sexta-feira, 29 de abril de 2011

Projeto Marcha em Defesa da Vida


     Marcha em Defesa da Vida: Esse é o nome do projeto que foi discutido por seus elaboradores, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Cruz, em 28 de abril. A Marcha visa a preservação do Rio Acaraú e também defende o consórcio do aterro sanitário, que será construído e atenderá todo Vale Acaraú. 
      Participaram na elaboração do Projeto os Executivos Municipais e padres de Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos e Santana do Acaraú. 
     A Marcha será promovida no ano em que a Igreja Católica promoveu a Campanha da Fraternidade, cujo tema foi "Fraternidade e Vida no Planeta" que aborda a questão ecológica, com foco, sobretudo, nas mudanças climáticas.
      A Marcha do Vale tem como foco principal a defesa do Rio Acaraú, e tem como objetivo levar ao conhecimento dos problemas, desafios e iniciativas que envolvem a segunda maior Bacia Hidrográfica do Estado do Ceará. O Rio Acaraú percorre 27 Municípios, incluindo os dos elaboradores do projeto.
      A falta de cuidado tem mostrado consequências reais e alarmantes. O desmatamento do manguezal é um dos pontos mais críticos quanto à degradação e descaracterização da paisagem e da dinâmica desse ecossistema. A extensão do segundo maior rio do Estado é de 4.500km² e está ameaçado com poluições, assoreamentos, desmatamento do manguezal, etc.
     

Na imagem, a Plenária da Câmara Municipal de Cruz, na discussão do Projeto da Marcha

Delegacia Civil de Acaraú necessita de mais profissionais

     Na Delegacia Regional da Polícia Civil de Acaraú, existem apenas 5 inspetores e 5 escrivães, além do Delegado Titular, Dr. Flávio Novais. Quantitativo semelhante é atestado nas outras delegacias civis da região Norte: Bela Cruz,  Itarema, Cruz, Jijoca Santana do Acaraú. Em Acaraú, o quadro ínfimo de policiais supre apenas as necessidades internas do órgão, comprometendo a atuação dos inspetores em seu trabalho de investigação na rua, no combate direto ao crime. 
     Na Delegacia Civil chega diariamente pessoas presas em flagrante delito trazidos pela Polícia Militar para que o órgão encaminhe os réus ao presídio do município. A Delegacia Civil também atende diretamente a população, por meio da expedição de Boletins de Ocorrência, de folha corrida e emitindo autorização para realização de eventos em locais públicos.
     A criminalidade no Baixo Acaraú tem aumentado e o quantitativo de policiais civis não está dando conta da demanda. "Ocorre um aumento vertiginoso no número de assaltos a postos de gasolina, mercadinhos e civis, o que tem exigido a demanda cada vez maior de profissionais", afirmou o Inspetor da Delegaria Regional de Acaraú, Osmar Araújo, ouvido pelo Vale do Acaraú Notícias.
     Segundo o Inspetor, os policiais do Ronda do Quarteirão, que atendem Acaraú, inibiram de certa forma a violência. "Bairros como o Sítio Buriti e Pedrinhas enfrentam atualmente um sério problema de drogas, que acaba interferindo diretamente no aumento da criminalidade em Acaraú", afirmou o inspetor Osmar Araújo. 

Serviço:
Delegacia da Polícia Civil de Acaraú
Acaraú - CE
Telefone: (88)3661.1017
A delegacia funciona 24 horas (de plantão)

Na imagem, Delegaria Regional de Acaraú

Ministério da Saúde suspende repasse do PSF

  Bela Cruz, situada no Norte do Estado, na região do Baixo Acaraú, está entre os vinte municípios aos quais o Ministério da Saúde suspendeu o repasse de recursos para o Programa Saúde da Família. Nessas localidades, foram detectadas irregularidades no cadastramento de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde feito pelas Secretarias Municipais de Saúde.
     Segundo o Ministério da Saúde, a suspensão das parcelas não causará prejuízo ao programa e permanecerá até que os municípios comprovem ao Ministério da Saúde que as irregularidades foram corrigidas.
     Os municípios vão deixar de receber somente a parcela do incentivo correspondente às equipes que apresentaram irregularidades no cadastramento dos profissionais.


     Além de Bela Cruz, serão afetados os municípios de Forquilha, Ipueiras, Mucambo, Santana do Acaraú e Sobral. Além disso, compõem a lista os municípios de Aracoiaba, Canindé, Caririaçu, Fortaleza, Horizonte, Icó, Independência, Jardim, Maracanaú, Ocara, Parambu, Penaforte e Pereiro.

Saiba Mais

      A origem do Programa Saúde da Família ou PSF no Brasil, teve início, em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção primária. O PSF é tido como uma das principais estratégias de reorganização dos serviços e de reorientação das práticas profissionais neste nível de assistência, promoção da saúde , prevenção de doenças e reabilitação. 


      De acordo com a Portaria Nº 648, de 28 de Março de 2006, além das características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica ficou definido as características do processo de trabalho da Saúde da Família:
  1. manter atualizado o cadastramento das famílias e dos indivíduos e utilizar, de forma sistemática, os dados para a análise da situação de saúde considerando as características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas do território;
  2. definição precisa do território de atuação, mapeamento e reconhecimento da área adstrita, que compreenda o segmento populacional determinado, com atualização contínua;
  3. diagnóstico, programação e implementação das atividades segundo critérios de risco à saúde, priorizando solução dos problemas de saúde mais freqüentes;
  4. prática do cuidado familiar ampliado, efetivada por meio do conhecimento da estrutura e da funcionalidade das famílias que visa propor intervenções que influenciem os processos de saúde doença dos indivíduos, das famílias e da própria comunidade;
  5. trabalho interdisciplinar e em equipe, integrando áreas técnicas e profissionais de diferentes formações;
  6. promoção e desenvolvimento de ações intersetoriais, buscando parcerias e integrando projetos sociais e setores afins, voltados para a promoção da saúde, de acordo com prioridades e sob a coordenação da gestão municipal;
  7. valorização dos diversos saberes e práticas na perspectiva de uma abordagem integral e resolutiva, possibilitando a criação de vínculos de confiança com ética, compromisso e respeito;
  8. promoção e estímulo à participação da comunidade no controle social, no planejamento, na execução e na avaliação das ações; e
  9. acompanhamento e avaliação sistematica das ações implementadas, visando à readequação do processo de trabalho.

Fontes: Blog Ceará em rede
              Wikipedia

Dilma e Haddad lançam programa para expandir oferta de cursos técnicos



A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciaram na tarde desta quinta-feira, 28, no Palácio do Planalto, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). A medida tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.
Além disso, o Pronatec visa a ampliação de vagas e expansão das redes estaduais de educação profissional. Ou seja, a oferta, pelos estados, de ensino médio concomitante com a educação profissional. Esta ação será abarcada pelo programa Brasil Profissionalizado, parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PNE), que teve a adesão das 27 unidades da federação. Os recursos serão repassados para construção, reforma, ampliação de infraestrutura escolar e de recursos pedagógicos, além da formação de professores.
Outra ação importante é a ampliação da Escola Técnica Aberta do Brasil (E-Tec), que já instalou 259 polos em 19 estados até 2010, atendendo a cerca de 29 mil estudantes. Em 2011 serão mais de 47 mil vagas; 77 mil em 2012; mais de 197 mil em 2013 e cerca de 263 mil em 2014.
A presidenta e o ministro, por intermédio do Pronatec, também pretendem dar mais celeridade ao acordo firmado no governo anterior com o Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac), segundo o qual essas entidades devem aplicar dois terços de seus recursos advindos do imposto sobre a folha de pagamentos do trabalhador na oferta de cursos gratuitos.
Dessa forma, as escolas do Sesi, Senai, Sesc e Senac receberão alunos das redes estaduais do ensino médio, que complementarão a sua formação com a capacitação técnica e profissional.
As escolas do Sistema S e das redes públicas também ofertarão cursos de formação inicial e continuada para capacitar os favorecidos do seguro desemprego que sejam reincidentes nesse benefício. Esta ação se aplica também ao público beneficiado pelos programas de inclusão produtiva, como o Bolsa Família.
O mesmo projeto de lei que cria o Pronatec amplia o alcance do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que passa a chamar-se Fundo de Financiamento Estudantil, com a mesma sigla. Assim, o fundo poderá prover mais duas linhas de crédito, sendo uma para estudantes egressos do ensino médio, outra para empresas que desejem formar seus funcionários em escolas privadas habilitadas pelo MEC ou no Sistema S. O funcionamento é similar ao do Fies do ensino superior, porém com 18 meses de carência e seis vezes o tempo do curso, mais 12 meses para pagamento.
Os recursos do programa virão do orçamento do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto de lei será agora encaminhado ao Congresso Nacional, onde tramitará em regime de urgência.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - MEC

quarta-feira, 27 de abril de 2011

CDs e DVDs ilegais são comercializados em feira de Acaraú

É comum atestar a comercialização de CDs e DVDs piratas na feira livre do município de Acaraú, na Zona Norte do Estado. Há várias bancas vendendo esses produtos ilegais. Policiais militares já fizeram muitas vezes a retenção desse material, mas o problema continua a persistir. Os donos das bancas, ao verem a presença dos policiais, escondem-se com medo de punições. Em janeiro, em uma ação, a polícia apreendeu mais de seis mil CDs e DVDs. A Delegada Regional de Acaraú, Malake Tanos, confirmou a apreensão dos produtos e revelou que ações desse tipo serão intensificadas e acontecerão em outros municípios.

Saiba Mais

Entende-se por pirataria a reprodução, venda e distribuição de produtos sem a devida autorização e o pagamento dos direitos autorais. É uma prática muito utilizada na atualidade que provoca grandes prejuízos à economia do país.

Os produtos pirateados, além de serem diversificados, são financiados por máfias estrangeiras implantadas no país. Esses produzem sapatos, roupas, óculos, brinquedos, perfumes, relógios, livros, peças automobilísticas, instrumentos cirúrgicos e principalmente cigarros, bebidas, cds e dvds. Apesar de serem de procedência duvidosa, tais mercadorias podem ser produzidas de maneira a apresentar riscos à saúde. Existem mercadorias nas quais foram encontradas substâncias cancerígenas em sua composição, produtos ainda que não oferecem resistência, como as peças de carro por exemplo, e ainda objetos que já estão estragados antes mesmo de serem comprados.

Existem pessoas que justificam a comercialização de produtos pirateados com o desemprego, o que ocorre erroneamente, pois como já dito anteriormente a pirataria é financiada por facções criminosas e o consumo de tais produtos é a contribuição indireta para a marginalidade que permeia o país. Há pessoas que discordam dessa colocação, mas se não fosse verdade, que motivos teriam as pessoas que comercializam pirateados de não terem um local fixo para manter tal comércio? E, por que precisam fugir da polícia quando esses se aproximam? A pirataria é crime e prevê pena de reclusão de até quatro anos.

Acaraú é uma das cidades mais violentas do País

  De acordo com o Mapa da violência/ 2011 do Ministério da Justiça, Acaraú é uma das cidades com o trânsito mais violento do país. A informação foi divulgada no dia 23 de fevereiro no portal do Ministério, que fez o diagnóstico sobre como a violência tem levado à morte brasileiros, especialmente os jovens nos grandes centros urbanos e no Interior.
               Acaraú destaca-se também por ser uma das cidades brasileiras mais violentas. De 2006 a 2008, o número de vítimas fatais aumentou entre os jovens. São 280,3 mortes por 100 mil habitantes.

Fonte: Jornal Costa Oeste

terça-feira, 26 de abril de 2011

Previsão do tempo - Acaraú - terça e quarta (27 e 28/04)

ACARAÚ - Quarta-Feira, 27/04 nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h38 Pôr do Sol 17h39
icone manhã
icone tarde
icone noite
32ºC
23ºC
Quantidade e Probabilidade de Chuva
19mm 80%
 
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

ACARAÚ - Quinta-Feira, 28/04 nascer e pôr-do-sol: Nascer do Sol 05h38 Pôr do Sol 17h38
icone manhã
icone tarde
icone noite
32ºC
23ºC
Quantidade e Probabilidade de Chuva
21mm 80%
 
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

TCM EM ACARAÚ E COREAÚ

Equipes de fiscalização do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) voltam ao Interior para realizar inspeções ordinárias nas prefeituras e câmaras de Acaraú, Coreaú e Ocara. Nesses municípios, os trabalhos serão iniciados na próxima quarta-feira (27/04) com a data de encerramento prevista para sexta-feira (28/04).

De acordo com o presidente do TCM, Manoel Veras, a fiscalização será mais intensa e terá não só o caráter da legalidade ou não dos atos bem como a verificação dos resultados das políticas públicas.

Saiba Mais

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE) é um órgão estadual de fiscalização orçamentária e financeira dos Municípios. Compete ao TCM o papel de zelar para que não haja desperdício dos recursos públicos nos Municípios cearenses, atuando, inclusive, preventivamente e em missão pedagógica.Como órgão público, o Tribunal de Contas integra a estrutura do Estado; é um centro de competências.
a Administração Pública utiliza os recursos arrecadados para atender às necessidades da sociedade que representa e o Tribunal de Contas fiscaliza como está sendo arrecadado e gasto esse dinheiro e como estão sendo protegidos os bens patrimoniais que pertencem a toda sociedade e não ao governo.
Trata-se, dessa forma, de controle externo já que a fiscalização é realizada por órgão diverso daquele que realiza a despesa.
Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para formular representação ou denunciar irregularidades perante o Tribunal, atendidos os requisitos da lei.
Serviço
Endereço:Rua Oswaldo Cruz nº1024, Bairro: Aldeota
CEP: 60125-150
Fortaleza-Ce
Anexo
Rua Maria Tomázia 230
CEP: 60150-160
Fortaleza-Ce


Fone/ Fax: (0xx85) 3261-9115

Crede de Acaraú realiza Encontro com Coordenadores Escolares e Prof. Coordenadores de Área

No último dia 15 de abril, a 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (Crede), localizada no município de Acaraú realizou o III Encontro de Coordenadores Escolares e Professores Coordenadores de Área. O encontro teve como objetivo refletir sobre a gestão pedagógica vivenciada no cotidiano da equipe de coordenadores e PCAs e as possibilidades de contribuição para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

     A coordenação do momento ficou sob a responsabilidade do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Educação (NRDES) que iniciou as atividades com uma acolhida dinâmica, reforçando a importância do trabalho em equipe na conquista dos objetivos comuns ao grupo.

     Em seguida houve um momento de interação onde cada escola expôs a formatação de sua gestão pedagógica neste ano de 2011, considerando os resultados internos de 2010, planejamentos, utilização dos indicadores no trabalho do CE e PCAs e acompanhamento do processo de ensino.

     Em outro momento, foi realizada uma análise do desempenho acadêmico dos alunos que ingressam no 1º Ano do Ensino Médio focalizando a gerência pedagógica em uma gestão de mudanças. Aconteceram também debates em grupo, por superintendência, acerca dos pontos convergentes na elaboração de um plano de intervenção pedagógica.

     A partir das reflexões foi esboçado um plano de ação, refletindo sobre cada objetivo, elegendo como prioritários aqueles pontos que provocarão maiores impactos nos resultados, não esquecendo o que é preciso continuar e o que é preciso inovar. Todas as ações serão condensadas em um só plano e encaminhadas às escolas.

Créditos da Foto: CREDE 3

Fonte: http://portal.seduc.ce.gov.br
 

PDI do campus de Acaraú seguirá para aprovação

O campus do IFCE, situado no município de Acaraú, conclui no dia 27 de abril, a sua revisão anual do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O documento, referente ao período de 2011 a 2013, que define a missão da instituição e as estratégias para atingir suas metas e objetivos é elaborado por uma Comissão Coordenadora, integrada pelo diretor, dois docentes, dois alunos e dois servidores técnico-administrativos. No estabelecimento das ações, foram consultados alunos, professores e técnicos administrativos do campus que apontaram as principais necessidades da sede.
O documento será encaminhado para revisão da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) do IFCE para seguir ao Colégio de Dirigentes da instituição para aprovação.
Entre as ações planejadas pelo campus do IFCE em Acaraú está a reestruturação do prédio, com a construção de novos laboratórios e o desenvolvimento de políticas de Ensino a Distância. Também constam entre as ações planejadas a implantação do Programa Escola e Comunidade, que visa promover encontros com a comunidade extra-escolar, aproximando-as do campus.
As demandas que constam no PDI da sede do IFCE em Acaraú foram definidos pela Comissão Coordenadora do campus, composta pelos seguintes membros: o Diretor Geral, prof. Amilton Nogueira, o prof. João Vicente, o prof. Toivi Masih, a Coordenadora Técnico-Pedagógica Kézia Dantas, o Coordenador de Controle Acadêmico, Geraldo Júnior, além dos alunos Ana Maria, do curso Técnico em Aquicultura e Gleison José, do curso Técnico em Pesca. Os trabalhos da Comissão foram orientados pelo administrador do campus, Glauter Guimarães, que desempenha o papel de articulador do PDI no campus de Acaraú.


Na imagem, pórtico de entrada do campus de Acaraú do IFCE. 

Fonte: Assessoria de comunicação - IFCE/ Campus de Acaraú

OPORTUNIDADE PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO/ IFCE
COORDENADORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS – CRI



Período de inscrição: 31 de março a 31 de maio
Foco: alunos que estejam cursando o Ensino Médio

Desde 2006, os Centros EducationUSA no Brasil sentem-se honrados por poder  oferecer o programa Oportunidades Acadêmicas. Essa ajuda financeira está disponível para financiar os custos iniciais na busca de uma Instituição de Ensino Superior nos EUA e é parte da ampla assistência que os escritórios EducationUSA oferecem aos alunos internacionais. Queremos mostrar que alunos internacionais de todas as camadas sociais são bem-vindos aos EUA e que o acesso às instituições americanas está aberto para aqueles alunos que tenham mérito acadêmico, interesse e ambição independente de sua condição financeira. O programa Oportunidades Acadêmicas torna esta realidade possível – este financiamento oferecido, com certeza, representa a melhor opção que estes alunos têm para arcar com os custos do processo de admissão para as instituições educacionais americanas.

A PARTICIPAÇÃO NESTE PROGRAMA NÃO GARANTE CHANCES DE ACEITE EM UMA UNIVERSIDADE AMERICANA OU DO RECEBIMENTO DE AJUDA FINANCEIRA PARA ESTUDAR NOS ESTADOS UNIDOS.

O PERFIL DOS CANDIDATOS ELEGÍVEIS:

1- Ser alunos dos 2º ou 3º ano do Ensino Médio, alunos recém-formados no Ensino Médio que ainda não tenham ingressado no Ensino Superior.

Obs.1: Candidatos cursando o 3º ano e recém-formados no Ensino Médio que ainda não tenham ingressado no Ensino Superior devem estar cientes de que passarão por um processo de seleção mais rigoroso visto que o tempo para realização do processo de candidatura é reduzido. Portanto, esses alunos precisam se mostrar mais preparados.
2-   Vir de uma família de baixa renda. * Lembre-se que esse programa não é para famílias que não podem pagar o estudo em uma universidade americana somente, mas sim para aquelas que não podem pagar o processo de candidatura e nem a própria universidade americana;
3-   Ser muito motivados e dedicados;
4-   Ter um histórico acadêmico com boas notas;
5-   Estar envolvidos em atividades extra-curriculares, de liderança e atividades comunitárias;
6-   Possuir um nível de inglês avançado;
7-   Estar interessados em alguma área de estudo, EXCETO medicina, direito, odontologia e veterinária, devido ao fato de que nos EUA esses cursos são considerados como de pós-graduação;
8-    Este programa está disponível apenas para os candidatos que não estejam recebendo bolsa Fulbright ou outra bolsa do governo americano.

O PROGRAMA COBRE:

1.        Inscrição para os exames de admissão (TOEFL, SAT, SAT Subject, ACT);
2.       Taxas de instituições americanas para as quais o aluno esteja se candidatando (com aprovação da orientadora);
3.       Material de estudo para os testes;
4.       Orientação individual;
5.       Cursos de preparação para os testes (com a aprovação da orientadora);
6.       Transporte para os locais de teste e acomodação, quando necessário;
7.       Taxas para a postagem internacional da documentação, para garantir que seus documentos cheguem a tempo ao destino nos EUA;
8.       Tradução de documentos acadêmicos.

Essa é uma ajuda inicial para iniciar o processo de candidatura para uma universidade americana. Quando o aluno for admitido em uma instituição americana com uma bolsa integral ou praticamente integral, o programa Oportunidades Acadêmicas poderá ajudar também com as taxas para emissão do visto americano, passagem aérea e oferecer uma quantia para complementar a bolsa obtida, dependendo da aprovação do comitê de bolsas.

O PROCESSO DE CANDIDATURA:

1.        Os estudantes devem se inscrever no site. Para isso lá no menu do topo clique em “Apply Here/Inscrições”
2.       As inscrições são direcionadas para o Centro EducationUSA mais próximo.
3.       O orientador local fará contato com os candidatos pré-selecionados para uma entrevista.
4.       Os estudantes são selecionados e nomeados pelos orientadores locais e avaliados por um comitê para aprovação final.
5.       Os candidatos não competem entre si. O programa aprovará o número de candidatos qualificados pelo padrão do mesmo.
6.       Os candidatos selecionados serão notificados por e-mail até o dia 15 de julho.
7.       Os candidatos aprovados iniciarão seu processo de candidatura com os orientadores das suas cidades ou do centro mais próximo.

INSTRUÇÕES:

1-    Todas as candidaturas são feitas diretamente no site:
http://www.educationusa.org.br/ogapplication/ Clique no menu no topo desta página em “Apply Here/Inscrições ”

2-    Documentos necessários:
§ Formulário online
Cópias eletrônicas (digitalizadas):
§ Histórico escolar do ensino médio.
§ Diploma do ensino médio ou declaração caso ainda esteja cursando.
§ Resultados de Exames de Proficiência de Inglês como, por exemplo, TELP (pontuação mínima: 115), TOEFL (pontuação mínima: 80 iBT), caso possua. * Entre em contato com o centro EducationUSA mais próximo para informações sobre como fazer a prova TELP
§ Declaração de imposto de renda ou contracheque dos responsáveis legais.
§ Uma carta de recomendação (pode ser em português), datada nos últimos 6 meses, de um professor ou diretor da escola onde estuda falando de seu desempenho acadêmico em relação a seus colegas de classe, seu potencial de liderança, e suas características pessoais.

3-    Como salvar seus documentos a serem anexados na candidatura: Primeiro nome, último nome – Tipo do Documento
Exemplos: Fábio Teixeira – Histórico OU Fábio Teixeira – Certificado de Proficiência

4-    Todos os documentos digitalizados podem ser salvos em PDF, JPEG, ou qualquer outro arquivo de imagem.

5-    As redações (essays) devem ser digitadas em fonte Arial 12 e espaçamento duplo.

Dúvidas: (85)3307.3626/3692 (Assessoria de Comunicação - IFCE)


Fonte: Assessoria de Comunicação - IFCE