sexta-feira, 3 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente 2011 em Acaraú

Convite. recebendo e repassando.


Ilmo Srs(as),


Venho através deste, informar e ao mesmo tempo convidar para a abertura da Semana de Meio Ambiente de Acaraú 2011.

A referida abertura se dará a partir das 9:00h da manhã do dia 06 de junho de 2011, na Praça do Centenários, Sede.

Na oportunidade serão distribuidos 1000 mudas de arvores, sacolas retornáveis e camisas.

Entre as mudas distribuídas, teremos: Sapoti, Cajueiro Anão, Graviola, Ata, Limão, Pitanga, Coqueiro, Ninho, Siriguela, Cajá, Goiaba e Acerola.

Certos de contarmos com sua participação, finalizamos ratificando o nosso comprometimento com o desenvolvimento sustentável de Acaraú, sempre respeitando o meio ambiente e o cidadão acarauense, nos colocando a disposição para qualquer informação ou esclarecimento.


atenciosamente,



Francisco Marcio Cavalcante Pinheiro
Secretário do Meio Ambiente e Presidente do COMAR

3ª CREDE realizou encontro com Secretários Municipais de Educação

A 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), através do Núcleo de Cooperação com os Municípios (NRCOM), realizou, no dia 02 de junho, o II Encontro Regional com os Secretários Municipais de Educação e Gerentes Municipais do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) para apropriação dos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE).
Na oportunidade, também foram discutidos assuntos importantes na área educacional, no âmbito dos municípios da abrangência da 3ª CREDE, entre eles, destacaram-se: apresentação da Superintendência Escolar, realização do Seminário com Diretores e Coordenadores Pedagógicos enfatizando os resultados do SPAECE 2010, apresentação de um vídeo sobre a Merenda Escolar.

O evento finalizou com informes gerais e encaminhamentos necessários para a melhoria da qualidade educacional da região.

(3º CREDE)

Bispo Acarauense, receberá premio em São Paulo

O Bispo Acarauense, Dom Edmilson da Cruz, atualmente Bispo emérito da Diocese de Limoeiro do Norte, irá receber, dia 27/06, em São Paulo, o Prêmio Brasileiros de Valor PNBE, na categoria Cidadão de Valor. 

Motivo: sua relevante indignação frente ao aumento dos salários dos deputados e senadores brasileiros. 

Dom Edmilson recusou receber comenda do Senado em protesto ao reajuste de seus salários.

Segundo informações sua Eminência estará, ainda neste mês no distrito de Aranaú em Acaraú, por ocasião das festividades do padroeiro do distrito.

(com informações da Lêda Maria/DN)

Destaque em alfabetização

O Município de Marco garantiu seu lugar entre os Municípios destaque em alfabetização no ano 2010. 
O prefeito Grijalma Rocha, conhecido como Paredão, recebeu das mãos da secretá-
ria de Educação do Estado, Isolda Cela, a homenagem pelo desempenho da cidade no SpaeceAlfa edição 2010. O resultado positivo é fruto de um conjunto de esforços concentrados na
reestruturação do sistema municipal de educação. Na foto, o prefeito e comitiva recebendo troféu na Spaece-Alfa 2010

(fonte: coluna Satélite do Diário do Nordeste)

Marco/CE. Show com Zezé dí Camargo & Luciano

A Região Norte e principalmente o Baixo Acaraú, aguarda ansiosamente a dupla, Zezé dí Camargo & Luciano no dia 02/07, no 48º chitão maravilha de Marco que tem a cada ano movimentado o turismo no Litoral Oeste do Estado.

O Prefeito da Cidade José Grijalma PP (Paredão) trouxe em seu programa semanal na radio FM Santuário de Marco, maiores informações sobre o tradicional evento junino.

Em suas informações o gestor disse que esse ano a expectativa de publico é maior e por isso está sendo estruturado o alargamento do espaço que é cercado, envolta da Praça da Prefeitura onde acontece a festa.

Informou ainda, que está sendo também preparado um esquema de segurança maior, bem como ampliação de uma equipe medica que ficará permanente no evento.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Monumento comemorativo aos 30 anos do Lions Clube de Acaraú foi destruído

No domingo próximo, dia 05/06, completam sete dias, que um motorista possivelmente embriagado, subiu o canteiro central da Avenida. João Jaime  em Acaraú/CE, e acabou destruindo um monumento comemorativo ao Lions Clube de Acaraú que foi erguido no dia 06 de Maio de 2009, em alusão aos 30 anos fundação da instituição no município.

Segundo informações o autor do dano, já foi identificado e a diretoria do Lions Clube de Acaraú, já está tomando as providências junto a Justiça

(foto e informações: http://jacomunicacaobyacarau.blogspot.com)

Abertas inscrições para a I Mostra da Educação Ambiental

     Como parte das comemorações do  Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06),  alunos da rede pública estadual poderão apresentar projetos relativos à temática, durante a I Mostra da Educação Ambiental, que acontece nos dias 29 e 30 de junho.  As inscrições dos trabalhos podem ser feitas a partir desta quinta-feira (02), e seguem até o próximo dia 13 de junho, nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação(Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza(Sefor). O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da  Secretaria da Educação (Seduc).

       Conforme o regulamento, os projetos serão distribuídos em duas modalidades: científica (ações de educação ambiental apresentadas no formato de trabalho científico) e artístico-cultural. O objetivo da I Mostra da Educação Ambiental da Rede Pública Estadual de Ensino é promover entre os participantes a troca de experiências a partir das ações desenvolvidas e apresentadas pelos próprios alunos e, assim, divulgar e ampliar essa importante estratégia temática nas escolas.

        Durante a realização do evento, que acontecerá no pátio interno da Seduc, haverá a posse das Comissões da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da Secretaria e das Credes.

Serviço

3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE)/ Acaraú
Rua Santo Antonio, nº 133 - Outra Banda - Acaraú/Ce
(88) 3661.1498

Eleições 2012. Nacelio Cruz poderá disputar em Acaraú


O presidente do PT de Acaraú, Nacelio Cruz e atual secretario de agricultura e Pesca. anunciou que vai concorrer nas próximas eleiçoes a uma cadeira na câmara Municipal de Acaraú .

Com essa nova cogitação política muda o cenário na qual foi sinalizado anteriormente em que o dirigente petista  encabeçaria a Vice em uma aliança futura na disputa a  Prefeitura de Acaraú em 2012.

Nacelio, tem evitado comentar sobre postulação, mas vem circulando o Interior Acarauense, cumprindo as tarefas normais de seu cargo. Há, no entanto, lideranças conversando com ele no caso da confirmação de sua candidatura.

O Tucano João Jaime avisa, que PSDB terá candidato a prefeito em Fortaleza

Após 30 dias de licença, para tratamento de saúde, o deputado João Jaime (PSDB) retomou os trabalhos na Assembleia Legislativa. Em entrevista ao Diário do Nordeste, ontem, o novo tesoureiro do PSDB estadual, afirmou que o Diretório Municipal do seu partido, em Fortaleza, e a Executiva estadual da agremiação estão trabalhando juntos em um projeto para a eleição do próximo ano.

Conforme o tucano, o objetivo da legenda é apresentar um projeto para Fortaleza. "O PSDB vai apresentar um projeto para os problemas que mais afligem a cidade, como a educação. É inadmissível que a maior cidade do Ceará esteja entre as quatro últimas avaliadas em educação, que as crianças não tenham acesso à escola porque os professores estão constantemente em greve por falta de condição de trabalho", criticou.

Para a apresentação do projeto, João Jaime informa que o partido fará diversos seminários junto com a população fortalezense, para que ela aponte os principais problemas a serem resolvidos na cidade. Fortaleza, destaca o deputado, até outubro de 2012, será o foco principal do seu partido.

Isso porque a eleição do próximo prefeito da Capital cearense, analisa o tucano, vai nortear a sucessão de 2014 para o Governo do Estado. "Quem ganhar a Prefeitura de Fortaleza aumenta suas chances para a disputa do Governo de 2014. Creio que teremos muitos candidatos (à prefeito de Fortaleza). Os grandes partidos devem lançar seus candidatos", avalia.

Propostas
Quanto ao PSDB, João Jaime reforça, o partido terá o seu candidato e não apoiará ninguém como fez em outras eleições na Capital. Ele alega ter muitas críticas a serem dirigidas à atual administração, mas não acha que esse deva ser o ponto central da campanha, e sim propostas para os problemas apontados pela própria comunidade.

"A população de Fortaleza quer hoje um sistema de Governo que administre, esteja presente, que seja gerente, um síndico da cidade. A gente se sente abandonado morando em Fortaleza", enfatiza o tucano, cujo partido é o principal adversário da prefeita Luizianne Lins (PT).

Momento
Para o deputado João Jaime, por enquanto, a nova executiva estadual do seu partido, eleita no dia 15 de maio, não fez nenhuma reunião oficial, mas deixa claro que as discussões sobre o futuro da legenda estão sempre ocorrendo.

Na sua opinião, o partido vive um novo momento, não adiantando mais pensar hoje, no PSDB, como se ele tivesse a mesma estrutura de há 10 anos, tanto no Ceará quanto nacionalmente, quando, aqui, tinha o comando do Governo do Estado, 20 deputados estaduais e mais de 100 prefeitos. E ainda comandava o Governo Federal.

O tucano aposta no reconhecimento do papel que o PSDB teve na construção do Estado, nos 20 anos de administração tucana no Ceará, iniciado com Tasso Jereissati, governador eleito em 1986. "Mostrarmos o que o PSDB fez pelo Ceará e, em cima disso, formular novas propostas para que o PSDB venha a administrar a Prefeitura de Fortaleza e, por consequência, o Governo do Estado", salientou.

Quanto à possível saída de tucanos para os quadros do PSD, que está em formação, nacionalmente, João Jaime disse que, até o momento, nenhum tucano informou que deixará a legenda. Ele afirma concordar com o posicionamento do presidente estadual do partido, Marcos Cals, de que só permanece no PSDB quem quer. "Nós não estamos forçando ninguém a ficar", garante.

Sobre o comportamento da bancada tucana na Assembleia, João Jaime examina que não se pode esconder o fato de haver posicionamentos diferentes em relação à postura de oposição sustentada pelo partido. Segundo o parlamentar, essa é uma questão temporária que logo deverá ser definida com aproximação das eleições.


(Diário do Nordeste)


Essa é do blog: conforme João Jaime informa ao Jornal Dario do Nordeste que o seu partido fará diversos seminários junto com a população da Capital Cearense, para que ela aponte os principais problemas a serem resolvidos na cidade, isso deveria servir de exemplo a ser aplicado pelo diretório municipal do PSDB de Acaraú, que parece ter outras prioridades.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Jornalismo em Ação

 A Equipe do Vale do Acaraú Noticias, está intensificado atividades em torno de apurar  graves denuncias em Acaraú e Região.

Aos nossos leitores, aguardem a próxima edição do VALE DO ACARAÚ NOTICIAS
“Em defesa da Sociedade doa a quem doer” 

Abertas inscrições para o Bolsa Esporte

A Secretaria do Esporte (Sesporte) continua com inscrições abertas para o Programa Bolsa Esporte. Os candidatos deverão se inscrever, gratuitamente, até o dia 10 de junho de 2011, pela internet preenchendo a ficha de inscrição disponível no site ou na sede da Sesporte. O Programa selecionará e concederá bolsas à 1.737 crianças, jovens e adultos do Estado do Ceará, que estejam precisando de apoio financeiro para desenvolverem a iniciação e prática esportiva. As bolsas terão validade máxima de um ano, a partir da data de concessão dos mesmos.

Após as inscrições, os candidatos serão avaliados por um processo seletivo seguindo os seguintes critérios: Análise Cadastral, Documental e de Mérito que serão feitas por uma comissão técnica da Sesporte. A lista dos selecionados será divulgada no site, no dia 13 de junho de 2011.

A Sesporte realizará a entrega da documentação exigida no Edital em datas específicas, divididas por região do Estado. Os candidatos de Fortaleza e Região Metropolitana, classificados na primeira fase, deverão, obrigatoriamente, comparecer à Sede da Secretaria do Esporte.

A facilidade deste ano é que os candidatos do interior, classificados na primeira fase, serão atendidos por uma Comissão Técnica que se deslocará para atender aos municípios de cada uma das macrorregiões do Estado, conforme as datas estabelecidas no Cronograma.

Cronograma para entrega da documentação:

Região Metropolitana de Fortaleza: 21 e 22 de junho;
Fortaleza : 23 e 24 de junho;
Litorial Oeste (Itapipoca): 14 de junho;
Sobral/Ibiapaba (Sobral): 15 de junho;
Sertão Inhamuns (Crateús): 16 de junho;
Sertão Central (Quixeramobim): 17 de junho;
Cariri/Centro Sul (Juazeiro do Norte): 18 de junho;
Litoral Leste/Jaguaribe (Morada Nova): 20 de junho;
Baturité (Baturité): 21 de junho;
Bolsa Esporte
O objetivo do Programa é proporcionar o desenvolvimento humano através do esporte, realizando ações que possibilitem o combate à pobreza e a melhoria da qualidade de vida, além da descoberta de novos talentos esportivos na Capital e nos municípios do interior do Ceará. O público alvo são pessoas com renda mensal abaixo de meio salário mínimo, e que residem em áreas caracterizadas por graves indicadores sociais, tendo como idade mínima 10 anos.

Prorrogada validade de carteiras intermunicipais

Mais de 13 mil estudantes cearenses que utilizam  carteiras intermunicipais tiveram prorrogado o direito ao pagamento de meia passagem nos transportes coletivos por mais 30 dias. A Comissão Gestora da Meia Passagem Estudantil (Cogempe) resolveu prorrogar até o dia 30 de junho a validade das carteiras estudantis intermunicipais emitidas em 2010 e cuja validade terminaria nesta terça-feira (31). A medida se deve ao alto número de solicitações dos novos documentos, cerca de 3.700 apenas em maio. As novas carteiras, que serão válidas até maio de 2012, deverão ser entregues num prazo de 45 dias.

As solicitações do documento para 2011 estão sendo recebidas pelas entidades estudantis credenciadas à Cogempe,  presidida atualmente pela advogada Vilani Falcão, servidora pública ligada à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra). Segundo Vilani, possuem direito ao benefício os estudantes regulamente matriculados em escolas públicas ou privadas no Ensino Fundamental, Médio, Superior ou Tecnológico que residam em outro município da mesma macrorregião.

Para solicitar a carteira o estudante deve apresentar uma foto tamanho 3x4, cópia do RG, do comprovante de endereço e de matrícula, e do recibo de taxa a ser paga mediante depósito bancário no valor de R$ 18,00. três entidades estudantis credenciadas recebem a solicitação das carteiras: Associação Metropolitana dos Estudantes (AME); Associação dos Estudantes de Fortaleza (Asesf) e a Associação dos Estudantes do Ceará (Asesc) e conveniadas. Estas recebem as solicitações e as repassam à Cogempe, responsável pelo processo de   credenciamento, fiscalização e gestão dos procedimentos relativos à expedição das carteiras.

Promoções e pontuações

As carteiras emitidas mediante parceria com a Libercard permitem o seu uso como cartão de débito, e a participação de promoções de fidelidade junto a empresas credenciadas, que premiam com direito a passagens de ônibus para outros municípios cearenses e até outros Estados, conforme a pontuação. Se atingir dez pontos o estudante ganha cinco passagens tradicionais. Com 15 pontos pode requerer uma passagem para qualquer município cearense pela Empresa Guanabara e, alcançando 30 pontos, para outras cidades do País.  Ele também terá direito a desconto de 50% na compra de passagens para os municípios de Juazeiro do Norte, Iguatu, Crato, Barbalha ou Sobral.

Pesca da lagosta é liberada


O secretário da Pesca e Aquicultura do Estado, Flávio Bezerra, anunciou o início da pesca da lagosta para 2011 e a largada das embarcações credenciadas para a pesca que está autorizada a partir da zero hora de  hoje (01/06).

De acordo com dados da Secretaria da Pesca, mais de 100 embarcações partirão do Porto do Mucuripe. Os proprietários ou armadores dessas embarcações receberam autorização de seis meses para a captura da lagosta.

Através de parceria com o Ibama, com a Polícia Militar Ambiental e com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), a Secretaria da Pesca realizará uma fiscalização efetiva para suprimir a pesca da lagosta com caçoeira e compressor até o final do período da pesca.

Atualmente, o Ceará conta com 1.972 licenças para a pesca da lagosta. A validade da licença é anual e se faz necessária a renovação da mesma. A expectativa dos pescadores para esse ano é positiva, tendo em vista que houve muita chuva, fator que colabora com a pesca. De acordo com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), a exportação da lagosta de janeiro a dezembro de 2010 movimentou mais de U$ 60 milhões.

Combate à Dengue implementado em escolas públicas


Escola Mun. Profa. Tereza de Jesus Silva (Acaraú/CE)

Escolas estaduais e municipais e os diversos segmentos da sociedade participam hoje (01/06), das 8 às 17 horas, em Sobral, do Fórum de Mobilização e Combate à Dengue. A atividade acontece em todos os municípios que sediam as 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), inclusive os municípios do Baixo Acaraú. Até agora, a ação foi desenvolvida em Itapipoca, Tianguá e Horizonte, respectivamente, 2ª, 5ª e 9ª Crede.

Durante o evento, haverá a apresentação do Projeto de Responsabilidade Social de Prevenção e Combate à Dengue. A iniciativa é uma realização das secretarias estaduais da Educação e Saúde do Estado, em parceria com a Funasa, Conpam, Semace, Cagece e Fiec. A programação do Fórum também inclui a implementação dos Comitês de Prevenção à Dengue nas escolas e indústrias.

Conforme a assessora técnica da Coordenação de Gestão da Seduc, Rejane Hélvia Ribeiro, qualquer pessoa da comunidade escolar poderá integrar o comitê (funcionário, professor, alunos ou pais ) e realizar as atividades de prevenção e combate à dengue. “Como reconhecimento pela ação desenvolvida, cada participante receberá declaração de responsabilidade social mediante  comprovação das horas de sua atuação”, explica.

O foco do projeto é fomentar o senso de cidadania e de responsabilidade social através da compreensão do sentido de comunidade e do impacto das ações de cada indivíduo na coletividade.

A ação atende à lei estadual 14.137, de 11 de junho de 2008, que prevê a criação de Comitês Educacionais nas escolas públicas do ensino médio do Estado do Ceará. Rejane Hélvia ressalta que a Seduc entende que a prevenção e o combate à dengue não são temas de pauta de uma única entidade ou só do poder público, mas deve ter atuação de cada cidadão.

Governo disponibiliza acompanhamento virtual do Proestradas

A população de todo o Ceará poderá acompanhar, diariamente, informações sobre a recuperação das rodovias estaduais. O Departamento Estadual de Rodovias (DER) disponibilizou o sistema de acompanhamento das obras do Proestradas 2011, lançado no último dia 23 pelo Governador Cid Gomes. Nos sites do DER, da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e no portal do Governo do Estado, é possível ter acesso a situação de cada uma das operações realizadas, como tapa-buraco, roço, pintura ou de trabalhos como pavimentação e drenagem.

Dados extraídos do mapa apontam que já foram recuperados mais de 119 quilômetros de trechos das rodovias estaduais. A programação prevê a conclusão das obras em até 100 dias. Para isso, o Governador destinou recursos da ordem de R$ 84,5 milhões, a maior parte dos recursos oriundas do tesouro estadual. O trecho da CE-187 de 29 quilômetros entre Viçosa e Tianguá, por exemplo, já foi totalmente concluído. Já o trecho da CE-085, entre Camocim e Barroquinha e que compreende serviços de roço e remendo profundo, deverá ser finalizado até o final de junho, segundo o site.

O Proestradas 2011 consta de três etapas: a primeira etapa receberá recursos da ordem de R$ 10,8 milhões e é destinada à manutenção da trafegabilidade, constando de operação tapa-buraco, roço mecanizado e pinturas, prevista para ser concluída em 30 dias. O segundo momento será voltado para a recuperação da rede viária, com serviços mais complexos, como drenagens, recapeamentos e reconstrução de trechos maiores. Para esta fase, serão aplicados R$ 73,7 milhões. A terceira etapa, esta sem nenhum erário para os cofres estaduais, refere-se à correção de 13 trechos rodoviários concluídos há alguns meses e que sofreram algum tipo de dano. Trechos como Reriutaba-Pacujá, Ipueiras-Ipu e Maranguape-Palmácia, entre outros, serão recuperados pelas próprias empresas construtoras responsáveis, sob supervisão do Estado, através do Departamento Estadual de Rodovias (DER). Neste caso, os trechos ainda encontram-se na garantia contratual.

Trabalhe conosco

      A empresa Vale do Acaraú Notícias LTDA está recebendo currículos para contratação de novos profissionais, como jornalistas, produtores, estagiários, entre outros. Os currículos podem ser encaminhados ao e-mail do jornal: valedoacaraunoticias@gmail.com.
Maiores informações: (88) 9900.7640

terça-feira, 31 de maio de 2011

Deputado João Jaime, conclama Acarauenses para movimento de pressão ao governador Cid Gomes, no bom sentido da Política.

Eis o artigo enviado ao blog de noticias de Acaraú, pelo deputado João Jaime (PSDB-CE), que escreve ao referido blog comentando sobre: " Hospital Polo de Acaraú."

Infelizmente o município de Acaraú nunca teve um hospital público, que atendesse a população com eficiência e sem discriminação política. Nenhum prefeito até agora teve esse objetivo (nenhum mesmo), sempre a saúde pública de boa qualidade foi uma realidade distante para o acarauense.

No ano de 2000 quando eu era secretário do governador Tasso Jereissati, convencido de construir um hospital que atendesse com qualidade o provo de Acaraú e também tivesse uma característica regional (Baixo Acaraú). O projeto foi feito e as obras iniciadas, chega o governo Lucio Alcântara e por conta de um acordo político nefasto as obras foram paralisadas, com 70% de execução. Veio  o governo Cid Gomes ai fomos eu e o Pedro do Cleto pedir que o governador continuasse a obra, fomos prontamente atendidos e como todos sabem o hospital regional de Acaraú esta com suas obras físicas concluídas. Falta agora os equipamentos e colocar para funcionar o que será a realização do maior sonho de todos acarauenses."SAÚDE DE QUALIDADE PARA TODOS".

Conclamo aqui todos os acarauenses que amam sua terra, para começarmos um movimento de pressão política (no bom sentido da política) para pressionarmos o governador Cid Gomes a colocar para funcionar o hospital que hoje é uma obra cara e inacabada. 

Já chegamos muito longe para abandonarmos nosso sonho. Vamos promover debates nas escolas, alunos prosadores , funcionários , ONGs , igrejas e todos que de qualquer forma possam ajudar. A internet e uma ferramenta perfeita pra isso . Esse é o desafio que faço a todos acarauenses, pois só os políticos NÃO resolvem tudo. 

A sociedade reunida em torno de um objetivo justo já derrubou até governos vide a " PRIMAVERA ÁRABE ", no nosso caso NÃO necessita de tanto, estou a disposição para encampar essa luta e NÃO tenho preconceito partidário ou ideológico, pois o que quero e ver o hospital funcionando. Esse e o meu manifesto.


                                         DEPUTADO JOÃO JAIME
             TERCEIRO SECRETÁRIO DA ASSEMBLEIA DO CEARA

Fonte: Blog do Erasmo Andrade

Praia de Morgado em Acaraú poderá sumir

O estado do Ceará é conhecido mundialmente pela beleza do seu litoral. Contudo, quilômetros de praia, que atraem milhares de turistas, podem simplesmente sumir se não forem realizadas intervenções urgentes. É o que confirma um estudo feito no ano passado, pelo Instituto de Ciências do Mar (Labomar). A pesquisa mostra que na última década, o mar vem avançado em média, 10 metros, por ano, nas praias cearenses.

Na tarde de ontem, em comemoração ao Dia do Geólogo, especialistas, cientistas e representantes do poder público se reuniram com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa de Fortaleza para discutir o tema.

Um dos presentes no debate foi o diretor do Labomar, Luiz Parente. Segundo ele, a aceleração da erosão nas praias do Ceará tem preocupado pesquisadores da área. Parente ressalta que os trechos mais afetados são: a praia da Barreira, localizada no município de Icapuí; Caponga em Cascavel; Icaraí, em Caucaia e Praia do Morgado, no município de Acaraú. "Se não forem realizadas intervenções, essas praias certamente vão sumir nos próximos 10 anos".

Para se ter uma ideia da ausência de ações e políticas públicas, segundo Parente, dos 573 quilômetros de litoral, em apenas 15 foram realizadas intervenções, como por exemplo, a engorda da Praia de Iracema, onde fica localizado o aterro.

Ele explica ainda que apenas 10% dessa erosão é causada por fatores naturais, outros 90% são de responsabilidade do homem. Segundo Luiz Parente, a construção de barragens, represas, açudes e a ocupação desregulada do litoral são os principais fatores do avanço do mar. "As intervenções são caras, a cada 100 metros de praia o custo varia em torno de R$1 milhão. Contudo, são necessárias", ressalta Parente.

Para o geólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Wagner Costa, que realizou sua tese de doutorado sobre o avanço do mar no litoral cearense, a situação no Estado é grave devido os terrenos serem recentes do ponto de vista geológico.

De acordo com ele, as intervenções mais eficazes para reverter o problema são: a engorda artificial do litoral; a construção de espigões; bacias portuárias e o ordenamento da ocupação das praias. "Não existem políticas públicas concretas no Ceará para tratar do problema, a soluções existem, falta iniciativa", afirmou.

Ações
No entanto, conforme o Superintendente da Secretaria do Patrimônio da União no Ceará, Jean Saraiva, algumas medidas já foram e estão sendo realizadas, para reverter o avanço do mar. Segundo ele, na praia de Icaraí (Caucaia), numa faixa de 1.370 metros, foi introduzida a técnica de "bag wall", conhecida como "barramar". "São escadas feitas com sacos de argamassa especial. A medida que o mar vai avançando o material vai se petrificando", explica.

Ainda de acordo com ele, a Prefeitura de Icapuí também solicitou a construção de um paredão de cimento na Praia de Barreira, local onde o mar já destruiu casas e até uma escola. Outro projeto que ainda está aguardando ser aprovado é o da engorda da Beira-Mar. "Todas as intervenções solicitadas serão realizadas. Contudo, falta um maior envolvimento da comunidade científica"

KARLA CAMILA
ESPECIAL PARA CIDADE


Fonte: Diário do Nordeste 

domingo, 29 de maio de 2011

Jericoacoara: disputa pelo domínio do tráfico de drogas termina em homicídio

"Raimundo Justino Alves, 44, foi assassinado a tiros, na noite dessa sexta-feira (27), em Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Oeste do Estado. O crime, segundo informações passadas à Polícia pelas testemunhas, foi cometido por um homem que estava em uma motocicleta.

O homicídio de acordo com as investigações preliminares, foi motivado pela disputa do tráfico de drogas na região. O criminoso, de identidade ainda desconhecida, se aproximou de Raimundo Justino Alves e efetuou os disparos, sem dar à vítima a mínima chance de se defender.

Após comparecerem ao local do crime, os policiais militares realizam diligências no sentido de prender o homicida, entretanto o desconhecido permanece foragido. A Polícia, agora, analisa nomes de pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas na região, no sentido de descobrir o provável autor do assassinato.

Fonte: Portal Jangadeiro Online, com informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI) via blog Ceará é Noticia

População denuncia excessos de fiscalização em Acaraú/CE

Fachada do Detran em Acaraú
Várias denúncias foram feitas a nossa equipe de reportagem por moradores de Acaraú/CE que dizem ter sofrido abuso de poder por parte dos policiais rodoviários estaduais, que dão suporte às ações dos agentes de trânsito do Detran/CE, que têm realizado blitzes na região do Baixo Acaraú. Revólver apontado a crianças, pilotos sendo puxados pelo cós da calça dentro da garagem, além de um reforço excessivo estão entre a bateria de denúncias.
Um comerciante estava conduzindo em sua moto desemplacada duas crianças: uma menina de oito anos, filha de sua prima, juntamente com seu filho de cinco anos. “Quando eu tava me aproximando de casa, eles disseram ‘para, para’. Tava fazendo sol e eu pedi pra conduzir a moto até em casa, aí fui querer ligar a moto de novo, aí eles apontaram um revólver pra mim e pras crianças”. O comerciante relata que o filho teve pesadelos devido a errada abordagem dos policiais. “Meu filho me disse que sonhou com uma bala na cabeça. O menino ficou assustado, ficou traumatizado. Eles não deviam ter feito aquilo.”
A substituta da Chefia do Posto do Detran em Acaraú, Maria Lúcia Sousa Alves, defende que a fiscalização do órgão acontece de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, que em seu artigo 22 define que ao órgão compete “estabelecer, em conjunto com as Polícias Militares, as diretrizes para o policiamento ostensivo, além de executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as medidas administrativas cabíveis previstas no Código.”

O Coronel Túlio Studart, Comandante da Polícia Rodoviária Estadual/CE explica que os policiais que dão aporte às ações de fiscalização do Detran são bastante treinados e passam por uma rígida formação. Caso seja constatado que esse agente cometeu algum excesso, ele poderá ser até mesmo excluído da corporação. “Para isso, é preciso que a população formalize as denúncias junto à Polícia Rodoviária Estadual. Tudo será apurado com rigor e imparcialidade para punir os responsáveis.”
Serviço
Polícia Rodoviária Estadual
(85)3433.7010/ (85)3383.1577
Rua Aristóbulo Quevedo, 195 – Maraponga – Fortaleza/CE


Leia a matéria completa no jornal Vale do Acaraú Notícias, que circulará após o dia 15/06. Peça já o seu!