sábado, 18 de junho de 2011

Deu na Coluna do Lustosa da Costa no Diário do Nordeste

DIA 22, o bispo Edmilson Cruz, recebe da Secretaria de
Cultura da cidade de Acaraú a Medalha Nicodemus Araú-
jo, poeta da terra, avô do poeta Dimas Carvalho.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mais de 47.873 crianças do Baixo Acaraú devem ser imunizadas

      Inicia no próximo sábado (18/6) a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). Crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para se prevenir da doença. A segunda fase da campanha começa no dia 13 de agosto. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças nas campanhas aos postos de vacinação de todo País, das 8h às 17h para que as crianças recebam as gotinhas contra a pólio.
      A meta do Ministério da Saúde, disponível no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), no site http://pni.datasus.gov.br, é imunizar na região do Baixo Acaraú 47.873 crianças. Em todo o Estado do Ceará, a meta é imunizar 16.840 crianças. Para as duas fases da campanha, o Ministério da Saúde investiu R$ 46,6 milhões, na compra e distribuição das vacinas. Mais R$ 20,2 milhões foram transferidos para os fundos de saúde das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
       O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países.
       A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.


Metas de imunização no Baixo Acaraú

Município
Meta
Acaraú
4.854
Bela Cruz
2.338
Cruz
1.911
Itarema
3.650
Jijoca de Jericoacoara
1.441
Marco
2.562
Morrinhos
1.902
Regional Acaraú
47.873

Projeto de criação de Delegacia da Criança em Acaraú é aprovado

          O Projeto de Lei Nº 56/11, de indicação do Deputado Estadual Rogério Aguiar (PSDB-CE), que dispõe sobre a criação da Delegacia da Criança e do Adolescente dos Municípios de Acaraú e Camocim, foi aprovado ontem (15/06) pela Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembeia Legislativa do Estado do Ceará.
A aprovação aconteceu no Complexo das Comissões Técnicas. Além do projeto do Deputado Rogério Aguiar, foram aprovadas duas mensagens do Governo do Estado, um projeto de lei e mais quatro projetos de indicação.
Participaram da reunião os deputados Sérgio Aguiar (PSB), Danniel Oliveira (PMDB), Ronaldo Martins (PRB), Idemar Citó (PSDB), Mirian Sobreira, Roberto Mesquita, Antonio Carlos e Lula Morais (PCdoB), presidente da Comissão de Orçamento.
Confira na íntegra o projeto da criação da Delegacia em Acaraú e Camocim:
PROJETO DE INDICAÇÃO Nº 56/11
Dispõe sobre a criação da Delegacia da Criança e do Adolescente no município de Camocim e no município de Acaraú compreendendo a Microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú.
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará indica:
Art. 1º - Fica o Governo do Estado do Ceará obrigado a implantar uma Delegacia da Criança e do Adolescente na Microrregião de Sobral, que possui uma área total de 8.666,728 km². na qual atenderá aos municípios de: Acaraú, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Cruz, Granja, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole e Morrinhos.
Art. 2º - A Delegacia da Criança e do Adolescente de Camocim receberá queixas de violência física e sexual, tais como lesão corporal, ameaça, maus-tratos, desaparecimento e estupro.
Art. 3º - A Delegacia da Criança e do Adolescente de Acaraú receberá queixas de violência física e sexual, tais como lesão corporal, ameaça, maus-tratos, desaparecimento e estupro.
Art. 4º - A Delegacia da Criança e do Adolescente deverá ser composta por uma equipe de delegados, agentes, psicólogos e técnicos.
Art. 5º – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
DEPUTADO ROGÉRIO AGUIAR - PSDB
JUSTIFICATIVA
O Nordeste é atualmente a região mais violenta do Brasil, tendo como principais vítimas e antes criança e adolescentes.
As cidades do interior do Estado, antes “ilhas” tranqüilidade, hoje tem índices de violência proporcionalmente comparáveis às grandes cidades.
O consumo de drogas, principalmente toda a sociedade, levando à atingir indiscriminadamente toda a sociedade, levando à dependência química às vezes famílias inteiras, com resultados catastróficos para toda a sociedade, acarretando abuso e exploração sexual de menores, estupros, desaparecimentos, assassinatos, roubos e furtos.
O aumento do número de denúncias de violência praticada contra crianças e adolescentes, e destes contra os cidadãos, já confirmam uma situação bastante preocupante.
Somente com uma intervenção segura do poder público conseguiremos reverter este triste quadro que transformou nossos jovens em presa fácil de narcotráfico, levando-os à marginalização e a vitimas de maus tratos, violência física e sexual, desaparecimento e estupro.
As Delegacias Regionais da Criança e do Adolescente para funcionar de forma adequada serão constituídas por delegados, agentes, psicólogos, todos capacitados para reste fim.
DEPUTADO ROGÉRIO AGUIAR - PSDB

Prefeitura de Acaraú oferece capacitação a barraqueiros

       Os Secretários de Cultura e Turismo, Wandick Mesquita e de Ação Social, Irene Góis da Prefeitura de Acaraú/CE, estiveram reunidos ontem (15/6) com os barraqueiros da Praia de Arpoeiras (Acaraú). O motivo foi apresentar a proposta de um curso na área de gastronomia a ser ministrado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Os barraqueiros aceitaram participar da qualificação que iniciará na próxima semana.
      O curso dispõe de uma carga-horária de 120 horas/aula e as aulas acontecerão na própria Praia de Arpoeiras.  Ao todo, são ofertadas 20 vagas e a prioridade é dada aos barraqueiros que atuam no local. Ontem, a Prefeitura fazia o levantamento dos interessados, e posteriormente aos mesmos será encaminhado comunicado informando o local exato em que ocorrerão as capacitações.
      Conforme o Secretário de Cultura e Turismo de Acaraú, Wandick Mesquita, os barraqueiros não só aprenderão novas técnicas de preparo de pratos, bem como terão aulas para ter noções de inglês e de qualidade no atendimento. “Desta forma, essa capacitação porporcionada pela Prefeitura de Acaraú será muito importante ao exercício profissional dos barraqueiros e consequentemente melhorará a qualidade de atendimento aos turistas”.
      Wandick Mesquita ressalta que muitas pessoas que se dirigem a Jericoacoara passam por Acaraú e um melhor atendimento é fundamental para o bem-estar dos visitantes que trazem divisas importantes para o setor turístico do Município. “Com a proximidade da Copa do Mundo, muitos turistas devem passar por aqui, como já tem passado”.
      A Secretária de Ação Social, Irene Góis, explica que a Prefeitura pretende oferecer capacitações em outras áreas, como de Hotelaria. Ela explica que as capacitações levam a um aperfeiçoamento profissional, que acaba interferindo na qualidade do serviço oferecido por esses profissionais. "A Prefeitura de Acaraú está interessada em oportunizar a esses profissionais um aperfeiçoamento profissional de qualidade e o desenvolvimento do setor turístico, por meio da melhoria na qualidade de atendimento".
Reclamações dos barraqueiros
      Aproveitando a presença dos Secretários na praia, juntamente com Fernando Luis, conhecido como Dodô, responsável pela limpeza pública de Acaraú, os barraqueiros apontaram alguns problemas do local, pedindo providências ao Governo Municipal. Apesar das placas pedindo para os veículos não adentrarem ao espaço da praia, motos e carros têm desrespeitado as normas e estacionado seus veículos dentro de barracas e os veículos trafegam próximo ao mar. A barraqueira Martinha informou que "com isso, muitas pessoas têm deixado de frequentar o espaço, com medo de acidente, tem afastado visitantes".


        Além disso, a limpeza que deveria ser realizada pela Prefeitura às segundas, quartas e sextas, não estão sendo realizadas às segundas, resultando em grande montante de lixo no local, decorrente do final de semana. O problema do grande número de animais soltos na praia é outro problema apontado.
      Os titulares das Secretarias informaram que a fiscalização será intensificada para coibir que veículos adentrem ao espaço da praia. Dodô disse não saber que as limpezas não estavam sendo realizadas às segundas, mas informou que providências seriam tomadas para que a limpeza fosse realizada nos dias especificados. Quanto ao problema dos animais, que não é só da praia, mas de muitos lugares de Acaraú, ficou-se de levar o problema ao Prefeito para que fosse tomada alguma atitude.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Secretaria do Esporte prorroga inscrições para o Bolsa Esporte


A Secretaria do Esporte (Sesporte) prorrogou as inscrições do Programa Bolsa Esporte para até o próximo dia 20. Os candidatos deverão se inscrever, gratuitamente, pela internet, preenchendo a ficha de inscrição disponível no site da Secretaria. Após as inscrições, os candidatos serão avaliados por um processo seletivo seguindo os seguintes critérios: Análise Cadastral, Documental e de Mérito, que serão feitas por uma comissão técnica da Secretaria. A lista dos selecionados será divulgada no site, no dia 22 de junho.

Bolsa Esporte

O objetivo do Programa é proporcionar o desenvolvimento humano através do esporte, realizando ações que possibilitem o combate à pobreza e a melhoria da qualidade de vida, além da descoberta de novos talentos esportivos na Capital e nos municípios do interior do Ceará. O público alvo são pessoas com renda mensal abaixo de meio salário mínimo, e que residem em áreas caracterizadas por graves indicadores sociais, tendo como idade mínima 10 anos.
O Programa selecionará e concederá bolsas à 1.737 crianças, jovens e adultos do Estado do Ceará, que estejam dentro dessas características e necessitados de apoio financeiro para desenvolverem a iniciação e prática esportiva. As bolsas terão validade máxima de um ano, a partir da data de concessão dos mesmos.

Campanha ‘Quem Cala, Consente’ chega a Acaraú

      O município de Acaraú/CE, localizado no litoral oeste do Estado, vai sediar o II Seminário Regional da campanha ‘Quem Cala, Consente – Violência sexual contra criança e adolescente é crime!’. A iniciativa é da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, através da Comissão da Infância e Adolescência, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). O evento acontecerá no próximo dia 21 de junho (terça-feira), às 13 horas, no Ginásio Poliesportivo Prefeito João Jaime Ferreira Gomes.

      “No início do mês realizamos o primeiro seminário em Itapipoca na certeza de que se ao menos uma criança ou adolescente deixar de sofrer abuso ou exploração sexual neste Estado ou um agressor for denunciado, a nossa mobilização já terá atingido o seu objetivo”, explica a presidente da Comissão da Infância e Adolescência, Deputada Estadual
Maria Bethrose Fontenele Araújo (PRP), informando que enquanto houver meninos e meninas tendo a infância destruída, a sociedade e o poder público precisam manter a mobilização e lutar para a punição do agressor e a recuperação da vida das vítimas.

      Durante o seminário haverá palestra com a psicóloga e escritora Helena Damasceno e com o advogado Dr. Bruno Marques, que explicarão as diferenças entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e de identificação, os sinais de alerta, os indicadores físicos e comportamentais da vítima de abuso, os meios de denunciar e a legislação relacionada ao tema.

       Os municípios participantes do II Seminário Regional, além de Acaraú, são Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Morrinhos. Foram convidados para participar do encontro, prefeitos, conselheiros tutelares, conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, promotores de Justiça, técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), secretários municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, agentes de Saúde, gestores escolares e grêmios estudantis.

       Encontros

      O ciclo de seminários regionais está percorrendo as principais regiões do Estado, reunindo
representantes dos 184 municípios cearenses. Até junho de 2012, o evento ainda acontecerá nos municípios de Camocim, Tianguá, Sobral, Canindé, Baturité, Horizonte, Russas, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Crato, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Juazeiro do Norte, Tauá, Senador Pompeu, Maracanaú e Fortaleza.

      Em cada evento são distribuídos os materiais de divulgação da campanha, como cartazes, bótons, adesivos e panfletos, que explicam as formas de identificar a violência sexual infanto-juvenil e os meios de denunciar. A campanha foi lançada no dia 18 de maio, na Assembléia Legislativa do Ceará.

SERVIÇO

Seminário Regional em Acaraú
Dia: 21 de junho (terça-feira)
Horário: 13 horas
Local: Ginásio Poliesportivo Prefeito João Jaime Ferreira Gomes
          Avenida João Jaime, S/N – Bairro Rodagem - Acaraú – Ceará


Denúncia. Agência da Caixa Econômica Federal em Acaraú "cria dificuldade"

      O Vale do Acaraú Notícias recebeu e-mail de um usuário da agência da Caixa Econômica Federal do Município de Acaraú, que acusa a agência de há muito tempo "criar dificuldade para vender facilidade". Conforme o denunciante, que prefere ficar sob anonimato, sempre que um trabalhador se dirige a agência para movimentação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), abertura de conta, recebimento do seguro-defeso ou qualquer outro tipo de transação, os atendentes são instruídos pela gerência a criar algum tipo de dificuldade, impedindo o beneficiário a sacar a quantia.

       O denunciante informa que após criar a dificuldade e informar que o saque não será possível "os caixas oferecem a facilidade! Para sacar é necessário comprar um seguro da Caixa Econômica ou até mesmo fazer um título de capitalização. Isso não deve ser tolerado".

       O autor do e-mail enviado a nossa equipe também nos informa que em conversa com a responsável pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Acaraú, a mesma informou que os pescadores estavam sofrendo da mesma prática na agência da Caixa. Ela informou a gerência do banco que se esse procedimento continuasse, o seguro-defeso seria transferido para outra agência. O denunciante informa ainda que, em conversa com um pescador, o mesmo reportou que ao tentar abrir conta na agência, a gerência informou que "ele deveria comprar um titulo de capitalização para que a conta fosse aberta, o mesmo se negou e a conta não foi aberta".

Abaixo está o diálogo tido entre o denunciante, o caixa e gerência  da agência bancária:, conforme versão do denunciante: 

Denunciante - "Bom dia gostaria de sacar meu FGTS"
Caixa - "Sim, um momento por favor"
Caixa - "o FGTS não esta liberado"
Eu - "Sim esta, veja o documento anexo"
Caixa - "Se o senhor tiver algum vinculo com a CEF, como conta, seguro ou titulo de capitalização podemos resolver"
Denunciante- "Vc esta tentando vincular meu saque a compra de algum produto CEF?!
Caixa - "Não senhor, foi a gerencia que bloqueou o saque, por favor fale com aquele rapaz ali (indicou o gerente, percebendo que esse golpe não iria colar comigo!)
Denunciante - "Bom dia, que historia é essa que preciso comprar seguro para sacar meu FGTS? se vc repetir isso mais uma vez, saio da agencia diretamente para a delegacia onde vou abrir um BO contra sua pessoa
Gerente - "Não senhor! Eu não estou obrigando o senhor a comprar seguro, estamos apenas oferecendo!"
Eu - "Obrigado, não quero, quero apenas meu FGTS"
Gerente - "Sim, o senhor pode se dirigir ao caixa e sacar"
Denunciante - "Obrigado"
Logo após, conforme o denunciante nos informou, o mesmo voltou ao caixa e efetuou o saque normalmente.

       O denunciante informa que para atestar o crime, basta cruzar os dados de compra de seguro e títulos de capitalização com o saque de benefícios e abertura de contas e "ficará claro que um percentual enorme dessas pessoas acabaram por comprar algum produto vendido pela Caixa, mesmo sem ser correntista do banco".

       O anônimo declarou que acionará o Ministério Publico para denunciar a prática efetivada pela agência da Caixa Econômica de Acaraú, que segundo ele, já afetou "uma quantidade muito grande de pessoas e isso já é algo do interesse publico, e sendo assim Ministério Público neles"!

      O Vale do Acaraú Notícias está aberto a algum representante da Caixa Econômica Federal que queira responder às acusações.

I Encontro de Escritores é promovido pela Prefeitura de Acaraú

A Prefeitura de Acaraú/CE, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, irá realizar o I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú no próximo dia 22 de junho, a partir das 18h, no auditório da Escola Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, no bairro Monsenhor Edson Magalhães, em Acaraú. Na oportunidade, serão homenageadas personalidades acarauenses que se destacam no campo cultural, como o professor e poeta Dimas Carvalho e o historiador Totó Rios, que no evento receberão o Troféu Nicodemos Araújo.  Nicodemos foi um poeta e historiador de grande destaque na história do Município, e é o grande homenageado do evento.
Na escola em que ocorrerá o Encontro, poderá ser conferida exposição com o acervo bibliográfico, arquivo fotográfico e medalhas condecorativas de propriedade do poeta Nicodemos Araújo. A partir do dia 23 de junho, a exposição pode ser conferida na bBblioteca Pública Municipal Poeta Nicodemos Araújo, situada na Rua Major Coelho, s/n, Centro de Acaraú, em frente à Praça do Colégio Virgem Poderosa. 
A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 21h. Projeto da Secretaria de  Cultura e Turismo do Município determina que todo dia 23 a biblioteca abra, mesmo que em dia feriado ou de final de semana, em homenagem ao poeta, em memória de seu falecimento, ocorrido em 23 de junho de 1999.
Já confirmaram presença ao Encontro do dia 22 vários poetas e escritores,de renome, premiados em Academias de Letras, além de jornalistas e colunistas. Na escola, poderá ser conferida a exposição do poeta Nicodemos Araújo, grande homenageado do Encontro, que ocorre exatamente no dia de sua morte.
O Secretário de Cultura e Turismo de Acaraú, Wandick Mesquita,  ressalta que o encontro é bastante importante para o setor cultural do Município, uma vez que “além de ser o primeiro de vários a serem realizados, o Município presta homenagem a um dos maiores poetas de Acaraú, que foi Nicodemos Araújo. Com outros nomes de destaque, como Padre Antônio Tomás, Acaraú é a Terra dos Poetas”.

Nicodemos Araújo, o grande homenageado do Encontro
O poeta e historiador autodidata, Nicodemos Araújo nasceu em Bela Cruz/CE em 10/03/1905 e falecido em 23/06/1999.
Escreveu valiosos trabalhos sobre a região norte do Ceará, notadamente, sobre Bela Cruz e Acaraú. É autor de 12 livros de poesias, 12 de história, com incursão pelo teatro, biografia e genealogia.
Pertenceu a Academia Sobralense de Estudos e Letras, Academia Cearense de Letras, Academia de Letras Municipais do Brasil e a União Brasileira de Escritores.

Selo Verde: municípios têm até 8 de julho para entregar relatórios


Os 123 municípios inscritos em 2011 no Progama Selo Município Verde, do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), deverão entregar até o dia 8 de julho os questionários de gestão e mobilização. Os documentos serão analisados pelo Comitê Gestor ejuntamente com toda a documentação comprobatória.

De acordo com o presidente do Conselho, Paulo Henrique, o prazo não deverá ser prorrogado uma vez que uma vez os muncípios pré-qualificados pelo Comitê Gestor, serão, obrigatoriamente, visitados por técnicos de vários órgãos governamentais e não governamentais que integram a comissão julgadora até o final de agosto próximo. “O Programa além de incentivar os municípios a implementarem políticas públicas ambientais, também procura inserir o meio ambiente dentro das discussões e preocupações de todas as instâncias da sociedade por meio de reuniões de mobilização, de projetos de educação ambiental e da criação dos Comdemas, Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente", destaca.
No ano passado, 139 municípios se inscreveram no Programa e 33 foram certificados, entre as categorias B e C. Até hoje, nenhuma cidade conseguiu alcançar o nível A. A expectativa do presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, é de que o número de municípios certificados em 2011 aumente, para que “o Estado tenha avanços na conscientização da população no tocante à preservação do Meio Ambiente”.
O Programa Selo Verde, além de incentivar as municipalidades a implementarem políticas públicas ambientais, também procura inserir o meio ambiente dentro das discussões e preocupações de todas as instâncias da sociedade, por meio de reuniões de mobilização, de projetos de educação ambiental e da criação dos Comdemas.