sábado, 7 de maio de 2011

13 anos da Morte de João Jaime Ferreira Gomes Filho


Há exatamente 13 anos, os jornais em circulação no Estado do Ceará, estampava as suas páginas com uma notícia que mais tarde teria repercussão nacional: Crime de pistolagem - Prefeito do interior do Ceará é assassinado. O prefeito vítima desse crime era do município de Acaraú, João Jaime Filho, morto com um tiro no olho direito, no início da noite de oito de maio do ano de 1998, quando trabalhava em seu escritório, em Fortaleza. A notícia da época relatava que “os pistoleiros renderam a secretária da vítima e um filho dela, invadiram a sala e executaram “Joãozinho”, como era carinhosamente chamado”.
João Jaime Ferreira Gomes Filho, casado, na época com 53 anos, teve morte imediata. O caso obteve repercussão e provocou uma série de investigações na Delegacia do 4º Distrito Policial (Pio XII - Fortaleza). As investigações avançaram e a justiça chegou a condenar a 15 anos e 17 anos de prisão respectivamente Francisco de Assis Mendes Barbosa, o Pantico, que mais tarde se envolvia em um outro crime; e André de Castro Feitosa. Além de Pantico, a Polícia indiciou os irmãos Amadeu Ferreira Gomes, o Amadeuzinho, na época vice-prefeito de Acaraú, julgado e condenado no dia 3 de junho de 2005, pelo Conselho de Sentença do 6º Tribunal do Juri, a quatro votos a três a 14 anos de prisão. Aníbal Ferreira Gomes, que por decisão do procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro e por insuficiência de provas, requereu em Brasília, o arquivamento do inquérito.
Com relação a condenação de Amadeuzinho, a defesa através dos advogados Clayton Marinho e Leandro Vasques recorreram da sentença junto ao Tribunal de Justiça do Estado sob a alegação de que o seu constituinte fora julgado contra as provas dos autos. Pediram a anulação do júri e ao mesmo tempo solicitaram um novo julgamento.
Manuel Duca da Silveira Neto “Duquinha” também chegou a ser citado como envolvido no caso, porém negou a acusação. Duquinha, foi denunciado em dezembro de 1998 pelo procurador-geral da Justiça, Nicéfero Fernandes. No seu depoimento na 2ª Vara Criminal do Tribunal em setembro de 1999, Duquinha negou qualquer envolvimento na morte de João Jaime. O advogado Paulo Quezado recorreu da denúncia junto ao Tribunal da Justiça.
Uma pessoa considerada testemunhas-chave no processo que apurou o crime de “Joãozinho”, Francisco Paixão de Castro, 43 anos, corretor de imóveis, foi assassinado na manhã do dia 16 de maio de 2007, com quatro tiros, na Rua Barão de Vasconcelos, no bairro Rodolfo Teófilo. Em março do ano passado o Ministério Público do Estado do Ceará, através da 4ª Promotoria de Justiça do Júri, ofereceu denúncia contra “Pantico”; Benevides Pereira Moura, o ´Bené´; Antônio Ivanilson Soares Cunha, o ´Nego Cunha´; e José Clóvis de Souza, como envolvidos na morte Francisco Paixão de Castro.
Wilsom Gomes
colunista do Vale do Acaraú Noticias

Acaraú finalmente lembrada


Deputado estadual que é desde 2003, João Jaime lembrou, enfim, de tentar inserir na rota turística do Ceará o município de onde tira mais votos. Acaraú, segundo o projeto do tucano, tem "grandes oportunidades, belezas naturais e povo tão hospitaleiro". E tem mesmo. Mais: as praias de Barrinha, Aranaú Monteiro, Arpoeiras, Barra do Zumbi, Espraiado, Volta do Rio e Coroa Grande são atrativos naturais. Por isso tudo, por que esperou longos oito anos para ter ideia boa assim?


(fonte: Diário do Nordeste)

Acaraú. Intensificada fiscalização no trânsito

Delegacia Regional de Acaraú
      Mototaxistas sem habilitação e motos sem placa estão entre os principais casos de irregularidades encontradas nas blitzes realizadas pelos policiais do Ronda do Quarteirão em Acaraú/CE. As fiscalizações têm sido intensificadas para coibir as infrações. Os veículos com alguma irregularidade são recolhidos e os condutores infratores encaminhados à Delegacia Regional de Acaraú para ser lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por meio do qual o condutor pode pagar uma multa ou até mesmo ter pena de privação de liberdade.
        Em 27 de abril, foi realizada uma Audiência Pública, conclamada pela Defensoria Pública, para discussão da regulamentação do trânsito de Acaraú. Compareceram representantes dos mototaxistas, Ronda do Qurteirão, Delegacia Regional de Acaraú. Na oportunidade, a Defensoria divulgou algumas medidas a serem adotadas para a regulamentação do trânsito do Município.
     Conforme o juiz da Comarca de Acaraú, Dr. César de Barros Lima, as ações acabam diminuindo as estatísticas de acidentes no Município. “Em Acaraú, temos um trânsito muito violento que necessita de uma regulamentação, além da intensificação de fiscalização”, defendeu o Magistrado.
     

Leia mais no Jornal Vale do Acaraú Notícias na semana que vem.

Acaraú. Prefeitura realiza festa em comemoração ao Dia das Mães

      Amanhã, 8 de maio, é o Dia das Mães. A Prefeitura de Acaraú promoverá uma festa em comemoração à data. Sorteio de brindes, eleição da “mãe Acaraú 2011”, além de apresentações artísticas estão entre as atividades. No período da manhã, a partir das 5h, um carro de som percorrerá as ruas dos bairros de Acaraú divulgando belas mensagens de homenagem às mães e as felicitando na data especial a elas dedicado. “As mães acarauenses merecem essa homenagem tão bela que a elas dedicamos”, ressaltou a primeira dama do Município, Fátima dos Santos.
      No período da tarde, no Ginásio Coberto de Acaraú, situado na avenida João Jaime Ferreira Gomes (Vizinho ao Centro Vocacional Tecnológico - CVT), bairro Rodagem, em Acaraú, acontece a escolha da “mãe Acaraú 2011”, que receberá a faixa da mãe eleita em 2010, além de ganhar um eletrodoméstico. Na oportunidade, serão sorteadas TVs, geladeiras, fogões, entre outros prêmios doados por empresários de Acaraú. As mães ainda prestigiarão apresentações artísticas, como o coral infantil de Acaraú e se deleitarão com a apresentação da banda local “Forró pé de serra”.


Leia a repercussão do evento no Jornal Vale do Acaraú Notícias na semana que vem! Peça já o seu!

Droga é uma realidade entre adolescentes de Morrinhos/Ce

Fachada do Conselho Tutelar de Morrinhos
                É cada vez maior o número de adolescentes usuários de drogas no Município de Morrinhos/CE. Há denúncia de que menores integram gangues e aumenta o número de infratores com esse perfil. A recuperação desses adolescentes é comprometida, uma vez que não existe na localidade nenhuma unidade de tratamento de dependentes químicos, além de quantitativo insuficiente de profissionais para acompanhamento de medidas sócio-educativas.
Conforme o Diretor de Secretaria da Comarca de Morrinhos, José Maurício de Maria, 85% dos atos infracionais cometidos por adolescentes decorre do uso e tráfico de drogas. “Mais de 20 menores nessa situação foram encaminhados em 2010 para alguma medida sócio-educativa e tratamento”, afirmou José Maurício.
Segundo Francisco Luciano Marques, conselheiro tutelar de Morrinhos, 70% dos casos atendidos pelo órgão, que é vinculado à Secretaria da Ação Social do Município, estão relacionados com as drogas. “Aqui em Morrinhos, o problema das drogas está crítico. São muitos os atos infracionais cometidos por adolescentes em virtude da utilização ou tráfico de entorpecentes” denunciou Francisco Luciano.

Leia mais no Jornal Vale do Acaraú Notícias. Semana que vem em circulação. Peça já o seu!!!

Ponte beneficiará comunidade de Torrões em Itarema/Ce

         Uma ponte será construída sob o rio Aracati-Mirim, na localidade de Torrões, distrito de Itarema/CE. A mesma será construída com investimentos da ordem de mais de R$ 3 milhões do Governo Federal, por meio dos Ministérios das Cidades e do Turismo e o aporte de mais de R$ 100 mil do Município de Itarema. A Prefeitura de Itarema, responsável pela execução do empreendimento, já encaminhou Ordem de Serviço à empresa responsável pela construção. A previsão é que as obras iniciem no final do mês de junho. A nova ponte beneficiará a população residente no assentamento da Lagoa do Mineiro, os índios das comunidades Tremembé e os moradores da região dos Patos.


Leia mais no Jornal Vale do Acaraú Notícias, semana que vem! Peça já o seu!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Reajuste salarial é concedido para professores de Marco/Ce


Prefeito José Grijalma (Paredão)

      Desde o mês de abril, os professores da rede pública municipal  de Marco/Ce, passaram a receber vencimentos 15,85% maiores em relação ao mês anterior. Além de respeitar o piso nacional dos profissionais da educação,  as gratificações a que  têm direito são incorporadas ao salário-base. O reajuste é fruto do  Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos docentes, aprovado pelo Município, que regulamentou os vencimentos e as gratificações.
       O Município possui aproximadamente 400 docentes, sendo que desses, apenas 31 apresentam contrato temporário, sendo a grande maioria dos profissionais concursados.
     A Administração Municipal comemora a valorização do vencimento do professor, que passa a ter um novo estímulo na execução do seu trabalho. “A votação do Plano de Cargos e a valorização salarial dos professores da rede demonstram nossa preocupação nessa área que merece toda nossa atenção", afirmou o gestor.

Leia Mais no jornal Vale do Acaraú Notícias, semana que vem!!!

Juritianha se prepara para celebrar Festa de sua Padroeira

      Nos dias 12 a 22 de maio, os católicos de Juritianha, distrito de Acaraú, e de áreas vizinhas prestarão suas homenagens a  Santa Rita de Cássia na área de pastoral que recebe seu nome. São onze dias de novena, cujo tema é "Santa Rita, ajudai-nos a preservar a vida no planeta", que está ligado ao tema da Campanha da Fraternidade 2011, proposto pela Igreja Católica para reflexão neste ano, que aborda "Fraternidade e vida no Planeta". A abertura das festividades em Juritianha iniciará no dia 12 às 19h com a procissão partindo em frente ao posto de gasolina de Juritianha em direção à Igreja, onde ocorre a celebração da Missa. Ao lado do templo, serão montadas "barraquinhas" que venderão comidas típicas, cuja organização ficará a cargo das pastorais. "Convidamos a todos para comparecerem aos festejos em homenagem a Santa Rita para viverem momentos de fé e reflexão", declarou o administrador da área de Pastoral, Padre Flávio Santos Fernandes.

Leia mais no jornal Vale do Acaraú Notícias, semana que vem na edição impressa

Domingo 08/05, completam 13 anos da morte do Prefeito João Jaime Filho

Neste Domingo, dia 08/05, completam 13 anos do assassinato do então Prefeito de Acaraú, João Jaime Ferreira Gomes Filho, na noite do crime o Prefeito estava em seu escritório, na Rua José Lourenço, 2633, no  Bairro Aldeota, em Fortaleza/Ce, quando foi executado, sendo que um dos tiros atingiu Jaime no rosto, ocasionando sua morte imediata.

O fato Deixou o Povo do Ceará e principalmente de Acaraú, chocados.

.

Acaraú. Empresa oferece cursos profissionalizantes com padrão de qualidade

 
O diretor da franquia é ouvido
 por nossa equipe

        Prepara. Esse é o nome de uma empresa instalada no Centro do Município de Acaraú, que oferece atualmente 17 cursos profissionalizantes, como rotinas administrativas, operador de caixa, atendimento e vendas, redes sociais, operador de computador, montagem e manutenção de computadores, açúcar e álcool, petróleo e gás, entre outros. As atividades na sede iniciaram há um mês e a sede apresenta cerca de 130 alunos de vários municípios da região do Baixo Acaraú, quais seja Acaraú, Itarema, Marco, Bela Cruz, Cruz. Os cursos apresentam uma carga-horária que varia de quatro até 16 meses e o valor da mensalidade, entre R$ 49,90 e R$ 79,90.
       A sede oportuniza uma formação de qualidade aos jovens, preparando-os para o mercado de trabalho, em áreas carentes de pessoal capacitado na região. "Fizemos uma intensa pesquisa junto a comerciantes, empresários para detectar as principais carências de mão-de-obra e atestamos que além de haverem poucas opções de curso, estes não possuíam muita qualidade", afirmou o acarauense João Ricardo Nogueira Capistrano, diretor e administrador da unidade.
Fachada da Prepara em Acaraú
       A sede do Prepara situada em Acaraú é uma franquia,  que pode ser entendida como um sistema de venda de licença, onde o franqueador (detentor da marca) cede ao franqueado (autorizado a explorar a marca) o direito de uso da sua marca ou patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos e serviços. Como franquia, o Prepara de Acaraú segue o mesmo padrão de qualidade ofertado pela matriz, situada em São José do Rio Preto (SP). "Nosso aluno é constantemente acompanhado em seu processo de aprendizagem. Investimos no aperfeiçoamento na capacitação continuada de nossos profissionais e na qualidade de nosso atendimento", afirmou João Ricardo.

Empregabilidade para a região


O acarauense Francisco Hélio,
consultor educacional da Prepara
 A Prepara tem como foco levar a um aumento na qualidade dos profissionais que atuarão na região do Baixo Acaraú, por meio de uma formação sólida e comprometida com todos os padrões de qualidade, oferecendo todo aporte e constante acompanhamento de seus alunos. Por meio da contratação de novos profissionais e acordo com empresários da região, a empresa instalará um "staff center" na sede de Acaraú, central de relacionamento que facilitará a inserção dos alunos no mercado de trabalho, por meio de parceria com empresas da região.

As aulas da Prepara seguem a um rigoroso
padrão de qualidade
 A empresa situada em Acaraú ainda gera novos postos de trabalho em Acaraú, apresentando dez profissionais, como professores, recepcionistas, consultores educacionais, entre outros, todos da região. O acarauense Francisco Hélio Alves Santos, 21, consultor educacional, que atesta a necessidade de cursos às pessoas que achegam à instituição, é um dos profissionais empregados na sede.



Conheça o Prepara em Acaraú:
Endereço: Avenida João Jaime Ferreira Gomes, 723 - Centro - Acaraú-CE
Telefone: (88)3661.1231
Site: http://www.prepara.com.br/

Prefeito Roberio Monteiro está em Brasília

Está em Brasília (DF), tratando de assuntos relacionados a garantia de recursos federais para obras e outros, o Prefeito de Itarema/CE, Roberio Monteiro (PMDB), que conversou por telefone com a redação do Vale do Acaraú Noticias, adiantando que alcançou sucesso em sua articulação em busca de recursos para edificações que iram atender a zona rural de Itarema/CE.
O prefeito retorna, nesta quinta-feira, 05/05, onde concederá entrevista ao Vale Acaraú Noticias.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Morrinhos. Trecho em CE comprometido

Trecho da CE com problemas em infraestrutura


      Nossa equipe flagrou ontem (02/05) um trecho de uma rodovia estadual em frente à Escola Prefeito Airton Júnior, no Município de Morrinhos, zona Norte do Estado, em péssimas condições. Os veículos encontravam dificuldade no trecho devido a uma enorme quantidade de areia que substituía o asfalto. Conforme populares, havia uma enorme cratera que foi tampada com areia pelo Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes do Estado do Ceará (DERT).
      Conforme o morador local Joel Fontenele, vendedor, as condições da estrada estão péssimas e ainda cobra alguma atitude do poder público quanto à situação. "As estradas estão todas cheias de buraco, vemos mato crescendo no acostamento que atrapalham o tráfego. Há muito problema de infraestrutura", afirmou.
      O Vale do Acaraú Notícias ouviu o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) quanto ao problema atestado no trecho de Morrinhos. Uma das justificativas alegadas foi o período chuvoso que dificultava a intervenção nas estradas. E ressaltaram o grande investimento realizado pelo Estado na infraestrutura das estradas. "Nos últimos quatro anos, o Governo do Estado investiu R$ 1,3 bilhão na construção e reforma das estradas cearenses, além de mais de 1.300 quilômetros de implantação de novas vias", afirmou André Pierre, Coordenador de Engenharia Rodoviária - DER.

Denúncia. Conselho Tutelar de Morrinhos sem telefone

Fachada do Conselho Tutelar de Morrinhos
(Foto: Wandyck Mesquita)
    Nossa equipe de reportagem esteve ontem (02/05) no Conselho Tutelar de Morrinhos, Zona Norte do Estado, e constatou que o órgão não dispõe de aparelho telefônico. "Aqui nós temos muita boa vontade, mas não temos o apoio do Poder Público no nosso trabalho", afirmou Francisco Luciano Marques, um dos conselheiros tutelares. Outro problema apontado foi a baixa remuneração. "Passamos a receber um salário mínimo a partir de abril, antes recebíamos menos". O prédio, que só recentemente foi reformado, ainda apresenta problemas na sua infraestrutura. Dois conselheiros apresentaram ainda que há dificuldade de transporte para atender a demanda. Além disso, quem chega a sede do órgão, no Centro da Cidade, tem dificuldade de localizá-lo, uma vez que não apresenta placa de identificação.
      O Vale do Acaraú Notícias, teve acesso a inúmeros ofícios encaminhados pelo órgão à Secretaria da Ação Social do Município, solicitando a resolução dos problemas. Segundo a assessora técnica da Secretaria, Josedna da Silva Dias, os problemas apontados não são de conhecimento do órgão e que nenhum ofício havia chegado na Secretaria com relação ao telefone. Quanto ao problema do transporte, a assessora afirmou que existe um veículo disponível exclusivamente para o atendimento das ocorrências do Conselho Tutelar.

Leia mais no Jornal Vale do Acaraú Notícias

Bairro de Acaraú cresce a passos largos


Bloco de apartamentos: valor do aluguel em torno de R$ 600,00
(Foto: Edson Costa) 

      Policlínica, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffone de Sousa. Todos esses equipamentos de saúde e educação recentemente construídos com investimento público estão situados no bairro Monsenhor José Edson Magalhães, em Acaraú, antigo bairro Campo de Aviação. No local, começam a ser construídos blocos de apartamentos e estabelecimentos comerciais que acabam vitalizando suas ruas, com novos moradores e visitantes.
     Está sendo construída na avenida Desembargador Armando de Sales Louzada, no bairro, um bloco com três apartamentos de 130 m2 que disporá cada qual de duas salas, quatro quartos, cozinha, dois banheiros, área de serviço, sala de jantar, salas de estar e varanda. No primeiro andar, serão instaladas salas de advocacia. O aluguel dos apartamentos girará em torno de R$ 600,00. Os equipamentos públicos acabaram influenciando a escolha do local para a construção ostentosa. "Com esses equipamentos públicos, virão muitos profissionais pra Acaraú que precisarão de locais para morar e nós estamos investindo maciçamente para oferecer toda qualidade e conforto, além de oportunizarmos mais essa opção de serviço aos acarauenses de escritórios de advocacia", afirmou Ednilton Silveira, gerente da Caixa Econômica de Acaraú e proprietário do imóvel.
Terreno do empresário Levino Sales, onde serão
construídas lojas e apartamentos
(Foto: Edson Costa)
    
    Além do empreendimento de Ednilton, na mesma rua, serão construídas lojas comerciais e apartamentos para locação num terreno de um  empresário de Acaraú que segundo informações de populares aproveitou a instalação dos equipamentos públicos para investir nesse novo negócio que colaborará para o crescimento do bairro.




Leia mais no jornal Vale do Acaraú Notícias, em circulação na próxima semana!!!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Marco. Comunidade católica soma fé às boas obras

Integrantes da Comunidade Católica Filhos de Sião
(Foto: Wandyck Mesquita)
      Na rua Governador Raul Barbosa, no Centro do Município de Marco/Ce, na região do Baixo Acaraú, encontra-se localizada uma casa de uma das comunidades católicas existentes no território da Diocese de Sobral/Ce, que é um bom exemplo de como se pode fazer muito bem ao próximo com poucos recursos. A Comunidade Católica Filhos de Sião há nove anos mantém a Casa da Misericórdia, espaço que atende seis idosos doentes e duas adolescentes, todos do Município de Marco, que não tem para onde ir que no espaço passam a ter um lar.
As atividades da  Casa são coordenadas por três pessoas que dedicam suas vidas a comunidade, sem terem uma vida secular. Ao todo, a Comunidade de vida,  que é reconhecida pela Diocese de Sobral, apresenta doze integrantes.  
      Na Casa da Misericórdia, os idosos e as adolescentes recebem medicamentos, alimentação, roupas, são atendidos por enfermeiros do Programa Saúde da Família, programa público de atenção básica, além de receberem muito carinho. "Temos consciência do quanto o nosso trabalho é importante para a sociedade, uma vez que recuperamos a dignidade a essas pessoas abandonadas. É quando realmente entendemos que somos instrumentos de Deus na Terra", afirmou Francisco Adriano Silva, có-fundador da Comunidade Católica Filhos de Sião. 
      Além do trabalho de assistência aos idosos e adolescentes da Casa, a Comunidade Católica Filhos de Sião cuida da orientação espiritual, aconselhamento e evangelização a cerca de 250 marquenses, entre crianças, jovens e casais, que se engajaram na Comunidade e que na sua sede comparecem pelo menos uma vez por semana. "Temos atualmente quatro grupos de jovens, um grupo de casais e um grupo misto a quem pregamos e orientamos espiritualmente", completou Adriano Silva.
      A Vocação organiza periodicamente missões, quando visitam outros Municípios cearenses, pregando, orientando espiritualmente e levando momentos de reflexão aos locais mais distantes. "É muito gratificante realizar esse trabalho, uma vez que você leva vidas a serem transformadas pelo amor de Deus", revelou Francisco Adriano.
      Breno Silveira é um dos jovens que dedicaram sua vida a Deus e ao próximo. Coordenador do Projeto Juventude da Comunidade, ele revela que este tem por finalidade "levar os jovens a descobrir a verdadeira felicidade, que é ao lado de Deus", disse.
       A Comunidade mantém-se basicamente de doações e da venda de alimentos. A sede está precisando da doação de roupas, alimentos, fraldas geriátricas, material de limpeza ou da doação financeira. contato (88)3664.1548.

Saiba Mais
      
      Um grupo de oração, conhecido como Filhos de Sião, composto inicialmente por apenas cinco integrantes foi criado em 1998, por Vanderlúcia Menezes Farias e Francisco Adriano Silva. A partir de 1999, após a participação na cidade de Maranguape de um encontro Nacional de grupos de Renovaçao Carismática, o Filhos de Sião transformou-se em Comunidade. A partir daí, formou-se um conselho geral formado por Vanderlúcia Menezes, Adriano Silva e Glaúcia Rocha, além do Núcleo Apóstolico formado por todos os coordenadores dos grupos e ministérios.  Em 2001, ocorre a inauguração da Casa da Misericórdia.
      
Leia mais no Jornal Vale do Acaraú Notícias, que circulará na semana que vem.


domingo, 1 de maio de 2011

CEO de Acaraú recebe certificação nacional

CEO - Regional Acaraú (Foto: Edson Costa)

  O Centro de Especialidades Odontológicas Regional de Acaraú (CEO-R) recebeu oficialmente o certificado emitido pela empresa 3M do Brasil como Padrão Ouro em Monitoramento do Processo de Esterilização. A certificação, altamente criteriosa, é baseada nas orientações estabelecidas pela Association for the Advancement of Medical Instrumentation e pela Sociedade Brasileira de Enfermagem de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. 

No Brasil, das 81 instituições que possuem o título, 15 são do Nordeste, dentre as quais estão o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto do Câncer do Ceará (ICC).

      Os centros são uma das frentes de atuação do Programa Brasil Sorridente. O tratamento oferecido nos Centros de Especialidades Odontológicas é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos Municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de saúde bucal.
     O CEO-R de Acaraú entrou em funcionamento em maio de 2010 e com apenas nove meses de atividades foi o primeiro do País a receber esta certificação. Atualmente, com quase um ano de funcionamento, mantém sua qualidade reconhecida e recebe oficialmente a certificação. A unidade preza pelas práticas que envolvem o máximo cuidado com os pacientes oferecendo um ótimo serviço à população.
      "Processamos mensalmente cerca de cinco mil itens, nos quais realizamos testes que garantem o correto monitoramento em todas as fases da esterilização. Com isso, garantimos a segurança do paciente e a qualidade no serviço prestado. A certificação é o reconhecimento de tudo isso. Saber que trabalhamos com a excelência é enriquecedor e motivador" declarou o diretor geral da unidade, Luiz Diego Loiola Ferreira.
      Para manter a qualidade dos serviços, o CEO de Acaraú realiza diariamente a esterilização segura dos instrumentos utilizando equipamentos que são submetidos a testes físicos, químicos e biológicos. Integradores químicos são processados no interior das bandejas e afixados aos prontuários dos pacientes, o que dá a garantia de que o material utilizado foi submetido a um processo com alto padrão de controle de infecções e biossegurança. Para o coordenador estadual de Saúde Bucal do Ceará, Ivan Mendes Júnior, a certificação é um avanço no processo de trabalho do CEO.


Trânsito caótico de Acaraú: onde pararemos?

Faixa de pedestres completamente apagada
Foto: Edson Costa




   01 de agosto é o prazo máximo concedido pelo juiz da Comarca de Acaraú, Dr.César de Barros Lima, para os motoristas e motociclistas que dirigem e pilotam nas ruas do Município e que não dispõem de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para regularizarem sua situação. A partir desta data, quem não apresentar o documento em uma abordagem policial, terá o veículo apreendido e reponderá um Termo Circunstanciado de Ocorrência na Delegacia Regional de Acaraú, podendo o condutor irregular sofrer punições de multa até dois anos de cerceamento de liberdade
         Essa ação faz parte de uma série de ações tomadas pelo Poder Judiciário do Município para combater as irregularidades no trânsito. 
      A partir de hoje, 1º de Maio, policiais do Ronda do Quarteirão realizarão blitzes para fiscalizar as condições e a documentação dos veículos. A iniciativa é do Poder Judiciário, juntamente com  o Comando da Polícia Militar. Os condutores pegos sem habilitação, sem capacete, embriagados entre uma gama de outras infrações, serão encaminhados à Delegacia Regional de Acaraú para ser lavrado TCO e aplicadas as punições cabíveis.
      O Vale do Acaraú Notícias ouviu os motoristas para saber o que eles acham da situação do trânsito em Acaraú e se acham que as blitzes realmente evitam as infrações. José Cleuton de Oliveira, mototaxista, acredita que a punição ao motorista só faz parte de uma pequena parcela de toda uma realidade que deve ser modificada. "A sinalização em Acaraú não presta. Só existe um semáforo, poucas placas e a sinalização horizontal completamente desgastada, além do que a cultura do motorista ainda deve ser trabalhada. Se o pedestre não sair do meio, o condutor 'taca' o veículo encima", desabafou. O mototaxista acha que a instalação de um posto da Polícia Rodoviária Federal poderia amenizar um pouco o problema do desrespeito às leis de trânsito. 
      O comerciante Odair José, motociclista, também acha que a sinalização em Acaraú não é boa e que a fiscalização deve ser bastante intensificada. "As faixas de pedestre estão apagadas, quase você não vê as placas de sinalização. Só a blitz não resolve, sem interferir na infraestrutura do trânsito. A blitz é apenas um paleativo. Só um sinal num Município que tem crescido em número de veículos não é adequado", defendeu.
      O motociclista José Nivaldo Ribeiro, que trabalha em instalação de antenas parabólicas, acha que a  blitzes não resolvem o problema do caos no trânsito. "A blitz só pega trabalhador. Queria que fossem nos bares e apreendessem as motos dos condutores embriagados. Tem muito motorista de menor, dirigindo embriagado. Se não fizer assim, o problema vai continuar persistindo", previu.
      A pedestre Maria Luiza, dona-de-casa, diz que os motoristas e ciclistas não respeitam os pedestres na localidade. "Tem que intensificar mesmo as fiscalizações e punir. Dia desses, quase que sou atropelada por um carro. O trânsito daqui é muito desorganizado, as faixas de pedestre estão apagadas e a sinalização é péssima", afirmou.
      O Vale do Acaraú Notícias flagrou neste domingo no Centro do Município o desrespeito dos condutores. Adultos levavam crianças em garupas de motos, quatro pessoas trafegavam tranquilamente encima de uma única moto, mototaxistas conduzindo passageiros sem capacete, motociclistas sem capacete, motoristas sem cinto de segurança. Além de que a infraestrutura do Município está comprometida, com poucas placas de sinalização e quase nenhuma faixa de pedestre, e as poucas que existem estão quase apagadas, como mostramos na foto.