quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Municípios do Baixo Acaraú conquistam Selo Município Verde


Seis Municípios do Baixo Acaraú cearense estão entre os que receberão o Selo Município Verde: Acaraú, Cruz, Bela Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara. É a primeira vez que Jijoca receberá a certificação. Já Bela Cruz e Cruz nunca deixaram de receber o Selo desde a sua criação, há oito anos atrás. Ao todo, 39 Municípios obtiveram nota superior a 3,80 no Índice de Desempenho Ambiental, estando aptos a receber a certificação. Ao todo, 96 Municípios concorreram neste ano. Em todo o Ceará, caiu o número de candidatos ao Selo – em 2010 eram 137, neste ano só 96 municípios quiseram concorrer.

As pontuações são aplicadas observando o Índice de Gestão Ambiental (IGA), o Índice de Mobilização Ambiental (IMA) e o Índice de Desempenho Ambiental(IDA), resultando das três avaliações o Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA).

Cerca de R$ 1 milhão será distribuído aos 39 municípios agraciados com o Selo Município Verde e os quatro que se destacaram no projeto Praia Limpa, cujos contemplados ainda serão divulgados. O prêmio é concedido pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) “para que os municípios invistam nas ruas políticas ambientais”, afirma Paulo Henrique Lustosa, presidente do Conselho. A solenidade de entrega do Selo acontecerá no dia 15 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário