sexta-feira, 15 de abril de 2011

Acaraú em Poesia

Revejo em sonho a terra estremecida
Do Acaraú... seus vastos tabuleiros,
A minha casa, os belos companheiros
Que lá deixei na hora da partida.

Vejo o mercado, as Pontes, a Avenida,
O Rio, o Porto, os Mangues altaneiros,
Ouço o rugir dos ventos nos coqueiros,
E, além, do mar queixoso a voz sentida.

Do velho sino os graves tons escuto,
E lá do torreão no cocuruto,
De andorinhas avisto inquieto bando...

Entro na igreja, – minha igreja outrora, –
E vejo em seu altar Nossa Senhora,
Com seu olhar piedoso me fitando...
("Acaraú" - Soneto do Padre Antônio Tomás)

Catamarã é inaugurado em Acaraú

No último dia 8, às margens do Rio Acaraú, no bairro Camboa, foi realizada solenidade de inauguração de um barco a vela conhecido como catamarã. A embarcação foi construída por sete carpinteiros navais das comunidades pesqueiras da Barrinha de Baixo e Lagoa da Volta, em Acaraú, sob orientação dos professores Toivi Masih e Maurício Aguilar, ambos do campus do IFCE do município. 
A solenidade contou com o Secretário Executivo da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará, Glauber Gomes de Oliveira, além de autoridades municipais. Em seguida, na sede do campus, ocorreu a entrega dos certificados aos alunos concludentes e foram proferidas palestras sobre a construção naval pelo secretário Glauter de Oliveira e pelo professor Maurício Aguilar.
O projeto de construção do catamarã, coordenado pelo Prof. Toivi Masih, do campus de Acaraú, iniciou-se em 2009, quando o docente venceu edital de licitação (menor preço) para construção de uma embarcação de pesca para o Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (Projeto São José). O professor Toivi lançou a proposta de o IFCE oferecer um curso na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada) em construção de catamarãs a vela, com vistas à capacitar carpinteiros navais da região. 
O barco construído, orçado em aproximadamente R$ 70 mil, será encaminhado ao assentamento da Praia de Maceió (Itapipoca) onde será utilizado pela comunidade local. A carga horária constante do certificado de extensão concedido aos concludentes do curso é de 300 horas/aula. Na imagem, os professores do projeto com os alunos e o secretário.
Fonte: Assessoria de Comunicação - IFCE/ Campus de Acaraú

Ceará mobilizado para a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza


Entre os dias 25 de abril e 13 de maio será realizada em todo o país, a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – gripe comum e gripe pandêmica. A partir deste ano, além de idosos a partir de 60 anos e populações indígenas, já atendidos, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde. A vacina a ser distribuída protege contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, como o da Influenza A (H1N1).
    A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) durante este período, também estará fazendo uma intensificação da vacina contra Hepatite B para as pessoas até 24 (24 anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não se vacinaram ou não completaram seu esquema de vacinação. A Sesa está implementando estratégias diferenciadas de vacinação no sentido de assegurar o êxito sempre alcançado nas Campanhas anteriores.
    No dia 30 de abril, ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional de Vacinação contra Influenza, quando todas as Unidades de Saúde com Sala de Vacinas deverão permanecer abertas para atendimento adequado da clientela alvo. A finalidade é instigar a ida da população aos pontos de imunização. Esta Campanha vem colaborando ao longo dos anos, para a prevenção da gripe e suas complicações, além de ocasionar um impacto importante na redução das internações hospitalares, óbitos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.
    Qualquer dúvida, entrar em contato com a equipe técnica da Secretaria de Saúde do Estado (Mércia, Ana Vilma, Nilce, Júlia e Tereza Wilma), através do telefone (85) 3101-5195 e pelo fax (85) 3101-5203.

8º Seminário Selo Município Verde

A  8ª edição do Seminário Selo Município Verde ocorreu, neste mês, na cidade de Morrinhos, na região do Baixo Acaraú. O evento foi coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM)  e pela Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará.

Além das autoridades de Morrinhos, o evento contou com  a participação de representantes dos Municípios de Marco, Bela Cruz, Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara, que formam a Região do Baixo Acaraú.  

A  discussão  do Seminário constou das ações ambientais desenvolvidas pelos sete Municípios, além de orientações para o preenchimento do questionário  que os mesmos devem apresentar no ato da participação para concorrer ao SELO MUNICÍPIO VERDE.

A Cidade de Cruz  foi eleita para recepcionar o próximo seminário SELO MUNICÍPIO VERDE.


Texto e foto: http://www.morrinhos.ce.gov.br

Governador inaugurou pista de Cruz a Marco

OGovernador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes (Foto) inaugurou no último dia 08 de abril, a pista que liga o município de Cruz a cidade de Marco. A solenidade de inauguração ocorreu em Cruz, onde a pista tem Inicio.  Mais uma obra que facilitará o deslocamento rodoviário, beneficiando toda a população que moram nessas localidades ou que necessitam deslocar-se entre elas.


Fonte: http://cruzonline.wordpress.com/

Juiz determina que Município de Acaraú e Estado providenciem cirurgia para grávida


O juiz César de Barros Lima determinou que o Município de Acaraú e o Estado do Ceará providenciem cirurgia cesariana para V.J.V.F. e a internação do bebê em unidade hospitalar que possua leito de UTI neonatal. A liminar foi concedida nessa quarta-feira (13/04), às 18h20.

    A ação de obrigação de fazer foi ingressada ontem, às 17h30, pelo defensor público da Comarca de Acaraú, Rafael Carvalho Gois. Ele requereu que os entes públicos tomassem medidas no sentido de garantir a realização da cirurgia cesariana para V.J.V.F. e o leito de UTI neonatal para o bebê. Mãe e filho correm risco de morrer.

    O juiz, titular da Comarca, deferiu o pedido, determinando que o município e o Estado providenciem, de imediato, a cirurgia e a internação em unidade pública ou, na falta de vagas, na rede particular, arcando com todos os custos até o restabelecimento dos pacientes ou transferência para o sistema público. O magistrado fixou em R$ 10 mil o valor da multa para cada dia de descumprimento da decisão.

O CASO

    A jovem, grávida de sete meses, começou a perder líquido amniótico no último dia 11, data em que foi internada no Hospital Dr. Moura Ferreira, na referida cidade. Na unidade, ela permaneceu por um dia e foi submetida a exames.

    No entanto, como o local não dispõe de UTI neonatal, a paciente foi encaminhada à Santa Casa de Sobral, que não possui vaga. Por isso, a grávida será transferida para Fortaleza, onde se submeterá ao procedimento.

Vale do Acaraú Notícias inova com programa de rádio

    Manter a população bem informada dos principais fatos da região do Baixo Acaraú: eis o principal objetivo do jornal e do programa de rádio "Vale do Acaraú Notícias". O periódico começou a circular na região no ano de 2010 e neste ano, o jornalista Wandyk Mesquita, editor dos veículos, inova, apresentando o projeto do programa de rádio, juntamente com o jornalista Edson Costa. O programa será veiculado de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h e tem previsão de início para o final deste mês, após o início das transmissões da rádio Costa Negra, mais uma opção de informação na região do Baixo Acaraú. 
    No veículo impresso, o Vale do Acaraú Notícias continuará sua cobertura séria e comprometida com a informação, dando espaço e voz a todos os envolvidos nas matérias, não calando-se frente aos problemas do cotidiano, por meio do trabalho sério de uma equipe de jornalistas comprometidos com a verdade.

    Agora, o Vale do Acaraú Notícias inova com o seu programa de rádio na Costa Negra, situada em Acaraú. Entre os principais objetivos do programa de rádio Vale do Acaraú Noticias estão:
      
·        Apurar os problemas dos municípios de Acaraú, Itarema, Jijoca, Cruz, Bela Cruz, Marco e Amontada, que formam a região do Baixo Acaraú;

·        Buscar resposta das autoridades competentes sobre os problemas apontados pela população, cobrando o estabelecimento de metas e prazos para a resolução dos problemas apontados;
·        Levar os ouvintes a conhecer a história, os equipamentos culturais e turísticos dos municípios da região do Baixo Acaraú;
·        Abrir espaço para a participação direta dos ouvintes, por meio de denúncias, participação ao vivo, promoções, fazendo-os sentir-se integrantes do programa;
·        Fazer com que o morador de um dos sete municípios saiba o que acontece nos demais, conscientizando-o de uma realidade macro;
·        Dar espaço a cantores, poetas, escritores, humoristas, artesãos, entre outros, para mostrarem seu trabalho, ajudando a divulgar seu trabalho e sua técnica;
·        Entrevistar especialistas que possam discorrer sobre os mais diversos assuntos, como a violência, doenças, segurança pública, a educação, entre infindos temas de interesse público;
·        Criar e atualizar periodicamente o blog do programa Vale do Acaraú Notícias, expondo as principais matérias e entrevistas, incluindo texto, fotos e trechos de áudio;
·        Criar e checar diariamente o twitter, espaço de interface entre o ouvinte e o apresentador, onde podem-se sugerir pauta ou mandar um abraço aquele ente querido;
·        Disponibilizar telefone aos ouvintes (alô redação) para que possam fazer suas críticas e sugestões.



      O nome da rádio faz alusão à região onde situa-se os municípios de Acaraú, Cruz e Itarema, cujo solo de cor escura favorece o cultivo de um camarão que se destaca a nível nacional, destacando-se essas regiões na carcinicultura, a ponto do crustáceo aí produzido receber um selo de qualidade. 
       Não deixe de ler e ouvir o Vale do Acaraú Notícias, e mantenha-se bem informado dos principais acontecimentos da região do Vale do Acaraú.