sábado, 14 de maio de 2011

Saneamento básico em Morrinhos/CE

Panorâmica de Morrinhos (Foto: Blog morrinhosceara)
Morrinhos será uma das cidades cearenses que terá um plano de saneamento básico, por determinação de Lei Federal 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que torna o plano obrigatório, sob pena do município ter nulos os contratos de prestação de serviços de saneamento básico e restringidos o acesso de recursos financeiros da União.
A Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) já assinou, em fevereiro deste ano, acordo de cooperação técnica com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), para que municípios de pequeno porte, com população de até 20 mil habitantes, elaborem seus planos de forma tecnicamente correta e a preços reduzidos.

A equipe contratada pela Aprece iniciou os trabalhos na última quarta-feira(11/05), no setor de saneamento da Arce. Os estudos englobam não só água e esgoto, mas também resíduos sólidos e drenagem, assuntos bastante levantados pelas administrações. Os planos deverão estar de acordo com os princípios estabelecidos na legislação específica, nos âmbitos federal e estadual.

Sobre a participação da Arce na feitura dos planos, caberá à Agência Reguladora orientar a equipe técnica contratada pela Aprece, visando a definição da metodologia a ser empregada; ministrar cursos, seminários e oficinas sobre temas relacionados à gestão e regulação dos serviços de Saneamento Básico e, por fim, elaborar relatório consolidado acerca das atividades em questão, até porque os planos de saneamento básico se tornaram requisitos na garantia de repasse de investimentos do Governo Federal. O acordo de cooperação técnica, envolvendo Arce e Cagece, foca, também, a troca de conhecimentos entre as entidades públicas, sociedade civil e organizações não governamentais. A iniciativa acaba resultando em capacitação, mobilização e apoio técnico, subsidiando Estado e Municípios com importantes informações rumo ao desenvolvimento.
Além de Morrinhos, elaborarão o plano, nessa primeira fase, os municípios de Aratuba, Barreira, Caridade, General Sampaio, Graça, Grangeiro, Hidrolândia, Ibicuitinga, Ipaumirim, Monsenhor Tabosa, Mucambu, Nova Olinda, Quiterianópoles e Saboeiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Arce

Estado entrega 183 computadores para vigilância sanitária dos municípios

Com o objetivo de fortalecer o processo de descentralização das ações de vigilância sanitária, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) entregou, nesta sexta-feira (13), computadores a 183 municípios. Os equipamentos serão destinados ao uso das equipes de vigilâncias municipais para alimentar os sistemas de informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ação é fruto da perceria com Ministério da Saúde, em que foram investidos aproximadamente R$ 391 mil. A solenidade de entrega acontece às 8h30min, na Sesa, oportunidade que os prefeitos firmarão convênio, através da assinatura do termo de doação.

Com a entrega dos computadores, a Secretaria garante avanços na descentralização das ações de vigilância sanitária para os municípios. As vigilâncias sanitárias municipais ganham melhor estrutura para alimentar o Sistema Nacional de Informações em Vigilância Sanitária (SINAVISA), que cadastra todos os estabelecimentos sujeitos a ações de vigilância sanitária, o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), e o Sistema Nacional de Notificação para Vigilância Sanitária (NOTIVISA), que recebe notificações de eventos adversos decorrente do uso de produtos sob vigilância sanitária.

Os municípios já são responsáveis pela vigilância sanitária de farmácias e clínicas médicas e odontológicas. “Com os novos equipamentos, os municípios poderão realizar melhor as ações de vigilância sanitárias, que é o mais importante, mas também registrar essas ações, com a alimentação dos sistemas da Anvisa”, avalia o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca. “Como estamos descentralizando algumas ações de vigilância sanitária, resolvemos descentralizar também a tecnologia”, completa.

Fonte: Assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde (Sesa)

Bela Cruz/CE alcança meta de imunização

(Imagem de divulgação)
O Município de Bela Cruz/CE, na região do Baixo Acaraú, já cumpriu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinar contra a gripe 80% de crianças de 6 meses a dois anos, idosos, gestantes e profissionais de saúde. Essa parcela da população integram o grupo de risco, mais vulneráveis a adquirir a doença. O Município conseguiu a imunização de 83,62% desse grupo. A campanha nacional “Vacinação para quem precisa de mais proteção”, iniciada no dia 25 de abril encerrou-se ontem (13/05). No Ceará inteiro, foi atingido um percentual de 45,80% da população-alvo vacinada. A Secretaria da Saúde do Estado decidiu prorrogar a vacinação por mais um mês, até o dia 13 de junho, uma vez que algumas cidades não conseguiram cumprir a meta. Até este prazo, quem não se vacinou, pode procurar as unidades de saúde.
A vacina trivalente que está sendo aplicada imuniza contra a influenza B (sazonal) e influenza A(H1N1 e H3N2). Crianças de 6 meses a menores de dois anos receberão duas doses de 0,25 ml, com intervalo mínimo de 30 dias. Adultos receberão dose única de 0,5 ml. A vacina só é contraindicada a pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também devem evitar a vacina.

Hepatite B
Durante a campanha de vacinação contra a influenza, a Secretaria da Saúde do Estado também está imunizando contra hepatite B. Devem ser vacinadas todas as pessoas na faixa etária de zero a 24 anos que ainda não tomaram a vacina ou aqueles que ainda não completaram o esquema de três doses para a imunização contra hepatite B.

Ministério da Pesca entrega kits a Associações de Pescadores em Acaraú/CE

Kits entregues às associações
     Duas associações de comunidades pesqueiras de Acaraú/CE, a Associação Comunitária dos Pescadores e Produtores da Barrinha de Baixo e a Associação Comunitária dos Pescadores da Ilha do Havaí (esta situada na Ilha dos Coqueiros) foram beneficiadas cada uma com um kit para beneficiamento e comercialização de pescado. As associações foram credenciadas a receberem os produtos mediante inscrição em edital do Ministério da Pesca e Aquicultura. A entrega dos kits ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Acaraú, no Centro do Município, ontem (13 de maio).
     Cada kit, orçado em R$ 20.801,36 é composto por 46 itens, entre balança eletrônica, balcão frigorífico, caixas monoblocos plásticos, carrinho de mão, faca para carne, faca para legumes, faqueiro, freezer, máquina de fabricação de gelo, mesa inox, seladora de alimentos a pedal e tábua de corte para alimentos.
      Na solenidade compareceram o Superintendente do Ministério da  Pesca e Aquicultura no Estado do Ceará, Melquíades Carneiro; José Roberto Justino de Aguiar, representando o Secretário Estadual da Pesca, Flávio Bezerra; o Secretário de Agricultura e Pesca de Acaraú, José Narcélio Couto Cruz; a Presidente da Colônia de Pescadores de Acaraú, Luziara Rocha; o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Acaraú, João Jaime de Farias.
     Também fizeram-se presentes o Secretário do Meio Ambiente do Município, Francisco Márcio Cavalcante; o Secretário de Pesca de Cruz, Carlos Dias; o Presidente da Colônia de Pescadores de Granja, José Ribamar de Oliveira, entre outras autoridades.
     O Superintendente do Ministério da Pesca no Estado do Ceará, Melquíades Carneiro explicou que a doação dos kits tem por objetivo levar à "melhoria de vida dos pescadores e marisqueiros. As associações passam a receber esse material de excelente qualidade que agregará valor ao produto por eles comercializado".
Momento da fala do Superintendente Melquíades Carneiro
     O Secretário de Pesca do Município de Acaraú, José Narcélio Couto Cruz, destacou a importância do apoio do Prefeito Pedro Fonteles "que tem dado todo suporte à Secretaria,  dando todas as condições para o sucesso dessas parcerias que tem melhorado a qualidade de vida dos pescadores e produtores do Município."
     Narcélio Cruz ainda destacou que a doação dos kits é importante por estimular nas associações a "proatividade, a organização de grupo, além de fortalecer a colônia local, por meio da melhoria do beneficiamento do pescado para sua comercialização. Melhora, desta forma, a qualidade de vida desses pescadores".
     Nesse sentido, o Secretário destacou a importância das ações do Ministério da Pesca, citando por exemplo o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos),  uma das ações do Fome Zero que promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar em asilos, hospitais, escolas etc."

sexta-feira, 13 de maio de 2011

C.A.S.A. realiza inscrições para Pró-Jovem Adolescente

     A ONG Cultura e Arte Solidária (C.A.S.A.), situada em Acaraú/ CE, está com inscrições abertas até preencherem-se todas as vagas para pessoas de 15 a 17 anos  que estejam interessadas em cursar o Programa Pró-jovem Adolescente. No curso, os jovens têm aulas de temas transversais: Meio Ambiente, Direitos Humanos, questões socio-assistenciais, cultura, esporte, lazer e trabalho. São três turmas de 25 alunos cada com aulas pela manhã, de 8h as 11h, à tarde, de 14h as 17h, e à noite, de 18h30min as 21h15min. As inscrições são gratuitas e não existe taxa de matrícula. Para a inscrição, deve-se apenas apresentar a cópia do cartão do Programa Bolsa-família da mãe, uma vez que o foco do Programa são alunos carentes. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (88)8103.6371. A C.A.S.A. situa-se na rua José Júlio Louzada, 451, Centro de Acaraú (em frente à Escola Profissional Tomás Pompeu de Sousa Brasil).

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Assassinato de agricultor ocorreu na Vila Progresso (Acaraú/CE)

     Carlos Eduardo Vasconcelos, 32 anos, agricultor, foi assassinado no último domingo (8/5) na Vila Progresso (Macajuba), em Acaraú, Ceará. Francisco Leonardo Furtado, 19 anos, que também é agricultor, seria o assassino que se encontra até o momento foragido. Conforme a esposa, Rosa Mailde da Conceição, 31, auxiliar de serviços gerais, o motivo do crime seria passional, uma vez que Carlos materia relacionamentos extra-conjugais.
    A Polícia Militar compareceu ao local do crime, onde fez a guarda do local e esperou a perícia e o rabecão para conduzir o corpo. O acusado não foi encontrado para prisão em flagrante. O soldado Wagner explicou que "Fizemos a nossa parte. Comparecemos e fizemos o que devíamos. O problema é que as testemunhas nunca ajudam, não revelam nenhum detalhe a Polícia para facilitar nosso trabalho". O Inspetor Iran, da Polícia Civil compareceu ao local para a ocorrência.
        A família de Carlos Eduardo está indignada como o crime foi realizado com requintes de crueldade e cobram que seja feita justiça por ter sido ceifada de maneira brutal a vida do agricultor, que não tinha passagem pela polícia e era trabalhador, além de um bom pai. Problema agravado pelo fato de o mesmo ter sido assassinado na frente da esposa e da filha, de 12 anos. A irmã de Carlos Eduardo clama que seja feita a justiça dos homens. "Acredito na justiça de Deus.Violência gera violência. Clamo que seja feito justiça e que o assassino do meu irmão seja preso logo para que seja feita a justiça dos homens".

Aeroporto de Cruz...

Maquete do complexo Aeroportuário (Fonte: DN)



Governo do Estado terá de correr para elaborar o cronograma de atividades e obras do novo terminal

Com problemas de desapropriações de terrenos resolvidos no início deste mês, o governo do Estado terá de correr para elaborar, até 30 de junho próximo, o cronograma de atividades e obras de construção do Aeroporto de Jericoacoara, sob pena de perder cerca de R$ 43 milhões do Ministério do Turismo (Mintur). Os recursos foram negociados em 2009, mas estão sob risco de contingenciamento, por parte do governo Federal, se a Setur não apresentar os projetos básico e executivo do aeródromo.

"Resolvemos com a Prefeitura de Cruz (município onde será construído o aeroporto) os problemas das desapropriações e as pendências jurídicas para emissão de posse das terras", informou Bismarck. O Aeroporto de Jericoacoara terá área total de 300 hectares.

Reunião

Para traçar o cronograma de ações, com o objetivo de agilizar o processo construtivo e dar início às obras, o secretário de turismo do Estado, Bismarck Maia reuniu-se com representantes da Contern, - empresa paranaense vencedora da licitação das obras da pista, e da Prefeitura de Cruz. Conforme confirmou Maia, todos os projetos devem estar no papel até o fim de junho, para que o dinheiro seja assegurado.

Conforme disse, a construção da pista de pouso, com 2.300 metros de comprimento e 45 metros de largura está orçada em R$ 46 milhões, enquanto o terminal de passageiros deve absorver outros R$ 8 milhões, somando R$ 54 milhões. Desse total, estima Maia, o Estado entrará com contrapartida da ordem de 20%, o equivalente a R$ 11 milhões, sendo o restante financiado pelo Mintur. A perspectiva é de que o aeroporto de Jericoacoara esteja pronto até o fim de 2012, um ano e meio após o início das obras, previsto para julho próximo.


Fonte: Diário do Nordeste

Jericoacoara entre os destinos preferidos

Jericoacoara  (Foto: Lygia Nery)             

Conhecido como o mês das noivas, maio consequentemente também é o mês das viagens de lua de mel. E o Ceará ganha destaque como um dos destinos preferidos dos novos casais. Jericoacoara e Fortaleza estão na quarta posição do ranking da operadora de turismo CVC.

Segundo a lista elaborada pela operadora, os dois destinos cearenses só ficam atrás dos pacotes para Costa do Sauípe, para Fernando de Noronha (com passagem pela cidade de Natal-RN) e para Gramado.

Depois de Jericoacara e Fortaleza, a preferência dos noivos é viajar para Maceió, Natal (como único destino) e Porto de Galinhas. Quando a escolha do casal é uma viagem ao exterior, mas ainda na América do Sul, os destinos mais procurados são Buenos Aires e Santiago.

Jijoca de Jericoacoara é um dos destinos turísticos do Brasil que mais evoluem em termos de competitividade. De acordo com o Índice de Competitividade do Turismo Nacional (ICTN) - que inclui 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional, a pontuação geral do município cearense subiu de 33,3, em 2008, para 41, em 2010, o que representa uma evolução de 7,7 pontos em dois anos, superando a média do Brasil (que foi de 3,9 pontos) e dos outros destinos "não capitais", cujo crescimento geral foi de 3,4 pontos.

O conjunto de indicadores que compõem o ICTN é fruto do estudo da competitividade dos 65 destinos indutores do turismo realizado pelo Sebrae, em parceria com o Ministério do Turismo, e executado pela Fundação Getúlio Vargas.

Fonte: professorclaiton.blogspot.com

Definida a FINAL do Futebol Máster - 2011 em Itarema

Muitas emoções e dois verdadeiros espetáculos foram às partidas das SEMIFINAIS do Campeonato Itaremense de Futebol Máster - 2011, que se realizaram no último sábado (07/05) no Estádio Dedezão.
No primeiro jogo o time de Porto dos Barcos venceu a boa equipe de Acaraú de virada marcando 3 X 1 e fazendo a festa de sua torcida. Já no segundo jogo tivemos um clássico entre Sítio Alegre X Badagal, 0 X 0 foi o placar, nas penalidades máximas a equipe do Sítio Alegre venceu por 04 X 03.
Sábado: 14/05 - Estádio Dedezão
3º Lugar: 14:00 = Acaraú X Badagal
Final: 15:45 = Sítio Alegre X Porto dos Barcos

OBSERVAÇÃO: Destaque para os dois trios de arbitragem da semifinal, CÍCERO MOTA E CARLOS ANDRÉ DA LIGAFFI DE FORTALEZA deram uma aula de arbitragem, ROGÉRIO NASCIMENTO E ANTÔNIO CARLOS DA LIGA BELACRUZENSE E EUCLÍDES MELO E JOÃO PAULO DA LIGA ACARAUENSE demonstraram muita confiança e precisão quando foram exigidos. PARABÉNS!!!

APOIO:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAREMA
ADMINISTRAÇÃO - PREFEITO ROBÉRIO MONTEIRO
______________________________________________

PROMOÇÃO:
DEPARTAMENTO DE DESPORTO
______________________________________________

COORDENAÇÃO:
NENÊ REBOUÇAS
JEFFERSON RIOS
______________________________________________

Fonte: www.tanaarea.net

Copa Vale de Futsal 2011 em Acaraú

A LIGA ACARAUENSE divulgou a 1ª rodada da COPA VALE DO ACARAÚ DE FUTSAL 2011.

QUINTA FEIRA - 26/MAIO/2011

19:15 hs .........MORRINHOS X SANTANA DO ACARAÚ

20:30 hs..........CRUZ X JIJOCA DE JERICOACOARA

SEXTA FEIRA - 27/MAIO/2011

19:15 hs..........MARCO X BELA CRUZ

20:30 hs..........ACARAÚ X ITAREMA
______________________________________________

PREMIAÇÃO:

CAMPEÃO............TROFÉU + MEDALHAS + R$ 3.000,00
VICE-CAMPEÃO....TROFÉU + MEDALHAS + R$ 1.000,00
______________________________________________

ULTIMAS COPAS:

2005 - SEDE: JIJOCA DE JERICOACOARA

CAMPEÃO...............................ITAREMA
VICE-CAMPEÃO.......................MARCO
3º LUGAR...............................SANTANA DO ACARAÚ

2009 - SEDE: ITAREMA

CAMPEÃO...............................MORRINHOS
VICE-CAMPEÃO.......................ITAREMA
3º LUGAR...............................SANTANA DO ACARAÚ

2011 - SEDE: CRUZ

CAMPEÃO.................................????????????
VICE-CAMPEÃO........................????????????
3º LUGAR.................................??????????????
______________________________________________

APOIO:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZ
Prefeito Jonas Muniz
______________________________________________

COORDENAÇÃO:

DAYRON MOURÃO............Liga Acaraú
MARCELO ARAÚJO............Liga Bela Cruz
ERNANI VASCONCELOS....Liga Cruz
MÁRCIO BRANDÃO...........Secretário Esportes de Cruz
ZÉ VITOR.........................Vice Prefeito de Jijoca
_____________________________________________


Fonte: www.tanaarea.net

terça-feira, 10 de maio de 2011

Acaraú ganhará novo pólo de lazer

 No açude das Piranhas, em Acaraú/Ce, a Prefeitura está construindo um pólo de lazer, raro no Município. O espaço, cujas obras estão orçadas em mais de R$ 250 mil, conta com calçadões, quiosques e uma iluminação especial. As intervenções do Executivo Municipal passam a valorizar ainda mais o espaço.

O pólo tem uma previsão de estar pronto até o final do próximo mês. “O açude das Piranhas estava precisando de uma intervenção dessas, e o povo aprovou. Lá será um pólo importante de lazer em que as pessoas poderão se divertir aos finais de semana”, afirmou o Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles.
Além disso, o novo pólo, que embelezará o espaço e o vitalizará, atrairá turistas e consequentemente mais divisas para a região. “Esse pólo é muito importante. Vai tornar o local mais bonito e mais atrativo para as pessoas da região e nossos visitantes”, previu Pedro Fonteles.


O Sr. Vanderlei Terras de Sousa, estava com sua família visitando o espaço. “Venho com frequência aqui e acho que realmente esse espaço deve ficar ainda melhor com essas intervenções”, afirmou Vanderlei Terras.

Maria Áurea, acredita que a obra acaba valorizando ainda mais o ambiente e tornando o ambiente mais acolhedor aos frequentadores. “Vem muita gente da região pra cá fazer caminhada, tomar banho, pescar. Aqui tem mesmo que ter obras como essas para valorizar ainda mais o espaço”, defendeu.




                  


                    
                   
                        

                          

UM QUINTO DOS DEPUTADOS RESPONDE A PROCESSO NO STF: CEARENSES NA LISTA

Um em cada cinco deputados responde a algum tipo de processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 566 deputados que assumiram mandato este ano, entre titulares, suplentes e licenciados, 114 são alvos de investigação na mais alta corte do país. Esses parlamentares acumulam 243 inquéritos e ações penais, de acordo com levantamento exclusivo feito pelo Congresso em Foco.

CEARÁ

Aníbal Gomes (PMDB-CE)
AP 347 (3/9/2003) - Crimes de "Lavagem" ou Ocultação de Bens, Direitos ou Valores
Inq 1396 (4/8/1998) - Não informado


José Linhares (PP-CE)
Inq 2720 (23/5/2008) - Investigação Penal


Manoel Salviano (PSDB-CE)
Inq 2876 (26/10/2009) - Apropriação indébita Previdenciária



(fonte:Blog Sobral de Prima)

Oposição, mas não muito

Legislando a pedidos
O deputado estadual João Jaime (PSDB) não gostou de ler na Coluna nota observando que só após oito anos como parlamentar ele está tentando inserir, via projeto de lei, o município de Acaraú nos roteiros turísticos do Ceará. É de Acaraú que sai parte expressiva dos votos que o tucano amealha a cada eleição. "Não fiz antes o projeto pois só agora o prefeito Pedro do clero (sic) me solicitou, os outros prefeitos anteriores nunca se preocuparam", disse em e-mail. Mas é preciso mesmo um prefeito pedir para que um deputado apresente proposta?

Oposição, mas não muito
Curioso: o prefeito de Acaraú é petista. Chama-se Pedro Fonteles - "Pedim do Cleto" e não "do clero", como escreveu João Jaime (foto). O PT é, dia sim, outro também, alvo de críticas pesadas do deputado e, de resto, de todos os tucanos.

(fonte: Coluna Comunicado. DN)

Maio: Encontro Regional do TCM-CE em Cruz/CE

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, no seu papel de orientação e fiscalização dos municípios cearenses, está promovendo encontros regionais com as lideranças municipais: prefeitos, vereadores, gestores, servidores, membros de conselhos e a sociedade civil.
Esses encontros visam fortalecer uma maior interlocução em debates de temas relevantes na gestão pública e que tenham impactos significativos nos municípios.
O Encontro Regional de Cruz acontece dias 24 e 25.05 de 8h às 12h e de 13h às 17h com carga horária de 20h/a.

(Fonte: Portal do Governo Municipal de Cruz)

Encontros Regionais do Selo Unicef terão início em maio

A rodada de Encontros Regionais do Selo Unicef no Estado do Ceará tem início no dia 12 de maio. Os encontros tem o objetivo de capacitar os mobilizadores dos municípios nos temas de Participação Social. Os temas são convivência com o semiárido; arte, cultura e comunicação; e esporte e cidadania.
Cada município deverá comparecer ao Encontro com o seu articulador e um mobilizador adulto para cada tema citado acima, totalizando quatro participantes por município. Após o encontro, esta equipe retorna ao município com o compromisso de formar e repassar o conteúdo para o grupo de trabalho de forma dinâmica e organizada.
Para mais informações, entrar em contato com Amélia Prudente, diretora técnica do Instituto Stela Naspolini: 85 4006.4058/ 85 4006.4059/ameliaprudente@apdmce.com.br
Os municípios são divididos por regional e Cruz participa da Regional IV – SOBRAL.
Data: 19.05
Local: Escola de Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA
Endereço: Travessa Adriano Dias, 135 – Sobral/CE

Municípios: Acaraú, Alcântara, Amontada, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Cariré, Carnaubal, Catunda, Chaval, Coreaú, Croatá, Cruz, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Granja, Groairas, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibiapina, Ipu, Irauçuba, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Jijoca, Marco, Massapê, Meruoca, Miraima, Morrinhos, Nova Russas, Pacujá, Reriutaba, Santa Quitéria, São Benedito, Sobral, Tururu, Ubajara, Uruburetama, Uruoca, Varjota, Viçosa do Ceará.
(Fonte: Portal do Governo Municipal de Cruz/Ce)

Politica no Vale do Acaraú Noticias


Sucessão em Acaraú
Será mesmo que Pedro do Cleto desistirá de concorrer a reeleição do município de Acaraú? Se isto se confirmar o município perderá, pois a popularidade do gestor municipal melhorou bastante. Pedim deve ter se decepcionado com alguns correligionários que no momento mais difícil, quando a Câmara votava pedido de afastamento, demonstraram não ter empenho em colaborar com o Acaraú que o povo quer. Resta saber quem terá o apoio do Chefe do Executivo.

Nas barras da Justiça
O prefeito de Camocim, Chico Vaulino, já recorreu da decisão judicial que anulou o ato administrativo que determinou a transferência de 19 servidores deste município. A decisão em desfavor do prefeito da cidade foi proferida pelo desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha. Chico Vaulino entrou com recurso apelatório no Tribunal de Justiça, requerendo a reforma da sentença. O recurso sofreu a primeira derrota, na 1ª Vara Cível que manteve a decisão do Magistrado.

Patrícia Saboya x Jijoca de Jericoacoara
Uma das mais belas cidades do Ceará Jijoca de Jericoacoara, poderá ter no próximo pleito municipal uma mulher na disputa a cargo de prefeito. A notícia da possível chegada da deputada estadual Patrícia Saboya (PSB), disputar a prefeitura com o apoio do governador Cid Gomes, ecoa entre as dunas das mais famosas praia do mundo, Jericoacoara. Jijoca só teve dois prefeitos, um espanhol e um brasileiro.

Suspensão de recursos para o PSF
Bela Cruz, Forquilha, Ipueiras, Mucambo Santana do Acaraú e sobral, estão na relação dos 20 municípios do Estado que tiveram suspenso os recursos para o programa Saúde da Família. A informação foi repassada aos municípios através do Ministério da Saúde que alega ter detectado nessas cidades irregularidades no cadastramento de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde feito pelas secretarias municipais de Saúde. A suspensão das parcelas não causará prejuízo ao programa e permanecerá até que os municípios comprovem no Ministério da Saúde que as irregularidades foram corrigidas.

Enquanto isso em Itarema
Parece que o prefeito Robério Monteiro (PMDB), está muito bem a vontade no seu município. Informações dão conta de que ele só quer falar de sucessão mais a frente. Indagado sobre se a base continua firme, a resposta veio em tom de adágio: “Time que está ganhando não se mexe”. Com isso fica claro que quem está por perto vai continuar coladinho. Robério Monteiro no pleito nacional, preferiu Tasso como senador. Cid Gomes para governador e João Jaime e Aníbal Gomes para deputado federal e estadual respectivamente.

O que se comenta...
...é que Paredão, apesar da sua boa administração não fala de política com ninguém. Será mesmo? Vamos perguntar pro Eugênio Rabelo.
...é que oposição em Cruz/Ce, seguindo exemplo do pleito passado, não terá força para unir seu grupão, quando o assunto for sucessão municipal. Em tempo tem gente que pode está fora do páreo.
...é que ex-prefeito Francisco José Ferreira Noronha (doutor Noronha), diretor do Hospital de Trairi, vai mesmo transferir seu domicílio eleitoral, trocando Parambu por Trairi. Está pensando em sucessão?
...é que o prefeito de Trairi, Mazin, escolhido um dos Melhores do Ceará, cumpre governo que recebe bons elogios do seu povo. Por isso deve eleger o seu sucessor, sem dificuldades.
 ...é que candidatos é o que não vai faltar para vereador em 2012 em Acaraú, principalmente nos distritos de Aranaú e Lagoa do Carneiro.

Wilson Gomes 
Colunista do Vale do Acaraú Noticias

Minha Mãe sentada à mesa escrevia

Minha Mãe, sentada à mesa, escrevia
Uma carta, tão antiga e rebuscada;
E nessa antiga carta ela me via,
Habitante das épocas passadas.

Foram palavras que jamais um dia
Pudera eu ler de forma organizada;
Soavam qual se fossem a profecia
Que se cumpriu enfim neste meu nada.

Era uma carta de areia e vento,
Emoldurada no cristal do tempo
E como as águas claras se esvaía.

Carta que foi o meu princípio e fim:
Dela nasceu o Caminho por que vim
E onde minha Mãe o meu Destino lia

Dimas Carvalho
Colunista do Vale do Acaraú Noticias

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Relacionamento humano. Estar bem, para fazer bem. Estar bem para fazer o outro feliz

É comum, vamos dizer que é natural, acordar mal-humorado. Às vezes nem a benção queremos pedir aos pais. Às vezes nem o bom-dia do outro nos alegra, pelo contrário, aumenta o mal-humor, nos causa irritação, pois poderá parecer uma provocação.

Mas, este mal-humor não pode nem deve se alastrar ao longo do dia como se a toda hora sentíssemos um mal cheiro desagradabilíssimo. É aquela pessoa a qual chamamos de “enfarosa”. É aquela que não gosta de ninguém nem dela mesma. Esta pessoa esquece ou finge que não precisa das outras. Ela não vive só. Nós não somos rocha nem ilha, como diz uma canção dos anos setenta. Todo ser humano precisa do outro.

Você pode morar sozinho, porém, não vive sozinho. Na sua casa só tem você, só entra você, se assim você escolher. No entanto, você precisa do carteiro, do entregador de pizza, do vendedor e para estas pessoas terá que dar satisfação alguma. Você terá que lidar com as pessoas que trabalham com você. Tem que falar com o chefe, com o gerente, com o diretor, com o patrão.

Estas experiências nos falam do relacionamento humano. Somos seres de comunicação. O Chacrinha dizia: “quem não se comunica, se trumbica”. Minha gente, o que tem de pessoas nesta situação. Neste sentido o tímido sofre bastante. Ele tem necessidade de conversar, mas não faz. Ele tem vergonha de perguntar e guarda as suas dúvidas, perde a oportunidade de saber. Ele age desta maneira porque é altamente crítico e conjectura hipóteses. O tímido só pergunta e dá opinião quando elabora de maneira rebuscada sua fala. Faz isso porque tem receio do que vão dizer da opinião dele. O tímido sofre por antecipação. Conclusão: o tímido vive mergulhado nos bloqueios.

Tomemos agora o relacionamento entre os casais. No tempo do namoro tudo é maravilhoso, tempo em que os bichos são filhotes. O relacionamento muda bruscamente depois que homem e mulher se dão em casamento. A vaca, o cavalo, o jumento ficam livres. Os que são casados, os que são juntos, sabem falar disso com mais propriedade do que eu. Mas, o que será que destrói o relacionamento outrora pacífico, carinhoso e feliz? É hora de lidar com as arestas, as pontas as quais eram vistas no tempo do namoro, porém, não interferiam no relacionamento. Diferente e dramático é conviver com elas todos os dias.

No trabalho, por conveniência, a gente supera um chefe que resolve pegar no pé, a lei da sobrevivência fala mais alto. Nós aguentamos, suportamos para não perder o emprego, sofremos resignados. Agimos desta maneira, resignados porque está em jogo algo muito importante - a sobrevivência. E porque será que não agimos de modo semelhante com os nossos familiares! A gente arrebenta com a situação, fala alto, discute, briga. Esquecemos que na família está o mais importante. É para lá que voltamos depois de um dia de serviço, é lá que depositamos as fadigas. Família, o lar, o melhor lugar do mundo.

Tanto no relacionamento em casa como no trabalho, há um princípio fundamental: o amor que passa pela misericórdia. Vamos atentar para o significado, a aglutinação da palavra miséria+córdia. Nós sabemos que o maior amor foi manifestado ao mundo por Deus. Ele viu a miséria, o sofrimento, a dor, a lamentação do ser humano e entregou como expiação, isto é, como reparação das nossas culpas o seu Filho. Quem mais fez isso, além de Deus! Por isso, é a maior prova de amor, é o amor maior.

Quem ama cuida e conhece. Deus nos conhece. Até as fibras mais ignoráveis, escondidas ele enxerga. Nós também podemos passar por esta experiência. Quando conhecemos o outro, a história do outro, começamos há identificar e conhecer quem é o outro. Quando isso ocorre a gente passa acolher o outro não como funcionário, mas como gente, ser humano, alguém que, como nós, tem coração, tem sensibilidade.

Vivemos num mundo tão artificial, vazio, sem abraço, sem convívio, sem paz, com desconfiança. As pessoas se bloqueiam têm receio do que possam comentar. Lembra da síndrome do tímido! Quando amamos queremos manifestar o que sentimos pelo outro. O ser humano é carente de afagos, do toque, do sorriso e da atenção.

Quando chegamos em qualquer repartição pública gostaríamos de ser bem tratados. Um bom-dia, alguém que nos olhe e nos dê a devida atenção. Pode ser, minha gente, que as pessoas mal-humoradas no trabalho não sejam bem tratadas, amadas em casa. Não estar correto, mas acabam por reproduzir este mal-estar no trabalho. A ética do trabalho orienta: não levar os problemas do lar para o expediente. Porém, acontece que, por exemplo, a esposa além de ser uma excelente dona de casa ainda arranja um tempinho para ir ao cabeleireiro e espera em casa o marido voltar do trabalho. O esposo chega completamente sujo, põe os pés no sofá e nem cumprimenta a esposa nem olha o visual dela. Toda mulher gosta de ser elogiada, valorizada. Sendo destratada assim ela poderá jogar o desânimo que a domina em qualquer pessoa no local de trabalho.

Uma característica muito importante no relacionamento humano é a humildade. Com humildade as portas se abrem para nós. É fundamental em qualquer relacionamento o princípio da humildade. Na família e no trabalho, a capacidade de reconhecer os erros, pedir ajuda e pedir perdão é fundamental. O perdão passa pela humildade. A reconciliação regenera, torna o ser humano livre. Quem diz que consegue trabalhar ou viver com intrigas, mente.  Não dá. Você não é livre. Tem alguém que lhe rouba a tranquilidade. Você está feliz, às gargalhadas quando chega aquela pessoa com a qual não há diálogo. Isto causa um desconforto, um mal-estar.

O que é que falta nesta situação! O princípio da humildade. Tenha a coragem de desatar o nó da sua vida. Seja livre. Aproxime-se, peça perdão. Não permita que a arrogância lhe destrua. Não seja birrento que não cede: “eu morro, vou para o inferno, mas não perdoo”. A sua vida já é um inferno e foi você mesmo que o arquitetou. O birrento continua: eu não me rebaixo a ele(a). Para perdoar tem que ter humildade e coragem.

Mas, há pessoas que preferem alimentar o mal-estar da intriga. Falta humildade. Alguém, um dos dois terá que tomar uma decisão: ir ao encontro do outro, do opositor. Há pessoas que insistem: “eu só peço perdão se ele(a) vier me pedir perdão”. Os dois permanecem muito tempo distantes, um esperando a iniciativa do outro. Com receio de passar pela experiência da humildade, confundida ou interpretada como humilhação. Muita gente protela a reconciliação para o leito de morte.

A maneira com a qual tratamos as pessoas tem a ver diretamente com o que absorvemos ao longo da vida. O ambiente que frequentamos, o que conversamos, o que ouvimos, o que lemos, o que assistimos, como somos tratados. Tudo isso vai nos formando e desenvolvendo em nós uma personalidade. Algumas falhas têm que ser trabalhadas e não jogadas em cima do outro fazendo-o sofrer.

Uma vez dito que o ser humano, na sua essência, é bom, pois assim Deus o fez, temos a consciência da importante missão neste mundo. Assuma com convicção e entusiasmo: o ser humano, você, veio a este mundo fazer o bem. Relações humanas – Estar bem para fazer bem. Estar bem para fazer o outro feliz.

É comum, vamos dizer que é natural, acordar mal-humorado. Às vezes nem a benção queremos pedir aos pais. Às vezes nem o bom-dia do outro nos alegra, pelo contrário, aumenta o mal-humor, nos causa irritação pois poderá parecer uma provocação.  

Mas, este mal-humor não pode nem deve se alastrar ao longo do dia como se a toda hora sentíssemos um mal cheiro desagradabilíssimo. É aquela pessoa a qual chamamos de “enfarosa”. É aquela que não gosta de ninguém nem dela mesma. Esta pessoa esquece ou finge que não precisa das outras. Ela não vive só. Nós não somos rocha nem ilha, como diz uma canção dos anos setenta. Todo ser humano precisa do outro.

Você pode morar sozinho, porém, não vive sozinho. Na sua casa só tem você, só entra você, se assim você escolher. No entanto, você precisa do carteiro, do entregador de pizza, do vendedor e para estas pessoas terá que dar satisfação alguma. Você terá que lidar com as pessoas que trabalham com você. Tem que falar com o chefe, com o gerente, com o diretor, com o patrão.

Estas experiências nos falam do relacionamento humano. Somos seres de comunicação. O Chacrinha dizia: “quem não se comunica, se trumbica”. Minha gente, o que tem de pessoas nesta situação. Neste sentido o tímido sofre bastante. Ele tem necessidade de conversar, mas não faz. Ele tem vergonha de perguntar e guarda as suas dúvidas, perde a oportunidade de saber. Ele age desta maneira porque é altamente crítico e conjectura hipóteses. O tímido só pergunta e dá opinião quando elabora de maneira rebuscada sua fala. Faz isso porque tem receio do que vão dizer da opinião dele. O tímido sofre por antecipação. Conclusão: o tímido vive mergulhado nos bloqueios.

Tomemos agora o relacionamento entre os casais. No tempo do namoro tudo é maravilhoso, tempo em que os bichos são filhotes. O relacionamento muda bruscamente depois que homem e mulher se dão em casamento. A vaca, o cavalo, o jumento ficam livres. Os que são casados, os que são juntos, sabem falar disso com mais propriedade do que eu. Mas, o que será que destrói o relacionamento outrora pacífico, carinhoso e feliz? É hora de lidar com as arestas, as pontas as quais eram vistas no tempo do namoro, porém, não interferiam no relacionamento. Diferente e dramático é conviver com elas todos os dias.

No trabalho, por conveniência, a gente supera um chefe que resolve pegar no pé, a lei da sobrevivência fala mais alto. Nós aguentamos, suportamos para não perder o emprego, sofremos resignados. Agimos desta maneira, resignados porque está em jogo algo muito importante - a sobrevivência. E porque será que não agimos de modo semelhante com os nossos familiares! A gente arrebenta com a situação, fala alto, discute, briga. Esquecemos que na família está o mais importante. É para lá que voltamos depois de um dia de serviço, é lá que depositamos as fadigas. Família, o lar, o melhor lugar do mundo.

Tanto no relacionamento em casa como no trabalho, há um princípio fundamental: o amor que passa pela misericórdia. Vamos atentar para o significado, a aglutinação da palavra miséria+córdia. Nós sabemos que o maior amor foi manifestado ao mundo por Deus. Ele viu a miséria, o sofrimento, a dor, a lamentação do ser humano e entregou como expiação, isto é, como reparação das nossas culpas o seu Filho. Quem mais fez isso, além de Deus! Por isso, é a maior prova de amor, é o amor maior.

Quem ama cuida e conhece. Deus nos conhece. Até as fibras mais ignoráveis, escondidas ele enxerga. Nós também podemos passar por esta experiência. Quando conhecemos o outro, a história do outro, começamos há identificar e conhecer quem é o outro. Quando isso ocorre a gente passa acolher o outro não como funcionário, mas como gente, ser humano, alguém que, como nós, tem coração, tem sensibilidade.

Vivemos num mundo tão artificial, vazio, sem abraço, sem convívio, sem paz, com desconfiança. As pessoas se bloqueiam têm receio do que possam comentar. Lembra da síndrome do tímido! Quando amamos queremos manifestar o que sentimos pelo outro. O ser humano é carente de afagos, do toque, do sorriso e da atenção.

Quando chegamos em qualquer repartição pública gostaríamos de ser bem tratados. Um bom-dia, alguém que nos olhe e nos dê a devida atenção. Pode ser, minha gente, que as pessoas mal-humoradas no trabalho não sejam bem tratadas, amadas em casa. Não estar correto, mas acabam por reproduzir este mal-estar no trabalho. A ética do trabalho orienta: não levar os problemas do lar para o expediente. Porém, acontece que, por exemplo, a esposa além de ser uma excelente dona de casa ainda arranja um tempinho para ir ao cabeleireiro e espera em casa o marido voltar do trabalho. O esposo chega completamente sujo, põe os pés no sofá e nem cumprimenta a esposa nem olha o visual dela. Toda mulher gosta de ser elogiada, valorizada. Sendo destratada assim ela poderá jogar o desânimo que a domina em qualquer pessoa no local de trabalho.

Uma característica muito importante no relacionamento humano é a humildade. Com humildade as portas se abrem para nós. É fundamental em qualquer relacionamento o princípio da humildade. Na família e no trabalho, a capacidade de reconhecer os erros, pedir ajuda e pedir perdão é fundamental. O perdão passa pela humildade. A reconciliação regenera, torna o ser humano livre. Quem diz que consegue trabalhar ou viver com intrigas, mente.  Não dá. Você não é livre. Tem alguém que lhe rouba a tranquilidade. Você está feliz, às gargalhadas quando chega aquela pessoa com a qual não há diálogo. Isto causa um desconforto, um mal-estar.

O que é que falta nesta situação! O princípio da humildade. Tenha a coragem de desatar o nó da sua vida. Seja livre. Aproxime-se, peça perdão. Não permita que a arrogância lhe destrua. Não seja birrento que não cede: “eu morro, vou para o inferno, mas não perdoo”. A sua vida já é um inferno e foi você mesmo que o arquitetou. O birrento continua: eu não me rebaixo a ele(a). Para perdoar tem que ter humildade e coragem.

Mas, há pessoas que preferem alimentar o mal-estar da intriga. Falta humildade. Alguém, um dos dois terá que tomar uma decisão: ir ao encontro do outro, do opositor. Há pessoas que insistem: “eu só peço perdão se ele(a) vier me pedir perdão”. Os dois permanecem muito tempo distantes, um esperando a iniciativa do outro. Com receio de passar pela experiência da humildade, confundida ou interpretada como humilhação. Muita gente protela a reconciliação para o leito de morte.

A maneira com a qual tratamos as pessoas tem a ver diretamente com o que absorvemos ao longo da vida. O ambiente que frequentamos, o que conversamos, o que ouvimos, o que lemos, o que assistimos, como somos tratados. Tudo isso vai nos formando e desenvolvendo em nós uma personalidade. Algumas falhas têm que ser trabalhadas e não jogadas em cima do outro fazendo-o sofrer.

Uma vez dito que o ser humano, na sua essência, é bom, pois assim Deus o fez, temos a consciência da importante missão neste mundo. Assuma com convicção e entusiasmo: o ser humano, você, veio a este mundo fazer o bem.

 João Robson Cabral
Colunista do Vale do Acaraú Noticias 
Padre católico,  administrador da área pastoral de São João Batista em Celsolândia - Acaraú


Campus do IFCE em Acarau abre inscrições para exame de seleção aos cursos técnicos

O campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) no Município de Acaraú está com inscrições abertas até o dia 20 de maio, para exame de seleção aos cursos técnicos. Para o turno da manhã, são ofertadas vagas para os cursos de Aquicultura e Serviços de Restaurante e Bar; já para o turno da noite, há vagas para os cursos de Pesca e Construção Naval. São ofertadas 35 vagas por curso. Para inscrever-se os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio. As inscrições devem ser realizadas pela internet, por meio do site www.ifce.edu.br. A taxa de inscrição é R$ 40,00 da Guia de Recolhimento da União (GRU) que deve ser impressa após inscrição no site e paga em qualquer agência do Banco do Brasil. Protocolo de inscrição e comprovante de pagamento da taxa deve ser entregue na sede do campus, situada na avenida Des. Armando de Sales Louzada, s/n, bairro Mons. Edson Magalhães, vizinho ao Fórum Judiciário de Acaraú. Edital e inscrições pelo site www.ifce.edu.br. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (88)3661.1682. Os cursos são públicos e gratuitos. A duração dos cursos varia de 1 ano e meio a dois anos.