sábado, 17 de setembro de 2011

Projovem adolescente completa três anos em Acaraú

Jovens atendidos na ONG C.A.S.A. - Arquivo da ONG
       A Organização Não Governamental (ONG) Cultura e Arte Solidária de Acaraú (C.A.S.A.), em parceria com a Secretaria de Ação Social de Acaraú, está desenvolvendo, há três anos consecutivos, o Projovem Adolescente. O programa beneficia jovens entre 15 e 17 anos de baixa renda, assistidos pelo Programa Bolsa Família. Nesse período em que encontra-se em execução em Acaraú (CE), o Projovem já atendeu mais de 400 jovens de cerca de dez bairros da cidade. Na ONG, os jovens têm palestras, oficinas de arte, participam de atividades como limpeza do mangue, e estudam  temas transversais: Meio Ambiente, Direitos Humanos, questões socio-assistenciais, cultura, esporte, lazer e trabalho. São três turmas de 25 alunos cada com aulas pela manhã, de 8h as 11h, à tarde, de 14h as 17h, e à noite, de 18h30min as 21h15min. Conforme João Marcelo, coordenador da ONG C.A.S.A., o grande objetivo da ONG com o programa é "tirar os jovens da ociosidade, por meio de atividades lúdicas e educativas, contribuindo de alguma forma para um futuro mais cheio de esperança e consciência social". A ONG recebe doações de papéis para reciclagem e de material didático. Para quem desejar ajudar, a sede fica localizada na rua José Júlio Louzada, 451, no Centro de Acaraú (vizinho a Guarda Municipal) e o telefone é (88)8103.6371.

Curso capacita técnicos de vigilância epidemiológica


         A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), através da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), promove de 19 a 23 de setembro, das 8horas às 17 horas, o “Curso de Atualização das Doenças Imunopreveníveis”. O curso visa capacitar profissionais que atuam na vigilância epidemiológica quanto nas ações de coordenação, monitoramento e avaliação das atividades de vigilância e controle das doenças imunopreveníveis em seu território. As aulas ocorrerão no Hotel Mareiro, situado na av. Beira Mar, nº 2380, no bairro Meireles em Fortaleza. 

        Ao todo, serão disponibilizadas uma vaga para o Técnico da Vigilância Epidemiológica de cada uma das Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres) de Sobral, Acaraú, Tianguá, Crateús e Camocim. Além destas, mais uma vaga será destinada para o Técnico da Vigilância Epidemiológica dos municípios de abrangência das Cres citadas, totalizando 60 vagas. Para a efetivação das inscrições, as Cres deverão encaminhar as Fichas de Inscrição dos profissionais indicados devidamente preenchidas para a Coordenadoria de Pós-Graduação em Vigilância da Saúde da ESP-CE. As informações devem ser enviadas via fax (85) 3101 1400 até o dia 16 de setembro de 2011. Para maiores esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (85) 3101 1400.

Sine realiza mutirão para cadastro de pessoas com deficiência

         O próximo dia 21 de setembro é considerado Dia Nacional de Luta das pessoas com deficiência. Com o intuito de facilitar a inclusão desses profissionais no mercado de trabalho, as Unidades de Atendimento do SINE/IDT farão o II Mutirão para cadastro e encaminhamento das vagas ofertadas. Para tanto, estarão disponíveis em todo Estado, mais de 460 oportunidades em diversas ocupações, contemplando todos os setores, como comércio, serviços, indústria e construção civil. Cada Regional do SINE/IDT contará ainda com uma programação diversificada, como inscrição em Oficinas de Orientação Profissional e cursos de informática Básica e Serviços Gerais, massoterapia e palestras educativas, dentre outras.
        “Este evento reitera o compromisso assumido com a sociedade e com este público, reforçando o papel desenvolvido pelo governo, ao longo desses anos, como também o papel do SINE/IDT de aproximar trabalhadores e organizações”, destaca o presidente do IDT Francisco de Assis Diniz. Essas comemorações marcam também os vinte anos da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, através da atuação do Governo Estado do Ceará, por meio do SINE/IDT, que já conquistou a inserção de mais de 17 mil profissionais.

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
        O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado e lembrado todos os anos, no dia 21 de setembro. A data foi instituída em Encontro Nacional, em 1982, com a presença de entidades nacionais ligadas à deficiência.

Solenidades de entrega das homenagens às empresas
DIA 20/9 - REGIONAL NORTE
Local: Centro de Convenções de Sobral - Salão Plutão
Horário: 9h30min
Relação das empresas homenageadas
Regional Norte
GRENDENE S/A
PACONOL PAVIMENTADORA E CONSTRUTORA DO NORDESTE LTDA
CONSTRUTORA MARQUISE S/A
CASAS PINHEIRO DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS

Secretaria da Saúde realiza ações para controle da meningite

        A incidência dos casos de meningite registrados nos oito primeiros meses de 2011 é igual à média verificada nos últimos cinco anos, de 0,6 casos por 100 mil habitantes. Mesmo assim, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará tem realizado uma série de ações para a recuperação das pessoas acometidas pela doença e a proteção da saúde daquelas que tiveram contato com os doentes diagnosticados.  Nenhum dos 51 registros de meningite este ano no Ceará é caso secundário, aquele transmitido por pessoa diagnosticada com a doença. A investigação epidemiológica mostra que nenhum dos casos tem relação um com outro.
        Para garantir o controle da doença, as vigilâncias epidemiológicas municipais realizam o bloqueio em até 24 horas para a medicação com antibióticos das pessoas que tiveram contato direto com os doentes diagnosticados em residências, escolas e outros ambientes. A quimioprofilaxia é também realizada com profissionais de saúde que prestaram atendimento direto ao paciente, com contato próximo não protegido pelo uso de máscara cirúrgica. Nos fins de semana, o bloqueio é feito pelo Plantão Epidemiológico da Sesa.

Diagnóstico precoce
        Para qualificar a assistência aos pacientes com meningite, a Sesa realizou em três encontros este ano o treinamento no diagnóstico oportuno da meningite para atualizar e alertar cerca de 300 médicos de hospitais da rede pública e do Programa Saúde da Família (PSF) de Fortaleza sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. No mês de maio, 55 médicos da região do Cariri receberam o mesmo treinamento. Adultos e crianças com febre, dor de cabeça, vômito, rigidez de nuca, convulsões e manchas vermelhas no corpo são considerados casos suspeitos de meningite. Em crianças menores de um ano são considerados choro persistente, irritabilidade e moleira alta.
        O meningococo, bactéria responsável pelos casos de meningite registrados no Estado, não sobrevive no ambiente. Por isso, principal forma de prevenção é a detecção e o tratamento precoce dos casos, para evitar que a doença seja transmitida a outras pessoas. Existem vacinas para prevenir alguns tipos de meningite. Está disponível no calendário básico de imunizações a vacina anti-meningocócica C, que deve ser administrada em crianças aos 3, 5 e 15 meses. O Ceará realiza desde setembro do ano passado a imunização de crianças menores de 1 ano com a vacina pneumocócica 10-valente, que protege contra doenças invasivas, como a meningite.
         As pessoas também podem se prevenir evitando aglomerações, mantendo os ambientes ventilados e a higiene ambiental. Crianças com gripe não devem ser levadas à escola para evitar o contágio e por sua baixa imunidade, que as deixam vulneráveis a outras doenças.
         Dos 51 casos de meningite registrados no Ceará em 2011, 14 resultaram em óbito – 12 em Fortaleza, 1 em Maranguape e 1 em Moraújo. O maior número de óbitos ocorreu entre adolescentes e jovens: 1 paciente de 1 ano de vida, 1 com 2 anos, 2 com 3 anos, dois com 16 anos, 1 com 19 anos, 1 com 20 anos, 1 com 21 anos, 1 com 22 anos, 2 com 26 anos, 1 com 48 anos e 1 com 76 anos.

Detran abre Semana Nacional de Trânsito


         O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) inicia neste sábado (17) a Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 deste mês, com o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, em que remete à campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) que propõe reflexão dos usuários para que “Pare, pense e mude” o seu comportamento na via pública, na sua condição de motorista, passageiro e pedestre. 

        Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, foram registradas, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. No Brasil, estimativa foi de 35 mil pessoas que morreram por acidentes no trânsito, das quais 2 mil crianças. A campanha neste ano será realizada em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Iguatu e Aracati, em que equipes visitarão bares e  restaurantes, em uma ação educativa, para sugerir aos integrantes da roda de amigos, em torno de uma mesa, que o motorista da vez não beba e leve todos de volta para casa com segurança. 

        Mesmo com a Lei Seca, em vigor desde junho de 2008, há ainda registro de casos de acidentes provocados por motoristas alcoolizados. As equipes utilizarão material de divulgação, como papel bandeja (tipo jogo americano), “bolacha” para copo e adesivo para carro. Faixas também serão afixadas nesses cinco municípios, alertando para a prudência no trânsito.

     Faz parte do calendário da Semana Nacional de Trânsito, elaborado pelo Detran,  a  entrega de prêmios a 10 alunos do ensino fundamental, de escola pública e privada, da faixa etária de 6 a 10 anos, vencedores do concurso de desenhos na temática trânsito. Os desenhos foram realizados pelas crianças que participaram das atividades na Escola de Educação de Trânsito durante os últimos 12 meses, em visita guiada agendada previamente pelas escolas. O pedido de agendamento pode ser através do seguinte e-mail: escoladetransito@detran.ce.gov.br. ou pelo telefone 3101.5898. 

Presidente da Unaces presta esclarecimentos sobre acidente com ônibus

O estudante universitário Francisco Rafael, que é presidente da União dos Estudantes Universitários de Acaraú (Unaces) prestou esclarecimentos, na última sexta-feira (16/9), na Câmara Municipal de Acaraú sobre o acidente com o ônibus que conduzia 42 alunos de Acaraú a Sobral. O acidente, ocorrido em 29 de agosto, acabou ceifando a vida de duas jovens universitárias. O ônibus acabou tombando na Rodovia CE-178 entre Santana do Acaraú e Sobral, ao tentar ultrapassar um caminhão baú. O estudante Rafael, que também era um dos passageiros do ônibus do acidente, compareceu a Câmara a pedido dos vereadores, que solicitaram também a presença, entre outros, para esclarecimentos, do motorista do ônibus, Francisco Manfredo de Lima e do Secretário de Educação Arcelino Batalha. Somente o estudante Rafael compareceu.
Entre os principais pontos elencados pelo estudante, inquirido pelo Presidente da Câmara, Paulo Andrade, informou que o acidente aconteceu exatamente às 18h30min. Muitos estudantes estavam dormindo no momento do ocorrido. Houve uma demora de cerca de 20 minutos para o primeiro atendimento. Rafael e outros estudantes que não tiveram lesões mais graves, ligaram imediatamente a Polícia e Bombeiros pedindo ajuda.
A prioridade no atendimento, conforme o universitário, foi dada aos feridos mais graves. Todos foram encaminhados a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. O Chefe de Gabinete da Prefeitura, Emanuel Melo, acabou encaminhando alguns estudantes feridos em carro próprio a Santa Casa.
Os menos feridos foram trazidos logo para Acaraú em carros de particulares, incluindo Rafael, que foi conduzido pela namorada. Rafael assegurou que a Prefeitura disponibilizou transporte para trazer os feridos menos graves de volta a Acaraú e deu assistência inicial aos feridos e às famílias. Rafael não sabia responder se está sendo dada assistência psicológica às famílias das vítimas mortas.
No dia em que aconteceu o acidente, o proprietário da empresa terceirizada que disponibiliza os ônibus para o transporte dos alunos não liberou os ônibus, por falta de pagamento da Prefeitura. Para tanto, a Secretaria de Educação disponibilizou um dos ônibus “amarelinhos” para conduzir os estudantes. Era a primeira vez que os universitários utilizavam esses ônibus.
Francisco Rafael falou do desejo da Unaces que seja aprovada uma lei que garanta a continuidade e qualidade do transporte dos universitários de Acaraú a Sobral. O presidente da Câmara, Paulo Andrade, prometeu consultar o departamento jurídico da casa e declarou que a assessoria jurídica da Câmara está à disposição dos estudantes. Paulo Andrade concluiu reafirmando que os Vereadores de Acaraú não estão de olhos fechados em relação ao acidente e farão o possível para ajudar nas investigações e esclarecer a população sobre o motivo da tragédia.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Livros falados são uma realidade em Biblioteca de Cruz

         Pensando na acessibilidade de pessoas com deficiência visual, encontra-se disponível desde agosto deste ano, na Biblioteca Municipal de Cruz (CE), na região do Baixo Acaraú, um kit específico para esse público. O kit dispõe de cinco livros falados e uma cartilha de capacitação. A biblioteca faz parte do Projeto “Nós também gostamos de ler!” voltado ao estímulo da leitura por parte dos deficientes visuais. O projeto, executado no Município, por meio de uma parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos e o Instituto Votorantim, objetiva ampliar o acesso a crianças, jovens e adultos com esse tipo de deficiência ao mundo da cultura e da educação por meio da leitura.

Confira o título das obras:
Os cinco livros falados (Audio Book) são:
- Capitães de Areia (Jorge Amado)  / Ledor: Marcelo Sanches
- O Cortiço (Aluísio de Azevedo) / Ledor: Dráusio de Oliveira
- A Cidade Ilhada (Milton Hatouns) / Ledor : Edna Ramos.
- Vidas Secas (Graciliano Ramos) / Ledor: Dráusio de Oliveira.
- Memorias de um Sargento de Mílicia  (Manoel Antonio de Almeida.)

Campus de Acaraú do IFCE recebe inscrições a partir de segunda-feira

Maquete do campus de Acaraú do IFCE
         O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) inscreve, a partir da próxima segunda-feira (19/9) até o dia 30, para o exame de seleção aos cursos técnicos referente ao semestre 2012.1. Para o turno da manhã, são ofertados os cursos técnicos em Pesca e Construção Naval; e para o turno da noite, Aquicultura e Serviços de Restaurante e Bar. São ofertadas 30 vagas por curso. Para inscrever-se, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano. As inscrições serão realizadas por meio do site http://www.ifce.edu.br/. O candidato não beneficiado com isenção da taxa deve dispor de um valor de R$ 40,00. As provas serão realizadas no dia 20 de novembro e o resultado final deve ser divulgado em 22 de dezembro. As matrículas ocorrem em janeiro do próximo ano. Para confirmar a inscrição, o candidato deve levar protocolo de inscrição e comprovante de pagamento (se não-isento) ao prédio do campus, situado vizinho ao Fórum de Acaraú. A não entrega da documentação indefere a inscrição do candidato. O edital com o calendário, conteúdo de estudo e demais informações importantes ao candidato, estão disponíveis no site do IFCE. Dúvidas  podem ser esclarecidas pelo telefone (88)3661.1682.

Confira o edital!

Endereço do IFCE/ Campus de Acaraú
Avenida Desembargador Armando de Sales Louzada, s/n - bairro Mons. Edson Magalhães
(Vizinho ao Fórum Judiciário de Acaraú)
Fone: (88)3661.1682

Acaraú sediará I Salão Territorial do Extremo Oeste

Nos dias 18 e 19 de outubro, o Município de Acaraú (CE), na região Norte do Estado, será palco do I Salão Territorial do Extremo Oeste. O evento visa promover um debate sobre Gestão e Controle Social das Políticas Públicas para um Brasil Sem Miséria em apoio ao Desenvolvimento Sustentável. Na ocasião, também serão lançados os Planos: Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável-PTDRS; Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário-PDRSS (estadual); e Plano Brasil Sem Miséria (Federal).
O Território Litoral Extremo Oeste está encaminhado um projeto com recurso do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), que propõe a construção de seis casas de farinhas mecanizadas nos municípios de Cruz, Marco, Uruoca, Granja, Barroquinha e Chaval.
O Território está com duas consultorias: a primeira do Consultor Benedito Lourenço  que está concluindo o Estudo da Cadeia Produtivo de Caju e dois planos de negócio;  e a outra Consultora é Lilian Sales,  que está inicando o Estudo da Cadeia Produtiva da Mandioca e elaborará dois planos de negócio.
O Instituto Agropolos do Ceará também irá abrir uma Unidade no municipio de Cruz que funcionará ao lado da Sede do Território. O Prefeito de Cruz, Jonas Muniz, disponibilizou dois espaços: um para Sede do Território e outro para Unidade do Agropolos. No Extremo Oeste, o Instituto Agropolos não possui Unidade de Atuação. A inauguração da Unidade do Agropolos em Cruz está prevista para ocorrer na solenidade do I Salão Territorial. 

Saiba Mais:
O Território Litoral Extremo Oeste, localiza-se no Oeste do Estado do Ceará fazendo limites com o estado de Piauí. Compreende uma região litorânea do Estado do Ceará, abrangendo 12 municípios ( Chaval, Barroquinha, Camocim, Granja, Martinópole, Uruoca, Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Acaraú, Bela, Cruz, Marco e Morrinhos) . Abrange uma área de 8.666, 728 km² e uma população de aproximadamente 323.677 habitantes, com forte característica pesqueira e agrícola: cajucultura, mandiocultura são umas das suas principais afinidades agrícolas.

Prefeitura de Acaraú promoveu primeiro Dia “D” da Leitura

Secretário Arcelino Batalha abrindo as atividades
Estimular os alunos da rede pública municipal de ensino a desenvolverem o hábito da leitura. Esse foi o principal objetivo do Dia “D” da Leitura realizado nesta sexta-feira (16/9) na Praça do Centenário, no Centro de Acaraú. O evento, em sua primeira edição, promovido pela Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Educação, reuniu mais de 300 estudantes de 12 escolas municipais, que acompanhados de pais e professores, participaram de diversas atividades, como apresentações de peças de teatro e de trabalhos, além de oficinas de leitura e pintura.
O evento contou com o lançamento do livro “Uma baleia muito esperta” da escritora acarauense Aline Bussons, que estava autografando exemplares que eram doados aos alunos. Aline reforçou que “sem o apoio da Prefeitura de Acaraú, por meio da Secretaria de Educação, não teria sido possível a publicação de seu livro”. E destacou que a literatura infantil ainda é “pouco estimulada, devendo ser mais incentivada, principalmente pelo fato do gosto pela leitura partir da idade dos pequenos”.
Alunos comentam os trabalhos dos colegas
Para a professora Regina Célia Ribeiro, que trabalha na rede municipal de Acaraú há dez anos, e atua atualmente na Escola Joelina Ribeiro Ramos (bairro Bailarina) no 1º ano do Ensino Fundamental, eventos como o Dia D da Leitura, além de despertar o interesse pela leitura, levam os estudantes a quebrar a timidez. “Tem aluno na minha sala que nem consegue falar”.
Auxiliadora dos Santos, que coordena os 16 núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), acompanhava os alunos do Programa matriculados no bairro Paulo VI. Os alunos têm aula de teatro, esporte, reforço escolar, etc., no contra-turno escolar, ocupando o tempo livre em que não estão no ensino regular. A Coordenadora ainda explica que as mães que são beneficiárias do Bolsa-Família ainda recebem uma complementação da renda, uma espécie de bolsa complementar. Quanto ao evento realizado pela Prefeitura, Auxiliadora destaca como inovador, compondo-se como “um diferencial em comparação às gestões anteriores”.
A aluna Natalie Brandão, da Escola Dom José, da comunidade de Cauassu, recitou uma poesia da moradora, Dona Eva Freitas: “Os alunos o desempenho/ precisam melhorar/ Gosto pela leitura/ é preciso despertar/ E a leitura infantil/ desde cedo poder ajudar.” E mais a frente continuou: “Sou criança, sou futuro/ Desse gigante país/ Com muita esperança/ Da vida sou aprendiz/ Na escola eu aprendo/ E lendo sou muito feliz".
Alunos assistiram a apresentações teatrais
Os alunos do 2º Ano da Escola Fernando Falcão interpretaram “As aventuras do boneco peteleco”, um boneco deficiente, que viajava em vários mundos em sua cadeira de rodas mágica. A história defende a necessidade de respeitar os deficientes.
Os estudantes da Escola Francisca Silveira (bairro Pedrinhas) encenaram O Pescador, contando a história da Vitória-Regia, que ensinava a todos os personagens o quanto era necessário preservar o rio Acaraú.
As escolas ainda interpretaram os clássicos da literatura, como Os Três Porquinhos, Branca de Neve, entre uma gama de outras histórias, vivenciando na pele a ação dos personagens, transmitindo a importância da leitura para a formação escolar e para a vida.
O Secretário de Educação, Arcelino Batalha, reforçou que o dia D da Leitura “foi um dia histórico na cidade de Acaraú, e que venham muitas outras edições. Com esta iniciativa, desejo que muitas crianças criem mais gosto pela leitura, buscando novos rumos em seu dia a dia, alcançando seus sonhos, tornando-se um cidadão acarauense de bem”. Arcelino destacou ainda o apoio das outras Secretarias e principalmente o apoio do Prefeito Pedro Fonteles ("Pedim do Cleto") no evento.
Alunos participando de oficina de pintura
Um stand da Secretaria do Meio Ambiente de Acaraú distribuiu livros e mudas no evento. Destaque para a presença do Secretário da Semam, Márcio Cavalcante. Editoras se fizeram presentes, doando na ocasião livros para as crianças e adolescentes que compareceram. O evento contou com a animação das personagens Nega Maluca e Berinjela.
A diretora da Biblioteca, Ana Célia, realizou em um dos stands montados na praça, contação de histórias, com os clássicos da literatura, como A Cigarra e A Formiga, Chapeuzinho Vermelho, entre outros.
Transporte, lanche e água foi disponibilizado pela Secretaria de Educação, que deu todo apoio logístico às escolas, para o sucesso na realização do evento.

 
Escolas participantes:
Escola Profa. Tereza de Jesus Silva
Escola Dona Odete Filomeno
Escola Francisca Silveira
Escola Deputado José Filomeno
Escola Joelina Ribeiro Ramos
Escola Fernando Falcão
Escola Profa. Leonete Brandão
Escola Rosa Ferreira Dias
Escola João Jaime Ferreira Gomes
Escola Eulina Magalhães
Escola Hugo Martins
Escola Dona Minervina Rocha

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Alunos de Escola Profissionalizante de Acaraú são selecionados

         Oito alunos dos Primeiros anos do Ensino Médio da Escola de Ensino Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa,  em Acaraú (CE), na região Norte do Estado, foram aprovados na Primeira Fase do Desafio National Geographic 2011. O Desafio é a maior olimpíada de Geografia do Brasil. Em sua quarta edição, o evento integra o projeto Viagem do Conhecimento, idealizado pela revista National Geographic Brasil e realizado pela Editora Abril.
         O evento busca, entre outros objetivos, estimular jovens estudantes de Ensino Fundamental e Médio, com seus núcleos familiares e escolares, a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem e avaliar as relações sociedade-natureza. Na disputa, concorrem alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino  Médio. A inscrição é feita pela escola.
         Os alunos selecionados nas fases local e regional são premiados com uma viagem à cidade indicada pelo Comitê Gestor para sediar a Fase Final, acompanhados dos pais e professores responsáveis, incluindo-se programação cultural em pontos turísticos da cidade.

Confira os alunos selecionados na 1ª fase do Desafio National Geographic 2011

- JOSÉ WILLIAM ARAÚJO DULTRA - 1º ANO D 
NOTA:  24
- ROBERTO JEFFERSON ALVES DE OLIVEIRA - 1º ANO C
NOTA: 23
- TAMIRES MARIA VASCONCELOS - 1º ANO C
NOTA: 22
- FRANCISCO BARROSO DA SILVA JÚNIOR - 1º ANO A
NOTA: 22
- CARLOS NAIARO DOS SANTOS - 1º ANO D
NOTA: 22
- JONATAS VASCONCELOS BRANDÃO - 1º ANO A
NOTA: 21
- MARIA JÉSSICA CARNEIRO - 1º ANO B
NOTA: 21
- FELIPE ANDERSON NASCIMENTO OLIVEIRA - 1º ANO C
NOTA: 21

Semace. Atendimentos serão agendados pela internet

       Com a implantação do novo sistema de atendimento da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), os empreendedores, interessados e consultores ambientais terão que realizar o cadastro e o agendamento na autarquia, pela internet (www.semace.ce.gov.br),  para posteriormente, dar entrada em processos de licenciamento para obras e atividades. Para isso, a Semace disponibilizou um tutorial com o passo a passo para o novo procedimento (PASSO-A-PASSO DO SISTEMA DE ATENDIMENTO ). Também foi disponibilizado um espaço de avaliação, por parte dos usuários, para esta nova ferramenta (AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE ATENDIMENTO “NATUUR” ).

        O novo Sistema de Atendimento está disponível desde o último mês de agosto. No  primeiro acesso, o interessado (pessoa física ou jurídica) terá que preencher um formulário contendo dados básicos. Também será necessário informar endereço completo e telefones para contato. Após essa primeira fase, o solicitante cadastra os empreendimentos que deseja licenciar. Em seguida, é dado início ao requerimento em si, sendo dada a opção de agendamento. Nesse momento, o requisitante irá informar o que deseja: licença, cadastro, autorização ou declaração. Outras informações ligar para os telefones (85) 3101.5563 ou 3101.5579.

Baixo Acaraú participa de Encontro Estadual do Selo Unicef

      No início desta semana, os municípios de Acaraú, Cruz, Itarema, Marco, Morrinhos, Bela Cruz e Jijoca de Jericoacoara, que integram a região do Baixo Acaraú estiveram entre os municípios cearenses reunidos no Encontro Estadual do Selo Unicef “Meu Município me faz Crescer”. O evento, realizado nos dias 12 e 13 de setembro, em parceria do Unicef e do Instituto Stela Naspolini, teve como objetivo reunir prefeitos,articuladores municipais do Selo e os titulares das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.
         Nesta edição, o encontro foi realizado por meio de um “Café Mundial”, uma metodologia que permite aos participantes a promoção de mesas de conversas e discussões, proporcionando uma maior interação e troca de experiências entre os presentes. Segundo a coordenadora do escritório do Unicef para o Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Ana Márcia Diógenes, a reunião estadual é uma das etapas que os municípios precisam cumprir para pleitear a certificação do Selo Unicef.
         O encontro teve ainda como meta possibilitar a discussão de estratégias para que cada um dos municípios participantes consiga alcançar os requisitos exigidos pelo Selo. O debate tomou como base os desafios apresentados pelos articuladores do selo durante a realização dos fóruns municipais, realizados com a comunidade, no final do ano passado. Das etapas municipais foram colhidas propostas visando melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes de cada local.

         Selo Unicef

         O Selo Unicef tem o objetivo de mobilizar gestores municipais e comunidades para a efetivação dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Os municípios que obtêm os melhores resultados nos seus indicadores recebem, ao final da edição, um certificado de reconhecimento internacional e o direito de utilizar a logomarca do projeto nos seus veículos, impressos e prédios públicos. Cada edição do Selo dura em média três anos e nesse período os municípios participantes recebem orientações e acompanhamento do Unicef por meio de materiais e apoio técnico para a implementação de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência.

Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social acontece em Acaraú

         Na última quarta-feira (14/9), o município de Acaraú (CE), na região Norte do Estado, foi palco da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial). Na oportunidade, políticos, conselheiros municipais e representantes da sociedade civil em geral discutiram ações e projetos de transparência para a gestão municipal. Acaraú foi o primeiro município cearense a realizar a Consocial, que teve como objetivo eleger 20 delegados para participarem da etapa estadual. O evento contou com a palestra do secretário executivo da Conferência estadual, Paulo Roberto Nunes, membro da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). Na ocasião, ele expôs sobre os pressupostos do texto-base para a elaboração das propostas da Consocial.

         Outras sete conferências municipais estão programadas. São elas: Uruoca, 21 de setembro; General Sampaio, em 11 de outubro; Morrinhos, em 14 de outubro; Barroquinha, dias 20 e 21 de outubro; Jijoca de Jericoacoara, em 21 de outubro; Fortaleza, em 28 e 29 de outubro; e Chaval, em 04 de novembro. A meta da Comissão Organizadora Estadual, da qual a Aprece faz parte, é de que sejam realizadas 184 conferências municipais, uma em cada cidade do Estado.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Mais de 32 mil famílias são beneficiadas pelo Bolsa Família no Baixo Acaraú

         O Programa Bolsa Família (PBF), de transferência de renda do Governo Federal a famílias pobres, objetivando tirá-las da extrema pobreza, tem beneficiado 32.303 famílias na região do Baixo Acaraú (CE), conforme informações disponíveis no site da Caixa Econômica Federal referentes a setembro deste ano. A CEF é responsável pelo pagamento do benefício. Especificamente para a região do Baixo Acaraú, foram transferidos, no total, ano passado, R$ 217.381.499,19 (duzentos e dezessete milhões trezentos e oitenta e um mil quatrocentos e noventa e nove reais e dezenove centavos).
         Em 2010, houve o repasse do Governo Federal ao Estado do Ceará de R$ 12.543.950.139,85 (doze bilhões quinhentos e quarenta e três milhões novecentos e cinquenta mil, cento e trinta e nove reais e oitenta e cinco centavos). Deste valor, foram repassados aos Municípios R$ 7.797.830.668,10 (sete bilhões setecentos e noventa e sete milhões oitocentos e trinta mil seiscentos e sessenta e oito reais e dez centavos). O Vale do Acaraú Notícias avalia as cifras repassadas a cada Município da região e a quantidade de famílias beneficiadas pelo Programa.

Valores repassados pelo Programa Bolsa Família ao Estado e ao Baixo Acaraú em 2010:


Total destinado ao Estado:
R$
12.543.950.139,85
R$
4.746.119.471,75
Total destinado aos municípios do Estado:
R$
7.797.830.668,10
Total destinado ao município ACARAU:
R$
53.500.586,12
Total destinado ao município BELA CRUZ:
R$
29.492.867,54
Total destinado ao município CRUZ:
R$
27.221.748,47
Total destinado ao município ITAREMA:
R$
39.535.198,80
Total destinado ao município JIJOCA DE JERICOACOARA:
R$
17.916.251,48
Total destinado ao município MARCO:
R$
27.758.627,41
Total destinado ao município de MORRINHOS:
R$
21.956.219,37

Fonte: Portal da Transparência – Governo Federal


Quantidade de famílias atendidas em setembro deste ano
(Informações da Caixa Econômica Federal)

Acaraú - 9.269 famílias
Bela Cruz - 4.305 famílias
Cruz - 3.617 famílias
Itarema - 6.053 famílias
Jijoca de Jericoacoara - 2.408 famílias
Marco - 3.507
Morrinhos - 3.044


Saiba Mais:

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza, ou seja aquelas que apresentem renda mensal por pessoa de R$ 70,00 a R$ 140,00. O Programa integra o Fome Zero, que visa assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para a conquista da cidadania pela parcela da população mais vulnerável à fome.
O Bolsa Família pauta-se na articulação de três dimensões essenciais à superação da fome e da pobreza: Promoção do alívio imediato da pobreza, por meio da transferência direta de renda à família; reforço ao exercício de direitos sociais básicos nas áreas de Saúde e Educação, por meio do cumprimento das condicionalidades, o que contribui para que as famílias consigam romper o ciclo da pobreza entre gerações; e Coordenação de programas complementares, que têm por objetivo o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários do Bolsa Família consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.
Os beneficiários devem constar do Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico), cujo cadastro fica à cargo das Prefeituras. O Cadastro é um instrumento de coleta de dados e informações, cujo objetivo é identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País.
Devem se cadastrar as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. O CadÚnico é usado pelos governos municipais, estaduais e federal para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas, possibilitando a análise das suas principais necessidades. O cadastramento das famílias é executado pelos municípios por meio da coleta de dados das famílias de baixa renda, em formulário específico para esse fim. Os cadastros são processados pelo Agente Operador do Cadastro Único, a CAIXA, que é o órgão responsável por atribuir a cada pessoa da família cadastrada um número de identificação social (NIS).

Congresso de rádios comunitárias da Região Norte acontece em Sobral


Participantes do Congresso - Arquivo: Divulgação

        No último dia 10 de setembro, foi realizado o I Congresso da Abraço Norte Ceará (Associação Brasileira das Rádios Comunitárias na Região Norte do Estado do Ceará). O evento, realizado na cidade  Sobral (CE), contou com a presença de 34 Rádios Comunitárias de toda Região Norte do Estado.
          No evento, foi feita uma parceria da Abraço Norte Ceará com a COELCE, que se fez presente ao evento. A empresa energética cearense envolverá cada uma das Rádios Comunitárias nas ações de divulgação e mobilização social da empresa.
         O Congresso realizado em Sobral aprovou em suas resoluções a constituição da Rede de Mulheres Comunicadoras da Abraço Norte Ceará; da Agência Abraço Norte Ceará de Produção e Notícias; do Centro de Formação e Capacitação em Comunicação Comunitária Abraço Norte Ceará; e do Comando da Juventude Comunicadora da Abraço Norte Ceará.

Cruz promove Feira da Agricultura Familiar

  
         Possibilitar uma alternativa de comercialização da produção da agricultura familiar, além de proporcionar capacitação aos empreendedores familiares. Esse é o objetivo da II Feira da Agricultura Familiar, que será promovida na cidade de Cruz (CE), na região do Baixo Acaraú. O evento, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cruz, conta com o apoio da Prefeitura Municipal. A Feira ocorrerá no próximo dia 17 de setembro no Mercado do Produtor de Cruz (ao lado do Terminal Rodoviário) a partir das 17h.
         Entre alguns dos objetivos da Feira, estão o de proporcionar aos grupos produtivos do Município a oportunidade da comercialização direta dos seus produtos, a dinamização do comércio local, a maior visibilidade da agricultura familiar, a troca de experiência entre os agricultores e estimular a formação de novos grupos produtivos. Maiores esclarecimentos pelo telefone (88)3660.1341

Baixo Acaraú. Divulgadas médias do Spaece


         O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), divulgou o resultado oficial das médias de desempenho por município do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos. 
         Na região do Baixo Acaraú, o Município de Jijoca ficou com a maior média, com 244,1, e a menor ficou com o de Itarema, com 204,8. O conjunto de informações coletadas por esta avaliação permite montar um quadro sobre os resultados da aprendizagem dos alunos, seus pontos fracos e fortes, e sobre as características dos professores e gestores das escolas estaduais, e serve de base para o Poder Público avaliar a qualidade de ensino.
         Confira as médias referentes aos Municípios do Baixo Acaraú:


Campus de Acaraú participou de evento ambiental

Alunas do campus de Acaraú fazendo o plantio de mudas
No último domingo (4/9), o grupo Ecomangue, formado pelos alunos do campus de Acaraú do IFCE, participou de um evento ambiental no estuário do Rio Acaraú, no Centro da cidade. O evento, promovido pela Paróquia de Acaraú, teve por objetivo conscientizar a população sobre a necessidade da preservação ambiental. O evento faz parte de ação da Campanha da Fraternidade, que neste ano abordou o tema.
Na ocasião, foi realizada uma missa campal no Tiro de Guerra, seguido de uma caminhada para sensibilização da comunidade sobre os problemas ambientais. Foi promovido um café da manhã comunitário, seguido de limpeza das mangens do rio Acaraú.
O Ecomangue teve uma importante participação no evento, com o  plantio simbólico de mudas de mangue. Conforme a professora Rafaela Camargo, que coordena os trabalhos do Ecomangue, as atividades realizadas no domingo buscaram "valorizar práticas ecológicas e mostrar que nossas ações contribuem diretamente para o equilíbrio da natureza". 
Além do grupo de alunos do campus do IFCE, participaram do evento, representantes da Paróquia de Acaraú, do Tiro de Guerra e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Profissão Repórter de hoje aborda atendimento da Santa Casa de Sobral

Caco Barcellos entrevistando equipe. Arquivo: divulgação

         O programa Profissão Repórter , da Rede Globo de Televisão, que será exibido nesta terça-feira (13) abordará a realidade no  atendimento dos principais hospitais de emergência do interior do Brasil. Um dos destaques do programa global que será exibido hoje por volta das 23h30 foi o trabalho realizado durante dois dias pela equipe do jornalista Caco Barcelos, na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Assunto que rendeu muita pauta para a imprensa local, ainda mais devido ao acidente ocorrido no dia 29 de agosto, quando duas universitárias morreram e pelo menos 30 pessoas ficaram feridas em um acidente, envolvendo um ônibus e um caminhão baú. O ônibus transportava 40 estudantes  que iam de Acaraú assistir aula em Sobral. O acidente aconteceu na CE-178, estrada que liga Santana do Acaraú a Sobral. Para o local do acidente, foram deslocados um grande quantitativo de profissionais: frota do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), médicos foram chamados fora da escala, viaturas do Ronda do Quarteirão e todo o efetivo da Guarda Municipal. Ruas foram fechadas e havia escolta para cada ambulância que chegava. 

Campeonato de Futebol acontece em Itarema

         Os jogos das semifinais do campeonato itaremense (Itarema-CE) de Futebol (1ª divisão) serão realizados no dia 24 de setembro e 01 de outubro. No primeiro jogo, Vitória enfrenta o Vila Progresso. Já no jogo 2, não foram definidos ainda os times que se enfrentarão. No dia 17 de setembro disputam a vaga do segundo jogo: Guarani X Vila Parati e Naja X Porto dos Barcos. A grande final do campeonato acontece no dia 11 de outubro.


Confira os resultados dos jogos do último final de semana (10/9):
14:00 = CEARAMOR 01 X 03 VITÓRIA FUTEBOL CLUBE
16:00 = VILA PROGRESSO 0 X 0 CÓRREGO DA VOLTA

Alunos de Escola Profissionalizante de Acaraú participam de Feira em Pernambuco


 Centro de Convenções da UFPE  Arquivo: Fenecit
          Os alunos Roberto Tiago Morais e Robson Brito de Souza, do 3º ano do Curso Técnico em Informática da Escola Estadual de Ensino Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú (CE) estão participando da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit). A Feira, em sua 7ª edição, inicou ontem (12/9) e segue até sexta-feira (16/9) no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco. A Fenecit é uma feira credenciada a Febrace (USP - SP) e Mostratec (RS) e tem como objetivo incentivar a pesquisa científica no cotidiano escolar. Tem sido pioneira na produção científica no estado de Pernambuco. Os alunos da Escola Profissionalizante de Acaraú estão participando com o projeto Cores da Terra, que tem por objetivo incentivar a pesquisa científica no cotidiano escolar. O projeto é orientado pelo professor Roberto José Vasconcelos Chaves, da disciplina de Filosofia e Sociologia.