quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Últimos preparativos para Festival do Camarão em Acaraú

Maquete da Fazenda Cacimbas - Acaraú/CE
         A Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) está em fase final de preparação para o 3º Festival Internacional do Camarão da Costa Negra e do Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, que ocorrerá no período entre 11 a 13 de novembro, na Fazenda Cacimbas, em Acaraú. 
        Estarão presentes ao evento os chefs internacionais:  Paolo Caldana, presidente mundial da Federazione Italiana Cuochi; Patrick Martin, vice presidente internacional Le Cordon Bleu; Bruno Stippe, presidente Brasil da Federazione Italiana Cuochi; Carlos Soares, secretario generale Brasil da Federazione Italiana Cuochi.
         Além dos chefs nacionais: Camila Câmara - Fashion Gourmet (Fortaleza-CE), Bia Leitão - Lautrec (Fortaleza), Liliane Pereira - Vila Mango (Icaraí de Amontada-CE), Thassia Godoi - empresa De Tommaso (Natal-RN), Valdemir Segundo (conhecido como Pará) - Medit (Fortaleza), Stênio Machado - Maee (Fortaleza).
         O evento inclui rodada de negócios, palestras e oficinas, cursos, workshops, aulas práticas, festival gastronômico, animados shows musicais com bandas e artistas locais e nacionais, reunião da Câmara Setorial do Camarão e entrega do Troféu Grand Shrimp Festival aos homenageados durante a solenidade de abertura do evento. Entre outras, as atrações musicais são: Sidney Magal e Banda Dona Zefa, no dia 11, e Luciano Brunno e Bubber Soul, no dia 12.
         O presidente da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), Livino Sales, destaca a importância da parte técnica, com workshops e palestras, como também a gastronomia. "Estamos querendo mostrar o que existe de melhor no setor para fortalecer a carcinicultura e desenvolver o turismo na região". Os visitantes participam de degustação e conhecem a variedade de opções que o segmento oferece.

Morrinhos implanta "Almoço nas escolas"

Alunos almoçando em escola municipal. Arquivo: Prefeitura
          A Prefeitura de Morrinhos (CE), na região do Baixo Acaraú, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implantou desde  a última quarta-feira (28/9) nas unidades de ensino do município o projeto “Almoço nas Escolas”. O cardápio, acompanhado por nutricionista, é variado, incluindo frango, carne, verduras, legumes e frutas. O prefeito Jerônimo Brandão disse que o investimento objetiva melhorar ainda mais o aprendizado dos estudantes da rede municipal de ensino.

Cruz é beneficiada com sessões de cinema

         Todas as quartas-feiras a partir das 18h, a população do Município de Cruz (CE), na região do Baixo Acaraú, está sendo beneficiada com programação especial de cinema, na Biblioteca Pública Municipal Dra Maria Inês de Farias. A promoção é da Prefeitura do Município e tem como apoiadores: APM Paulo Freire, Cine Mais Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. Na próxima quarta-feira (5/10), o público poderá prestigiar as seguintes produções:

A Lente e Janela – Duração: 12min
Sinopse: Uma menina ganha uma câmera de vídeo no Natal e se transforma através da lente e da janela.
Passadouro – Duração: 06min
Sinopse: As transformações dos hábitos e dos costumes no Sertão Nordestino com a chegada da parabólica.
O Maior Espetáculo da Terra – Duração: 15min
Sinopse: Um documentário sobre um circo na corda bamba.
Geraldo Voador – Duração: 10min
Sinopse: Menino de favela com um dom especial acaba se envolvendo com traficantes. Baseado em trabalhos de Will Eisner


Serviço
Endereço da Biblioteca
Rua Pe. Valdery, 364 - Cruz - Ceará Fone: (88) 3660.1757

Cruz promove atividades na Semana Nacional do Idoso

         No próximo dia 1º de outubro, a Prefeitura Municipal de Cruz (CE), na região do Baixo Acaraú, encerrará as atividades em comemoração à Semana do Idoso. À tarde, acontece momento festivo no Lions Clube de Cruz com a visita do Grupo de Idosos do município de Camocim/CE e homenagem das crianças do Projeto Ciranda das Gerações. Nesta semana, estão sendo discutidos assuntos de interesse dos idosos na rádio 6 de abril e estão sendo realizadas atividades físicas. O tema básico deste ano na semana é: “Respeitar o Idoso é Respeitar a Si Mesmo”.

Confira a programação aqui!

Semace implanta novo sistema de fiscalização


      Depois do sistema de atendimento, a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditec) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) está implantando uma nova atualização do sistema integrado Natuur: o módulo de Fiscalização. Esta ferramenta de gerenciamento de dados é direcionada à Diretoria de Fiscalização (Difis) da autarquia, que começou a funcionar em julho de 2010, após a entrada de novos servidores.

        Dentre as principais vantagens do novo módulo estão a geração de relatórios gerenciais das demandas que chegam ao setor na forma de denúncias ou ações de inteligência; mais controle de acesso aos dados; administração dos documentos formatados pelos fiscais, como notificações, autos de infração e termos; e integração de informações gravadas no coletor de dados utilizados durante as fiscalizações. Além disso, o sistema está integrado com a base de dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) referente às autodeclarações para empreendimentos familiares rurais.

        Segundo o Stevens de Castro, gerente do projeto, o módulo também ajudará na agilização do trabalho desempenhado pela ouvidoria da superintendência. “As demandas enviadas aos fiscais poderão ser mais facilmente encontradas no sistema, o qual informará se já foram agendadas para atendimento ou não”, explicou. Dessa forma, as informações poderão ser passadas mais precisamente para o público. Outra vantagem é na organização do tipo de ocorrências que entram na Semace, as quais serão divididas em Presencial, Interna, Por Telefone e Anônimas.

        Quanto às grandes operações, fruto de planejamento estratégico da Difis, também serão beneficiadas pelo novo sistema, pois permitirá a comparação entre o que foi planejado e o que foi executado. “Poderemos avaliar o desempenho do setor e criar indicadores que servirão de parâmetros para ações futuras”, esclareceu o assessor técnico da área Tiago Bessa. Para ele, essa avaliação funciona como “um termômetro de como estamos cumprindo a missão institucional da Difis em termos de resultados”.

Acaraú sediará etapa territorial de Conferência de Juventude

         Acaraú (CE), na região Norte do Estado, será palco de etapa territorial da II Conferência Estadual de Juventude, onde a população jovem acarauense poderá debater e avaliar temas de interesse coletivo, principalmente de interesse da juventude, como as políticas públicas de juventude. 
         As inscrições das etapas territoriais serão feitas, antecipadamente, pelo site: www.ceara.gov.br, lembrando que cada participante só poderá inscrever-se para uma etapa territorial. A confirmação da inscrição ocorrerá após o preenchimento da ficha. Haverá inscrições também em vários órgãos do Governo do Estado do Ceará. No site, você poderá conferir a lista dos locais das inscrições presenciais. Garanta sua vaga.  
        Embora seja uma conferência de juventude, toda a sociedade é convidada a participar. O evento terá com tema principal Juventude e Desenvolvimento.
         Além de Acaraú, acontecerão em outubro etapas territoriais nos municípios de Limoeiro do Norte, Redenção, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Tauá, Quixeramobim, Canindé, Barbalha, Iguatu, Cascavel e Caucaia.