das sequelas associadas à cada doença.
        Nome popular para a triagem neonatal, o teste do pezinho é feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos, o material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e quase indolor para o bebê. A identificação precoce dessas doenças permite evitar o aparecimento dos sintomas, através do tratamento apropriado. Por isso, a recomendação é realizar o teste imediatamente entre o terceiro e o sétimo de vida do bebê.



Lacen

        Toda criança nascida em território nacional tem o direito à triagem neonatal (Teste do Pezinho). O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) prevê o diagnóstico de quatro doenças: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hemoglobinopatias e fibrose cística. Em 2010, o Ministério da Saúde autorizou o credenciamento do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, como Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) e habilitou o Estado na fase II de implantação do PNTN. O exame identifica logo no recém-nascido o traço falciforme e possibilita o início precoce do tratamento da doença na criança. A fase I do Teste do Pezinho identifica a fenilcetonúria e o hipotireoidismo. O sangue coletado dos bebês para a realização dos dois exames é encaminhado para o Laboratório Central do Estado (Lacen), que chega a analisar até 10 mil amostras por mês.

ESP-CE seleciona profissional para EaD

        A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) abre inscrições até 17 de Novembro de 2011 para a seleção de profissional com graduação em qualquer área e titulação mínima de especialista em Educação a Distância, para atividades relacionadas à Diretoria da Educação Profissional em Saúde. O processo seletivo referente ao Edital nº 35/2011 será composto de três etapas: análise curricular, prova prática e entrevista. O candidato deverá ter disponibilidade mínima de 40 horas semanais para dedicação aos projetos da Diretoria; experiência com ambientes virtuais de aprendizagem (LMS), em especial a Plataforma Moodle; ter conhecimentos básicos em informática.
        Entre os compromissos do bolsista estão a apresentação de um plano de trabalho à ESP-CE, incluindo cronograma, recursos materiais e humanos necessários e responsáveis por todas as atividades a serem desenvolvidas; o acompanhamento do processo de instalação da plataforma Moodle; a criação e configuração de banco de dados relacionados à EAD; o acompanhamento da inserção de conteúdo nos cursos; a colaboração na elaboração do Manual Moodle; a colaboração nas atividades de help desk relacionadas ao uso e manutenção do AVA-Moodle e ao pleno funcionamento dos projetos de EAD na ESP-CE entre outras atividades.
        O bolsista desenvolverá suas atividades na ESP-CE, devendo ter disponibilidade para viagens, quando necessário para supervisionar ou participar de atividades em municípios do interior do Estado, conforme preceituado na Resolução nº. 01/2008 do Conselho de Coordenação Técnico-Administrativo (Contec), de conformidade com os arts. 3° e 5º. A documentação deverá ser entregue na Central de Serviços da ESP-CE, localizada na avenida Antônio Justa, n.º 3161, situada no bairro Meireles em Fortaleza.

Cronograma do Processo Seletivo:
Inscrições: até 17 de Novembro de 2011;
Análise Curricular: 18 de Novembro de 2011;
Resultado 1ª etapa: 18 de Novembro de 2011;
Prazo para Recurso: 21 de Novembro de 2011;
Resultado do Recurso: 22 de Novembro de 2011;
Prova Prática: 23 de Novembro de 2011;
Resultado 2ª etapa: 24 de Novembro de 2011;
Prazo para Recurso: 24 de Novembro de 2011;
Resultado do Recurso: 25 de Novembro de 2011;
Entrevista: 28 de Novembro de 2011;
Prazo para Recurso: 29 de Novembro de 2011;

Resultado Final: 30 de Novembro de 2011.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Governo do Estado lança editais de concurso público para Polícia


        O Governo do Estado do Ceará lançou dois editais para a realização de concurso para preenchimento de 1.740 vagas na Polícia Militar e Polícia Civil. De acordo com o edital publicado no Diário Oficial do dia 10 de novembro, são 1.000 vagas para cargo de soldado na carreira de praças da corporação da Polícia Militar. Serão 950 vagas para homens e 50 para mulheres, com remuneração de R$1.606,01. A taxa de inscrição está fixada em R$ 80,00. Já na Polícia Civil, cujo edital foi publicado no Diário Oficial do dia 11 de novembro, são 740 vagas para inspetor de 1ª classe e remuneração de R$ 2.125,14.

        Para o concurso da Polícia Militar, os candidatos deverão ter ensino médio completo ou curso técnico equivalente e idade entre 18 e 30 anos. As inscrições ocorrem de 25 de novembro a 16 de dezembro de 2011. O certame terá três etapas: prova objetiva, inspeção de saúde (exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico), e curso de formação ministrado na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). A primeira etapa - prova objetiva - está prevista para ser acontecer no dia 26 de fevereiro de 2012.
        No concurso da Polícia Civil, as inscrições começam no dia 29 de novembro e seguem até o dia 20 de dezembro de 2011. Os candidatos deverão ter nível superior. O valor da inscrição é de R$ 80,00. O certame terá cinco etapas: prova objetiva, inspeção de saúde, exame de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação profissional. A primeira etapa - prova objetiva - está prevista para ser acontecer no dia 04 de março de 2012.


Para mais informações, os editais estão disponíveis nos endereços:


Lagoa dos Monteiros homenageia sua padroeira

Os católicos homenageiam a santa até próximo domingo
Foto da igreja- Prefeitura

         Segue até o dia 20 de novembro a festa na comunidade de Lagoa dos Monteiros, em Cruz, na região do Baixo Acaraú, em homenagem à sua Padroeira, Nossa Senhora das Graças, em festa religiosa. Neste ano, o tema a ser refletido é: “Maria, Mãe da Igreja” e como lema: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.
Confira programação completa:
- 11.11 (sexta):
Tema: Maria, esposa do Espírito Santo, ensina nossos jovens a ouvir a Palavra de Deus para anunciá-la ao mundo.
Pregrador: Padre Valdery (Paróquia de Cruz).
- 12.11 (sábado):
Tema: Maria, primeira discípula, nos ensina a conhecer e seguir a Mãe Igreja.
Pregador: Padre Robson (Paróquia de Celsolândia).
- 13.11 (domingo):
Tema: Maria, catecismo vivo, ensina nossas famílias a ser espaço privilegiado na formação cristã.
Pregador: Missionário Luís (Fortaleza).
- 14.11 (segunda):
Tema: Maria, peregrina na fé, ensina nossa comunidade a ser família na oração e na caridade.
Pregador: Padre Maílson Costa.
- 15.11 (terça):
Tema: Maria, Mãe dolorosa, nos ensina a testemunhar o amor de Cristo ao mundo marcado pela dor e o sofrimento.
Pregador: Padre Lindomar.
- 16.11 (quarta):
Tema: Maria, mulher de escuta, ensina nossas crianças a obediência à Palavra de Deus.
Pregador: Padre Francisco Sérgio (Paróquia de Parazinho).
- 17.11 (quinta):
Tema: Maria, Igreja missionária, congrega em torno da Eucarístia os filhos amados.
Pregador: Padre Eudes.
- 18.11 (sexta):
Tema: Maria, discípula Mãe, nos ensina a acolher e respeitar as pessoas idosas.
Pregador: Padre Marcone.
- 19.11 (sábado):
Tema: Maria, a eleita de Deus, nos ensina a ser o rosto samaritano da Igreja.
Pregador: Padre Valdery (Paróquia de Cruz)
- 20.11 (domingo):
Tema: Maria, Mãe da Igreja, vive e anuncia a fé crista.
Pregador: Padre Valdery (Paróquia de Cruz)

Será divulgada em breve programação da festa da padroeira de Acaraú

         O Vale do Acaraú Notícias divulgará em breve a programação da festa da Padroeira do Município de Acaraú (CE), Nossa Senhora da Conceição, que iniciará no próximo dia 27 de novembro. O ponto alto da festa acontece no dia 8 de dezembro, em que se comemora a santa, feriado municipal. A Paróquia, que tem a frente o Pároco Eudes Cruz, está fechando a programação da festividade.

Alunos do IFCE em Acaraú acolhem visitantes em stand montado em Festival



Stand do IFCE foi bastante visitado 

Alunos do campus de Acaraú do IFCE explicaram a proposta dos cursos e projetos da instituição e entregaram kits promocionais no III Festival Internacional do Camarão e III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, promovidos pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra. De 11 a 13 de novembro, o stand do IFCE montado na fazenda Cacimbas, em Acaraú, foi visitado por várias autoridades, como o Governador Cid Gomes e o Superintendente do Ministério da Pesca no Ceará, Melquíades Ribeiro.
O grupo de Ecologia de Manguezais (Ecomangue), composto pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que fazem um trabalho de conscientização sobre a necessidade da preservação das áreas de manguezal, expôs algumas espécies da flora e fauna típicas desse ecossistema. O grupo é coordenado pela professora Rafaela Camargo Maia, da área de Biologia.
Empresário exibe troféu concedido pelo IFCE
O professor Max William, da área de Segurança do Trabalho do campus, integrou Conselho Técnico-Científico do evento. O professor Márcio Bezerra, da área de Recursos Pesqueiros e Aquícolas, participou de uma mesa-redonda com o tema "Desafios para sustentabilidade da carcinicultura marinha cearense no século XXI".
         O campus homenageou a ACCN pela obtenção da certificação de Denominação de Origem conquistada neste ano. Estiveram presentes o diretor do campus, Amilton Nogueira, o presidente da ACCN, Livino Sales, a advogada da Associação, Socorro Lima e o coordenador de extensão do campus, Márcio Bezerra. Amilton Nogueira elogiou o importante trabalho realizado pelo empresário na região e ressaltou o imenso apoio que o IFCE tem recebido desde o início da sua implantação em Acaraú.

Radialista profissional, sério e não manipulado, Mauricio Otoni está em novo horário

O programa de jornalismo É HORA DE NOTÍCIAS que tem a apresentação do radialista Maurício Otoni em duas edições na Rádio Difusora do Vale Acaraú, tem sua segunda edição em novo horário. Agora a população de Acaraú e de todo o Vale além de conferir um verdadeiro jornalismo de 06:00 às 07:00horas agora poderá ficar bem informada com sua segunda edição que já está no ar com meio ahora a mais desde a última segunda-feira, 14, agora começando às 11:00horas e qualificando ainda mais a já conceituada programação da emissora.


Maurício Otoni - Radialista
Maurício Otoni é um dos radialista mais conceituados do rádio cearense e antes de chegar aos microfones da Radio Difusora do Vale Acaraú esteve na Rádio Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Rádio Uirapuru, Rádio Iracema, Rádio Assunção, Rádio AM O Povo, FM Sucesso (Hoje Rádio Jovem Pan) ambas de Fortaleza, além da Rádio Cultura de sua cidade natal Várzea Alegre.

 
Maurício passou ainda 10 (dez) anos no Sistema Verdes Mares, considerado o maior grupo de comunicação do nordeste. No SVM Maurício Otoni trabalhou na Rádio Verdes Mares, Jornal Diário do Nordeste e na TV Verdes Mares os três maiores meios de comunicação do Estado do Ceará.

 
Maurício Otoni apresenta um programa de notícias de interesse da população de Acaraú e de todo o Vale com notícias de credibilidade, com a participação dos ouvintes por carta e telefone, repórteres em tempo real e o mais importante, a imparcialidade, e consegue por meio da seriedade e profissionalismo de sua equipe uma grande audiência e confiança da população do Vale do Acaraú.

SERVIÇO:
O Programa É Hora de Notícias vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 06h00 às 07h00 e das 11h00 às 12:00 horas pela Rádio Difusora do Vale Acaraú. O programa é apresentado pelo Radialista Maurício Otoni e esta no ar há mais de 07 anos na Rádio Difusora 1100 AM.

Rádio Difusora do Vale Acaraú
Sitonia: 1100 Khz AM
Telefone: (88)3661-1280
Rua José Júlio Luzada, n° 312 altos, Centro, Acaraú/CE


Fonte: jacomunicacaobyacarau.blogspot.com



terça-feira, 15 de novembro de 2011

Baixo Acaraú será beneficiado com emendas de iniciativa popular

         Alguns Municípios da região do Baixo Acaraú estão entre 150 do Estado do Ceará com população até 50 mil habitantes que serão beneficiados com emendas de iniciativa popular em 2012. Cada cidade receberá verbas que variam entre R$ 300 mil e R$ 600 mil para serem investidas em melhorias para a população.
        No Baixo Acaraú cearense, a cidade de Bela Cruz, que apresenta 31.071, Itarema, com  38.018 habitantes, Cruz, com 22.686 habitantes, Marco, com  25.031 habitantes, Morrinhos, com  20.913 habitantes receberá cada qual R$ 600 mil. Jijoca de Jericoacoara, por sua vez, com  17.379 habitantes, receberá R$ 500 mil. 
         O Ceará vai receber mais de R$ 78 milhões em investimentos e a aplicação do dinheiro será debatida por meio de audiências públicas nas Câmaras dos Vereadores de cada município, com a participação de representantes da Prefeitura e dos moradores.

Primeira etapa das obras do aeroporto de Jeri estão 80% concluídas


Obras seguem em ritmo acelerado. Maquete
     A primeira etapa das obras de construção da pista de pouso e decolagem, pátio de estacionamento e pista de táxi do Aeroporto de Jericoacoara (CE) está com 80% do projeto de terraplanagem concluído. A obra é realizada pelo consórcio CONTERN-SBS, tem previsão de entrega desta fase até o final do primeiro semestre de 2012. De acordo com o superintendente do Departamento Estadual de Rodovias (DER), Sérgio Azevedo, o investimento da primeira fase de R$ 44 milhões tem recursos oriundos do Tesouro Estadual e do Ministério do Turismo.
        O Aeroporto de Jericoacoara, com capacidade de 1,2 mil vôos/ano, deve incrementar o fluxo turístico do Litoral Oeste. Além disso, encurtará o tempo de viagem entre Fortaleza e Jericoacoara, passando das atuais cinco horas para apenas uma hora, tornando a viagem mais cômoda e barata pois, atualmente, são necessárias cinco horas para percorrer os 314 quilômetros de estradas e dunas.
         Outros benefícios são a melhora da logística para escoamento da produção das regiões Norte e da Ibiapaba e o desafogamento do Aeroporto Internacional Pinto Martins, para não usar a capital como ponte para se chegar a mais famosa praia do Estado.

Ronda do Quarteirão realiza palestras em escolas do Baixo Acaraú

Palestra em escola de Bela Cruz (CE)
Foto: Divulgação

         Policiais do Programa “Ronda do Quarteirão” em Acaraú (CE) têm promovido palestras em escolas da região, discutindo cidadania, ética e moral, além de mostrar aos adolescentes e jovens estudantes aspectos importantes da segurança no trânsito, do prejuízo advindo ao uso das drogas e a nova lei do estupro. 
         Conforme o Comandante do Ronda do Quarteirão no Município, Tenente Fred Rafael, é de fundamental importância esse trabalho preventivo da corporação, alertando jovens e adolescentes a “permanecerem longe das drogas, primando por relacionamentos saudáveis e almejando um futuro melhor exercitando a cidadania”. 
         O trabalho de conscientização dos policiais nas escolas é realizado em parceria com a 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE) de Acaraú.

PATRIMÔNIO DOS PARLAMENTARES CEARENSES

Dono de patrimônio declarado de mais R$ 36 milhões, o senador Eunício Oliveira é o oitavo mais rico do atual Congresso do SITE CONGRESSO EM FOCO


Os dez parlamentares mais ricos do Congresso concentram quase metade de todo o patrimônio declarado pelos 667 deputados e senadores que passaram pela Câmara e pelo Senado de fevereiro a outubro. O deputado João Lyra (PSD-AL) e o senador Blairo Maggi (PR-MT) são os mais ricos – os únicos com fortuna pessoal superior a R$ 100 milhões.


Parlamentares cearenses
No anexo está a lista dos 25 parlamentares pernambucanos que atuam no Congresso Nacional, e seus respectivos patrimônios. Os valores informados à justiça eleitoral corresponde ao ano de 2006, momento do registro da candidatura. Fonte: Congresso em Foco, com base em dados da Justiça Eleitoral.
SENADOR: Eunício Oliveira (PMDB) – 36.737.673,10 R$
DEPUTADO: Aníbal Gomes (PMDB) – 6.805.631,36 R$
DEPUTAO: Manuel Salviano (PSD) – 6.684.885,57 R$
DEPUTADO: Genecias Noronha (PMDB) – 4.664.525,98 R$
DEPUTADO: Danilo Forte (PMDB) – 2.384.149,64 R$
DEPUTADO: André Figueiredo (PDT) – 2.139.856,63 R$
DEPUTADO: Arnon Bezerra (PTB) – 2.006.879,63 R$
DEPUTADO: Gorete Pereira (PR) – 1.694.976,52 R$
DEPUTADO: Ariosto Holanda (PSB) – 1.298.498,17 R$
DEPUTADO: Pe. Zé Linhares (PP) – 990.314,00 R$
SENADOR: José Pimentel (PT) – 972.353,38 R$
DEPUTADO: Artur Bruno (PT) – 911.411,35 R$
DEPUTADO: Mauro Benevides (PMDB) – 854.559,42 R$
DEPUTADO: Raimundão (PMDB) – 787.029,98 R$
DEPUTADO: Vicente Arruda (PR) – 761.867,82 R$
DEPUTADO: Raimundo G. de Matos (PSDB) – 556.210,57 R$
DEPUTADO: Antonio Balhmann (PSB) – 534.808,53 R$
DEPUTADO: José Guimarães (PT) – 443.490,02 R$
DEPUTADO: Edson Silva (PSB) – 386.903,00 R$
DEPUTADO: João Ananias (PCdoB) – 349.194,00 R$
SENADOR: Inácio Arruda (PCdoB) – 243.750,32 R$
DEPUTADO: Chico Lopes (PCdoB) – 139.905,00 R$
DEPUTADO: José Airton Cirilo (PT) – 114.701,59 R$
DEPUTADO: Eudes Chavier (PT) – 97.329,91 R$
DEPUTADO: Domingos Neto (PMDB) – 53.450,20 R$



Fonte: Congresso em Foco via Sobral de Prima

Arquidiocese de Manaus diz que vai à justiça contestar balada 'M.I.S.S.A'

Integrantes de grupos da Renovação Carismática Católica (RCC) de Manaus iniciaram na internet uma campanha contra a realização de uma festa da M1 Eventos chamada M.I.S.S.A (Movimento dos Interessados em Sacudir Sua Alma), evento que está causando polêmica na rede mundial de computadores. A balada, prevista para ocorrer dia 7 de dezembro, pretende reunir pelo menos cinco mil jovens em um resort da capital na véspera do feriado estadual de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas.
Para o secretário do Grupo de Oração Jovem Nossa Senhora de Pentecostes, Roberto Júnior, os jovens católicos estão encarando o nome da balada como uma afronta e "falta de respeito" à religião. "A missa é o ápice da nossa fé e está no centro da nossa vida comunitária cristã", disse, acrescentando que "a festa é uma espécie de profanação do sagrado".
Roberto critica ainda o uso de elementos e figuras da religião católica na festa. "Na balada, eles fazem o uso das vestimentas de padres e freiras para recepcionar os participantes da festa. Além disso, há um fotógrafo fantasiado de Papa e a mesa utilizada pelo DJ é decorada para dar a entender tratar-se de um altar. Uma ofensa!", ressaltou.
Como forma de repúdio à festa, os jovens da RCC criaram a campanha "Eu Sou Contra, Contra o Evento M.I.S.S.A - M1 Eventos", que chegou à maior rede social da internet nesta quarta-feira (9). Até a hora de publicação desta reportagem do G1, a manifestação contava com a adesão de 554 pessoas. Já na página oficial do evento, na mesma rede social, 256 já haviam manifestado interesse em participar.
Para reforçar a campanha, os jovens também criaram uma petição pública on-line, que deve ser encaminhada ao Ministério Público do Amazonas, com intuito de barrar a realização da festa. Uma versão impressa do documento também já está sendo distribuída entre as paróquias da capital. "O nosso objetivo é coletar pelo menos dez mil assinaturas", disse Roberto.
Em nota, a Arquidiocese de Manaus diz que o evento M.I.S.S.A. ofende os direitos de personalidade da instituição Igreja Católica além do direito de imagem e honra da mesma. "Cumpre-se ressaltar que tal festa viola o artigo 208 do código penal, visto que o mesmo considera como crime de vilipendio público de ato ou objeto de culto, todo ato atentativo contra os objetos de devoção religiosa, bem como, as imagens relíquias, como também, os que se destinam a manifestação do culto", diz trecho da nota.
A instituição acrescenta ainda está providenciando as medidas judiciais cabíveis para que a sua identidade, direito de imagem e a proteção dos objetos de culto sejam respeitados. O objetivo é "garantir que seus fiéis não sejam ofendidos por um evento que fere o princípio da liberdade religiosa e reforça preconceito".


A reportagem do G1 procurou a M1 Eventos, mas a empresa não quis se pronunciar naquele momento. Mais tarde, o empresário Marcelo Alex Nunes, proprietário da empresa, se manifestou por meio de sua página do facebook, dizendo que o evento não desrespeita os católicos. "Durante a festa não há qualquer menção ou manifestação desonrosa, por menor que seja à Igreja Católica ou qualquer outra corrente religiosa", afirma, por meio de nota.
O evento, que já ocorre há dois anos no Rio de Janeiro (capital), já passou também por Niterói, Búzios, Angra dos Reis, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Fortaleza, Maceió, Natal,Teresina e Salvador, reunindo um total de mais de 130 mil participantes em 33 edições por todo o Brasil.

Fonte: G1

Segunda etapa da campanha de vacinação anti-rábica é realizada neste mês

    Começou no último sábado (12) e tem duração de um mês a segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica deste ano. A primeira etapa foi realizada em 85 municípios, incluindo a Capital, e deixou 884.469 cães e gatos imunizados contra a raiva. Agora, na segunda etapa, a meta é vacinar nos três mil postos de 100 municípios 609.193 animais. Um aviso aos donos dos animais: são vacinados cães e gatos sadios e com mais de três meses de vida das 8 horas às 17 horas. Vários postos são disponibilizados pelos municípios para vacinar os animais.

        A Secretaria da Saúde do Estado quer com a segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica reduzir os riscos de transmissão da raiva. No ano passado,  foram registrados dois casos de raiva humana, sendo um em Chaval e o outro em Ipu. Em Chaval, o animal agressor foi um cão. Já em Ipu o agressor foi o sagui. Animal silvestre, que deve ser mantido fora do convívio humano, o sagui também agrediu e transmitiu raiva em São Luiz do Curu, no ano de 2005, e Camocim, em 2008. Foi um caso em cada município. Em caso de dúvidas, é só procurar a Secretaria de Saúde do Município de sua cidade.

MUNICÍPIOS DA SEGUNDA ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO - BAIXO ACARAÚ:

CRES
MUNICÍPIO


12ª
Acaraú
Bela Cruz
Cruz
Itarema
Jijoca de Jericoacoara
Morrinhos


Moda artesanal é mostrada em Jeri

Desfile revelou novas tendências - Divulgação
         Foi realizado, no dia 29 de outubro, na Casa Cor (Fortaleza-CE) um desfile com peças das coleções elaboradas pelas crocheteiras e costureiras da Praia de Jericoacoara (CE), desenvolvidas pela Associação dessas profissionais juntamente com o Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do projeto "Destinos referência em segmentos turísticos de sol e praia". 
        Numa mescla de sofisticação e modernidade, peças de artesanato e releituras de novas tendências, as modelos desfilaram com peças que demoraram meses para serem confeccionadas. A iniciativa demonstra uma nova tendência na produção artesanal da praia. Batizada de "Mundo Jeri", a coleção trouxe peças diferenciadas, que encantaram o público e agregaram valor ao artesanato de Jijoca de Jericoacoara (CE). 
         O desfile teve como objetivo divulgar o trabalho de crocheteiras e costureiras da comunidade, desenvolvido em parceria com designers e consultores. Executado pelo Sebrae, o projeto  envolveu diversas ações, como: elaboração de plano de marketing de Jericoacoara, realização de inventário turístico, apoio a comercialização do destino e fortalecimento da produção associada ao turismo. No caso específico dessa última ação, criaram-se condições para que a comunidade resgatasse suas tradições e suas raízes culturais.

Campanha de vacinação anti-rábica foi realizada em Cruz

Vacina previne transmissão da raiva

         No último dia 12 de novembro, a Prefeitura de Cruz (CE), na região do Baixo Acaraú, através dos Setores de Vigilância Sanitária e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o dia “D” de Vacinação Anti-rábica para cães e gatos. O principal meio da prevenção da raiva humana é através da vacinação. Contudo, foram vacinados todos os animais a partir de três meses de idade. O uso dessa vacina é exclusivo para cães e gatos e não são vacinados animais que estejam adoentados.
         A vacina anti-rábica é gratuita e serve para prevenir os animais domésticos do vírus da raiva e qualquer animal acima dos três meses de idade pode ser vacinado, sem contra-indicação excluindo-se aí os animais adoentados. Vacinar, além de contribuir para manter erradicada a raiva, é também um ato de amor para com o animal de estimação.
         As vacinas foram aplicadas na Praça dos Três Poderes, no Centro de Saúde Dr. Lúcio Alcântara, Posto de Saúde dos Tucuns e Ponto de Apoio das Endemias.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Luto em Sobral

 
Sobral amanhece de luto, a morte do Radialista e vereador da cidade de Sobral, José Maria FÉlix ,ocorrido na madruga desta segunda-feira , dia 14 de novembro de 2011, deixa uma profunda lacuna na cidade de Sobral e na Região Noroeste do Estado do Ceará.

A MORTE:
SÁBADO, Pela manhã o Radialista, José Maria Félix,viaja com seu amigo, Franzé Loiola para a cidade de Santana do Acaraú,com objetivo de mostrar uma fazenda ao amigo para uma futura compra.
Por volta das 14h retornou a Sobral e foi almoçar com o amigo na churrascaria do Veras, logo após o almoço deixou o amigo Franzé em Casa.
Às 16h foi para centro de Sobral, para o salão de beleza para cortar o cabelo,onde num determinado momento sentiu-se mal e foi levado para o Hospital do Coração.
Foi atendido no hospital do Coração sendo internado no setor de UTI.
Domingo:
Permanecia do setor de UTI do HC, inclusive recebendo vista da família. É importante salientar que o radialista estava com infecção gastrointestinal (informações de amigos e família).
Durante todo o dia esta com a saúde estável inclusive sua transferência da UTI deveria acontecer nas primeiras horas dessa segunda-feira dia 14.
Por volta das 2h10min tomamos conhecimento de seu falecimento da UTI do HC.
Acompanhamos o translado do corpo do Hospital do Coração para a Funerária São Francisco por volta das 3h45min

Sepultamento:
O corpo do Radialista vai permanecer na funerária até 8 horas da manhã, quando vai para o local de velório da referida funerária no centro da cidade de Sobral. Ainda pela manhã deverá ser transladado para a Câmara Municipal de Sobral e a tarde as 16h, missa de corpo presente na Igreja da Sé e logo em seguida o sepultamente no Cemitério São Francisco.
Maiores informações a qualquer momento.
Revisão do SPN: Ronyere Gomes.
Fonte: SPN

domingo, 13 de novembro de 2011

Várias autoridades, empresários e Chefs participam do segundo dia de Festival

Livino Sales mostrando as dependências ao Governador

         Neste sábado (12/11), vários momentos marcantes abrilhantaram o segundo dia do III Festival Internacional do Camarão e do III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, organizado pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN). As atividades acontecem até este domingo na fazenda Cacimbas em Acaraú (CE). Pela manhã, foi realizada a reunião da Câmara Setorial do Camarão, sob a coordenação de Cristiano Maia, presidente da Associação Cearense dos Criadores de Camarão (ACCC). Em seguida, os professores Juliana Oliveira de Freitas e Adram Lheto dos Santos, da Escola Profissionalizante de Acaraú, ministraram palestra sobre “farinha de resíduo do beneficiamento da cauda de lagosta na indústria de pesca”.
Encerrando as atividades da manhã, Maria Socorro Sousa Lima, procuradora do Município de Itarema e advogada da ACCN, proferiu a palestra sobre “O direito adquirido e o licenciamento ambiental sob a ótica da carcinicultura”.
Representantes de várias instituições participaram da mesa redonda
No período da tarde, aconteceu uma mesa redonda com o tema “Desafios para sustentabilidade da carcinicultura marinha cearense no século XXI”. Participaram Ricardo Campos, assessor de Flávio Bezerra, Secretário Estadual de Pesca; Evandro, representante da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace); Dr. Cristiano Maia, presidente da Associação Cearense dos Criadores de Camarão (ACCC); Márcio Bezerra, professor da área de Recursos Pesqueiros e Aquícolas do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Na visão de grande parte da mesa, a carcinicultura hoje desenvolve-se de uma forma mais sustentável. Evandro defendeu: “A água que sai da fazenda de carcinicultura, na atualidade, sai melhor do que entra”, defendeu”. E o professor Marcio do IFCE ressaltou a importância do constante diálogo entre o poder público e a iniciativa privada para que essa realidade perdure.
Também fez parte da programação workshops gastronômicos com Ivan Prado, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Chef Fábio Barbaglini e Chef Emmanuel Ruz, momento em que os participantes puderam degustar pratos feitos a base de camarão desses renomador profissionais, Chefes de cozinha de conhecidos restaurantes. 
O empresário Livino Sales foi agraciado à noite no estande do IFCE, com um troféu de reconhecimento pela ACCN ter conseguido obter em 2011 o selo de Denominação de Origem ao camarão da Costa Negra. “Estou muito emocionado. É a primeira placa que recebo. Meu muito obrigado”, revelou em seu discurso.
A fazenda Cacimbas contou com a presença do ilustre governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, que foi recepcionado pelo empresário Livino Sales e seu filho, Rubens Sales. O Chefe do Executivo estadual visitou os estandes montados na fazenda, conversou com os organizadores e prestigiou a estrutura montada para este que é um dos maiores eventos gastronômicos do país.
Empresário Livino levanta orgulhoso troféu do IFCE
À fazenda, acorreram também autoridades locais, como o presidente da Câmara Municipal de Acaraú, Paulo Andrade, além de representantes de órgãos ambientais, instituições de ensino e empresários do setor.
Na fazenda, à noite, ocorreu show cultural com Luciano Bruno e Dona Zefa, na Praça de Alimentação, tendo sido conferido por várias pessoas de fora da região, atestando a importância do evento para o movimento da cadeia do Turismo. Na praça do Centenário, no centro de Acaraú, a grande massa animou-se com a apresentação das bandas de forró.
Neste domingo, o Festival chega ao fim da sua 3ª edição com muitas emoções. A partir das 17h, haverá os workshops, julgamento de pratos, e à noite, a partir das 21h, show com a banda Os Águias de Barbalha na Praça de Alimentação. Durante o dia, a população pode visitar os estandes, onde podem pegar brindes e degustar produtos oferecidos por várias instituições parceiras do evento.