terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Agentes do Grupo de Proteção da Infância e Juventude recebem credenciais em Acaraú


Várias autoridades se fizeram presentes à solenidade
Oito agentes do Grupo de Proteção da Infância e Juventude de Acaraú (CE) receberam na última segunda-feira (19/12), no auditório do Fórum Judiciário de Acaraú, suas credenciais para atuarem auxiliando o Juizado da Infância e Juventude de Acaraú. Os agentes participam de rondas nas ruas da cidade, visitam estabelecimentos comerciais, apuram denúncias para garantir e fazer cumprir o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), zelando pela integridade das crianças e do adolescentes. A solenidade de entrega das credenciais iniciou com o hasteamento da bandeira, seguida de apresentação da banda de música municipal de Cruz e, em seguida ao discurso das autoridades presentes, as credenciais foram entregues, habilitando oficialmente os agentes à função. Os mesmos são profissionais de várias categorias, dentre os quais, professores, funcionários públicos etc. que dizendo sim ao projeto, abraçam a causa e realizam o trabalho de forma voluntária

Agentes que atuarão em defesa da criança e adolescente
A solenidade contou com a presença de inúmeras autoridades, entre os quais o Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles, o Presidente da Câmara de Vereadores do Município, Paulo Andrade, o Juiz da Comarca de Acaraú, Dr. César de Barros Lima, o Vereador Paulo Rocha, o Delegado de Polícia da regional de Acaraú, Dr. Flávio Novais, entre outros.

Dr. César reforçou, em discurso, ressaltou a importância do Grupo, colocando a função de agente como uma função nobre, dedicando essas pessoas parte de seu tempo a um trabalho voluntário tão importante em luta do respeito aos direitos das crianças e jovens, imbuindo-se esses agentes como representantes da Justiça.

O Presidente da Câmara, Paulo Andrade, relembrou a história do antigo Juizado de Menores de Acaraú, e a atuação brilhante de João Batista Capistrano, que lutou para a construção da primeira sede, em meados dos anos 80, em prédio onde hoje funciona o Conselho Tutelar do Município e onde passará a funcionar o Grupo de Proteção da Infância e Juventude.

O diretor Wandick Mesquita no momento de seu discurso
O diretor do Grupo, Wandick Mesquita, reforçou a importância da atuação dos agentes para fazer-se cumprir os direitos das crianças e adolescentes. O diretor prometeu não medir esforços para fazer cumprir a lei, para garantir que o direito das crianças e adolescentes sejam respeitados.

O Grupo já iniciou sua atuação em Acaraú e encontrou adolescentes trabalhando de madrugada, menores de idade pilotando motos sem habilitação. Conforme explicou o vice-presidente do Grupo, João Batista, nesses casos em que se atesta o desrespeito ao ECA, os envolvidos são chamados e é feito um trabalho de educação, além dos responsáveis serem responsabilizados.

Confira a relação de agentes:

·                    João Batista,

·                    Roberto Chaves,

·                    Edgar,

·                    Wandick Mesquita,

·                    Manuel Marcelino,

·                    Antônio,

·                    Margarida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário