sábado, 24 de setembro de 2011

Acaraú investe em infraestrutura das escolas

         Preocupando-se com o conforto dos 14.500 alunos e 825 professores das 54 escolas da rede municipal de ensino de Acaraú, a Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Educação, tem investido na infraestrutura das escolas, com a finalidade de oferecer amplo conforto e qualidade a comunidade. Neste ano, as unidades de ensino receberam, entre os meses de julho e agosto, 320 ventiladores e 25 bebedouros. Também foi feita a entrega de 34 computadores que auxiliarão nas atividades pedagógicas e administrativas das escolas. Foram ampliadas 13 escolas situadas na sede e na zona rural de Acaraú. Foram construídos e adaptados 29 laboratórios de informática das escolas municipais. No primeiro semestre deste ano, também foram entregues 22 laboratórios de informática, que incluirão os alunos no universo digital. 

João Jaime propõe nome a escola de Juritianha

                   O deputado estadual João Jaime (PSDB) propôs o projeto de indicação  Nº 231/11, que denomina Vicente de Paulo da Costa a Escola de Ensino Médio, no distrito de Juritianha, no município de Acaraú (CE), na região Norte do Estado. 

         Confira o texto original da preposição do Dep. João Jaime :



PROJETO DE LEI Nº 231.11


DENOMINAÇÃO OFICIAL DE“ESCOLA DE ENSINO MÉDIO VICENTE DE PAULO DA COSTA”, NO DISTRITO DE JURITIANHA, MUNICÍPIO DE ACARAÚ.

  

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ

 

DECRETA:

Art. 1º -  A Escola de Ensino Médio no Distrito de Juritianha, no Município de Acaraú, recebe a denominação oficial de VICENTE DE PAULO DA COSTA, ilustre cidadão que durante toda sua vida lutou em favor de sua comunidade, por quem trabalhou e contribuiu para melhorar a qualidade de vida.

Art. 2º -  Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, 01 de Setembro de 2011.

 

DEPUTADO JOÃO JAIME

PSDB – 3º SECRETÁRIO


JUSTIFICATIVA


A presente proposição visa única e exclusivamente reconhecer o trabalho e dedicação de um dos mais atuantes cidadãos do município de Acaraú, com destacada atuação nesse município.

Nasceu na localidade de Correguinho, Distrito de Juritianha, município de Acaraú, em 08 de julho de 1925, sendo filho de Miguel Antonio da Costa e Maria Praxedes da Costa.

Grande liderança política, com destacada atuação na região do Acaraú, especialmente no Distrito de Juritianha, onde com sua simplicidade conquistou a admiração e o respeito de todos.

Era casado com Maria Edice Silveira, com quem teve catorze filhos. Exemplo de pai dedicado a família, homem de bom senso e empreendedor, se importava e se envolvia com os problemas do povo de sua comunidade, tratando a todos igualmente. Durante toda sua vida, lutou em favor de sua comunidade, estando sempre à frente de todas as ações para melhoramento do município de Itarema.

Vicente de Paulo da Costa faleceu no dia 11 de junho de 1994 em Juritianha, onde há de ser sempre lembrado por seu espírito de liderança e de amor ao próximo.

O presente Projeto de Lei foi anteriormente apresentado no ano de 2010, tendo sido arquivado no encerramento da Legislatura devido à falta de resposta por parte do DER aos questionamentos da Procuradoria Jurídica desta Casa.

Diante disso, e também por já haver sido marcada a inauguração da referida escola para o próximo dia 13 do corrente mês, pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado Cid Ferreira Gomes, solicitamos a máxima urgência no trâmite para que se possa realizar a referida denominação à escola.



Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, 01 de Setembro de 2011.
    

 DEPUTADO JOÃO JAIME 
 PSDB – 3º SECRETÁRIO

Computadores são entregues a alunos com melhor desempenho no Spaece



O Liceu de Acaraú realizou solenidade em 20 de setembro, de entrega dos computadores aos alunos que foram premiados na edição de 2010 da prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SAPECE), do Governo do Estado do Ceará. A solenidade contou com a presença dos alunos, pais, professores, Núcleo Gestor, Coordenador da 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), Daniel Carlos da Costa, o Secretário de Educação de Acaraú, Arcelino Batalha, dentre outros.
Confira a relação dos alunos ganhadores:
  • Natiele Sousa Vasconcelos – 2º A T
  • Eleno Rodrigues da Silva Pereira – 3º A M
  • José Lidemberg Nascimento da Silva – 3º A M
  • Keiane Maria de Sousa Silva – 3º C M
  • Mário James Amaro Rodrigues – 2010 anexo
  • Tatiane Fernandes de Sousa – 2010 anexo
  • Adelaide da Silveira Costa – 2010 anexo
  • Dione Ribeiro Rufino – 2010 anexo
  • Erica Priscila Rocha Silveira – 2010 anexo
  • Suene Kelly Costa de Albuquerque – 2010 anexo
  • Francisco Anderson Targino de Souza – 3º ano 2010
  • Gabriel da Fonseca Martins – 3º ano 2010
  • Henrique Garrida Silvestre – 3º ano 2010
  • Rafael Medeiros de Freitas – 3º ano 2010
  • Roberta Jéssica Nascimento Freitas – 3º ano 2010
  • Roneuda Alves do Nascimento – 3º ano 2010
  • Samila Muniz de Sousa – 3º ano 2010
  • Virginia Elaine Vasconcelos do Nascimento – 3º ano 2010

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Psicóloga discutirá resiliência psicológica com policiais do BPTur

         Objetivando melhorar a autoestima do policial militar do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), o qual enfrenta diuturnamente as mais diferentes adversidades sociais, será ministrada palestra de tema "RESILIÊNCIA PSICOLÓGICA", pela psicóloga Débora Tonet, Coordenadora do Centro Biopsicossocial da PMCE, no dia 26 de setembro de 2011 (segunda-feira), no horário das 08h às 09h, no auditório Ciro Gomes da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP), situada na Av. Antônio Justa, 3161 - Meireles, Fortaleza-CE, tendo público acima de 300 (trezentos) participantes.
        A RESILIÊNCIA PSICOLÓGICA depende de como cada pessoa trabalha suas próprias forças. Para uns, tudo é muito fácil de superar. Para outros, o impacto dos obstáculos e das dificuldades é quase insuportável. A diferença é definida pelo termo resiliência – a capacidade de se recobrar facilmente dos golpes sofridos.“O estresse não vem dos fatos da vida, mas do modo como os interpretamos.”    

Campanha conscientiza motoristas para redução da violência no trânsito

O Lions Club de Acaraú (CE) realizou nesta sexta-feira (23/9) uma blitz educativa, que contou com a distribuição de panfletos aos motoristas no Centro da Cidade. O trabalho é fruto da campanha “Pare, pense, mude”, realizada a nível nacional, entre os dias 18 e 25 deste mês, por oportunidade da Semana Nacional de Trânsito. Organizada pelo Departamento Nacional de Trânsito e do Ministério das Cidades, a Campanha visa à redução da violência no trânsito.
A iniciativa faz parte do movimento PARADA – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito e está enquadrada na meta firmada com a OMS – Organização Mundial da Saúde. Preconizada pela Assembléia Geral das Nações Unidas para a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011–2020), a meta prevê uma redução em até 50% das mortes ocasionadas pela violência no trânsito nos próximos 10 anos.
Segundo o Ministro das Cidades, Mário Negromonte, “para melhorar o comportamento no trânsito é preciso da sensibilização de toda a sociedade e dos agentes públicos”.
Para José Teúnas Ramos, do Conselho Tutelar de Acaraú, que distribuiu os panfletos aos condutores no Centro de Acaraú, a campanha é muito importante, pois “leva a uma conscientização dos motoristas, que às vezes agem com tanta imprudência”.
No panfleto distribuído, era possível ler a informação de que “mais de 4 pessoas morrem por hora, vítimas de acidentes nas ruas e estradas do país. O trânsito só muda quando a gente muda”.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Itarema e Marco serão beneficiados com Escola Estadual Profissionalizante

         O Governo do Estado do Ceará realizou na última quarta-feira (22/9) a licitação para a construção de 19 Escolas Estaduais de Educação Profissional no interior do Ceará. Os Municípios de Itarema e Marco (CE), ambos na região do Baixo Acaraú, consta entre a lista de beneficiados.
         Estão previstos recursos dos Governos Estadual e Federal, no valor de R$ 202,8 milhões. Cada estabelecimento ofertará ensino médio integrado a cursos técnicos. Atualmente, 78 unidades já estão em funcionamento atendendo em tempo integral 26 mil jovens em 44 cursos técnicos com três anos de duração.
         Conforme o coordenador administrativo da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Marcelo Bezerra, a perspectiva é de que as obras se iniciem em 2012.
         Além de Itarema e Marco, receberão novas unidades de ensino profissionalizante os seguintes Municípios: Boa Viagem, Cariré, Iguatu, Itapajé, Jucás, Limoeiro do Norte, Maranguape, Nova Olinda, Novo Oriente, Pacujá, Palmácia, Redenção, Santa Quitéria, Uruburetama, Independência, Barro e Brejo Santo.

Criando Oportunidades capacitou beneficiadas com o Bolsa Família

         A Prefeitura de Acaraú, por meio da Secretaria do Trabalho, Ação Social e Empreendedorismo (Setase), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), estão desenvolvendo o projeto "Criando Oportunidades". Por este, estão sendo capacitadas 20 mulheres inseridas no CADÚNICO do Programa Bolsa família que estão aprendendo técnicas de corte e costura. A solenidade de encerramento do curso ocorreu no dia 13 de setembro e contou com a presença de técnicos da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Estadual (STDS) e da Setase de Acaraú, que tem a frente Maria Irene Barbosa Goes Mota.
         Na ocasião do evento foram doadas 05 máquinas de costura pelo Governo do Estado que segundo a Secretária de Ação Social, Sra. Maria Irene Barbosa Goes Mota, serão utilizadas no grupo produtivo implantado no CRAS I, tendo como objetivo buscar a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, através de incentivo à geração de trabalho e renda. Importante ressaltar que a Prefeitura Municipal de Acaraú entrará com uma contrapartida para implantação desse grupo produtivo, realizando a compra do restante do maquinário que se faz necessário.


Informe aos proprietários de carros de som de Acaraú

         A Prefeitura de Acaraú, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), concederá a autorização e aferirá o som dos carros de propaganda que circulam em Acaraú (CE). Os trabalhos de aferição acontecem nos dias 04, 05 e 06 de outubro, das  8h às 17h, no estacionamento da Prefeitura de Acaraú, na Rua General Humberto Moura, 675-B, Centro. Além do veículo, é necessária a apresentação da Carteira de Habilitação do condutor e do comprovante de depósito da taxa. O não comparecimento sujeita o condutor do veículo à multa.

Biblioteca Pública de Acaraú recebeu doações de livros para especiais

    A Biblioteca Pública Municipal Poeta Manoel Nicodemos Araújo, de Acaraú (CE), região Norte do Estado foi contemplada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, com um kit específico contendo 5 livros falados e uma cartilha de capacitação.
    Os títulos das obras são os seguintes:

  • Capitães da Areia - Jorge Amado
  • Memórias de um sargento de milícia - Manuel Antônio de Almeida
  • O cortiço - Aluísio Azevedo
  • Vidas Secas - Graciliano Ramos
  • A Cidade Ilhada - Milton Hatoum

    A Biblioteca também recebeu do Instituto Nacional de Educação de Surdos, um kit específico contendo 10 DVDs e 10 CDs com temas relacionados à educação e inclusão.
    Além disso, foi beneficiada pelo Ministério da Eduicação, com a doação de uma coletânea de livros que expôem o que pensaram e o que fizeram alguns dos principais educadores e pensadores da história do Brasil e do Mundo. São 63 volumes da coleção "Educadores" que apresentam 31 brasileiros e brasileiras; outros 30 estrangeiros; um índice e mais um volume especial com os Manifestos dos Educadores, de 1932 e 1959. Todo material encontra-se disponível para consulta.
    A diretora da Biblioteca Nicodemos Araújo, Ana Célia Vasconcelos, explica que todas estas doações são de grande importância, pois "possibilitam àqueles que não podem ver ou ouvir, um encontro com o mundo mágico da leitura, além de colocar ao alcance dos professores e de todos que lutam por uma educação de qualidade, idéias e reflexões pedagógicas que poderão contribuir para o enriquecimento da ação educativa."

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ACCN divulga bandas que animarão Festival Internacional do Camarão

         A Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) divulgou as atrações que animarão o Festival Internacional do Camarão. O evento, que ocorrerá no período de 11 a  13 de novembro, em Acaraú (CE), região Norte do Estado, já em sua 3ª edição, acontece na Fazenda Cacimbas. Estão programados workshops, palestras, festival gastronômico, feiras de produtos, degustações, etc. É sem dúvida um dos maiores eventos da região. Destaque para o lançamento do Selo de Indicação Geográfica (IG) concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que dá ao camarão produzido na região uma certificação de qualidade, que o diferencia do produzido em outras regiões, como de melhor qualidade e com mais nutrientes.

       Confira as atrações:

  • Forró Real
  • Vicente Nery
  • Dona Zefa
  • Sidney Magal
  • Luciano Bruno
  • Amor Cearense
  • Trio Cacimbas
  • Caboclinho de Santa Rosa
  • Cheiro de Menina
  • Sal e Brasa
  • Rubber Soul
  • Luizinho e Banda

Alunos de profissionalizante de Acaraú são premiados

         Seis alunos da Escola Estadual Marta Maria Giffone de Sousa, localizada no Município de Acaraú (CE), na região Norte do Estado, participaram, no período de 29 de agosto a 3 de setembro, da  V Feira de Ciência e Tecnologia - FECITEC/ edição 2011. O evento científico, que foi realizado na cidade de Imperatriz, no sul do Estado do Maranhão, reuniu mais de 100 trabalhos de alunos da rede pública e particular de ensino da Educação Básica e Graduação.
         Os alunos da Escola de Ensino Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa classificaram-se e foram premiados.

         Confira:


Robótica com o Projeto WEBCASA:

Professor Orientador: Deles Carvalho (Disciplina Técnica de INFORMÁTICA)

Alunos – 3º ano C- Informática- 1º lugar- Medalha de Ouro – Credencial para participação na 10ª Edição FEBRACE.

* Sérgio Fonteles Lousada Júnior

* Valessa Christian Sousa Lopes



Aquicultura

Taxidermia- Projeto – Museu da Aquicultura

Professor Orientador: Quinto Barros – Disciplina Técnica de Aquicultura

Alunos – 3º ano A – Curso Técnico de Aquicultura – 2º lugar- Medalha de Prata

* José Celinaldo Sousa Nascimento

* Cibele Santos de Oliveira



Projeto: Farinha da Cauda da Lagosta

Professor Orientador: Quinto Barros

Alunos- 3º ano A- Curso Técnico de Aquicultura – 3º lugar- Medalha de Bronze- Credencial para participação na Feira m que se realizará no Chile.

* Adran Lheto dos Santos Silva

* Juliana Oliveira de Freitas


Matadouro público de Bela Cruz volta a funcionar

         Foi reaberto neste mês de setembro, o Matadouro Público de Bela Cruz (CE), município da região do Baixo Acaraú, após a Prefeitura ter cumprido as exigências interpostas  em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) imposto pelo Ministério Público no mês de agosto a Prefeitura. Entre as melhorias feitas no espaço pelo Executivo Municipal elencam-se: contratação de médico veterinário, aquisição de pistola pneumática com compressor para funcionamento, pintura e limpeza nas paredes, recuperação dos azulejos, no piso e do fosso onde escorrem os dejetos resultantes do abate. A Prefeitura ainda adquiriu novos ganchos feitos de cobre e material inoxidável, mesas para vistoria de vísceras e fechou caixas subterrâneas que colhiam dejetos. Também foi aterrado depósito de efluentes localizado atrás do matadouro.  Foram ainda abertas novas valas para escoamento de dejetos e construído banheiro feminino, foi reformado o curral, além de terem sido adquiridos novos equipamentos de proteção para os manipuladores.

PDT realizou convenção em Bela Cruz

         No dia 11 de setembro, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) realizou convenção em Bela Cruz (CE), na região do Baixo Acaraú, para definir novos dirigentes regionais da agremiação. Fruto de determinação estabelecida no Congresso Nacional do Partido, em agosto, onde foi determinada a meta de realizar pelo menos 20 convenções até outubro.