sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Morrinhos. Abrem inscrições para seleção de coordenador escolar

         A 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE)/ Acaraú (CE) selecionará coordenador escolar para a Escola Estadual Carminha Vasconcelos, no Município de Morrinhos (CE). Para concorrer à vaga, o candidato deve apresentar mais de 21 anos, não ter sofrido procedimento administrativo disciplinar nos últimos quatro anos, possuir diploma de graduação e dispor de mais de dois anos de efetivo exercício no magistério. As inscrições são realizadas na sede da CREDE, situada à rua Santo Antônio, nº 133, bairro Outra Banda, em Acaraú. As inscrições serão recebidas no período de 14 a 19 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O edital pode ser conferido no portal da Secretaria Estadual de Educação.
Confira o edital:

Policlínica de Acaraú poderá ser inaugurada no final de setembro

Unidade deve ser inaugurada em breve
O Governo do Estado do Ceará estima que até o final do mês de setembro seja inaugurada a Policlínica Regional de Acaraú (CE), região Norte do Estado. Localizada no bairro Mons. Edson Magalhães, localiza-se vizinho a outro importante equipamento de saúde do Estado, o  Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), já em funcionamento.
A Políclínica que será inaugurada em Acaraú integra o Programa de Expansão e Melhoria da Assistência à Saúde do Governo do Estado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A unidade beneficiará mais de 200 mil habitantes dos Municípios da região do Baixo Acaraú (Acaraú, Cruz, Itarema, Marco, Morrinhos, Bela Cruz e Jijoca de Jericoacoara).
Na nova unidade de saúde, estima-se um investimento total em torno de R$ 7.100.000,00 do Tesouro do Estado. A população do Baixo Acaraú contará com dez especialidades médicas: clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, otorrinolaringologia e oftalmologia. Garantindo atenção integral, a policlínica regional realiza exames especializados. Entre eles, mamografia, endoscopia digestiva, ecocardiograma, eletrocardiograma, ergometria, audiometria, ultrassonografia.

Imunização. Amanhã é o dia D contra a paralisia infantil

         Sábado, 13 de agosto, é o Dia Nacional de Mobilização da segunda etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. As crianças menores de 5 anos devem tomar essa dose de reforço para assegurar a imunização contra a doença. Os postos estarão abertos de 8h as 17h.

Acaraú. Projeto quer transformar em museu a Casa de Padre Antônio Thomaz


Casa do Padre Antonio Tomaz - Fonte: JA
         
         Projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de Acaraú (CE), região Norte do Estado, quer transformar a Casa do Poeta Padre Antônio Thomaz, situada na Rua dos Poetas, em frente à Praça da Matriz, no Centro do Município, em um museu. No espaço, haverá a exposição de obras, objetos de uso pessoal e condecorações não só do ilustre habitante, o Príncipe do Poetas, Padre Antônio Tomaz, mas o espaço contará com peças do poeta Nicodemos Araújo e do Monsenhor Edson Magalhães (vigário da Paróquia de Acaraú por mais de 4 décadas). O projeto, em fase de elaboração, conta com a colaboração do poeta e diretor do Museu Vicente de Paula Rios (Itarema/CE), José de Fátima Silva. O projeto será posteriormente submetido à aprovação do Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles (PT) para execução.
         O Executivo Municipal recuperou o telhado da Casa, que estava em situação de semi-abandono. O Secretário da Secult (Acaraú), Wandick Mesquita ressaltou que, na reposição do telhado, não foi feita nenhuma modificação estrutural, uma vez que o prédio, construído no século XIX, é tombado como patrimônio municipal, mediante a Lei Nº 398/ 1968 sancionada pelo então Prefeito Adenor Martins.
          José de Fátima, colaborador do projeto,  fundador do Museu Padre Aristides Andrade Sales e membro do Sistema Estadual de Museus do Ceará, reforça a importância da iniciativa da Secretaria de Cultura de Acaraú. "Além de homenagear pessoas tão ilustres à história e a cultura de Acaraú, como o Padre Antônio Thomaz, Nicodemos Araújo e Monsenhor Edson Magalhães, o museu facilitará a transmissão do conhecimento, fazendo com que as  importantes contribuições desses ilustres, não sejam esquecidas".
         Jósé de Fátima informou que dos sete Municípios que integram a região do Baixo Acaraú, apenas três apresentam museus: Bela Cruz, Itarema e Cruz. E se o projeto da Secult do Município for aprovado, Acaraú passará a contar com seu primeiro museu.
         Wandick Mesquita informa que a Secretaria de Cultura já recebeu doações de peças, obras e condecorações dos homenageados para a exposição, e está buscando aumentar o acervo. O Secretário reforça que "Acaraú só tem a ganhar com um equipamento cultural dessa relevância, que colaborará não só para o crescimento cultural e social, como também para o desenvolvimento turístico de Acaraú".

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

BPTur prende acusados de estupro em Jeri

Imagem dos acusados - BPTur
Foram presos, na tarde do último dia 8 de agosto, os acusados da prática do estupro ocorrido no mês passado, quando duas adolescentes foram molestadas sexualmente, pelos indivíduos de iniciais J.F., 28 anos e J.G.A., 33 anos, ambos naturais de Camocim/CE, respondendo o primeiro por dois furtos, receptação e porte ilegal de arma de fogo e o segundo, por homicídio e roubo, sendo ex-presidiários.
Policiais militares do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), Capitão Vieira Neto, Cabo Viana e Soldado Wagner, numa operação em conjunto com integrantes da Delegacia de Polícia Civil de Jijoca de Jericoacoara/CE, Delegada Rita Helena e Escrivão Roberto Sharleyan, realizaram diligências na região de Acaraú, a fim de dar cumprimento ao Mandado de Prisão Preventiva, expedido pelo Juízo da Comarca de Jijoca de Jericoacoara/CE, motivado pelos indícios de que os acusados cometeram em co-autoria os crimes de estupro e roubo, cuja ação delitiva teve início na área do Parque Nacional de Jericoacoara.
Tais prisões se deram em menos de 24h da determinação judicial, onde a ação policial impossibilitou qualquer tipo de resistência, inclusive foram capturados dentro de suas residências localizadas naquela Região e conduzidos, imediatamente, para a Delegacia de Polícia Civil de Jijoca de Jericoacoara/CE, ficando à disposição da Justiça, após lavratura do devido procedimento criminal.  
Essa rápida resposta se deve a intensificação das ações operacionais que vem sendo desenvolvidas pela polícia em Jericoacoara, desde o último dia 26 de julho, com aumento de efetivo, de viaturas e de diligências, as quais são apoiadas pelo serviço de inteligência policial, na captura de criminosos e no enfrentamento do tráfico e uso drogas, roubos, furtos e porte ilegal de armas de fogo.

Assembleia de servidores do campus de Acaraú decide pela continuidade da greve

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (10/8), os servidores do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE) decidiram pela continuidade da greve deflagrada no dia 1º de agosto. As aulas estão paralisadas e funcionam apenas os serviços essenciais. Até o momento, não há nenhuma sinalização com relação ao fim da paralisação. Compareceram à assembleia, Eugênia e professor Moacir, representantes do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal do Ceará (Sindsifce), que encabeça o movimento grevista dos campi do IFCE que aderiram à paralisação.
Na oportunidade, o professor Moacir reforçou a importância da greve para a constituição de uma educação de qualidade. Eugênia, que é coordenadora de comunicação do Sindicato, discorreu sobre as pautas de reivindicação. Entre os motivos da paralisação estão os projetos de lei que autorizam demissões no serviço público, além do congelamento dos salários dos servidores públicos por dez anos.
Os membros do Sindicato reforçaram que foi formado neste mês um Comando Nacional da Greve, com representações de instituições federais de todos os Estados do País que, conforme acredita o professor Moacir, fortalecerá as bases do movimento. Visão compartilhada pelo professor de Sociologia do campus de Acaraú, Joab Dantas, que acredita que a formação do Comando poderá trazer resultados positivos em relação às negociações com o Governo.
Durante a assembleia, a imensa maioria dos servidores do campus de Acaraú do IFCE votou pela continuidade da greve. O professor Moacir, do Sindisifce, acredita que a greve não seja tão longa, principalmente após a formação do Comando de Greve. O campus de Acaraú tem realizado assembleias, de 15 em 15 dias, para avaliar os passos e votar pela continuidade ou não da greve. A próxima está prevista para acontecer no dia 24 de agosto.
Conforme o professor Joab Dantas, a carga-horária do campus será cumprida, com base em um novo calendário letivo que será posteriormente definido após o fim da greve.
O grande problema que o docente acredita que os cerca de 350 alunos da sede deverão enfrentar será a dificuldade de locomoção, uma vez que em período de recesso escolar, quando o campus deverá estar em aulas para repor o tempo paralisado, normalmente as Prefeituras não disponibilizam transporte escolar, de que dependem muitos alunos.
Para o professor Joab Dantas, o movimento grevista aderido pelos servidores do IFCE “é uma lição de cidadania aos alunos, uma vez que é uma luta pelos direitos”. O docente faz um apelo à população “que nos apóiem e nos compreendam. Nossa intenção não é prejudicar os alunos ou a comunidade, mas termos na região do Baixo Acaraú uma escola da melhor qualidade possível, começando pela valorização dos servidores”.
Faixas doadas pelo Sindsifce com as frases “Estamos em greve” foram colocadas pelos servidores hoje (10/8) na fachada do campus de Acaraú. Até uma negociação positiva aos servidores por parte do Governo, as aulas seguem paralisadas.

Secretaria de Cultura e Turismo de Acaraú realiza balanço de atividades


Com apenas dois meses à frente da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Acaraú (CE), região Norte do Estado, Wandick Mesquita Gama já contabiliza várias realizações positivas à frente da pasta. Muitos projetos foram desenvolvidos e estão por desenvolver com a finalidade de desenvolver esses dois setores tão importantes para a população acarauense, na gestão do Prefeito Pedro Fonteles dos Santos (PT), conhecido popularmente como “Pedim do Cleto”. O Secretário Wandick Mesquita reforçou que tem à frente da Secretaria “muitos desafios, dentre eles, a reestruturação dos Conselhos Municipais, ou seja, os Conselhos de Cultura, Turismo e de Patrimônio Histórico e Natural de Acaraú”.
Confira os projetos desenvolvidos e em andamento:
·                    I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú, ocorrido em junho, que premiou com o Troféu Nicodemos Araújo sete personalidades, reconhecidas pela sua importante colaboração ao quadro cultural da região. Na oportunidade, foram homenageados o poeta e escritor Dimas Carvalho, o jornalista e escritor Vicente de Freitas, o bispo Dom Edmilson da Cruz, o advogado, ex-deputado estadual e primeiro Secretário de Cultura de Acaraú, Francisco José Ferreira Gomes, o professor e memorialista Lucivan Rios (Totó), o poeta e diretor de museu, José de Fátima. No evento, também foi realizada a exposição do escritor Nicodemos Araújo, com obras, fotos e condecorações. Nicodemos foi o grande homenageado, reconhecido como um dos maiores escritores de Acaraú, memorialista e poeta.
·                    A Secult/ Acaraú, juntamente com o Centro Vocacional Tecnológico(CVT)  do Município,  formaram uma parceria para oferecer o curso “Bem Servir e Receptividade em Gastronomia” a barraqueiros da Praia de Arpoeiras (Acaraú/CE). Na metodologia a ser utilizada pelo consultor João Amado, o mesmo levará às aulas o conhecimento prático dos barraqueiros. O curso, que teve a duração de 120 horas/aula, dividido em três semanas de aulas teóricas e práticas, iniciadas no dia 26 de junho, foi realizado na Escola Municipal João Jaime Ferreira Gomes, na comunidade de Curral Velho. A capacitação contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social do Município, por meio da titular da pasta, Maria Irene Barbosa Góes Mota, que tem dado todo aporte para a realização do curso de aperfeiçoamento aos barraqueiros.
·                    O VII Festival de Quadrilhas “Acaraú Junino” foi outra ação importante desenvolvida pela Secretaria para manter viva essa manifestação popular tão importante ao Nordeste brasileiro. O evento contou com a participação de quadrilhas juninas de várias regiões do Ceará e houve a concessão de maior aporte financeiro às quadrilhas da Terra: Explosão na Roça e Coração da Terra.
·                    Dentro do âmbito do Festival de Quadrilhas, a Prefeitura oportunizou o I FOCUM (Fórum Cultural do Movimento Junino), organizado pela Federação das Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará (Fequajuce). O evento, ocorrido no auditório do Hotel Municipal, no dia 10 de junho, contou com palestra do presidente da Fequajuce, Kiko Sampaio.O Fórum contou com a presença de alguns representantes de quadrilhas juninas da região e de secretários, quando foi discutida a realidade das quadrilhas no Estado e na região, além do regulamento dos festivais e concursos realizados.
·                    A Secretaria também apoiou a realização das festividades religiosas, como a Festa de São Pedro na comunidade de Cauassu, onde promoveu-se um show católico.
·                    A Secult/ Acaraú também articulou com as outras Secretarias Municipais as atividades em comemoração aos 162 anos de Acaraú, comemorados no dia 31 de julho. Uma semana de atividades, com prestação de serviço, inauguração de laboratórios de informática, desfile cívico entre uma gama de outras atividades foram realizadas no período.

Reestruturação da Secretaria de Cultura e Turismo de Acaraú
Outro grande desafio que está sendo encabeçado pelo Secretário Wandick Mesquita é a reestruturação da Secretaria de Cultura e Turismo, com a criação de novos equipamentos culturais e a implantação inovadora de ações que geram um incremento cultural e turístico, que acabam beneficiando a população de Acaraú e trazendo divisas a Terra.

Projetos que estão em andamento

- Criação do primeiro Museu Municipal (Casa do Padre Antônio Tomaz)
- Aquisição de sala com nova estrutura e organização dos departamentos;
- Digitalização e reestruturação da Biblioteca Pública Nicodemos Araújo;
- Reativação da Ilha Digital;
- Reestruturação da Banda Municipal Mestre Milton Gomes;
- Apoio e cadastramento dos talentos da terra;
- Criação do city tour ao redor da Praça da igreja Matriz (parceria com a Escola Estadual Profissionalizante Marta Maria Giffone de Souza);
- Criação da rota turística pelas praias de Acaraú a Jericoacoara;
- Participação em editais lançados pela Secretaria da Cultura do Estado e Ministérios da Cultura e do Turismo.

Baixo Acaraú. Professores da rede estadual de ensino em greve realizam "aula pública"


         Uma “aula pública” será realizada na próxima sexta-feira (12/8), a partir das 8h da manhã, na Praça do Centenário, Centro de Acaraú (CE), região Norte do Estado. Na oportunidade, professores da rede estadual de ensino do Baixo Acaraú apresentarão os motivos da greve deflagrada neste mês, que ocasionou a paralisação das aulas. Participarão professores da escola Maria Conceição de Araújo (Aranaú/ Acaraú), escola técnica profissionalizante Marta Maria Giffone de Souza (Acaraú/sede) e CEJA Padre Antônio Tomaz (Acaraú/sede); escola São Francisco da Cruz (Cruz); escola Professora Marieta Santos (Bela Cruz); e da escola Ricardo de Souza Neves (Marco). 

         A população é convidada a participar das atividades. Estarão presentes os representantes do Sindicato dos Professores e Servidores do Estado (APEOC) de Sobral, Antônio Júnior, e da representante do Sindicato em Acaraú, professora do Liceu, Liduína Fonteles. Conforme a Professora Liduína, só é possível oferecer-se uma educação de qualidade com a valorização dos professores. “Para a oferta de uma educação de qualidade, não basta uma boa estrutura física, mas deve haver um gestor comprometido, professores com salários dignos, aulas bem planejadas, enfim, há toda uma conjuntura que se soma para que se qualifique uma educação de qualidade”. 

         Alguns professores da rede estadual de ensino de Acaraú foram hoje (10/8) à Câmara Municipal de Acaraú pedir apoio dos vereadores. Os professores estão com um calendário de atividades a fim de mobilizar novos professores e a população da importância da paralisação. A defasagem salarial e o não diálogo do Governador com a categoria estariam na pauta de reivindicações e motivos da paralisação.

Serviço
Aula pública
Data: 12/8 (sexta-feira)
Horário: 8h
Local: Praça do Centenário – Centro – Acaraú – CE
Toda a população é convidada a participar

Padre de Cruz representa diocese de Sobral em Jornada da Juventude na Espanha


O Padre José Marcone Martins, Administrador da Área Pastoral de São Francisco da Caiçara, no Município de Cruz (CE), região do Baixo Acaraú, viajou no último domingo (7/8) para a Espanha. Ele representará a diocese de Sobral na 26ª Jornada Mundial da Juventude, que ocorre entre os dias 18 e 21 de agosto. Quase meio milhão de jovens procedentes de países da América Latina se reunirão com o Papa Bento XVI.  Destes, são mais de 10 mil brasileiros inscritos. A Jornada, que conta ainda com a presença de 60 bispos, foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985.

Professores temporários do Liceu de Acaraú devem ministrar aulas em período de greve

         A 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE) reuniu-se com a direção do Liceu Maria Alice Ramos Gomes (Acaraú-CE) nesta terça (9/8). A CREDE solicitou que os dois professores temporários da casa voltem a ministrar as aulas neste período de greve dos professores efetivos, deflagrada nesta semana. Foram realizadas passeatas e manifestações pelas ruas de Acaraú, conforme noticiado pelo Vale do Acaraú Notícias. O movimento, conforme os professores, conta inclusive com o apoio dos alunos. Alguns alunos, conforme informou uma docente que conversou com nossa equipe, recusavam-se a assistir a aulas de temporários. Com a reunião de hoje, um calendário diferenciado foi elaborado para que as aulas sejam ministradas pelos professores temporárias, que contratados por tempo determinado, diferentemente de efetivos, não submetem-se à greve.

Camarão da Costa Negra será certificado pelo Inpi

         O camarão que é produzido na região da Costa Negra, no Ceará, receberá o selo de indicação geográfica (IG), concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Para obter o certificado, a Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) terá um prazo de 60 dias para fazer o pagamento da taxa cobrada pelo Inpi. A certificação funciona como uma proteção para os produtos contra a falsificação, garantindo a procedência e aumentando o nível de competitividade.
         O camarão da Costa Negra é cultivado em viveiros nos Municípios de Acaraú, Itarema e Cruz, na região do Baixo Acaraú, Norte cearense. O crustáceo produzido na região é o segundo produto certificado na modalidade denominação de origem (DO). A certificação reconhece produtos cujas características devem-se basicamente ao meio geográfico. O outro produto certificado na modalidade DO foi o arroz gaúcho.
         A região da Costa Negra produz um camarão diferenciado no mercado. O crustáceo é mais firme e de sabor encorpado. Um dos motivos é a água escura e rica em nutrientes do Rio Acaraú, que ajuda a transformar o solo costeiro em uma importante área biológica para a carcinicultura.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Intensificadas ações de combate a praga no Baixo Acaraú

         Servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) do Município de Marco (CE), na região do Baixo Acaraú, intensificam as ações de combate a mosca-negra-dos-citros. A praga ataca mais de 300 hospedeiros vegetais e tem uma introdução recente no Baixo Acaraú. As ações de controle são acompanhadas pela Gerência de Vigilância e Defesa Vegetal (GEDVE) da Adagri. As ações de fiscalização e o levantamento da ocorrência da mosca propiciaram a sua detecção na área urbana, não atingindo as áreas produtoras. Desde o fim do mês de julho, as pulverizações para o controle da praga são realizadas nas áreas atacadas anteriormente mapeadas. O trabalho é resultado do apoio do Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú e dos produtores que tem reconhecido a importância das atividades de controle.

Usuário pode acessar dados sobre CNH e veículo pela Internet

       “Meu DETRAN” é o novo serviço eletrônico que o Detran disponibiliza a partir desta quarta-feira (10), para os usuários do sistema de trânsito (portadores de Carteira Nacional de Habilitação e proprietários de veículos). Com acesso pelo portal do órgão (www.detran.ce.gov.br), os usuários terão conhecimento dos seus dados sobre a sua CNH e seu veículo (ou veículos). Para isso, basta 
preencher o cadastro eletrônico.

        Depois de enviar para o endereço eletrônico, o Detran encaminhará para o e-mail do usuário a sua senha para acessar ao sistema. Com isso, o usuário saberá quanto a sua CNH precisa ser renovada, com quantos pontos já tem em seu prontuário; e quando será o licenciamento do seu veículo, quais as multas que foram registradas, se o processo de transferência foi efetivado, etc. Posteriormente, esses dados serão encaminhados para o e-mail e para o telefone celular de quem autorizar.

        Com o novo serviço, o usuário terá a comodidade de obter informações revelantes sobre o seu prontuário e não ser mais surpreendido com registro de multas ou pontuação na CNH. Assim, tomará mais cuidado para não completar os 20 pontos na carteira, e cumprir o período de 30 dias de suspensão do seu direito de dirigir (contados a partir da data em que entrega o documento na sede do Detran), após participar do curso de de reciclagem de 40 horas aula, durante 10 dias seguidos, sem direito a nenhuma falta.

        O novo serviço foi desenvolvido pela equipe de informática do Detran, que passou a contar com o novo sistema de gerenciamento eletrônico do registro de veículos, chamado Getran, ao qual também já estavam sendo processados os dados dos serviços de habilitação. Foi no final do ano passado que o novo servidor passou a operar com os dados do setor de registro de veículos. O novo sistema eliminou os problemas constantes com a queda a rede, que foi  registrado, com mais intensidade, ao longo do ano passado, para revolta dos usuários. Atualmente, esses transtornos não mais acontecem no Detran.

Decisão: Santana do Acaraú poderá realizar eleição suplementar

A cidade de Santana do Acaraú poderá ser o próximo município do Ceará a realizar eleição suplementar, caso a juiza eleitoral da cidade Cintia Nóbrega, vote em favor da decisão da execurção do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE), que cassou os direitos políticos dos candidatos eleitos em 2008, prefeito, vice-prefeito e pelo menos cinco vereadores entre esles o atual presidente da Câmara


(WG)

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Documentário sobre Curral Velho premiado em Festival de Jeri

         O documentário “O outro lado de Curral Velho” foi premiado em junho deste ano no II Festival de Cinema de Jericoacoara (CE). Curral Velho é uma comunidade da região litorânea de Acaraú (CE), região Norte do Estado. Muito da economia do lugar gira em torno da pesca e da mariscagem, sendo  o ambiente de pura riqueza ecológica, com rica fauna e flora, importante recanto do manguezal de Acaraú. O curta-metragem, dirigido por Philipe Ribeiro, retrata o cotidiano dos pescadores e marisqueiras. Philipe assim define seu trabalho: “a reinvenção do fazer político de uma comunidade de pescadores e marisqueiras de Acaraú frente a empreendimentos que há dez anos comprometem a continuidade de seus costumes, cultura e vivências”.  O documentário, com um caráter de alerta frente aos desmandos do homem contra a natureza, é narrado através do cordel da marisqueira Maria do Livramento Santos, conhecida como “Mentinha”, ambientalista de Curral Velho, que no documentário relata a filosofia da comunidade de retirar o sustento com base no desenvolvimento sustentável, por meio de ações como o fortalecimento da cultura, a tradição da pesca, mariscagem e agricultura. Vale a pena conferir!

Assista ao curta no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=fJpYvIudjB4

Cruz participa de audiência pública sobre pesca artesanal

         Vereadores e lideranças comunitárias de Cruz (CE) e de outros Municípios do litoral Oeste participaram, juntamente com representantes do Ibama, Ematerce e entidades de pescadores, de uma audiência pública, nesta segunda-feira (5/8) na Assembleia Legislativa. A discussão correu em torno da pesca artesanal.  O requerimento para o encontro partiu do Deputado Estadual Roberto Mesquita (PV). Na oportunidade, o assessor da Superintendência Regional do Ministério da Pesca, Carlos Lelis, discorreu sobre a concessão de licenças da pesca da lagosta e de alguns peixes, reconhecendo a necessidade de estudos para analisar o setor e abordar a correta concessão de licenças. Já o Coordenador de Seguro Desemprego da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Neto Oliveira, defendeu uma maior atenção para a pesca artesanal e revisão das licenças. No litoral Oeste, e em especial no Baixo Acaraú, muitas famílias sobrevivem da pesca artesanal, que exige uma atenção especial dos órgãos governamentais, além de uma maior fiscalização.

Mudas de árvores frutíferas estão disponíveis na Semam de Acaraú

         Para quem deseja uma muda de cajá, ata, manga, acerola, pitanga entre outras, a hora é agora. É só procurar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) de Acaraú (CE). O órgão recebeu 200 mudas de árvores frutíferas de empresa autuada pela emissão de gases desagradáveis. A ação é uma medida mitigadora por danos ambientais.  Além da doação das mudas, a empresa terá um prazo para diminuir os impactos dos odores, por meio de um Termo de Compromisso. Caso não reverta o quadro, a empresa poderá ser embargada. As mudas estão disponíveis na Semam para doação. A Secretaria funciona no prédio do Centro Administrativo da Prefeitura, na avenida General Humberto Moura, Nº 75B - Centro. Tel (88)3661.1469

Governador destacou o papel fiscalizador do TCM

        O governador Cid Gomes  participou nesta segunda-feira (8) da inauguração do novo prédio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e durante a solenidade destacou o seu papel  fiscalizador. “A partir de hoje os servidores que trabalham nesta corte de contas terão meios mais eficientes para fazer com que os recursos públicos cheguem ao povo cearense”, disse. Para o Governador, tão fundamental quanto uma nova estrutura física e melhores condições de trabalho, é também o zelo com o dinheiro público. “No momento em que investimos em orientação e fiscalização na aplicação do recursos, estamos multiplicando a capacidade de servir ao Estado e a sociedade”, destacou.

        Cid Gomes também acrescentou que estará sempre aberto aos pleitos daquela Casa, por reconhecer a importância do serviço que é prestado. “As cortes de contas, quer seja dos municípios, quer seja dos estados, despertam interesse da população e não podemos deixar de apoiá-las para que elas cumpram seu papel com lisura e imparcialidade”, defendeu.

        O presidente do TCM, Manoel Veras, agradeceu a sensibilidade de Cid Gomes com o Tribunal. “Por melhor que seja o projeto, ele pode ficar no meio do caminho se não houver reconhecimento da importância de instituições com missões como a nossa e isso nós encontramos no governador Cid”, afirmou. Para as obras de construção da nova sede do TCM, o Governo do Estado investiu R$ 13 milhões. Os prédios que antes abrigaram o Tribunal foram incorporados ao patrimônio do Estado.

Vereador faz duras críticas a assessores da Prefeitura de Acaraú

“O governo municipal está reduzido a três indivíduos que determinam, que dominam. Eu estou aqui defendendo o interesse da sociedade”. Isso foi dito pelo Vereador Paulo Rocha (PSB), na Câmara Municipal de Acaraú (CE), na última sexta-feira (5/8), na primeira sessão legislativa do segundo semestre deste ano. Paulo Rocha fez, na tribuna, uma crítica ao poder que seria concedido, na Prefeitura, "a meia dúzia", que ocasionaria equívocos e erros inclusive em licitações. Conforme o Vereador, alguns assessores “batem no peito e afirmam que tem mando na Prefeitura, dizendo ‘eu sou o dono deste poder’. Aí falta muita maturidade, falta muito compromisso, falta muito pé no chão”.
O parlamentar ainda alfinetou Secretários municipais, que conforme declarou, agem com soberba e orgulho. A eles, pediu que “parem de agir com autoritarismo, com arrogância”. E fala de seu desejo que Acaraú mude o quadro de assessores do Executivo, “o mais rápido possível”.
Para aqueles que dizem que Paulo Rocha participa do Governo Municipal, o parlamentar questionou “como eu participo do Governo, se há projeto de lei que só tomo conhecimento na Câmara Municipal?” O parlamentar destacou que “da forma como esse governo está, eu não apóio”. E num discurso exaltado afirmou que “não defendo centralismo, casta, autoritarismo. Eu sou contra tudo isso. Esse governo que se dizia popular e se tranca lá na Prefeitura com cadeados e eu não tenho acesso”. Paulo Rocha chegou a pedir a Deus que esse quadro seja modificado o mais rápido possível.
O vereador dá um recado aos assessores “soberbos” do governo municipal: “aos que acham que o poder é eterno, existem os órgãos controladores, os órgãos fiscalizadores, que não poupam ninguém. Quem tiver erro vai ter que pagar. Mas a sociedade não pode pagar pelas aberrações cometidas”. Ele não especificou que “aberrações” seriam essas, apesar de afirmar que existam.
Paulo Rocha defendeu que a Prefeitura tenha um diálogo mais constante com os sindicatos, com as associações, enfim, pediu uma administração que aja em conformidade com os interesses populares. Declarou que enquanto esteve à frente da Secretaria de Educação, teve um amplo diálogo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsep).

domingo, 7 de agosto de 2011

Tentativa frustrada de furto seguida de lesão corporal ocorre em Morrinhos

          Na tarde da última sexta-feira (5/8), no Município de Morrinhos (CE), uma casa foi invadida por volta das 16h, com a intenção de furtar-se um DVD, mas o proprietário do imóvel vê o ladrão em ação, reage e defere uma facada contra a cabeça do infrator. O responsável pelo furto é identificado como sendo José Carlos de Oliveira, de 27 anos, desocupado, que reside em Acaraú. Já o proprietário do imóvel é  Josivaldo de Araújo, de 32 anos, agricultor. Ambos foram conduzidos à Delegacia Regional de Acaraú, onde foram acariados pela delegada de Jijoca, Rita Helena Cavalcante Porto, plantonista na Delegacia Regional de Acaraú neste final de semana. José Carlos será enquadrado por furto e o proprietário da residência , por lesão corporal. O Soldado da PM de Acaraú, Antônio Leitão, orienta que em hipótese alguma deve-se fazer justiça pelas próprias mãos, mas tão somente imobilizar, caso se possa, o infrator e contactar a polícia para que sejam realizados os encaminhamentos necessários. Com esse procedimento, o Soldado informa que "não se expõe a sua vida a nenhum risco nem a dos seus".

Homem lesiona outro em Morrinhos por motivo banal

         Na noite da última sexta-feira (5/8), um homem lesionou outro com doze facadas por motivo banal. Segundo populares, Francisco das Chagas da Silva, de 39 anos, desocupado, deferiu 12 facadas em José Leones da Silva, 20 anos, auxiliar de pedreiro, por causa de uma dívida de R$ 28,00. O crime teria ocorrido por volta das 19h na localidade de Junco Manso, a 3 Km do Município de Morrinhos (CE), região Norte do Estado. A vítima foi conduzida ao Hospital Regional de Sobral e seu estado era considerado grave. O agressor foi preso e conduzido à Delegacia Regional de Acaraú e responderá pelo crime de lesão corporal grave.