sábado, 29 de outubro de 2011

Escola de Acaraú conquista 2º lugar em Olimpíadas Escolares

Mais uma vez a Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffone de Sousa (Acaraú-CE) vem ganhando destaque a nível estadual. 12 estudantes da  unidade de ensino conquistaram o 2º lugar nas Olimpíadas Escolares 2011. Os alunos, que foram treinados pela professora da disciplina de Educação Física da escola, Ildiana Azevedo, se preparam para a próxima etapa que será realizada no Maranhão.

As Olimpíadas Escolares do Ceará, organizadas pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc) com apoio das Federações Amadoristas, têm o objetivo de diminuir a evasão escolar, possibilitar a permanência do aluno na escola, promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado e revelar novos talentos.
 Anualmente, os ideais de inclusão social pelo esporte, de complementação da educação pedagógica nas escolas e de revelação de novos valores renovam-se com a realização das Olimpíadas Escolares do Ceará.
 O evento no Estado é disputado em treze modalidades (masculino e feminino): atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Sindsep apresenta posto no distrito de Aranaú

Filial do Sindsep/ Acaraú no distrito de Aranaú - Arquivo: Sindsep


         O Sindicato dos  Servidores Públicos de Acaraú-CE (Sindsep), no Baixo Acaraú, agora dispõe de um posto no distrito de Aranaú (Acaraú). O prédio do Sindicato, situado próximo ao Posto dos Correios, funcionará como um ponto de apoio aos servidores associados. No novo espaço, há sala de reuniões, com acesso a internet e comunicação móvel. No local, os servidores podem esclarecer suas dúvidas, recorrer a seus direitos e fazer reclamações. O responsável pelo atendimento no posto de Aranaú será o professor Antônio Evandro, que é Vice-Presidente do Sindicato.  
         Para o Presidente do Sindsep do Município, Valdeci Santos, o grande objetivo com a instalação do novo posto é “reforçar os elos entre sindicato e sindicalistas, sempre acreditando que Unidos somos força”. Esse foi o seu lema de campanha quando concorreu à presidência da entidade, conquistando a vitória no pleito em junho deste ano.
Fundado em 04 de junho de 2005, tem como objetivo fundamental de lutar e defender os interesses dos servidores, assim como a dignidade do cidadão acaruense.

Baixo Acaraú é beneficiado com Programa de Qualificação Profissional

Com o objetivo de qualificar mão de obra para a cadeia produtiva do Turismo, principalmente com o advento da Copa do Mundo de 2014, o Governo do Estado do Ceará, conjuntamente ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) promovem a oferta de mais de 18 cursos na área.
A iniciativa faz parte do Programa de Qualificação Profissional e Empresarial para a cadeia produtiva do Estado. Estão sendo investidos mais de R$ 6 milhões, capacitando mais de 7.200 profissionais do Turismo em 14 Municípios. Dentre estes, são atendidos Itarema, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, situados na região do Baixo Acaraú. A previsão é que sejam realizadas mais de 35 mil matrículas em mais de 52 atividades, por ano e mais de 105 mil até 2014.
Há cursos para capacitar o profissional para atuar em várias funções: gestor de pequenos hotéis e pousadas, recepcionista em meios de hospedagem, recepcionista de eventos, bartender, cozinheiro básico, garçom, organizador de eventos, entre outros.
Aos interessados, os cursos são gratuitos, por meio do Programa Social de Gratuidade (PSG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (85) 3452 7005.

Comarcas de Cruz e Jijoca funcionam neste final de semana

As Comarcas cearenses de Cruz e de Jijoca de Jericoacoara, situadas na região do Baixo Acaraú, estão entre os 20 núcleos regionais que funcionarão neste final de semana. No 14º Núcleo Regional Unidade/Comarca: Vara Única de Jijoca de Jericoacoara, o juiz plantonista é o Dr. César de Barros Lima.  Já no 15º Núcleo Regional Unidade/Comarca: Vara Única de Cruz, o juiz plantonista é o Dr. Fernando de Souza Vicente. Além dos 20 Núcleos, funcionam o Tribunal de Justiça e o Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza. O objetivo da iniciativa da justiça cearense é garantir a agilidade dos serviços prestados a população. 

Repercute na mídia Estadual:Programa da FM Acaraú sai do ar sem explicações para os ouvintes

O programa “Vale do Acaraú Noticias”, que era veiculado diariamente, a partir das 6h30min, na FM Acaraú (91.5), não está mais no ar. A direção da emissora não informou aos ouvintes da atração, uma das maiores audiências do horário no Baixo Acaraú. A produção do programa , sob comando do radialista Wandick Mesquita, promete divulgar uma nota sobre os motivos.
O que se comenta é que houve ingerência política. A direção da emissora vem recebendo fortes criticas e o deputado estadual Manuel Duca (PMDB) está com uma peleja judicial envolvendo outro programa dessa FM, no caso “A Voz do Vale”.
Esse tipo de situação mostra há quantos anda a situação dos radialistas que trabalham no Interior. Se optam pelo rádio serviço e democrático, acabam alvos de perseguição ou censura. E é porque a campanha eleitoral 2012 nem começou com força total.


FONTE: BLOG DO ELIOMAR DE LIMA

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Programa Vale do Acaraú Noticias, não está mais no ar pela Acaraú FM 91.5

O programa Vale do Acaraú Noticias que estava ao ar diariamente as 06h30min, um dos Programas de Maior audiência no Baixo Acaraú, não está mais no ar. Devido a não oportunidade por parte da direção da emissora de informar aos ouvintes do horário do fim do programa. Em breve a equipe do programa estará publicando uma NOTA oficial sobre os motivos do desconforto acontecido entre a equipe e a direção da Emissora, que vem recebendo fortes criticas na Câmara Municipal de Acaraú e pelo Deputado Estadual Duquinha, que está entrando na Justiça pedindo direito de resposta a um comentário que foi feito no programa de meio dia  "a voz do vale".


Em tempo: segundo a produção do Vale do Acaraú Noticias um dos motivos seria a censura por parte da direção da Emissora de uma entrevista de um deputado Estadual e outros motivos.







Bela Cruz realiza Festa do Caju neste final de semana

         Neste final de semana, 29 e 30 de outubro, acontece a tradicional Festa do Caju,em Bela Cruz (CE), cidade da região do Baixo Acaraú. A animação fica por conta das bandas Amor Cearense, Stillus e Mexe Mais e será escolhida a Rainha do Caju 2011. O evento acontece no Centro de Convenções Manoel Severiano Ramos. 
         Na ocasião, haverá exposição de produtos derivados do caju. A primeira edição da festa ocorreu em 26 de outubro de 1967 e desde então vem se realizando a cada último sábado de outubro. Com apoio da Prefeitura de Bela Cruz, é considerada a maior e mais antiga do Vale do Acaraú.
         Conforme o assessor de comunicação da Prefeitura de Bela Cruz, promotora do evento, "a Festa é o momento em que acontece o reencontro das famílias belacruzense e amigos de todo Ceará e regiões vizinhas. É neste período em que cresce a população flutuante e a cidade se transforma em grande alegria".

Convenção é realizada em Acaraú

O PMDB de Acaraú, município do litoral Leste do Ceará, realiza convenção nesta sexta-feira (28), ocasião em que Paulo Sérgio Gomes de Andrade, que é Presidente da Câmara Municipal, será reeleito como presidente do diretório municipal da sigla.
O evento conta com as participações do senador Eunício Oliveira, do deputado federal, Aníbal Gomes e do vice-governador Domingos Filho.

Diocese de Sobral ganha paróquia

Sobral A Diocese de Sobral ganha, a partir de amanhã, a sua 38ª paróquia. É a de Coração de Jesus, nesta cidade, que deixa de ser capela da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio. A festa de instalação da nova paróquia será, às 19 horas, com a leitura do decreto diocesano pelo bispo dom Odelir José Magri. Na oportunidade, será empossado como primeiro pároco da Coração de Jesus, padre Francisco Alves Magalhães.

Com a ida de Francisco Alves Magalhães para a Paróquia do Coração de Jesus, a Diocese começa a fazer o rodízio de padres. O vigário geral da Diocese de Sobral, monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes, revela que padre Magalhães deixa a Paróquia do Patrocínio pela de Coração de Jesus. Outras quatro mudanças foram anunciadas pelo chanceler da Diocese, padre Nonato Bastos. Padre José Fábio Mota deixou a Paróquia de São Paulo Apóstolo e deve ser transferido para uma outra paróquia ainda não definida. Em seu lugar assumiu, na São Paulo Apóstolo, padre Zenóbio Gomes Silveira.

Padre Marcos Neves de Oliveira fica na paróquia de Massapê até o próximo domingo (30), quando às 19 horas haverá uma missa de despedida. No dia 6 de novembro, padre Marcos assume a paróquia de Freicheirinha. Padre Nicodemos de Sousa sai dia 30 de Freicheirinha e vai para Massapê e depois se aposenta em Aranaú (Acaraú).

"Estarei completando um ano, na Diocese, em 12 de dezembro. E agora me sinto mais a vontade. Mais em casa. Conheci a realidade da Diocese e começamos a fazer mudanças de alguns padres de paróquias", revela dom Odelir. Sobral passará a contar com nove paróquias, sendo seis na sede e três nos distritos. As paróquias da sede são a nova Coração de Jesus, da Sé, Nossa Senhora do Patrocínio, São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora de Fátima e Ressurreição. As três outras paróquias estão localizadas nos distritos de Aracatiaçu (paróquia de Santo Antônio), Jaibaras (paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus) e Taperuaba (paróquia de Nossa Senhora do Carmo).

A Diocese de Sobral, que vai completar em 10 de novembro próximo, 96 anos, foi criada pelo papa Bento XV pela bula Catholicae Relligioni Bonun, desmembrando Sobral da então Diocese de Fortaleza. A Diocese Sobralense tem uma abrangência em 28 cidades da Zona Norte do Ceará com 38 paróquias.

12 paróquias novas
Nos últimos cinco anos foram criadas pela Diocese de Sobral 12 novas paróquias. Tem paróquias ainda em Forquilha, Santa Quitéria, Ipu, Hidrolândia, Groaíras, Martinópole, Marco, Bela Cruz, Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacora, Morrinhos, Mucambo, Meruoca, Coreaú, Santana do Acaraú, Massapê, Cariré, Reriutaba, Senador Sá e Frecheirinha.

A nova paróquia já nasce grande. A Coração de Jesus tem abrangências 11 bairros.

MAIS INFORMAÇÕES
Diocese de Sobral
Praça Quirino Rodrigues, 76
Bairro: Centro
Telefone: (88) 3611.0545

Lauriberto Braga
Repórter
Diário do Nordeste

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cearense é sucesso na Internet e participa de programa do SBT

O estudante cearense de Russas, Dheymerson Lima, 11, virou sucesso na Internet depois que postou um vídeo dublando a música “Pintinho Piu”. Até às 14h14min desta quarta-feira, 26, a publicação no YouTube contabilizava 2.336.386 visualizações.
Após participar de programas locais, o menino viajou para São Paulo, e esteve na terça-feira, 25, no Programa do Ratinho, no SBT. Ele também deverá ser atração do programa da Eliana, na mesma emissora.
Assista ao vídeo:

Eliomar

Divulgada programação do III Festival Internacional do Camarão

Visão aérea da Fazenda Cacimbas - divulgação
         Já encontra-se disponível no site www.accn.org.br da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) a programação, chef's e atrações da terceira edição do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra (“Grand Shrimp Festival”) e do III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste. Ambos eventos acontecerão este ano entre os dias 11 e 13 de novembro na Fazenda Cacibas, em Acaraú, Ceará, com a presença de renomados “chefs” de cozinha nacionais e internacionais e palestras técnicas e científicas de categorizados especialistas para empresários e pessoas do setor. 

         Nos três dias do evento haverá reunião da Câmara Setorial do Camarão, palestras sobre Arranjos Produtivos Locais da carcinicultura do litoral oeste, julgamento de pratos feitos à base de camarão pelos “chefs” convidados e o casamento desse crustáceo com vinhos e outros ingredientes. Cursos rápidos para pessoas interessadas e “workshops” gastronômicos também estão previstos. No site da accn, já é possível inscrever-se para participar das palestras e workshops disponíveis. 
         No Festival, será entregue o Troféu Mérito Costa Negra aos agraciados de 2011, além do momento ímpar do lançamento do Selo de Indicação Geográfica, que aponta o camarão produzido na Costa Negra como diferenciado de qualquer outra região, pela qualidade nutritiva e geográfica.  
         Entre os Chefs internacionais convidados para o Festival Gastronômico,estão Paolo Caldana, Presidente Mundial da Federazione Italiana Cuochi, Patrick Martin Vice Presidente Internacional – Le Cordon Bleu, Bruno Stippe, Presidente Brasil – Federazione Italiana Cuochi, Carlos Soares, Segretario Generale – Brasil – Federazione Italiana Cuochi.
          A animação do evento fica por conta dos artistas Sidney Magal, Luciano Bruno, Rubbeur Soul, Dona Zefa, Os Águias de Barbalha, entre outras atrações.

Confira a programação:

DIA 11 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA

11/11/2011
08h00 | Missa
LOCAL:
Capela Nossa Senhora dos Navegantes
09h00 | Inscrições e Credenciamento
LOCAL:
Secretaria
10h00 | Solenidade de Abertura do III Festival Internacional do Camarão da Costa Negra
LOCAL:
Auditório Principal
14h00 às 15h00 | PALESTRA:
Microzoneamento Costeiro da Costa Negra, Ceará. Metodologias e primeiros resultados
PALESTRANTE:
Márcio Costa Fernandes Vaz dos Santos – engenheiro ambiental, professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão – UFMA
LOCAL:
Auditório Principal
15h00 às 16h00 | PALESTRA:
CERTIFICAÇÃO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA: Uma estratégia de inserção no mercado para o APL de carcinicultura da Região Costa Negra
PALESTRANTE:
Elda Fontineli Tahim – Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC
LOCAL:
Auditório Principal
16h00 às 17h00 | PALESTRA:
Políticas de Desenvolvimento da Aquicultura Brasileira
PALESTRANTE:
Dr. João Felipe Nogueira Matias – Secretário de Planejamento e Ordenamento do Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA
LOCAL:
Auditório Principal

DIA 12 DE NOVEMBRO – SÁBADO

12/11/2011
09h00 | Reunião da Câmara Setorial do Camarão
COORDENAÇÃO:
Cristiano Peixoto Maia – Presidente da Associação Cearense de Criadores de Camarão (ACCC) e Presidente da Câmara Setorial do Camarão (ADECE)
LOCAL:
Auditório Principal
10h00 às 11h00 | PALESTRA:
Farinha de Resíduo do Beneficiamento da Cauda de Lagosta na Indústria de Pesca
PALESTRANTE:
Juliana Oliveira de Freitas – Professora da Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, Acaraú-CE
PALESTRANTE:
Adram Lheto dos Santos – Professor da Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, Acaraú-CE
LOCAL:
Auditório Principal
11h00 às 12h00 | PALESTRA:
O Direito adquirido e o Licenciamento Ambiental sob a Ótica da Carcinicultura
PALESTRANTE:
Maria Socorro Sousa Lima – Procuradora do Município de Itarema, professora, advogada da ACCN
LOCAL:
Auditório Principal
14h00 às 15h00 | PALESTRA do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial: tema a definir
PALESTRANTE:
a confirmar
15h00 às 17h00 | MESA REDONDA:
Desafios para sustentabilidade da carcinicultura marinha cearense no século XXI

Flávio Bezerra da Silva – Secretário de Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará
Márcio Costa Fernandes Vaz dos Santos
– Engenheiro ambiental, professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão – UFMA
Pedro Henrique Martins Lopes
– Engenheiro de pesca, Coordenador da Comissão Técnico-Científica do III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste
Márcio Alves Bezerra
– Coordenador de Extensão do IFCE
Luis Parente Maia
– Diretor do LABOMAR – Instituto de Ciências do Mar
Cristiano Peixoto Maia
– Presidente da Associação Cearense de Criadores de Camarão (ACCC) e Presidente da Câmara Setorial do Camarão (ADECE)
LOCAL:
Auditório Principal
17h00 | Workshop Gastronômico
LOCAL:
Auditório WORKSHOP

DIA 13 DE NOVEMBRO – DOMINGO

13/11/2011
17h00 | Workshop Gastronômico
LOCAL:
Auditório WORKSHOP

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

DIA 11 DE NOVEMBRO
20h00
| Festival Gastronômico:
Julgamento dos Pratos

21h00 | Show com as Bandas:
Dona Zefa e Sidney Magal
LOCAL:
Praça de Alimentação da Fazenda Cacimbas
DIA 12 DE NOVEMBRO
20h00
| Festival Gastronômico:
Julgamento dos Pratos

21h00 | Show com as Bandas:
Luciano Bruno e Rubber Soul
LOCAL:
Praça de Alimentação da Fazenda Cacimbas
DIA 13 DE NOVEMBRO
20h00
| Festival Gastronômico:
Julgamento dos Pratos e Premiação do Grande Vencedor do III Festival Internacional do Camarão da Costa Negra

21h00 | Show com a Banda:
Os Águias de Barbalha
LOCAL:
Praça de Alimentação da Fazenda Cacimbas


[+] Maiores informações: 
www.accn.org.br



Colégio Virgem Poderosa realiza Caminhada Ecológica

         “Todo Mundo Muda o Mundo”. Com este tema, o Colégio Virgem Poderosa (Acaraú-CE) promove a X Feira Cultural, cuja abertura acontecerá às 19h de hoje na escola, situada vizinho à igreja matriz. Na Feira, a população é convidada a visitar stands, apresentações artístico-culturais. As visitações podem ser feitas das 16h às 19h, na quadra da escola. Como parte das atividades da Feira, a escola realizou uma caminhada ecológica na manhã desta quinta-feira (27/10)  pelas ruas da cidade. O objetivo foi levar a uma conscientização ambiental, através de músicas, cartazes e a empolgação dos alunos.

Aulas do IFCE em Acaraú são retomadas após paralisação


Fachada do campus de Acaraú do IFCE
Em assembleia realizada no dia 26 de outubro, os servidores do campus de Acaraú (CE) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) decidiram pela suspensão da greve e retorno imediato às aulas. Dos 48 servidores que compareceram a assembleia, ocorrida no auditório do campus, 29 votaram pela suspensão, 7 pela manutenção e 12 se abstiveram. As aulas retornarão na próxima segunda-feira, dia 31 de outubro e seguirão o calendário letivo organizado antes da paralisação.
Novo calendário será elaborado em consonância com a Reitoria do IFCE, de acordo com as necessidades do campus de Acaraú, incluindo sábados letivos e recessos. O mesmo será divulgado tão logo seja finalizado. A Direção Geral reforçou que “nenhum aluno será prejudicado em virtude da paralisação e nos comprometemos em elaborar um novo calendário de acordo com as necessidades de toda a comunidade acadêmica”.
A paralisação do campus, coordenada pelo Sindicato dos Servidores do IFCE (Sindisifce), com apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sinasefe), apresentou como motivação o reajuste salarial, a reestruturação da carreira e a ampliação dos concursos públicos, entre outras causas. Dúvidas sobre o retorno das aulas do campus podem ser esclarecidas pelo telefone (88)3661.1682.

Itarema participa de Conferência de Juventude

         Jovens de Itarema (CE), cidade da região do Baixo Acaraú, além de tantos outros oriundos de mais 18 municípios do Norte cearense, participaram da II Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude do Ceará, etapa Territorial do Curu e Aracatiaçu. No evento, que aconteceu na cidade de Itapipoca, no dia 26 de outubro, os jovens apresentaram propostas, reivindicações e demandas em relação às Políticas Públicas de Juventude (PPJ).    
         O evento tem por objetivo debater e avaliar temas de interesse coletivo, tendo como tema principal Juventude e Desenvolvimento. A Conferência é organizada pela Coordenação Especial de Políticas Públicas de Juventude do Governo do Estado (Conjuv). 
         Além de Itarema, participaram jovens dos seguintes municípios: Itapipoca, Amontada, Apuiarés, General Sampaio, Itapajé, Irauçuba, Miraíma, Paraipaba, Paracuru, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.

Maiores informações sobre a Conferência e como se inscrever:
www.ceara.gov.br – acessar o link  “II Conferência de Juventude”

Salão Territorial do Litoral Extremo Oeste aconteceu neste mês em Acaraú

Evento reuniu representantes do Extremo Oeste. Fonte: SDA
         Entre os dias 18 e 19 de outubro, aconteceu o I Salão Territorial do Litoral Extremo Oeste no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Acaraú (CE). No encontro ocorreu o lançamento do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) e debate sobre gestão e controle social das políticas públicas. Foram discutidas também a restruturação dos Comitês Territoriais e a preparação para a realização do II Salão Estadual dos Territórios.Participaram representantes dos 12 Municípios que integram o Território: Acaraú, Marco, Morrinhos, Bela Cruz, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Granja, Martinópole, Uruoca, Camocim, Barroquinha e Chaval.
       O evento foi organizado em dois momentos. No primeiro dia aconteceu um debate sobre Gestão e Controle Social das Políticas Públicas para um Brasil sem miséria e o lançamento do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável – PTDRS.
          E ainda, o trabalho em grupo pelos Eixos Temáticos: Educação, Pesca, Produção, Juventude e Meio Ambiente. Onde foram desenvolvidos critérios para formação dos Comitês Temáticos, elaboração de proposições e estratégias e eleição de delegados para o Salão Estadual, previsto para o fim de novembro do ano em curso.
         No dia 19, aconteceu a Plenária – apresentação das propostas de estruturação dos Comitês Temáticos e Setoriais - e a escolha dos representantes para o II Salão Estadual dos Territórios por Município. Encerrando com apresentações culturais, como o Torém dos índios Tremembé.
       O evento Contou com a presença do Secretário Nélson Martins da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado e outras Secretarias Estaduais, dentre elas a Secretaria das Cidades, o Presidente do Instituto Agropolos do Ceará e autoridades Municipais, Estaduais e Federais.

Sessão Solene na Assembleia comemora 43 anos da UVA

Mesa de honra em sessão solene. Arquivo: Assembleia
         Por solicitação do deputado estadual Professor Teodoro (PSDB), a Assembleia Legislativa comemorou na noite do dia 25 de outubro a passagem dos 43 anos da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), sediada no município de Sobral. A data foi celebrada no dia 23. Também foi homenageado o fundador da instituição e seu primeiro reitor, cônego Francisco Sadoc de Araúdo, por seus 80 anos.

         Teodoro, ex-reitor da UVA, disse que este é um momento de homenagem da AL ao papel das universidades e da importância da educação no Ceará, pois, de acordo com ele, estas instituições de ensino vêm fazendo um trabalho importante para que todos os alunos possam chegar ao nível superior.

         O parlamentar citou o cônego Sadoc, segundo o qual Sobral possui duas datas relevantes para seu desenvolvimento: sua emancipação política e o momento em que a cidade tem sua autonomia cultural, com a criação da universidade. teodoro acrescenta uma terceira, a da diocese, em 1915.“O tripé prefeitura municipal, diocese e UVA vem respondendo pelo progresso cultural e social do município”, informou.

         O deputado registrou ainda que, nos últimos dezenove anos, a universidade ampliou de nove para 23 seus cursos de graduação, somente em Sobral, em um trabalho, segundo ele, reconhecido socialmente hoje em todo o Estado. “Na minha gestão como reitor daquela instituição de ensino, formaram-se 50 mil professores, antigos professores leigos”, acrescentou.

         O reitor da UVA, Antônio Colaço Martins, um dos homenageados durante a solenidade com placas comemorativas à data, ressaltou que há 43 anos a UVA deu um salto da possibilidade de ser para uma vida intensa e fecunda. “Professores davam aulas gratuitamente e, com frequência, um livro colhendo colaborações passava pelo comércio de Sobral para a manutenção da universidade”, lembrou.

         Colaço salientou que a peça axial da superação de tantos desafios foi e é o binômio trabalho dedicado e amor operoso, do ex-reitor da instituição, deputado Professor Teodoro. “Esta homenagem é recebida com muita humildade, gratidão e consciência de que, se algo foi feito, foi alcançado com muito trabalho”, concluiu.

         Foram homenageados também com placas alusivas à data o fundador da UVA, Francisco Sadoc de Araújo; o monsenhor Assis Rocha, representando a Diocese de Sobral; o secretário de Governo de Sobral, Luís Fernando Viana Coelho, representando a Prefeitura Municipal de Sobral; o presidente da Comissão Executiva do Vestibular da UVA, professor José Ferreira Portela Melo; a ex-coordenadora das Edições UVA, Maria Norma Maia Soares e a pró-reitora de Cultura da UVA, professora Glória Giovana Saboya Mont’Alverne.

         Além destes, receberam placas comemorativas ao aniversário da universidade o promotor de Justiça Luciano Arruda Coelho, ex-professor da UVA; a vice-reitora da UVA, Maria Palmira Soares de Mesquita e o ex-vice-reitor da UVA e ex-pároco do município de Cruz, monsenhor Manoel Valdery da Rocha.

         Estiveram presentes também à sessão solene os deputados Moésio Loiola (PSD) e Sérgio Aguiar (PSB). Moésio parabenizou a universidade e afirmou que este é um reconhecimento a todos “os operários divinos da educação do Estado do Ceará”.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Conferência discute direitos das crianças e adolescentes em Morrinhos

16 delegados para participarem da conferência regional - Arquivo: Prefeitura
         Discutir os direitos da criança e do adolescente. Esse foi o objetivo da VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizado no dia 24 de outubro na cidade de Morrinhos (CE), na região do Baixo Acaraú. O evento foi realizado pela Secretaria de Ação Social do Município, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, que contou com a participação da comunidade de Morrinhos, teve a presença de representantes do Município e do Conselho Estadual.

Bela Cruz e Morrinhos não apresentam ainda lei para aumento no número de vereadores

As Câmaras Municipais de Bela Cruz e Morrinhos (CE), ambas na região do Baixo Acaraú, estão entre as 22 que não aprovaram ainda a lei ampliando o número de vereadores, segundo dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Essa realidade caminha de encontro ao aumento de 329 vereadores nas Câmaras Municipais em todo Estado.
Ao todo, 96 cidades do Estado já aprovaram as emendas à Lei Orgânica do Município (LOM) que ampliam o número de vereadores, que altera o quantitativo de vereadores inclusive no Baixo Acaraú. O aumento aprovado nas Casas Legislativas do Ceará não atingiu o teto que poderia ser alcançado de mais 441 novas vagas no Estado. O acréscimo é justificado pelo aumento populacional atestado no Censo 2010.
Os gastos com as despesas do Legislativo, incluindo os subsídios dos vereadores, são definidos pela Constituição Federal. Por isso é que, apesar do aumento das vagas parlamentares, o valor do duodécimo não sofrerá aumento. O recurso que as câmaras municipais dispõem para manter seu funcionamento segue a Emenda Constitucional 58, que determina o percentual da arrecadação municipal a ser repassado ao Legislativo, de acordo com o número de habitantes da cidade.

Nº de vereadores nas cidades do Baixo Acaraú antes da Lei:
Município
Nº Vereadores
Acaraú
15
Bela Cruz
13
Marco
11
Morrinhos
11
Cruz
11
Jijoca
11
Itarema
13

Copa Vale do Acaraú de Futebol começa no dia 5 de novembro

         A Copa Vale do Acaraú de Futebol 2011/2012 iniciará no dia 05/11/2011 no Estádio Dedezão, no Município de Itarema (CE). Competem 8 equipes dos seguintes municipios: Acaraú, Amontada, Bela Cruz, Itarema, Jijoca, Marco, Morrinhos e Santana do Acaraú. A competição é organizada pela Liga Acarauense de Futebol em parceria com a Associação das Ligas Esportivas do Vale Acaraú (ALIVA), e conta com o apoio da Federação Cearense de Futebol (FCF). As equipes campeã e vice-campeã e o melhor artilheiro ganharão troféus, medalhas e premiações em dinheiro.

Confira o horário dos jogos:

05.11.2011 - Estádio Dedezão(Itarema)
14:30 hs SUB 17.......ITAREMA X AMONTADA
16:00 hs..................ITAREMA X AMONTADA

12.11.2011 - Estádio Ferreirão(Alpargatas)
14:30 hs SUB 17......MARCO X MORRINHOS
16:00 hs.................MARCO X MORRINHOS

13.11.2011 - Estádio Dedezão(Itarema)
14:30 hs SUB 17......ACARAÚ X JIJOCA
16:00 hs.................ACARAÚ X JIJOCA

19.11.2011 - Estádio Ferreirão(Alpargatas)
14:30 hs SUB 17.....BELA CRUZ X SANTANA ACARAÚ
16:00 hs................BELA CRUZ X SANTANA ACARAÚ
______________________________________________

PREMIAÇÃO:


CAMPEÃO........TROFÉU & MEDALHAS + R$---6.000,00
VICE...............TROFÉU & MEDALHAS + R$---2.000,00
ARTILHEIRO.....TROFEU...........................................
TOTAL................................................R$---8.000,00

LIGAFFI firma parceria com Liga Acarauense de Futebol

         A Liga dos Árbitros de Futebol de Fortaleza e Interior (LIGAFFI) firmou uma parceria com a Liga Acarauense de Futebol, para comandar a arbitragem da Copa Vale do Acaraú de Futebol. A competição inicia no dia 05 de novembro. Serão enviados árbitros da LIGAFFI de cidades do Interior e de Fortaleza. A entidade, com sede em Fortaleza, já foi responsável pela arbitragem de vários jogos em todo Estado.

CREDE de Acaraú realiza V Feira de de Ciências e Cultura

   
        Escola, Espaço de Pesquisa e Diversidade. Esse é o tema da  V Feira Regional de Ciências e Cultura, promovida pela 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE) de Acaraú. O evento, que acontecerá na Escola Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, no Centro do Município, será realizado entre nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. Participarão desta edição da Feira 44 Projetos das Escolas Públicas Estaduais da região da CREDE de Acaraú.

Confira a programação:

31/10
18h - Abertura do evento
18h30min - Concursos de Composição e Interpretação

01/11
Stands abertos à visitação do público nos seguintes horários:
Manhã: das 8:30 às 11:30 h
Tarde: das 14:30 às 17:00 h

18h - Encerramento

Serviço:

Escola Tomaz Pompeu de Sousa Brasil
Rua José Júlio Louzada, 550, Centro (Acaraú - CE)


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Baixo Acaraú é beneficiado com banda larga popular

O objetivo é popularizar o serviço. Arquivo: Divulgação
          Os habitantes dos municípios cearenses de Bela Cruz e  Cruz, na região do Baixo Acaraú, já dispõem do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), idealizado e financiado pelo governo federal. O serviço foi o primeiro a chegar no Ceará e está sendo ofertado pela OI nestas e em mais 100 cidades brasileiras. A intenção do Plano é acelerar a inclusão digital pela rede móvel no Brasil.
        Segundo as normas assinadas entre operadoras de telefonia e internet residencial e Presidência da República, a empresa também concede a velocidade de 1Mbps ao custo de R$ 35 para os brasileiros.
           Já o download está limitado em 500 mega bytes mensais e só será aumentado para 1 giga byte em junho de 2013. A OI ainda informou que o modem e o provedor de acesso à internet serão concedidos aos usuários que assinarem o plano por regime de comodato. A habilitação poderá ser parcelada em dez parcelas de R$ 9,90

Baixo Acaraú é monitorado pela Semace

Praia de Almofala - Itarema/CE - Arquivo da Prefeitura
     Nesta segunda-feira (24/10), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente divulgou boletim de balneabilidade das praias do litoral cearense. Os resultados são referentes ao mês de outubro, mas levam em consideração análises de água realizadas, mensalmente, nos locais de banho desde junho. Todos os pontos analisados estão considerados próprios para banho. Em todo Estado, a Semace analisou 35 pontos de balneabilidade, sendo 13 na região Metropolitana de Fortaleza e 21 pontos no restante do litoral do Ceará.

Confira os pontos monitorados no Baixo Acaraú:
Almofala - Barraca da Lúcia (Itarema)
Arpoeiras - Depois da Barraca "O Gato" (Acaraú)
Jericoacoara - Ancoradouro Restaurante (Jijoca de Jericoacoara)

Cultura nos Bairros estimula o gosto pela música em Cruz


Apresentações ocorrem em outubro. Arquivo: Pref.
         Divulgar as atividades e os instrumentos utilizados pela Banda Municipal Padre Valdery, de Cruz (CE), na região do Baixo Acaraú, junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes nele inseridas. Esse é o objetivo do Projeto Cultura nos Bairros, que é executado pela equipe da banda municipal em parceria com a equipe do CRAS de Cruz. O Projeto pretende contribuir na construção de espaços de socialização da música e alguns instrumentos, com intuito primordial de despertar o interesse das crianças e adolescentes pela música como forma de inserção na sociedade.

Serviço
28/10
Apresentação da Banda de Música – Culminância do Projeto “Tocando o PETI”, apresentação de produções textuais, desenhos e ou cartazes dos alunos do PETI
Local: Espaço da CAPO
Horário: 14h