sábado, 30 de julho de 2011

Baixo Acaraú é beneficiado com o Projeto Casa de Farinha

         Acaraú e Morrinhos, na região do Baixo Acaraú, estão entre os dez municípios cearenses beneficiados com o Projeto de Casa de Farinha. Fruto de uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (DAS) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A Casa de Farinha é parte de um Plano de Modernização e Fortalecimento do Setor da Mandiocultura que beneficiará 16 associações comunitárias em todo o Estado. O Projeto objetiva modernizar as casas de farinha para que os agricultores coloquem um produto de qualidade no mercado. Cada Casa de Farinha recebe investimento total de R$48 mil e é equipada com triturador de raiz, prensa manual de cestos, triturador de massa prensada, forno de ferro, uniformizador, tanque móvel com 250 litros, balança e termômetro.

Marco. Reconhecimento estadual na fabricação de móveis

      O maior pólo moveleiro cearense. Assim é reconhecido o Município de Marco (CE), localizado na região do Baixo Acaraú. A cidade dispõe atualmente de 28 empresas especializadas na fabricação de móveis, gerando mais de 1.700 empregos. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae) caracterizou o Município como Arranjo Produtivo Local, entendido como um amplo número de empresas especializadas em um setor produtivo dispostas num único local.
      As empresas moveleiras de Marco já participaram de importantes eventos, como a Tecnhotel, feira especializada no setor hoteleiro; e a Top Móvel, uma das maiores do setor de móveis. A qualidade do resultado final dos produtos é fruto de uma contínua formação dos profissionais. Atualmente, cerca de 26 supervisores das fábricas de móveis do Mucípio estão sendo capacitados, através do curso Gestão Industrial oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), fruto de um acordo de cooperação entre as empresas com outras instituições.
         O SindMóveis, desde o ano de 2009, em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical e a Embrapa Floresta, vem desenvolvendo projeto de teste e seleção de espécies arbóreas a serem utilizadas na indústria moveleira de Marco. O objetivo é atender a demanda dos pólos moveleiros no Estado, por meio de testes e seleção de espécies arbóreas, no período de três anos.

Traficante de drogas é preso em flagrante em Jericoacoara

         Homem foi preso em flagrante por tráfico de drogras na Praia de Jericoacoara, no Município de Jijoca de Jericoacoara (CE), litoral Oeste do Estado, na última sexta-feira (29). Adriano Amaral de Sousa, de 24 anos foi preso portando 160 gramas de cocaína, papelote de droga e dois celulares. A prisão foi efetuada no Parque Nacional de Jericoacoara por policiais do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR). Semana passada, o efetivo de policiais foi aumentado na região, medida da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, que prometeu intensificação do combate a criminalidade. 

Alunos do 3º Ano do Baixo Acaraú têm aulas preparatórias em julho

         Normalmente, no mês de julho, período de férias, é época em que os alunos não estão na escola. Mas nas escolas públicas estaduais da região do Baixo Acaraú (CE), subordinadas a 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE), essa realidade é diferente. Estudantes do 3º ano do Ensino Médio têm aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas escolas Vicente de Paulo da Costa (Juritianha-Acaraú), Júlio França (Bela Cruz), José Teixeira de Albuquerque (Jijoca de Jericoacoara) e Maria Conceição Araújo (Aranaú-Acaraú). Além das aulas, os estudantes participam de atividades motivacionais. Muitas instituições de ensino adotam o Enem como critério de ingresso em cursos superiores, como o Instituto Federal do Ceará (IFCE), que dispõe de um campus no Município de Acaraú. O preparatório é fruto do projeto “Enem não tira férias”, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Acaraú sediará Conferência de Juventude

Acaraú, na região do Baixo Acaraú, será palco da Conferência Estadual de Juventude do Ceará previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano. Debates, oficinas, teatro, shows, capacitação e seminários de interesse da juventude estão entre as atividades a serem desenvolvidas. O evento é promovido pela Coordenadoria de Políticas Públicas de Juventude do Governo do Estado do Ceará.  

Comarca de Morrinhos atende neste fim de semana

Morrinhos, na zona Norte do Estado, será um dos vinte Municípios cearenses cujo Fórum da Comarca funcionará em regime de plantão neste sábado (30/07) e domingo (31/07). Morrinhos integra o 13º Núcleo Regional e o juiz plantonista será o Dr. Luiz Augusto de Vasconcelos. O funcionamento das comarcas do interior objetiva oferecer à população prestação jurisdicional e agilização no serviço. O horário de atendimento é das 8h às 14h.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cera de carnaúba produzida em Itarema é exportada

Dependências da Carnaúba do Brasil Ltda. - Foto: Site da empresa

Situada no Município de Itarema (CE), na região do Baixo Acaraú, pode-se encontrar a Carnaúba do Brasil Ltda., indústria de beneficiamento de cera de carnaúba que exporta cera de carnaúba para países estrangeiros como Estados Unidos, Alemanha e Japão. A cera da carnaúba apresenta inúmeras funções, servindo para a fabricação de alimentos, farmacêuticos e cosméticos.
A empresa situada em Itarema, que vende cerca de 200 toneladas de cera de carnaúba por mês, foi criada em 2004 e ainda apresenta um escritório em Fortaleza. Com mais de 27 funcionários, a Carnaúba do Brasil apresenta apoio do Sebrae e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). A área onde se situa a empresa, em Itarema, destaca-se por ser grande produtora de cera de carnaúba.

Baixo Acaraú será beneficiado com o Proares

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS),  beneficiará a população de Acaraú e Jijoca de Jericoacoara através do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II). Em março deste ano, o titular da STDS, Evandro Leitão, assinou, junto ao Governador Cid Gomes, convênios com 20 novos municípios, dentre os quais os de Acaraú e Jijoca de Jericoacoara, na região do Baixo Acaraú.
O Proares II financia a construção de Centros de Referência da Assistência Social (Cras), de Educação Infantil (CEIs), de Esporte, Ginásios Poliesportivos, Polos de Convivência e Bibliotecas. Além disso, disponibiliza às unidades de ação social já existentes, equipamentos e material permanente. O programa promove, ainda, a qualificação dos técnicos prestadores de serviços nas novas unidades.
Para a escolha dos equipamentos sociais, a sociedade civil organizada, a comunidade local e representantes do poder público participam de oficina de Planejamento Participativo Municipal (PPM) e, conjuntamente, selecionam os equipamentos que serão destinados a cada município.

Desfile cívico ocorre próximo domingo em Acaraú

         Ocorrerá, no próximo domingo (31/07), um desfile cívico militar em homenagem aos 162 anos de emancipação política de Acaraú (CE), município da zona Norte do Estado. A concentração será às 16h em frente ao prédio do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) . O destino será a Matriz de Acaraú, onde acontece uma missa às 19h. Após a missa, ocorre show com as bandas Misericórdia em canção, Pegada Santa, Filhos de Sião e Missão Divina. Já confirmaram presença no desfile cívico o Tiro de Guerra, Lions Clube, Ong C.A.S.A, agentes de saúde, alunos do PROERD, Polícia Militar, escolas e igrejas evangélicas de Acaraú.  O desfile faz parte de uma série de atividades realizadas nesta semana em comemoração aos 162 anos de Acaraú. A realização é da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Acaraú.

Nova Vara Federal beneficiará habitantes de Acaraú e Itarema


         Deverão ser inauguradas mais três Varas da Justiça Federal no interior cearense. Uma destas, será a 27ª Vara, localizada em Itapipoca. Esta terá competência para conciliação, processamento e julgamento das causas de até 60 salários mínimos, ligadas aos Juizados Especiais Federais (JEFs). Entre os beneficiados com a nova vara, estão os habitantes dos Municípios de Acaraú e Itarema, situadas na região do Baixo Acaraú. O objetivo da criação de novas varas no Interior, mediante a Lei Nº 12.011/09, que determina a interiorização da Justiça Federal, é a redução do volume de ações que tramitam na Subseção de Sobral, além da agilização dos procedimentos.

Edital será lançado na região Norte

        Com o objetivo de ampliar a divulgação do edital do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT) para os empreendedores do Interior do Estado, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) agendou lançamentos da chamada nas regiões Norte e do Cariri. Nesta sexta-feira (29), o evento será em Sobral, no Centro de Convenções do município (Rua Visconde de Sabóia, 300 - Junco), no salão Saturno, a partir das 17 horas. Na oportunidade do lançamento, será apresentado o Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento do Ceará 2011-2020.

        O edital do FIT é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), e vai investir R$ 10 milhões para apoiar empresas privadas (pequenas, médias e grandes) e estatais no desenvolvimento de produtos, métodos e processos inovadores.

        O lançamento do edital em Sobral conta com o apoio da Prefeitura da cidade, através da Secretária da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, e ainda do Fórum do Empreendedor de Sobral.

Áreas contempladas pelo FIT e prazo para envio de propostas
        O edital, lançado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) já está no site www.funcap.ce.gov.br. O formulário eletrônico para as propostas está disponível no mesmo endereço, desde o dia 25. O prazo final para envio das propostas no formulário eletrônico é dia 25/08, e para envio no formato impresso o prazo é até 31/08.

        Entre as áreas preferenciais para apresentação de propostas estão: comércio e serviços; construção civil; turismo e hotelaria; agronegócio (fruticultura, bovinocultura, ovino-caprinocultura, etc.) ; setores têxtil, calçadista e moveleiro; inovação social; tecnologia de materiais/metal mecânico/nanotecnologia; biotecnologia/alimentos/fármacos; biocombustíveis/energia eólica/energias alternativas; pesca e aquicultura; mineração/pedras ornamentais/cerâmica; equipamentos, instrumentos, produtos e processos da área da saúde; economia criativa e indústria cultural; agricultura familiar, e tecnologia da informação e comunicação.
        Pequenas empresas poderão solicitar o valor máximo R$ 500 mil, com contrapartida mínima de 20% do valor a ser aportado, enquanto que médias e grandes empresas podem pedir até R$ 800 mil e R$ 1 milhão, com contrapartida mínima de 50% e 100%, respectivamente.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Eleições Municipais

          O jovem médico acarauense Armando César Borborema Ferreira Gomes, filho do Deputado Federal Aníbal Ferreira Gomes (PMDB-CE), poderá vir a concorrer a vaga de Prefeito de Acaraú (CE), nas eleições municipais que ocorrerão em 2012. A possível candidatura conta com o apoio do tio de Armando, o Deputado Estadual Manoel Duca da Silveira Neto, o “Duquinha” (PRB-CE).

Novas delegacias viram realidade no Baixo Acaraú

O Município de Itarema (CE), região do Baixo Acaraú, será um dos cinquenta municípios cearenses a ser beneficiados com projeto de implantação de delegacia de polícia. Já estão em execução as construções das delegacias  de Bela Cruz e Jijoca de Jericoacoara, também no Baixo Acaraú, cujas obras seguem em ritmo acelerado. O Governo do Estado do Ceará está investindo mais de R$ 900 mil na construção de cada delegacia. Entre as dependências das unidades policiais, estão circuito interno de TV, duas celas, depósito de material apreendido, custódia, alojamentos para policiais, cartório, salas de audiência, salas de delegado titular e adjunto, salas do inspetor chefe e de comando da PM, dois depósitos de armas e recepção. Além de banheiros convencionais e para deficientes físicos, copa e pátio interno. À disposição de cada delegacia, ficarão dois veículos Hilux, modelo SRV.

Jeri Musical ocorre em outubro

         A Praia de Jericoacoara, no Município de Jijoca, litoral Oeste cearense, será palco do Jeri Sport Music Festival 2011 nos dias 6, 7 e 8 de outubro. Entre as atrações do evento, que em 2011 está em sua 4ª edição, estão confirmados o ex-titã Arnaldo Antunes, a cantora carioca Bianca Kovach e a cantora Mariana Aydar. Além do cantor e percussionista Otto. O Jeri Sport Musical, promovido pela Associação das Pousadas de Jericoacoara (AP-Jeri) conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará.

Prefeito de Acaraú encontra-se internado em Sobral

         O Prefeito Pedro Fonteles dos Santos (PT), do Município de Acaraú (CE), na região do Baixo Acaraú sofreu, na tarde desta quarta-feira (27/07), um infarto agudo do miocárdio agravado por quadro de crise de hipertensão arterial. O gestor foi atendido às pressas às 16h30min  no Hospital Municipal Dr. Moura Ferreira de Acaraú pelo clínico geral Dr. Francisco Dadson, que prestou o primeiro atendimento. Em seguida, "Pedim do Cleto", como é conhecido o Prefeito, foi conduzido ao Hospital do Coração de Sobral, situado no Bairro Derby Club. O Prefeito encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, estando em estado de observação.

Vale do Acaraú Notícias recebe e-mail mostrando indignação

Atleta paraolímpico de Acaraú, "Otavinho" - Arquivo pessoal
      O Blog do Vale do Acaraú Notícias recebeu e-mail de um internauta que se identificou como B.L., mostrando sua indignação com relação a falta de apoio da Prefeitura de Acaraú ao atleta paraolímpico José Otávio da Costa, o "Otavinho", natural de Acaraú (CE). Com trinta anos de idade, o acarauense Otavinho já participou de competições em várias regiões do país e até no exterior e já teve a proeza de apenas três anos de treinamento conquistar 26 medalhas, sendo sinônimo de superação, vitória e orgulho do Baixo Acaraú.
Leia a carta do internauta na íntegra, que se responsabiliza pelo seu conteúdo:

         Após um trágico acidente de moto ocorrido na noite do dia 31/03/2007 e uma série de imbecilidades do vergonhoso sistema público de Saúde brasileiro, mais especificamente em Sobral, Santa Casa de Misericórdia, teve sua perna direita amputada no nível da virilha e viu sua vida sofrer um duro revez, mas com a força dos familiares e dos amigos, superou todas as provações e hoje dedica sua vida à natação paraolímpica.
         Com apenas três anos de treinamento aqui em Acaraú e em Fortaleza, este atleta paraolimpico credenciado pela Associação de Deficientes Motores (ADM) do Ceará, já participou de várias competições regionais, estaduais, nacionais e até internacionais em Fortaleza, Belém, Porto Alegre, Buenos Aires e São Paulo.
         O mais incrível de toda esta história é que, mesmo com todo este histórico de determinação e superação, o poder público acarauense não se prontifica a ajudar este representante de nossa cidade e região. Para treinar e participar das competições ele conta com a ajuda esporádica dos amigos, empresários e até mesmo de outras prefeituras, como a de Cruz e de Itarema e isto é verdadeiramente uma vergonha para nós Acarauenses. Este atleta, em sua curta carreira vitoriosa em todos os sentidos, já acumula um total de 26 medalhas (Ouro, Prata e Bronze) conquistadas nas diversas competições das quais participou e em Agosto estará participando da I Etapa Nacional de Natação em São Paulo, mas sem nenhum apoio da Prefeitura de sua cidade natal, Acaraú. O que dizer mais? Espero que minha voz se faça ecoar e sirva, pelo menos, para expressar minha indignação diante de um fato tão vergonhoso para todos nós, Acarauenses.

Obrigado pela atenção!
B. L.

Você também pode mandar sua colaboração para valedoacaraunoticias@gmail.com
Estamos aguardando sua colaboração!

Começa hoje Festival de Quadrilhas de Itarema

          O Festival de quadrilhas de Itarema, município situado na região do Baixo Acaraú, acontece hoje (27/07) e amanhã. O evento contará com a apresentação de quadrilhas de vários recantos cearenses. Entre as atrações, Dorgival Dantas, Forró Pé de Ouro e Forró Garota Safada. A festa acontece à noite na praça de esportes da cidade. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Itarema. Está aí uma boa opção de diversão nestas férias aos itaremenses e habitantes de regiões vizinhas.

Deverá acontecer em breve reunião para elaborar calendário para eventos desportivos de Cruz

         O Presidente da Liga Desportiva do Município de Cruz, no Baixo Acaraú, Ernani Vasconcelos, deverá convocar em breve uma reunião para elaboração de calendário para os eventos desportivos do Município: o campeonato municipal sub-20, copa Vale e Suburbão de Aroeira. Serão convocados a participar da reunião o Prefeito Jonas Muniz e o Secretário Municipal de Esportes, Márci, além do Presidente das Ligas Deportivas do Vale do Acaraú, Dayron Mourão, além de representantes das equipes de Cruz. No próximo dia 31 de julho, acontece o campeonato sub-17 e o campeonato feminino 2011 em Aroeira, localidade de Cruz.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Opção de diversão da criançada na Brinquedoteca Municipal de Cruz

         A Prefeitura de Cruz, município da região do Baixo Acaraú, promoverá, na Brinquedoteca Municipal, amanhã (27/07) a partir das 16h, uma tarde de brincadeiras. A Prefeitura convida a todas as famílias a dirigirem-se ao espaço. As atividades acontecem na Praça da Brinquedoteca. O momento lúdico especial é ideal neste período de férias para a criançada. A utilização do espaço é gratuita. Está aí uma boa dica aos pais de crianças de Cruz e Municípios vizinhos.

Projovem Campo beneficia jovens em assentamentos

         Uma comissão formada por jovens representantes dos movimentos sociais do campo foi recebida nesta segunda-feira (25), no Palácio da Abolição, pelo coordenador estadual de Políticas Públicas para a Juventude do Governo do Estado, Ismênio Bezerra. No encontro, os representantes manifestaram interesse em acompanhar as discussões da pauta já em andamento pelas secretarias estaduais. Entre elas, a implantação do Projovem Campo, que só nos assentamentos do Estado está beneficiando mais de dois mil jovens.

        O programa de elevação do grau de escolaridade dos jovens agricultores é uma ação do Governo Federal, executado em parceria com o Governo do Estado, por meio do Gabinete do Governador. De acordo com Ismênio, são atendidos jovens de 18 a 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental. “ O Projovem do Campo está sendo implantado em 38 municípios. Nossa meta é proporcionar qualificação profissional com a implantação de Unidades Técnicas de Demonstração (UTDs) para organização agrícola familiar voltadas para os arcos ocupacionais e de acordo com a vocação do território”, explica. O coordenador estadual acrescenta que o Projovem foca a multiplicação de “saberes” e participação cidadã com a promoção de experiências de atuação agroecológica nas produções agrícolas familiares da comunidade.

        Os assentamentos beneficiados com o Programa são nos municípios de: Banabuiú, Ibaretama, Quixeramobim, Quixadá, Madalena, Boa Viagem, Canindé, Itatira, Tamboril, Crateús,  Ipaporanga, São Benedito, Itarema, Ubajara, Hidrolândia, Santana do Acaraú, Amontada, Itapipoca, Pentecoste, Paracuru, Tururu, Ocara, Aracati, Pindoretama, Chorozinho, Barreira, Salitre, Barbalha, Jardim, Brejo Santo, Mauriti, Jaguaribara, Jaguaretama, Acopiara, Icó e Mombaça.

        Os jovens alunos são inseridos em arcos ocupacionais que envolvem as áreas de produção agrícola familiar abrangendo os setores de cultivo; sistema de criação; extrativismo, agroindústria e aquicultura. No ensino tradicional eles estudam as disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Qualificação Profissional.

        Ainda durante a reunião, foram apresentadas pelos representantes dos jovens do campo algumas demandas. Entre elas, a oferta da internet nos assentamentos, demarcação de terras indígenas e inclusão de políticas voltadas para a pesca. Conforme Ismênio Bezerra toda a agenda de reivindicações será encaminhada para as secretarias e órgãos envolvidos.

Modelo das policlínicas é apresentado em Brasília

         O Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde vai conhecer a experiência de consórcios públicos de saúde do Ceará. A apresentação acontecerá durante a 6ª Assembleia do Conass, nesta quarta-feira (27), às 9h30min, no auditório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília. Além do secretário da Saúde do Estado e vice-presidente do Conass na região Nordeste, Arruda Bastos, participam da apresentação do modelo de gestão adotado nas policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas regionais, construídos pelo governo do Estado, o secretário adjunto Haroldo Pontes, a secretária executiva Rosa Moraes e a assessora jurídica Fátima Nogueira.

        O Ceará decidiu pela formação de consórcios públicos em saúde, tomando por base os municípios localizados numa mesma microrregião de saúde para garantir a  estruturação de redes de assistência e ampliar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde na própria região. O Governo do Estado participa dos consórcios em todas as 21 regionais de saúde, onde  está construindo uma das maiores redes de assistência do País. Nela estão incluídas as 22 policlínicas e 18 CEOs regionais com a gestão via consórcios públicos. Na manutenção financeira, o Estado participa com 40% do custeio de cada policlínica e cada CEO. 

        Os consórcios são constituídos sob a forma de associação pública, entidade autárquica e interfederativa, para a promoção de ações de saúde pública assistenciais e prestação de serviços especializados de média e alta complexidade. A formação dos consórcios compreende uma série de etapas. Após a assinatura do Protocolo de Intenções, o documento deverá ser ratificado pelo Poder Legislativo de cada ente consorciado, o que o transforma na Lei do respectivo consórcio. Em seguida são elaborados o Estatuto e o Regimento Interno e feita a pactuação do Contrato de Programa, obrigações referentes a encargos, serviços e bens necessários à implementação do consórcio. Na etapa seguinte, o Contrato de Rateio tem a finalidade de estabelecer obrigações financeiras, os compromissos da aplicação dos recursos pelos entes consorciados. A partir daí são definidas a dotação orçamentária específica ou créditos adicionais por cada ente consorciado. Após organizado e estruturado, o consórcio começa a funcionar.

        Todas as 21 microrregiões de saúde do Estado já criaram seus consórcios intermunicipais e os onze  já implantados administram os CEOs de Juazeiro do Norte, Baturité, Acaraú, Sobral, Camocim, Ubajara, Russas, Brejo Santo e as policlínicas regionais de Tauá, Baturité e Camocim, todas essas unidades em pleno funcionamento. Em Sobral, a administração do CEO tem participação da Universidade Federal do Ceará (UFC) como ente consorciado. Comitivas dos estados de Alagoas e do Maranhão já visitaram o Ceará este ano para conhecer a experiência local dos consórcios públicos de saúde.

Intensificado policiamento em Jericoacoara

Aconteceu hoje (26/07), na Secretaria de Segurança Pública, em Fortaleza, uma reunião para discutir medidas a serem adotadas para combater a criminalidade presente na Praia de Jericoacoara, no litoral Oeste cearense. Jeri, como é conhecida, é um dos pontos turísticos mais visitados no Estado e é conhecida por suas belezas naturais. 
Mas esse paraíso cearense vem sendo prejudicadao pelo clima de insegurança, com casos de estupro e roubos. População que mora no local cobra atitude das autoridades. Participaram da reunião o Cel. Francisco Bezerra, Secretário de Segurança do Estado, o delegado geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Werisleik Pontes Matias, o Secretário Estadual de Turismo, Bismarck Maia, o Prefeito de Jijoca, Araújo Marques. Os órgãos somarão forças no combate à criminalidade na região.
O Secretário Francisco Bezerra informou que aumentará de cinco para 20 o efetivo de policiais e haverá um oficial permanente a partir desta terça-feira (26/07). Jericoacoara passa a contar com 4 PMs da Companhia de Policiamento Ambiental (CPMA), 11 PMs do Batalhão de Policiamento de Turismo (BPTur) e 5 PMs da Companhia da PM de Itapipoca. Além do Capitão Vieira Neto, que atuará permanentemente no policiamento da região.
Conforme o Secretário Francisco Bezerra, será feito um policiamento ostensivo na região, com a ação conjunta das polícias para conter a criminalidade. O Coronel comemora o bom trabalho realizado pela polícia no combate ao tráfico de drogas na região e a promete a intensificação dos trabalhos.

Comemoração aos 162 anos de Acaraú

No próximo dia 31 de julho, Acaraú completa 162 anos de emancipação política. Em comemoração a data, a Prefeitura Municipal está realizando nesta semana uma série de atividades remetendo à data. Confira a programação:

26/07 (Terça-feira)
Lagoa do Carneiro
A partir das 8h
-Equipe Saúde itinerante
(consultas médicas, avaliação odontológica, prevenção de câncer do colo do útero, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e imunização)

-Ônibus da Cidadania
(Expedição de documentos, bolsa-família itinerante, corte de cabelo e atividades lúdicas para as crianças)

Às 15h
- Apresentação do Forró Pé de Serra

Às 16h
-Entrega do Kit Educação
-Entrega de certificados dos cursos de "aproveitamento do caju na alimentação humana", "aproveitamento do leite na alimentação humana", "trabalho na avicultura básica" e "trabalho na oleocultura básica"
- Entrega de mudas e sacolas retornáveis
- Apresentação de  banda de música
- Apresentação do Tiro de Guerra de Acaraú
- Eliminatória do concurso Miss Acaraú

Às 19h
- Torneio de Futsal no Ginásio Poliesportivo

27/07 (Quarta-feira)
Juritianha
A partir das 8h
-Ônibus da Cidadania
(Expedição de documentos, bolsa-família itinerante, corte de cabelo e atividades lúdicas para as crianças)

Às 15h
- Ativação do Posto de Saúde de Almécegas
- Apresentação do grupo Forró Pé de Serra

Às 16h
- Inauguração do Laboratório de Informática da Escola Franklin da Silveira
- Entrega de Kit Educação
- Entrega de mudas e sacolas retornáveis
-Entregas dos certificados dos cursos de "trabalho na avicultura básica", "trabalho na olericultura básica" e "aproveitamento do leite na alimentação humana"
- Apresentação da banda de música
- Eliminatória do concurso Miss Acaraú

Às 21h
Festa com banda da região

28/07 (Quinta-feira)
-Equipe Saúde itinerante
(consultas médicas, avaliação odontológica, prevenção de câncer do colo do útero, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e imunização)

-Ônibus da Cidadania
(Expedição de documentos, bolsa-família itinerante, corte de cabelo e atividades lúdicas para as crianças)

Às 15h
- Apresentação do Forró Pé de Serra
- Inauguração do Laboratório de Informática da Escola Manoel João de Araújo
- Entrega do Kit Educação
- Entrega de mudas e sacolas retornáveis

Às 15h30min
- Entrega de certificados dos cursos: "trabalho na oleocultura básica" e "produção artesanal de produtos derivados de frutas".

Às 16h
- Inauguração da reforma do posto de saúde
- Inauguração da Praça
- Entrega de mudas e sacolas retornáveis
- Apresentação da banda de música
- Apresentação do Tiro de Guerra de Acaraú
- Eliminatória do concurso Miss Acaraú

Às 21h
Festa com banda da região

29/07 (Sexta-feira)
Sede de Acaraú
das 8h às 17h
Sebrae itinerante
Às 9h
- Inauguração do Centro de Negócios/ Distribuição de Mudas e Sacolas Retornáveis
- Formação do PROERD e do PLANSEQ

Às 10h
- Inauguração da Secretaria de Saúde

Das 10h30min às 12h
- Inauguração dos Laboratórios de Informática das escolas: Fernando Falcão (Outra Banda), Dep. José Filomeno (Paulo VI), Leonete Brandão (Sítio Buriti) e Joelina Ribeiro Ramos (Bailarina)

Às 18h
Casamento comunitário, na Praça São Sebastião

30/07 (Sábado)
Curral Velho
- Inauguração do laboratório de Informática da Escola João Jaime Ferreira Gomes
- Entrega de Kit Educação
- Voleibol na Quadra da Bailarina (Sede)
- Torneio de futebol no Ginásio Poliesportivo (Sede)

Às 9h
- Entrega doscertificados do curso de capacitação de barraqueiros
- Entrega de certificados do curso de "produção artesanal de produtos derivados de frutas", "aproveitamento do leite na alimentação humana" e "aproveitamento do caju na alimentação humana"

30/07 (Sábado)
Sede de Acaraú
Às 14h
- Motocross: Circuito Adolfo Neto Pista Umari

Às 19h30min
- Desfile Miss Acaraú

Às 22h
Festa com Rafaella Manville e Forró Barbaridade

31/07 (Domingo)
Sede
Às 6h
- Queima de fogos e execução do Hino de Acaraú
Às 9h
Trilha de aniversário da cidade
Às 16h
Desfile cívico militar em homenagem aos 162 anos de Acaraú (Concentração em frente ao CVT)
Às 19h
- Celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro
- Após a missa, show com as bandas Missão em Canção, Pegada Santa e Filhos de Sião

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dois suspeitos de assalto presos em Acaraú

         No último domingo (24/07), foram presos dois suspeitos de praticarem um assalto a ponto comercial no Centro de Acaraú, zona Norte do Estado do Ceará. Os indivíduos foram presos nas proximidades da Escola Municipal Professora Tereza de Jesus Silva, no Centro do Município. A prisão foi feita por policiais do Ronda do Quarteirão e do Policiamento Ostensivo Geral (POG). Os suspeitos encontram-se detidos na Delegacia Regional de Acaraú, onde estão sendo acariados pelo delegado, Dr. Fernando Menezes. A identidade dos suspeitos não foi revelada pela Polícia.

BPTUR prende quatro pessoas que conduziam pedras de craque em Aranaú

        Quatro pessoas, cujas identidades não foram reveladas pela Polícia, foram presas portando duas pedras de craque no distrito de Aranaú, no Município de Acaraú, no Baixo Acaraú. Os indivíduos foram apreendidos pelo Batalhão de Policiamento em áreas Turísticas (BPTUR) e conduzidos à Delegacia Regional de Acaraú, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Após o procedimento, os indivíduos foram colocados em liberdade. O Soldado Antônio Leitão, da Polícia Militar de Acaraú, observa que "se alguém for pego com entorpecentes, será submetido à Lei 6.368/1997, conhecida como Lei dos Entorpecentes, por meio da qual será conduzido a delegacia. Portando droga em pouca quantidade, como na ocorrência de Aranaú, o que não caracteriza tráfico, o indivíduo passa por um TCO e responde em liberdade".

Homem é autuado por desacato em abordagem policial no Município de Cruz

        Políciais Militares do Município de Cruz, no Baixo Acaraú, autuaram um homem por resistência, desobediência e desacato em abordagem policial. O homem, cuja identidade não nos foi revelada pela Polícia, ao sentir-se constrangido, acabou xingando os policiais e esboçou querer fugir da abordagem. De acordo com o Código de Processo Penal, a polícia pode abordar as pessoas e revistá-las sempre que presenciar alguma atitude suspeita. Conforme o Soldado da Polícia Militar de Acaraú, Antônio Leitão, o policial está cumprindo seu dever "ao realizar buscas pessoais quando há fundada suspeita, na tentativa de garantir a segurança da sociedade da qual fazemos parte".O Soldado informa que o abordado infringiu os artigos 329, 330 e 331 do Código Penal. O homem foi conduzido à Delegacia Regional de Acaraú, para os procedimentos cabíveis.

Saiba Mais:
Resistência
Art. 329 - Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio:
Pena - detenção, de dois meses a dois anos.
§ 1º - Se o ato, em razão da resistência, não se executa:
Pena - reclusão, de um a três anos.
§ 2º - As penas deste artigo são aplicáveis sem prejuízo das correspondentes à violência.
Desobediência
Art. 330 - Desobedecer a ordem legal de funcionário público:
Pena - detenção, de quinze dias a seis meses, e multa.
Desacato
Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:
Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.

Motociclista morre após chocar-se em traseira de caminhonete no Triângulo de Marco

         Um motociclista identificado como Antônio Marcos do Nascimento, de 27 anos, agricultor, perdeu o controle da moto que pilotava e acabou se chocando contra a traseira de uma caminhote D-20. O acidente aconteceu na Rodovia CE-178, na localidade de Triângulo do Marco, zona Norte do Estado do Ceará. A vítima chegou a ser socorrida ao Hospital Municipal de Marco, mas veio a óbito por traumatismo craniano. Laudo deverá sair em no mínimo 15 dias que deverá apontar as causas do acidente.

Motociclista morre após chocar-se em traseira de caminhão em Morrinhos

         No último domingo (24/07), no Município de Morrinhos, zona Norte do Estado do Ceará, um motociclista identificado como Antônio Willame Fontenele, de 20 anos, auxiliar de produção de uma fábrica, estava voltando de duas festas quando perdeu o controle da moto e chocou-se contra a traseira de um caminhão estacionado. Willame chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal de Morrinhos, mas veio a óbito por traumatismo craniano. A família do auxiliar de produção informa que o mesmo não ingeria bebida alcoólica. Laudo da Perícia deverá ser divulgado em cerca de 15 dias, que apontará as causas do acidente.

Adolescente é apreendido acusado de tentar estuprar criança em Morrinhos

         No último sábado (23/07), ocorreu uma tentativa de estupro contra uma criança de 8 anos no Assentamento 1º de Janeiro, situado no Município de Morrinhos, zona Norte do Estado do Ceará. O acusado é um adolescente de 15 anos, que foi apreendido e conduzido à Delegacia Regional de Acaraú, onde foram feitos os procedimentos pelo Delegado de Bela Cruz, Dr. Fernando Menezes, que estava como plantonista na Delegacia Regional de Acaraú no último final de semana.

Reportagem revela que Praia de Jericoacoara vive clima de insegurança

          Reportagem do jornal Diário do Nordeste desta segunda-feira (25/07) traz uma reportagem intitulada “Jeri vive clima de insegurança”, que denuncia o aumento de crimes numa das mais belas praias cearenses, de Jericoacoara, situada no Município de Jijoca de Jericoacoara, região do Baixo Acaraú. O periódico relata o caso de duas adolestentes que acompanhadas dos namorados, na duna do Por-do-sol, foram abordadas por dois homens armados de moto que amordaçaram os rapazes e estupraram as adolescentes. A população local reclama que é comum crime de roubos e estupros. O Conselho Comunitário organizou abaixo-assinado e passeata para chamar a atenção de autoridades. 15 policiais se revezam na Praia e estão ouvindo acusados e vítimas. Um dos principais pontos turísticos do Estado encontra-se em completo clima de insegurança.

Leia a reportagem: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1016151

domingo, 24 de julho de 2011

Operário morre e outro fica ferido em Itarema

         Rafael, de 22 anos, operário da localidade de Córrego Grande, em Itarema, zona Norte do Estado, faleceu na última sexta-feira (22/07), após sofrer um deslizamento de terra. O outro operário, Raimundo Elói, de 43 anos, que estava com Rafael no momento do deslizamento, acabou sobrevivendo, apesar de apresentar quadro considerado delicado.  Os operários retiravam barro de uma encosta em Córrego Grande, que teria ocasionado o deslizamento.
          Fica aí o alerta do Vale do Acaraú Notícias quanto à necessidade de respeitar-se as normas de segurança do trabalho na consecução das funções. Muitas vezes essas normas não são respeitadas nem por empresas, nem por autônomos. Não é difícil deparar-se em nossa região com operários que não utilizam seus Equipamentos de Proteção Individual (EPI) expondo-se a situações de risco. Que haja uma fiscalização mais efetiva e punições devidas para que se evitem casos como esse de Itarema. Além de campanhas conscientizadoras aos trabalhadores.

Programação de comemoração de 162 anos de Acaraú será divulgada em breve

O Vale do Acaraú Notícias divulgará em breve a programação das atividades em comemoração aos 162 anos de emancipação política do Município de Acaraú a ser lembrado no próximo dia 31 de julho. Tão logo disponhamos da informação, postaremos em nosso blog, preocupado em deixá-lo sempre a par dos principais acontecimentos de nossa região.

Baixo Acaraú Participa de oficina para elaboração de PPA

         Prefeitos e representantes do Executivo Municipal de Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Morrinhos, situados na região do Baixo Acaraú, participaram da 14ª oficina para elaboração do Plano Plurianual / 2012-2015. A oficina aconteceu na última quarta-feira (20) em Camocim, litoral Oeste do Estado.  O planejamento participativo e regionalizado do PPA tem por objetivo fortalecer as etapas de formulação, implementação, controle e avaliação das políticas públicas. A oficina é promovida pelo Governo do Estado, juntamente com a Associação de Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece).  O Plano Plurianual (PPA) estabelece os projetos e programas de longa duração do governo, definindo objetivos e metas de ação pública para um período de quatro anos.