terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Guarda Municipal de Acaraú participou de capacitação

Sede da Guarda Municipal de Acaraú
Foto: Divulgação
Aconteceu ontem (5/12) o primeiro Encontro entre a Guarda Municipal de Fortaleza e a Guarda Municipal de Acaraú. Cerca de 60 guardas municipais desta cidade passaram por uma capacitação de 8 horas/aula, que foi realizado no Hotel Municipal de Acaraú (CE), no Centro, por 4 servidores da Guarda de Fortaleza: Subinspetor Rômulo Reis, Guarda Ernesto, Guarda Eliziano e a Agente de Defesa Civil Denise Barroso. Os guardas de Acaraú tiveram aulas sobre estrutura operacional e administrativa e o desenvolvimento de trabalhos e projetos.
O Objetivo principal foi contribuir para que a Guarda Municipal de Acaraú adquira informações necessárias para aquisição melhorias, tanto para estrutura física como para a estrutura organizacional, qualificação do efetivo, aquisição de projetos vinculados ao MInistério da Justiça, e construção de uma Defesa Civil.
A capacitação, que contou com o apoio da Prefeitura de Acaraú, foi solicitada pelo Deputado Federal Eudes Xavier (PT-CE), que procurou pessoalmente a Guarda Municipal de Fortaleza. O treinamento também objetivou dar as ferramentas necessárias para a criação, em Acaraú, do Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC), vinculado a Guarda Municipal, semelhante ao existente em Fortaleza.
Conforme Gd. Maria Paula, guarda municipal de Fortaleza, o principal objetivo do encontro foi “trocar experiências e repassar aos guardas de Acaraú a nossa estrutura, a necessidade de qualificação, como buscar recursos para o órgão e como proceder no dia a dia”, explicou.
No próximo ano, acontecerá um encontro regional com todos os cinco núcleos das guardas municipais do Estado do Ceará. A região Norte se reunirá na sede da Guarda Municipal na cidade de Sobral. Fruto do Projeto de Capacitação das Guardas Municipais do Interior, que será coordenado pela Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza com recursos do Ministério da Justiça.
     O Comandante Orismar, da Guarda Municipal de Acaraú, reforçou a importância da capacitação realizada ontem. “São fundamentais essas capacitações para que os guardas municipais sejam qualificados para oferecer a população um serviço de qualidade, facilitando bastante o trabalho e o atendimento a comunidade”.
A Guarda atua zelando pelo patrimônio Público
Divulgação

Conforme o Comandante Orismar, existem atualmente mais de 500 guardas na região Norte do Estado, sendo 100 agentes atuando na região do Baixo Acaraú, nos Municípios de Acaraú, Jijoca de Jericoacoara e Itarema. Nos outros quatro municípios da região (Cruz, Marco, Morrinhos e Bela Cruz) atuam agentes do Pró-Cidadania, do Governo do Estado em parceria com os Municípios.
Entre as atribuições da Guarda estão o zelo pela conservação do patrimônio público, como praças, logradouros, órgãos públicos etc. O Comandante explica que existem em Acaraú duas motos que ajudam o efetivo a fazer as rondas e os encontros devem ajudar na melhoria da infraestrutura do órgão.
Há muitos projetos da Guarda Municipal de Acaraú para o ano de 2012. O Comandante Orismar citou a implantação do Programa Guardião de Resistência às Drogas (Guard) a ser ministrado a crianças de 5º a 9º anos do Ensino Fundamental; a criação de uma divisão especial para rondas escolares das escolas de Acaraú; e o investimento em capacitação dos guardas para a prestação de serviço de mais qualidade à população.
Orismar apontou que no início da sua atuação frente a Guarda Municipal, no ano de 2009, a população não entendia muito bem o papel do órgão, mas que hoje “encontramos muito apoio da população, que nos tem ajudado a executarmos nosso trabalho”.

SERVIÇO
Denúncias de depredação do patrimônio público e outros casos:
Guarda Municipal de Acaraú
Rua José Júlio Louzada, 505, Centro – Acaraú-CE
(88)3661.1092
9640.1713
9642.4774

Nenhum comentário:

Postar um comentário