sábado, 6 de agosto de 2011

Carro pega fogo em frente a igreja Matriz de Acaraú

         Neste sábado (6/8), por volta das 4h30min da manhã, o carro modelo Fiat do poeta e professor Dimas Carvalho pegou fogo na calçada de sua residência, que fica localizada em frente a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Acaraú.  Houve apenas perda material. A Polícia Militar informa que foi entrado em contato com o Posto Integrado do Corpo de Bombeiros localizado no Município de Marco, mas o efetivo estava atendendo a outras ocorrências e não puderam deslocar-se para dissipar o sinistro.

Acidente com vítima fatal ocorreu neste sábado em Acaraú

         Um homem de cerca de 30 anos, cuja identidade ainda não foi descoberta pela Polícia, morreu no Município de Acaraú (CE) após ser colhido por um caminhão baú. O acidente aconteceu por volta das 19h45min deste sábado (6/8) na rua Capitão Diogo Lopes, conhecida como Rua 58, nas proximidades do Hospital Regional de Acaraú. O homem, que segundo populares estava embriagado, pedalava sua bicicleta quando foi colhido pelo caminhão. Socorristas foram ao local, mas o homem teve morte imediata. O corpo foi conduzido como indigente até a cidade de Sobral, onde encontra-se no Instituto Médico Legal, a espera de identificação. O motorista do caminhão, cuja identidade foi resguardada pela Polícia, foi conduzido à Delegacia Regional de Acaraú, onde foi acariado pela Delegada de Jijoca de Jericoacoara, Rita Helena Cavalcante Porto, plantonista deste final de semana na Delegacia Regional de Acaraú.

Resultados positivos na Segurança Pública em Jericoacoara

         Desde o último dia 26 de julho, o Cel PM Francisco José Bezerra Rodrigues, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o Cel PM Werisleik Pontes Matias, Comandante Geral da PMCE, determinaram o reforço do aparato de segurança pública em Jericoacoara, sendo designado o Ten-Cel PM John Roosevelt Rogério de ALENCAR, comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), para coordenar as ações operacionais da Polícia Militar naquela localidade.
         Uma das primeiras providências adotadas pelo comandante do BPTur foi ouvir a comunidade de Jericoacoara no próprio distrito, distante 300 Km de Fortaleza, onde 200 pessoas se fizeram presentes no dia 29 de julho deste ano, para melhor subsidiar as ações estratégicas no emprego do policiamento ostensivo e preventivo, principalmente no enfrentamento do tráfico e uso de drogas e entorpecentes, dos roubos e furtos e da posse e porte ilegal de armas de fogo.
          Tal reforço é constituído na ampliação do contingente de 6 (seis) para 21 (vinte e um) policiais militares, sendo 12 (doze) do BPTur (incluindo um Oficial e mais duas viaturas 4x4), 5 (cinco) do 9º Batalhão de Itapipoca e 4 (quatro) da Companhia ambiental, contando nos finais de semana com o reforço desta em mais 3 (três) policiais e uma viatura 4x4, além da intensificação dos serviços de inteligência da Polícia Militar e Secretaria da Segurança Pública no apoio ao policiamento de rua.
         Dentre as ações operacionais que vêm sendo desenvolvidas, a fim de assegurar uma maior proteção à população local e aos turistas,  implementou-se barreiras policiais nas principais vias de acesso, inclusive na entrada da Vila de Jericoacoara, próxima ao estacionamento principal, bem como intensificou-se patrulhamento, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nas Praias da Malhada, Pedra Furada, Mangue Seco, Tatajuba, Duna Pôr-do-Sol, localizados na área do Parque Nacional de Jericoacoara, destacando-se as abordagens com fundada suspeita a pessoas e veículos, principalmente àqueles guiados por menores, aos condutores não habilitados e aos veículos sem documentação ou com ausência ou adulteração de número de placas e chassis.
         Portanto, já se nota uma mudança positiva na segurança pública em Jericoacoara, onde já se tem como resultados dessas ações operacionais: apreensão de um buggy e treze motos, todos sem documentação; apreensão de drogas: 200g de cocaína e 100g de maconha; apreensão de facas, R$ 1.200,00 em espécie e três celulares, bem como a prisão em flagrante de quatro traficantes, três usuários de drogas, um infrator por roubo à pessoa e um ato infracional por tráfico de drogas; inclusive foram realizadas em torno de 235 abordagens policiais – fundada suspeita – registradas em formulários padrões.

Enviado ao Vale do Acaraú Notícias pelo Ten. Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR)

Audiência Pública sobre transporte de mototáxis em Acaraú ocorre na próxima semana

         Na próxima quinta-feira (11/8), às 10h da manhã, será realizada uma Audiência Pública, na Câmara Municipal de Acaraú (CE), em que vereadores e população discutirão o Projeto de Lei Nº 31/2011, que regulamenta o transporte de passageiros usuários de mototáxis no Município. Entre os vários pontos elencados no documento estão a obrigatoriedade do mototaxista utilizar uniforme com colete de identificação e crachá cedido pela Prefeitura mediante o pagamento de taxa, a obrigatoriedade da utilização de capacete pelo condutor e passageiro, manter atualizados toda a documentação necessária, residir no mínimo dois anos em Acaraú, uso da toca higiênica pelo passageiro, entre uma gama de outras orientações. O mototaxista que infringir algumas das normas, poderá sofrer advertência, poderá pagar multa, ter o veículo apreendido, suspensão da licença ou até mesmo a cassação. O documento foi lido ontem (5/8) na primeira sessão do segundo semestre legislativo. Na audiência que ocorrerá na próxima quinta, os vereadores estão conclamando a presença dos mototaxistas e a população de um modo geral.


Serviço
Audiência Pública sobre transporte de passageiros em mototáxis
Discussão de Projeto de Lei
Data: 11/08/2011 (Quinta-feira)
Horário: 10h
Local: Câmara Municipal de Acaraú

Baixo Acaraú. Sesa informa número de casos de dengue no primeiro semestre de 2011

Na última sexta-feira (5/8), a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) divulgou boletim informando número de casos de dengue no Estado de 2 de janeiro a 6 de agosto deste ano. Referente a 12ª Coordenadoria de Saúde, que abrange os Municípios da região do Baixo Acaraú, o documento apontou um total de 54 casos confirmados de dengue, sendo que o Município de Acaraú revelou o maior número de casos, com 14 confirmados, seguido de Marco, com 12 casos.
No total, o Baixo Acaraú apresentou em média o índice de 25,62 casos por 100 mil habitantes. Nenhum óbito foi confirmado de dengue nos Municípios da região do Baixo Acaraú, sendo apontados os Municípios, no documento, como integrantes do grupo de risco baixo e moderado.
No Estado, foram notificados 78.239 casos suspeitos de dengue em todos os Municípioc, distribuídos nas 21 Coordenadorias Regionais de Saúde. Destes, 42.521 casos foram confirmados em 174 municípios e 25.989 casos descartados.

Nº DE CASOS CONFIRMADOS - 12ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE (BAIXO ACARAÚ) - FONTE: Sesa/ Coprom/ Nuvesp
MUNICÍPIO
Nº CASOS
% CASOS
INCIDÊNCIA POR 100 MIL HABITANTES
ACARAÚ
14
0,03
24,33
BELA CRUZ
10
0,02
32,39
CRUZ
-
-
-
ITAREMA
5
0,01
13,34
JIJOCA DE JERICOACOARA
2
0,00
11,76
MARCO
12
0,03
48,58
MORRINHOS
11
0,03
53,14
TOTAL
54
0,13
25,62














   

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Fiscalização. TCM visita Morrinhos

         O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) enviará equipe de fiscalização ao Município de Morrinhos, zona Norte do Estado do Ceará, na próxima semana, nos dias 9 e 10 de agosto. Morrinhos está entre as seis cidades cearenses a serem visitadas pelo TCM. As datas foram divulgadas nesta sexta-feira (5/8). São fiscalizadas as contas das prefeituras e câmaras municipais, checando-se a correta aplicação da verba pública.

Comarcas de Jijoca e Bela Cruz atendem neste final de semana

         Os fóruns das Comarcas dos Municípios de Jijoca de Jericoacoara e de Bela Cruz, ambos no litoral Oeste do Estado do Ceará, estarão atendendo em regime de plantão neste final de semana, 6 e 7  de agosto, das 8h às 14h.
        Os dois Municípios estão entre os vinte do Ceará que atenderão em regime especial nesse período. A ação é fruto de determinação do Tribunal de Justiça do Estado, que garante a continuidade de prestação jurisdicional aos finais de semana a fim de agilizar os processos e aumentar a prestação de serviço a população. Jijoca de Jericoacoara integra o 14º Núcleo Regional; Bela Cruz, por sua vez, o 15º Núcleo Regional.

Baixo Acaraú. Professores do Estado entram em greve e aulas são paralisadas


 Nesta sexta-feira (5/8), os professores da rede estadual de ensino deflagraram greve em todo Estado do Ceará e não foi diferente na região do Baixo Acaraú. No Município de Acaraú, hoje aconteceram passeatas pelas principais ruas da cidade e nesta semana um calendário especial será realizado de visitação a outros Municípios da região para reunir novos professores ao movimento grevista. Na próxima segunda-feira, comissão de professores grevistas de Acaraú visitarão Itarema e, na próxima sexta-feira, às 18h, haverá uma grande concentração na Praça do Centenário, no Centro de Acaraú para sensibilizar a população. O movimento é encabeçado pelo Sindicato dos Professores e Servidores no Estado do Ceará (Sindicato-APEOC).
 Em Acaraú, 90% dos professores do Liceu e 58% do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Padre Antônio Tomás em Acaraú já aderiram à greve e hoje uma assembleia foi realizada na Escola Profissionalizante Marta Maria Giffone de Sousa, para adesão dos professores da unidade.
 
Manifestantes com os alunos no início da passeata
Foto enviada ao VAN pela Profa. Vânia Rocha

Entre os pontos que desencadearam a greve estão o descumprimento, pelo Governo, da Lei Nº 12.066, de 13 de janeiro de 1993, que regula o Plano de Cargo, Carreira e Salários, além do desrespeito a Lei Nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que estabelece o Piso Nacional dos Professores. Além disso, o Governo ficou de enviar à Assembleia Legislativa , na última quinta-feira (28/7) proposta de implantação de um piso salarial que, segundo nota oficial do Sindicato-APEOC “retira direitos dos professores garantidos desde 1993, acarretando, desta forma, o fim das negociações com a categoria.”
 A professora Rosali Vasconcelos, do CEJA Padre Antônio Tomaz, em Acaraú, cobra  do Governo do Estado uma política educacional justa e digna, para que a educação não venha a “capengar”. A docente desabafa que não se pode “exigir uma educação de qualidade com o tratamento que o Governo do Estado tem dispensado aos profissionais da educação”.
A professora Raquel Araújo, do Liceu de Acaraú, explica que os professores tentaram estabelecer o diálogo, sem obter sucesso e, por conseguinte, a única alternativa foi a deflagração da greve. “A luta que nós professores estamos encabeçando é em prol de uma educação de qualidade, não só baseada em números. Uma educação qualitativa, que começa pela valorização dos professores”.
A professora Raquel informa que o movimento tem tido o apoio dos estudantes, que têm entendido a reivindicação dos professores. Os alunos têm inclusive participado das manifestações e se recusado a assistir aulas de professores temporários. “Os alunos estão do nosso lado. Nosso objetivo não é prejudicá-los, mas reivindicar nossos direitos e eles têm entendido isso”.

Professores passaram pelas principais ruas de Acaraú com cartazes e faixas
Foto enviada pela Profa. Vânia Rocha

Em nota oficial, o Sindicato APEOC declara que sempre buscou nas negociações com o Governo do Estado “manter, recuperar e ampliar direitos dos profissionais da educação, mas o Governo informou que enviaria uma mensagem à Assembleia Legislativa, demonstrando fim das negociações”. Desta forma, o Sindicato-APEOC consultou a categoria por meio de Assembleia Geral Extraordinária, a qual deliberou por greve geral.
Em nota, a assessora de Comunicação do Governo do Estado, Jaqueline Cavalcante informou que o Governo apresentou uma proposta para o Sindicato-APEOC e, em seguida, recebeu o aviso de “encerramento das negociações”.
Este fato, conforme informa a nota, se mostrou ainda mais surpreendente por haver um calendário de reuniões firmado por ocasião da audiência no Palácio da Abolição, no último dia 27. Como previsto, houve uma reunião no dia 29 de julho, enquanto a seguinte, marcada para o dia 3 de agosto, foi cancelada em resposta à posição do Sindicato. A nota declara que há o interesse do Governo em retomar as negociações.
         A nota conclui informando que, com a nova proposta salarial feita pelo Governo, o salário dos docentes do Estado passa da posição de 5º pior salário do país para o 15º melhor no ranking de todos os estados brasileiros.

Itarema. Campeonato acontece neste final de semana


Neste final de semana, haverá jogos do Campeonato Itaremense (Itarema/CE) de Futebol da 1ª Divisão. 20 equipes disputam o título de campeão itaremense de 2011.
Confira as rodadas do campeonato:

6 de agosto (Sábado)
14h – Naja F.C X São Paulo do Comondongo
Árbitro: Neuton Santos
16h – Fluminense do ItapajéX Cór. Da Volta
Árbitro: Reginaldo Souza

7 de agosto (Domingo)
14h – Botafogo Itapajé X Vitória F.C.
Árbitro: Helano Victor
16h – Guarani F.C X Portuguesa do Gargoê
Árbitro: Jefferson Rios

O evento é organizado pelo Departamento de Desporto do Município de Itarema, e conta com o apoio da Prefeitura do Município.

Final da Copa Vale do Acaraú de Futsal 2011 acontece nesta sexta


         A equipe de futsal de Itarema e a de Morrinhos, ambos Municípios da região do Baixo Acaraú (CE),  se enfrentarão na Final da Copa Vale Acaraú de Futsal 2011. O jogo acontece nesta sexta (5/8), às 20h, no Ginásio Poliesportivo de Cruz. Os times disputam o bicampeonato do Vale do Acaraú. Itarema foi a campeã na Copa de 2005, já Morrinhos, em 2009. A arbitragem ficará a cargo de Marcos Sampaio (FCFS) e Alexandre Nascimento (Liga Desportiva de Cruz). O time campeão conquistará, além do título, R$ 3 mil, troféu e medalhas; e o vice-campeão,  R$ 1 mil mais troféus e medalhas. O evento é promovido pela Liga Acarauense de Futebol e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Acaraú.

Morrinhos. Combate à violência no trânsito

      Palestras de conscientização e educação no trânsito estão sendo realizadas no Município de Morrinhos, zona Norte do Estado do Ceará, objetivando orientar a população e previnir a violência no trânsito no município.    A Dra. Malake Waked Tanos, Delegada Titular de Itarema e da Unidade de Policia Judiciária de Morrinhos/ CE, juntamente com o escrivão Manoel Jocélio Matos, apoiados pelo Poder Judiciário,  pela Prefeitura de Morrinhos, Câmara Municipal de Morrinhos, Polícia Militar, Programa da Pró-Cidadania e Detran - CE, estão organizando o ciclo de palestras.
         A primeira palestra foi realizada na terça-feira (2/8) no auditório do Fórum local. A próxima palestra ocorrerá no próximo dia 16 de agosto, às 15 horas, no salão Paroquial da localidade de Sítio Alegre. Os eventos estão abertos a toda comunidade morrinhense e de regiões vizinhas.
        A Dra. Malake informa que a Dra. Juliana Silveira, Promotora da Comarca de Morrinhos, juntamente com a Superintendência do Detran - CE, apoiados pela Polícia Civil e Polícia Militar), trouxe para o Município "a possibilidade dos moradores de menor poder aquisitivo terem acesso a sua primeira Carteira de Habilitação (CNH), através do programa Carteira Popular, desde que preenchidos determinados requisitos". 
        Todo o procedimento será realizado no próprio Município, sem qualquer ônus financeiro para o cidadão. Para maiores informações sobre o programa e requisitos de ingresso, basta acessar o site do Detran - CE: www.detran.ce.gov.br ou informa-se em posto de inscrição da Prefeitura Municipal de Morrinhos.

Exposição de modelos de embarcações ocorrerá no campus de Acaraú

         Haverá uma exposição de sete modelos de embarcações construídas pelos alunos da primeira turma do curso Técnico em Construção Naval do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Os trabalhos serão expostos na próxima terça-feira (9/8), às 17h, no átrio do prédio do campus, situado à avenida Des. Armando de Sales Louzada, s/n, bairro Monsenhor Edson Magalhães, em Acaraú. Os trabalhos de construção dos modelos de embarcação foram coordenados pelos professores do campus, Maurício Aguilar, César Melo e Hernan Ruiz. Para a execução dos trabalhos, houve o apoio da Prefeitura Municipal de Acaraú, Acaraú Pesca, Aquasystem e Estaleiro do Paulo. Foram utilizadas diferentes técnicas de fabricação na confecção dos modelos.

Serviço
Exposição de modelos de embarcação
Data: 9 de agosto
Hora: 17h
Local: Átrio - IFCE/ Campus de Acaraú
Av. Des. Armando de Sales Louzada, s/n - Mons. Edson Magalhães - Acaraú - CE
Fone: (88)3661.1682

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Prefeitura de Acaraú sinaliza para votação de PCCS dos servidores

         No dia 19 de julho, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Acaraú (Sindsep), situada no bairro Mons. Edson Magalhães, em Acaraú (CE), zona Norte do Estado, houve uma reunião para discutir a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores municipais. Entre outras categorias, participaram guardas municipais e motoristas da Saúde. Estiveram presentes o Prefeito Pedro Fonteles, o Secretário João Demétrio (Administração), o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Emanuel Melo, além do Presidente do Sindsep, Valdeci Martins dos Santos. 
        A Prefeitura já sinalizou conceder um reajuste salarial aos servidores em janeiro, que está previsto ser definido em dezembro. Conforme informações da Secretaria de Administração, o Município de Acaraú apresentava no mês de julho, 1.555 servidores efetivos e 437 temporários. 
       Conforme Valdeci Santos, que está a frente do Sindsep desde o dia 6 de junho, a aprovação do PCCS dos servidores é "um passo importante à valorização do servidor. Os professores já apresentam seu PCCS, mas outras categorias precisam ser beneficiadas. E a Prefeitura sinaliza positivamente nas discussões para concessão deste benefício".

Trânsito de Morrinhos poderá ser municipalizado


Panorâmica de Morrinhos (CE) - Arquivo da Prefeitura
O Ministério Público do Estado do Ceará, juntamente com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), querem municipalizar o trânsito de Morrinhos(CE), zona Norte do Estado. Audiência Pública foi realizada no dia 16 de julho, pelos órgãos com a Secretária Edna Jovino, de Ação Governamental da Prefeitura do Município, para viabilizar a municipalização. No Município não há sinalização e é carente de infraestrutura de trânsito.
 Conforme o assessor de comunicação da Prefeitura, Oderno Santos, para que o projeto de municipalização possa ser posto em prática, há a necessidade do aporte do Governo do Estado, para que  o Município possa arcar com a carga orçamentária. Por enquanto, não há nada definido, apenas vislumbrando-se a possibilidade da municipalização.
Conforme Oderno Santos, o Detran tem realizado blitz no Município e realizado medidas educativas e punitivas contra as infrações de trânsito, mas ainda existem muitos problemas, inclusive acidentes com vítimas fatais. O assessor de comunicação da Prefeitura informa que “não existe sinalização em Morrinhos. O projeto de Municipalização inclui sinalização e melhoria na infraestrutura”.
O assessor ressalta que a Prefeitura está de acordo com a municipalização do trânsito, mas que apenas aguarda o posicionamento do Governo quanto aos custos na implementação do projeto. Oderno explicou que “a Administração do Prefeito Jerônimo Brandão (PT) objetiva trazer todos os tipos de melhoria à população, inclusive no que se refere à melhoria nas condições de trânsito na nossa cidade”.

Parabéns aos padres pelo Dia do Padre!

         A Prefeitura de Acaraú, na pessoa do Exmo. Sr. Prefeito Pedro Fonteles, juntamente com o Secretário de Cultura e Turismo do Município, Wandick Mesquita, saúdam a todos os padres, em especial os de Acaraú, em virtude do “Dia do Padre”, comemorado hoje, 4 de agosto, dia que a Igreja Católica celebra o dia do martírio de São João Maria Vianney, patrono do clero. Padre significa “pai”, assim como o pai cuida de seus filhos o padre cuida para que  se cresça como verdadeiro filho de Deus. O padre é o primeiro missionário da comunidade. É quem disse sim ao projeto de amor do Reino de Deus, para tornar o mundo cada vez melhor.

A Secult parabeniza os padres das paragens acarauenses:

Pe. Eudes Cruz (Paróquia de Acaraú)
Pe. Robson Cabral (Área de Pastoral de Celsolândia)
Pe. Maurilio Xavier (Paróquia de Aranaú)
Pe. Juscelino Pascoal (Área de Pastoral de Cauaçu)
Pe. Flávio Fernandes e Pe. José Walter (Área de Pastoral de Juritianha/Diocese de Itapipoca)
Pe. Nicodemos (atuante na Paróquia de Frecheirinha)
Pe. Denilson (atuante na Paróquia de Taperuaba - Sobral)
E ao ex-reitor do Seminário da Prainha Mons. Manfredo Ramos e o Bispo Acarauense, Dom Edmilson da Cruz,

Felicitações!

         A equipe do Vale do Acaraú Notícias parabeniza o acarauense Jhônata Adams Mendes Silva, pelo seu aniversário comemorado ontem, 03 de agosto, quando completou suas 25 primaveras. Fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. Parabéns a você nesse dia tão grandioso. E parabéns em especial pelo seu blog J.A. Comunicação & Divulgação (http://jacomunicacaobyacarau.blogspot.com). Com extremo profissionalismo, não demonstra em suas postagens tendenciosidade, mas repassa com objetividade a informação, abordando com clareza os principais acontecimentos da região do Baixo Acaraú. Que Deus o abençõe hoje e sempre e que tenha muito sucesso em sua vida pessoal e profissional.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Curso de eletrotécnica é ofertado no CVT de Acaraú

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Acaraú (CE) está inscrevendo para o curso técnico em eletrotécnica ofertado pela escola técnica CEPEP. As aulas estão previstas para iniciarem no próximo dia 6 de agosto, na sede do CVT, na avenida José Giffone da Silveira, nº 1000, bairro Rodagem, Acaraú. O curso privado é destinado a alunos que concluíram  o Ensino Médio e tem a duração de um ano. Ao término da formação, o aluno recebe registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquiterura e Agronomia (CREA).

O profissional desta área atua em nível tanto operacional quanto estratégico, projetando, instalando e operando equipamentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ele entende de todas as partes do processo de produção e distribuição de energias, incluindo as renováveis.

Áreas de atuação do técnico em eletrotécnica:

- Empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica;
- Empresas de geração e transmissão de energia elétrica;
- Empresas de telecomunicações;
- Empresas de água e saneamento;
- Escritório de projetos técnicos;
- Empresas de instalação e manutenção de equipamentos elétricos;
- Empresas de representação comercial de aparelhos e equipamentos elétricos;
- Indústrias de aparelhos e equipamentos elétricos e
- Profissional liberal
Informações sobre matrícula e mensalidade podem ser esclarecidas pelo telefone do CVT: (88)3661.1081, ou pelo celular (88) 9938.9536. Falar com Edna.

Vacinação. Baixo Acaraú imuniza contra pólio

As mães ou responsáveis por crianças de 0 a 5 anos de idade já podem levar seus filhos aos postos de vacinação para imunizá-los contra a poliomielite (paralisia infantil). As doses estão sendo aplicadas desde o dia 1º de agosto, nas unidades de saúde, com horário de atendimento de 8h as 17h. O dia D da campanha, promovida pelo Ministério da Saúde é 13 de agosto, em que os postos de saúde do país atenderão o dia inteiro aplicando as doses da vacina. Para vacinar, deve-se portar o cartão de vacinação da criança. A primeira dose da vacina foi aplicada no mês de junho, tendo sido o dia D da campanha 18 de junho.
A segunda dose funciona como um reforço à primeira, como explica a Coordenadora da Atenção Básica e da Imunização da Coordenadoria Regional de Saúde da 12ª Região (Baixo Acaraú), a enfermeira Ângela Lima. “Às vezes, após a vacinação, a criança dissipa a dose após uma  diarréia ou não engole direito a dose, que é aplicada somente uma vez, e por conseguinte, as crianças devem tomar essa segunda dose por segurança para imunizar a criança com absoluta certeza”.
Apesar da pólio ter sido erradicada do país na década de 80, ainda existe a necessidade das crianças vacinarem-se, uma vez que, conforme explica a enfermeira Ângela Lima, existem vírus circulantes em países africanos e como há possibilidade de pessoas reintroduzirem o vírus no Brasil, “faz-se necessário imunizar todas as crianças brasileiras contra essa doença tão prejudicial”.
A Coordenadora comemora que a CRES da 12ª Região do Baixo Acaraú foi a única micro-regional de saúde no Estado a alcançar todas as metas de imunização no ano de 2010, segundo ela “fruto de um intenso trabalho feito junto às coordenadorias de saúde municipais, mediante treinamento e acompanhamento”.
A enfermeira informa que tem havido no Baixo Acaraú um aumento com relação à aplicação das doses, que mostram um empenho dos municípios nas campanhas e uma maior conscientização das mães. “Em alguns municípios ainda há coisa a melhorar, mas no geral a situação está muito boa. Alguns poucos pais de menor esclarecimento tem deixado seus filhos sem vacinação, mas a meta estipulada de 95% do público-alvo foi alcançada na campanha da pólio em todos os municípios do Baixo Acaraú (Ver quadro abaixo).
Além da vacinação contra a pólio, os postos de saúde estão aplicando neste mês vacina contra a hepatite B a jovens na faixa etária entre 19 e 24 anos, que também deverão tomar neste mês a segunda dose da vacina. O dia D da campanha do Ministério da Saúde coincide com o dia D da pólio, 13 de agosto.
Na primeira etapa da campanha de vacinação contra a pólio, também foi aplicada vacinação contra sarampo, devido a  um surto da doença na Europa, e a meta de imunização foi alcançada no Baixo Acaraú.  Foram aplicadas na região 23.622 doses e atingida uma taxa de cobertura de 102,46%, ultrapassando-se a meta de 23.054 doses da vacina contra o sarampo.

Confira a taxa de cobertura alcançada nos Municípios da 12ª CRES do Baixo Acaraú com relação a cobertura vacinal contra a pólio na 1ª etapa de vacinação:

MUNICÍPIO
 META VACINAÇÃO
DOSES APLICADAS
TAXA COBERTURA (%)
ACARAÚ
4.854
5.079
104,64
BELA CRUZ
2.338
2.617
111,93
CRUZ
1.911
2.220
116,17
ITAREMA
3.650
3.609
98,88
JIJOCA DE JERICOACOARA
1.441
1.476
102,43
MARCO
2.562
2.735
106,75
MORRINHOS
1.902
2.409
126,66
TOTAL
18.658
20.145
107,97
Fonte: Ministério da Saúde