quinta-feira, 23 de junho de 2011

Lançado edital de incentivo a jovens músicos

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará lançou na  última quarta-feira (22), o Edital Alberto Nepomuceno, que fará a cessão de 800 violões e 80 aparelhos de DVD, contemplando um total de 80 projetos, sendo 64 deles para o Interior. Cada projeto habilitado receberá um kit contendo dez violões e um aparelho de DVD.
De acordo com o secretário, Professor Pinheiro, este Edital é uma forma de dar continuidade a iniciativa pioneira do músico cearense Alberto de Nepomuceno, que no início do século XX quebrou paradigmas e democratizou o ensino desse instrumento, fortalecendo assim o desenvolvimento da música popular brasileira.
O Edital é uma parceria com a Fundação Nacional de Arte e Secretaria da Receita Federal, destinado a pessoas jurídicas de direito privado sem fins econômicos e pessoas jurídicas de direito público que já desenvolvam projetos culturais, envolvendo atividades com violão.
O envelope de inscrição deverá ser entregue no Setor de Protocolo da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), no horário de 8h às 12h e das 13h às 16h30min, até o dia 18 de julho,ou encaminhado por meio dos serviços de postagem de correspondência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, na modalidade SEDEX, com aviso de recebimento (AR).
Alberto Nepomuceno
Natural de Fortaleza, com sólida formação européia e atuação nas áreas de composição, instrumentísta, pianista e organista, além de maestro, Alberto Nepomuceno é considerado o "pai" do nacionalismo musical brasilero, no que diz respeito à música de concerto.
Em 1907 iniciou a reforma do Hino Nacional Brasileiro, tanto na forma de execução quanto na letra de Osório Duque Estrada e em 1908 convidou Catulo da Paixão Cearense para realizar um concerto de violão no Auditório do Instituto Nacional de Música, o que para muitos parecia impossível levar o violão, instrumentos até então considerado maldito, para um salão de elite, causando grande ogeriza e revolta aos críticos mais ortodoxos, que consideraram o acontecimento “um acinte àquele templo da arte”.

Jericoacoara entre os locais mais procurados por turistas no Feriadão

      O feriadão de Corpus Christi deve atrair 56 mil turistas ao Ceará, via Fortaleza, com previsão média de ocupação na rede hoteleira estimada em 77,5%. O número de visitantes para o feriadão prolongado representa um crescimento de 12,5% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o departamento de Estudos e Pesquisas da Setur (Secretaria do Turismo). Em relação aos locais mais procurados pelos turistas, a Praia de Jericoacora é um dos mais atrativos, com estimativa da Setur de taxa de ocupação hoteleira de aproximadamente 78,8%. O resultado deixou empresários do setor satisfeitos com a previsão de visitas turísticas para o período.
      De acordo com o que sempre reforça o secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, não existe mais baixa estação no Ceará. “Tanto quanto Fortaleza, outras localidades como as praias dos Litorais Leste e Oeste, vêm se destacando como grandes destinos, fruto do esforço constante de promoção e marketing realizado pelo Governo do Estado nos mercados prioritários, tanto nacionais, quanto internacionais. O Ceará tem sido o grande indutor do turismo: novos investimentos, novas parcerias com companhias aéreas, além da promoção”. 

Confira a taxa de ocupação hoteleira dos locais mais visitados:

Cauassu promove festejos em homenagem a São Pedro

      
      A comunidade litoânea de Cauassu, situada no Município de Acaraú/CE, promoverá, a partir de amanhã (24/6) até o dia 03 de julho a edição 2011 da festa em homenagem a São Pedro. O evento é organizado pela Pastoral da Praia do Cauassu. O novenário neste ano trará a reflexão "São Pedro, ajudai-nos a promover a vida no planeta", remetendo ao tema da Campanha da Fraternidade deste ano, relacionado à preservação do meio ambiente. A comunidade conta com o apoio da Prefeitura Municipal para promoção e realização da festa.

I Encontro de Escritores homenageou Nicodemos Araújo

Poetas, memorialistas e pesquisadores naturais da região do Baixo Acaraú receberam na última quarta-feira (22/6) o Troféu Nicodemos Araújo, pelo reconhecimento dos relevantes serviços prestados à cultura da região no I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O grande homenageado da solenidade foi o poeta e pesquisador belacruzense Nicodemos Araújo (1905-1999), que dispõe de uma vasta obra entre poesia, peças de teatro, história e obras memorialistas. Exposição com acervo bibliográfico, medalhas condecorativas e fotografias ficaram expostas nos corredores da Escola Estadual Profissionalizante Marta Maria Giffoni de Sousa, no bairro Mons. Edson Magalhães, em Acaraú.
Receberam o Troféu Nicodemos Araújo as seguintes personalidades: o professor e escritor acarauense Dimas Carvalho (neto de Nicodemos Araújo); o bispo de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson da Cruz (natural de Aranaú, distrito de Acaraú); o pesquisador acarauense Lucivan Rios (Totó Rios); o poeta e diretor do Museu Vicente de Paula Rios, José de Fátima, natural de Itarema; o advogado e escritor acarauense, que foi o primeiro Secretário de Cultura de Acaraú, Francisco José Ferreira Gomes (filho João Jaime Ferreira Gomes); e o poeta, cronista e caricaturista belacruzense Vicente de Freitas.
Ao receber o troféu, o escritor Dimas Carvalho, emocionado pela homenagem, defendeu a necessidade de “manter-se acesa a tocha que foi a produção de Nicodemos Araújo relativa à história, teatro e jornalismo para que os jovens das atuais gerações possam ter consciência da importância de meu avô para a história e a cultura do Vale do Acaraú”.
O Secretário de Cultura e Turismo de Acaraú, Wandick Mesquita, ressaltou que o evento é muito importante para o resgate cultural, uma vez que leva “os grandes vultos da cultura a trocarem experiência com os mais jovens, que passam a conhecer um pouco mais dos que se destacam no campo cultural, além do evento ser um importante passo na valorização do patrimônio histórico-cultural”.
O Secretário, jubiloso por ser o primeiro a promover o I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú, ressaltou que “nem todo esforço seria o bastante para homenagear os escritores premiados, de tão grande importância histórico-cultural, além da importância em se lembrar e homenagear personagens tão fundamentais a nossa região, como Nicodemos Araújo”.
O poeta membro da Academia Cearense de Letras e presidente da Academia Brasileira de Hageologia, professor José Luis Lira proferiu palestra intitulada “O papel do escritor nos dias de hoje”. Na sua apresentação, Lira definiu o escritor como “observador, historiador, capaz de disfarçar até mesmo sua dor, retratando seu espaço, como fez brilhantemente Nicodemos Araújo”.
Citando pensamentos relativos ao tema de grandes nomes da Literatura, como Rachel de Queiroz, Clarice Lispector e Fernando Pessoa, entre outros, discorreu que o escritor, “enquanto partícipe de um estilo, de um pensamento, imprime sua marca em sua obra, fazendo com que gerações futuras usufruam do seu trabalho”.
Na solenidade, apresentaram-se a Banda de Música Municipal de Acaraú Maestro Milton Gomes e o quinteto da Banda Municipal de Cruz, que entoaram músicas clássicas, além do Hino de Acaraú (letra de Nicodemos Araújo). Entre os presentes, compareceram a sobrinha do poeta acarauente, considerado o Príncipe dos Poetas, o Padre Antônio Tomaz, a Sra. Conceição Tomaz; o Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles (‘Pedim do Cleto’), juntamente com a Primeira-dama do Município, Fátima Moraes; o professor Ambrósio, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, representando o homenageado Vicente de Freitas; além de secretários municipais e o público em geral.
A solenidade foi encerrada com uma homenagem a Nicodemos Araújo, com cordel escrito pelo poeta José de Fátima intitulado “Eternas saudades, Manuel Nicodemos Araújo”. Seguem alguns versos do cordel:
Escrevo aos acarauenses,
história da nossa história
Para falar de um poeta
Que hoje vive na glória
Manuel Nicodemos Araújo
Todos guardam na memória.

Falando deste poeta
Escrevo com perfeição
Foi um grande escritor
De toda essa região
Do qual eu conto a história
Com grande satisfação.

Iniciando as palavras
Ao leitor posso mostrar
Um pouco da biografia
Que cheguei a pesquisar
Falo de um vulto ilustre
Nascido no Ceará.

O poeta Nicodemos Araújo nasceu
Num pequeno povoado
Na época Santa Cruz do Acaraú
Hoje de Bela Cruz e chamado
Em 10 de março de 1905
Do outro século passado.

A cidade de Bela Cruz
foi o seu torrão natal
lá nasceu o grande poeta
emissário cultural
O maior escritor da região
Nicodemos, homem intelectual.

Frequentou pouco a escola
Quase não pode estudar
Desde muito criança
Começou a trabalhar
As coisas eram difíceis
Os pais havia de ajudar

Trabalhou na agricultura
Tinha disposição e saúde
Muito obediente aos pais
Jovem de caráter e virtude

Em 1927 recebe a nomeação
Do registro civil de cunho oficial
Em 1928 eleito vereador
Do povo daquela área distrital (Bela Cruz).

Dia 05 de novembro de 1934
em Acaraú vieram morar (Nicocemos e sua esposa, Dona Alice)
Seu Nicodemos e Dona Alice
 começaram a trabalhar
Os dois reunidos,
Foi um casal exemplar.

Desde que chegou em Acaraú
Por ele responsabilizadas
Várias coisas importantes
lhe foram confiadas

Caros amigos ouvintes,
A sua primeira função
Na coletoria de Acaraú
 foi nascendo o escrivão.

Durante onze anos
Foi Secretário Municipal
Na Prefeitura de Acaraú
No trabalho foi cordial
Estava presente nas solenidades
De todo evento cultural.

Na Câmara Municipal de Acaraú
Foi suplente de vereador
Por mais de duas vezes
Assumiu com muito amor
Ao povo acarauense
prestou-lhe grande favor.

Pra educação de Acaraú
Foi inspetor escolar
Muitos anos proveitosos
Chegou ao povo ajudar.

Sua produção tem valor
São vários livros de poesia
De história de peças de teatro
Outras são bibliografia
De árvore genealógica
E alguns de cronologia.

É um acervo de mestre
Deste grande e iluistre escritor
Da história do Baixo Acaraú
Sinceramente ele é o autor
Merece nosso respeito
E também nosso valor.

(Cordel de José de Fátima “Eternas saudades, Manuel Nicodemos Araújo”)



Cinco pessoas morrem em acidente no Município de Marco

Um grave acidente de carro foi registrado no início da tarde desta quinta-feira (23), no município de Marco (Zona Norte-CE), deixando o saldo de cinco pessoas mortas. O acidente aconteceu na estrada carroçável que liga Marco a Acaraú, na localidade de Santa Rosa.
De acordo com a Polícia, o veículo Gol, de cor preta, caiu dentro de um canal de irrigação logo após o motorista perder o controle da direção. Todos os ocupantes do veículo morreram afogados. Quatro pessoas eram da mesma família.
A Polícia trabalha com a hipótese de que o motorista, que sofria de problemas cardíacos, tenha sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) momentos antes do acidente. Existem também informações de que o motorista não tinha Carteira de Habilitação.
Entre as vítimas, o ex-vereador Manoel José de Freitas, 93 anos, que morava em Bom Jesus. Morreram também José Benedito de Freitas, 38 anos, que conduzia o veículo, o aposentado Francisco das Chagas Freitas, 72 anos, e a aposentada Maria Raimunda de Freitas, 66 anos, pais do motorista; e o pedreiro José Elias, 65 anos, que residia na cidade Amontada.
Os corpos das vítimas foram levados pela Perícia Forense ao necrotério do Hospital Municipal Jaime Osterno e em seguida para o Instituto Médico Legal (IML), no município de Sobral, na Zona Norte do Estado.

(Portal Ceará em Rede)

terça-feira, 21 de junho de 2011

Homenageados com Troféu Nicodemos Araújo

Confira a biografia das personalidades que serão homenageadas amanhã (22/6) com o Troféu Nicodemos Araújo no I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú.

DIMAS CARVALHO

José Dimas de Carvalho Muniz nasceu em Acaraú, Ceará, em 1964. Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Professor de Teoria da Literatura na Universidade Vale do Acaraú, em Sobral. Tem os livros de poesia Poemas (1988), Flauta Ruda, Agreste Avena (1993), Mínimo Plural (1998) e Marquipélogo (2004); o ensaio biográfico Nicodemos Araújo, poeta e historiador, em parceria, sobre seu avô; e no gênero conto publicou Itinerário do Reino da Barra (1993), Histórias de Zoologia Humana (2000), Fábulas Perversas (2003) e Pequenas Narrativas (2006). Foi vencedor de vários prêmios literários, como o Prêmio Literário Cidade do Recife (1996 e 2002), Prêmio Ideal Clube de Literatura (2001 e 2002) e Prêmio Literário Cidade de Fortaleza (2001, 2003 e 2004). Tem contos nas revistas Literapia, Almanaque de Contos Cearenses, Continente Multicultural, Literatura, Caos Portátil: um almanaque de contos, dentre outras, além de participar da Antologia do Conto Cearense, org. Túlio Monteiro, pela Fundação Cultural do Ceará.



VICENTE FREITAS

Jornalista e escritor cearense – nasceu na cidade de Bela Cruz, Ribeira do Acaraú. Dedica-se à literatura e às artes plásticas. Licenciado em História e Geografia, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. É autor dos livros: Almanaque poético de uma cidade do interior (1999); Nicodemos Araújo – uma antologia (2000); O carpinteiro das letras (2002); Esboço genealógico de Bela Cruz (2006); Bela Cruz – biografia do município (2010). Participou de várias antologias brasileiras. É verbete da Enciclopédia da literatura brasileira contemporânea, (volumes VII e IX, de Reis de Souza); Dicionário biobibliográfico de escritores brasileiros contemporâneos (1998), de Adrião Neto; Enciclopédia de literatura brasileira, de Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa, MinC/ABL/Global Editora (2001).



DOM EDMILSON DA CRUZ

Dom Manuel Edmilson da Cruz nascido no distrito de Aranaú, em Acaraú (CE), no dia 10 de março de 1924, dom Edmilson sempre se notabilizou pela causa dos oprimidos. Foi ordenado padre em 12 de maio de 1948, em Sobral e bispo em 11 de junho de 1966 na mesma cidade.

Dom Edmilson foi Bispo Auxiliar de São Luís do Maranhão-MA (1966-1974); Vigário Episcopal da Forania de Brejo-MA (1966-1974); Bispo Auxiliar de Fortaleza-CE (1974-1994); Administrador Apostólico "Sede Plena" (1992-1994) e Bispo de Limoeiro do Norte-CE (1994-1998); Diretor Espiritual do Seminário de Filosofia; Orientador Educacional de um Colégio de Religiosas; Conselheiro Espiritual do ECC Regional-Ceará; Diretor Espiritual da Equipe de N. Sra; Atendimento Pastoral a 2 paróquias da Arquidiocese de Fortaleza-CE.

Entre suas obras publicadas, destacam-se: Comunidades Eclesiais de Base, Seu Espírito e Vida de Oração (1980); Em Co-autoria: Cantador, Poesia e Viola (1980); Política e Emprego no Brasil - Viabilidades e Alternativas (1989); Cordel: ABC do Circulismo; Meu Brasil Terra de Deus; A Briga do Cupim contra o Cristal; Louvação a Dom Aureliano (1º centenário de nascimento - 1989); II Seminário sobre o Homem e a Seca do Nordeste (1992); Inéditos: Ritmo Pascal (poesia); Tabernáculo de Deus com os Homens - Congressos Eucarísticos Internacionais e Nacionais; O Evangelho do Sertão

FRANCISCO JOSÉ FERREIRA GOMES

Nascido em 27 de maio de 1934, em Acaraú. Filho de João Jaime Ferreira Gomes e Maria Alice Ramos Gomes. Formado em Direito pela Faculdade Federal de Direito do Piauí. Foi assessor jurídico da Coelce por 30 anos. Deputado Estadual. Diretor da Empresa Cearense de Turismo. Diretor Presidente da Empresa Cearense de Nucleação Artificial. Diretor Presidente da Empresa de Telefonia do Ceará. Diretor Presidente do Centro de Educação e Formação Profissional do Ceará (CEPROCE). Diretor do Instituto de Previdência do Estado do Ceará. Foi o primeiro Secretário de Cultura, Turismo e Desporto de Acaraú, assumindo em 1999, na gestão da ex-prefeita Magda Gomes. Tem oito obras publicadas: “Árvore genealógica dos meus avós”, “Menino da Barra”, “Veleiros do meu pai”, “Sexagésimo aniversário de um líder (João Jaime Ferreira Gomes)”, “Dados biográficos do Dr. João Ramos Pereira da Costa”, “Dados Biográficos do Sacerdote da Prainha”, “Biografia do ex-prefeito João Jaime Ferreira Gomes”, “O historiador e poeta da Ribeira do Acaraú: Dimas Carvalho”.



LUCIVAN RIOS SILVEIRA (TOTÓ RIOS)

Lucivan Rios Silveira- Nasceu em 10 de junho de 1966 na cidade de Acaraú.

Filho de Inácio Arimá Silveira e Maria Gisela Rios Silveira.

Participou no ano de 1982 do grupo de jovens Romeiros da Fé.

Em 1984 Léo Club de Acaraú, foi seu 1º Presidente e o foi pela 2ª vez.

Ajudou na criação de um grupo de teatro para jovens.

Gerente da loja de Peças Acompel - Acaraú Comércio de Peças Ltda de propriedade da família.

Há 08 de julho de 1989 casava-se com a jovem Maria de Fátima. Teve a alegria ao nascer sua filha Lorena, no dia 05 de dezembro de 1992.

Participou da fundação da Renovação Carismática em 1990, sendo coordenador da mesma por alguns anos, neste tempo convidou a Comunidade Rainha da Paz a ter uma casa de missão em Acaraú, e também participou do Conselho Diocesano da Renovação de Sobral.

Participou da Pastoral Familiar onde foi coordenador.

Fez parte do Lions Clube de Acaraú, onde foi Presidente em 1995.

Teve participação na política de Acaraú em vários momentos.

Formado em Licenciatura do Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA e está cursando pós-graduação em Português e Literatura pela Universidade Ieducare.

Desde 2008 desenvolve o Projeto Acaraú pra recordar através do blog e de outros meios na internet com o objetivo de preservar, organizar e disponibilizar os conjuntos documentais fotográficos e a descrição dos fatos; acervo documental para preservação da História, Cultura e da Literatura de Acaraú.

Através do Blog do Totó Rios divulga a riqueza cultural do Ceará e do Blog Paróquia de Acaraú a história da igreja.

Realizou pesquisa em livros históricos, visitou várias famílias, escolas, igrejas pra obter fotografias sobre as personagens, eventos, patrimônio histórico possui em seu acervo mais de 4.000 fotos. Esteve visitando nas cidades do Vale do Acaraú, os historiadores, escritores a fim de enriquecer seu trabalho histórico.

O Poeta e Escritor Nicodemos Araújo, foi o inspirador do trabalho de resgate da história de Acaraú que desenvolve, os livros do autor citado servem de embasamento para esta pesquisa, e graças a ele recebe esta comenda em reconhecimento a trabalho que desenvolve.



JOSÉ DE FÁTIMA SILVA

José de Fátima Silva nasceu no dia 25 de dezembro de 1953 na cidade de Marco, ao Noroeste do Estado do Ceará.

Em 1970, exerceu as profissões de diretor e professor durante 10 anos na Escola de Primeiro Grau Hugo Martins dos Santos em Juritianha – Acaraú – Ceará. Em 1999, fundou a Biblioteca e o Museu Padre Aristides Andrade Sales e deu início a escrever a história de Itarema, desde a época da chegada do primeiro homem branco em Almofala – Ce até os dias atuais.

Em 2004 fez doação de 5.500 peças em diversos acervos para o município de Itarema e o Prefeito da época, Sr. José Stênio Rios, construiu o prédio onde está localizado o Museu Vicente de Paula Rios, idealizado pelo Sr. José de Fátima, onde assume a direção do mesmo.

Em 2005, é lhe confiado pela a Diretoria do SEM – CE (Sistema Estadual de Museus do Ceará), onde tornou-se membro, sendo eleito a Delegado Museólogo pelos os membros do SEM-CE até julho de 2011.

Em 2009 funda a Biblioteca Itinerante com 450 leitores cadastrados para empréstimos de livros e literatura de cordel na sede e em outras localidades do município de Itarema. Ingressando posteriormente no Curso Superior e em 2010 colou grau pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, no Curso de História.

José de Fátima Silva atualmente é Diretor do Museu Vicente de Paula Rios e atende diariamente no Museu e Biblioteca Padre Aristides Andrade Sales todos aqueles que lhe procuram nas áreas culturais e educacionais. Possui mais de 270 cordéis escritos e 9 destes e um livro de poesias publicados pela Editora Tupinanquim de Fortaleza – Ceará.

Já fez exposição itinerante do Museu Pe. Aristides Andrade Sales duas vezes no Colégio Luzia Araújo Barros de Itarema e no Liceu Maria Alice Ramos Gomes em Acaraú – Ceará.


Seminário sobre violência sexual ocorreu em Acaraú

Foto: Divulgação
Representantes dos municípios de Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Morrinhos participaram na tarde desta terça-feira (21), em Acaraú, do II Seminário Regional da campanha ‘Quem Cala, Consente – Violência sexual contra criança e adolescente é crime!’, iniciativa da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, através da Comissão da Infância e Adolescência, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Prefeito João Jaime Ferreira Gomes.


Durante o seminário houve palestra com a psicóloga e escritora Helena Damasceno, que explicou a diferença entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e de identificação, os sinais de alerta, os indicadores físicos e comportamentais da vítima de abuso e os meios de denunciar.


Participaram do encontro, conselheiros tutelares, conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, promotores de Justiça, técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), secretários municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, agentes de Saúde, gestores escolares e grêmios estudantis. Também estiveram presentes os prefeitos Pedro Fonteles, de Acaraú; e Daniel Pinho, de Bela Cruz; e os deputados estaduais Bethrose, Manoel Duca e Rogério Aguiar.


Para a presidente da Comissão da Infância e da Adolescência, deputada Bethrose, a violência sexual interrompe o crescimento das crianças e aquilo que era sonho e fantasia, acaba transformando-se em pesadelo, medo e decepção. “Sabemos que é grande o número de vítimas de abuso ou exploração sexual em nosso Estado, mas se ao menos uma criança ou adolescente deixar de ser violentado ou um agressor for denunciado, a nossa mobilização já terá atingido o seu objetivo”.


Durante o evento, cada município formou um grupo de trabalho para a construção do Plano de Ações Estratégicas – PAE, que visa prevenir e combater a violência sexual infanto-juvenil. O PAE deverá ser elaborado e executado em seis meses. Após esse período, as escolas que concluírem de maneira satisfatória seus planos receberão da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará o Selo Escola Cidadã, como forma de reconhecer a contribuição social da instituição para a sociedade.


Encontros regionais


O ciclo de seminários regionais está percorrendo as principais regiões do Estado, reunindo representantes dos 184 municípios cearenses, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade cearense para o combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil. Até junho de 2012, o evento ainda acontecerá nos municípios de Camocim, Tianguá, Sobral, Canindé, Baturité, Horizonte, Russas, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Crato, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Juazeiro do Norte, Tauá, Senador Pompeu, Maracanaú e Fortaleza. O I Seminário Regional aconteceu em Itapipoca, no último dia 7.


Em cada evento são distribuídos os materiais de divulgação da campanha, como cartazes, bótons, adesivos e panfletos, que explicam as formas de identificar a violência sexual infanto-juvenil e os meios de denunciar. A campanha foi lançada no dia 18 de maio, na Assembléia Legislativa do Ceará.

Ipece divulga estudo que mapeia principais indicadores dos 184 municípios

       O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) do Governo do Estado, lança nesta terça-feira, às 9 horas, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a edição nº 10 do Informe/IPECE, que tem como título “Mapeamento das Condições de Educação, Renda e Infraestrutura Domiciliar dos Municípios Cearenses Baseado no Censo 2010”. O estudo destaca os principais resultados sobre a evolução de indicadores socioeconômicos na última década.


        O novo trabalho do Instituto vai ser divulgado por ocasião do Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas, que tem como tema “Experiências Internacionais e Nacionais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário”, promovido pela Assembleia Legislativa.
 O trabalho do Ipece (baseado no Censo do IBGE/2010), segundo o professor Flávio Ataliba, presidente do Instituto, revela, por exemplo, que o Ceará, em relação aos domicílios ligados à rede geral de abastecimento de água, apresentou um crescimento relativo de 27% entre 2000 e 2010, saindo de 6,80% em 2000 para 77,22% no ano passado. Também foi observado avanço na proporção de domicílios com energia elétrica, serviço que está próximo da universalização no Estado.

        O estudo – ressalta o Diretor Geral do Ipece– permitiu mapear e avaliar a evolução espaço-temporal do contingente populacional dos municípios, assim como a taxa de analfabetismo das pessoas com 15 anos ou mais e da renda domiciliar “per capita”. No que diz respeito à infra-estrutura domiciliar foram mapeados indicadores de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e energia elétrica para os anos de 2000 a 2010.


        Os indicadores são úteis para nortear, por exemplo, projetos, programas e ações, auxiliando, segundo Flávio Ataliba, na elaboração, acompanhamento, diagnóstico e avaliação das políticas públicas, contribuindo, dessa forma, na formulação de estratégias de desenvolvimento voltadas para a melhora da qualidade de vida da população cearense.

Crime de homicídio ocorre em Itarema

      Segundo informações repassadas ao Vale o Acaraú Notícias pela Delegacia Regional de Acaraú, no último dia 15, por volta de 07h50min, JOSÉ DOS SANTOS RODRIGUES, 25 anos, natural de Itarema/CE, foi vítima de homicídio provocado por projétil de arma de fogo enquanto dormia numa rede da sala de sua residência em Itarema. Segundo testemunhas oculares do fato, o crime foi praticado pelos indivíduos conhecidos por "ALISSON" e "GUILHERME". A vítima foi baleada na cabeça e faleceu na hora. A motivação do crime está sendo investigada.
      Após o crime, a Polícia Civil e a Polícia Militar iniciaram uma perseguição aos autores, logrando êxito em efetuar a prisão em flagrante de GUILHERME ANDRE ESTEVES DE MORAES na manhã do dia 16, na porta de sua residência. Guilherme, ao ser ouvido na Delegacia, disse que estava presente no local do crime, mas que "Alisson" executou a vítima sozinho.
      "Alisson" se apresentou espontaneamente, junto de seu advogado, no final de semana na Delegacia Regional de Acaraú e confessou o crime.

Troféu Nicodemos Araújo homenageia escritores da região de Acaraú

Acaraú, no litoral Oeste do Estado do Ceará, será palco do I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú amanhã (22/6). O evento, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura do Município, ocorrerá a partir das 18h, na Escola Estadual Profissionalizante Marta Maria Giffoni de Sousa, no bairro Mons. Edson Magalhães, em Acaraú. Na oportunidade, haverá exposição referente ao poeta homenageado Nicodemos Araújo (1905-1999), além de personalidades da região que receberão cada qual o Troféu Nicodemos Araújo de reconhecimento cultural. Ao evento, far-se-ão presentes vários escritores e poetas da região, além de inúmeras autoridades, entre prefeitos, deputados, juízes, promotores.
Exposição sobre o poeta Nicodemos Araújo que ficará exposta no dia do evento nos corredores da Escola Profissionalizante, disporá de biografia, acervo bibliográfico e medalhas condecorativas do escritor. Haverá apresentação da Banda de Música Municipal Maestro Milton Gomes, que recepcionará os presentes, além de apresentação do Quinteto da Banda Municipal de Cruz.
Serão homenageados com o Troféu Nicodemos Araújo as seguintes personalidades: o escritor e professor Dimas Carvalho; o pesquisador e comerciante Lucivan Rios (Totó Rios); o bispo de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson Cruz; o cordelista José de Fátima Silva; o primeiro Secretário de Cultura de Acaraú, Francisco José Ferreira Gomes; e o escritor Vicente Freitas. No final do evento, haverá a palestra “O papel do escritor nos dias de hoje”, a ser ministrado pelo professor José Luis Lira, advogado, escritor e membro da Academia Cearense de Letras.
Luis Lira parabeniza a iniciativa da Prefeitura de Acaraú na realização do evento, visto por ele como de fundamental importância, uma vez que “reúne os escritores, que às vezes ficam tão dispersos, além de premiar os de maior destaque, aumentando o potencial produtivo”. O escritor defende que “na Terra Mater do príncipe dos poetas, Padre Antônio Tomaz, não poderia deixar de haver um encontro de escritores rico como esse”.
No dia 23, a exposição ficará aberta a visitação na Biblioteca Pública Nicodemos Araújo, situada na rua Major Coelho, s/n, no Centro do Município, em frente à Praça do Colégio Virgem Poderosa. O horário de visitação é de 7h30min as 11h30min e de 13h30min as 21h.
I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú
Data: 22/06/2011
Horário: 18h
Local: Escola Estadual Profissionalizante Marta Maria Giffoni de Sousa
Endereço: Bairro Mons. Edson Magalhães – Acaraú-CE

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Festival de Quadrilhas Juninas ocorre em Acaraú

      O Festival de Quadrilhas de Acaraú/CE ocorrerá entre os dias 8 e 10 de julho, a partir das 18h30min na Praça do Centenário, no Centro. Ocorrerá a apresentação de cerca de 12 quadrillhas juninas da região. Estrutura de arquibancada e barracas de comidas típicas serão montadas para as pessoas que prestigiem o evento, organizado pela Prefeitura do Município.

IFCE aplica provas em Acaraú

       No último domingo (19/6), o campus de Acaraú/CE do IFCE aplicou as provas de conhecimentos gerais e redação do exame de seleção para 118 candidatos inscritos que concorrem às 140 vagas (35 vagas por curso) ofertadas para o semestre 2011.2. Serão selecionados novos alunos para os cursos técnicos em pesca, aquicultura, construção naval e serviços de restaurante e bar. As provas ocorreram no prédio do campus, situado no bairro Mons. Edson Magalhães, vizinho ao Fórum de Acaraú, de 9h as 13h. 
       O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 11 de julho no site www.ifce.edu.br e nos flanelógrafos da sede do IFCE. A matrícula dos aprovados deve ocorrer em 14 de julho, e em 21 de julho deve ocorrer a matrícula dos excedentes (classificados fora do número de vagas). O semestre 2011.2 está previsto para iniciar em 1º de agosto.
       Os cursos técnicos ofertados pelo campus de Acaraú do IFCE são públicos e gratuitos e transcorrem em dois anos (exceção ao curso de serviços de restaurante e bar, com duração de um ano e meio). Informações como matriz curricular, guia profissional e mercado de trabalho pode ser conferido no site www.ifce.edu.br.

Jornada Profissional ocorre em Acaraú

     
      A I Jornada de Iniciação Profissional, ocorrida no período de 13 a 17 de junho, foi promovida pela Escola Estadual Profissionalizante Marta Maria Giffoni de Sousa. A Jornada, cujo tema foi "Da carteira da Escola para a Carteira de Trabalho", foi realizada na sede da escola, situada no bairro Mons. Edson Magalhães (Acaraú/CE). Palestras, oficinas e mesas-redondas foram realizadas com o objetivo de orientar os alunos de cada área dos cursos ofertados em sua iniciação profissional.
      Através da Coordenação de Estágio e Professores Coordenadores de Curso, o evento teve por objetivo ampliar as competências técnicas dos alunos dos cursos de Aquicultura, Enfermagem, Informática e Turismo, aperfeiçoando-os para o ingresso em sua vida profissional. Foram convidados professores e profissionais de várias outras instituições, como o IFCE, que abordaram a sua experiência profissional e suas pesquisas.
     A professora Amauricia Lopes, da área de Turismo do IFCE, foi uma das palestrantes, que abordou a Promoção de Eventos e Desenvolvimento Local. "A Jornada promovida pela Escola Profissionalizante desperta os alunos para a realidade profissional, que transcende a realidade meramente da sala de aula, para apresentar-lhes as infinitas possibilidades de atuação profissional".

Ciclo de palestras contra as drogas ocorre em Acaraú

      O Vale do Acaraú Notícias parabeniza a 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE), bem como à Polícia Militar de Acaraú/CE, por meio do Ronda do Quarteirão, pela parceria para a realização de palestras sobre Prevenção ao uso de drogas nas escolas Estaduais do Município. 
      O objetivo foi promover uma educação de prevenção, conscientizando os jovens de que a atuação preventiva na questão das drogas é muito mais eficaz que a atuação repressiva e levando aos mesmos o conhecimento didático dos malefícios e as conseqüências irreparáveis que a droga proporciona na vida das pessoas.
      As palestras já aconteceram nas escolas EEEP Marta Maria Giffoni, CEJA Pe. Antônio Tomás e EEM Vicente de Paulo da Costa, sendo ministradas pelo Sargento da Polícia Militar José Ronaldo Teixeira Vasconcelos.