sábado, 5 de novembro de 2011

Imunização contra hepatite B acontece neste sábado

         Neste sábado (5/11) das 8h às 17h os postos de saúde estarão abertos para a intensificação da vacina contra Hepatite B. Hoje é o dia "D" de vacinação. Campanha iniciou no dia 1º. O público-alvo são pessoas de 0 a 24 anos que ainda não tomaram a vacina para imunizar-se contra a doença. O Ministério da Saúde orienta que esse público deve procurar o posto de saúde mais próximo de casa para vacinar-se e previnir-se da moléstia e lembra para não esquecer de levar o cartão de vacina. A ação é executada pelos Municípios.

         Saiba Mais

         A hepatite B é uma doença infecciosa frequentemente crônica causada pelo vírus da Hepatite B  (HBV). É transmitida sexualmente ou por agulhas com sangue infectado e pode progredir para cirrose hepática  ou cancro do fígado. O vírus da hepatite B só ataca células já infectadas pelo HBV piorando o prognóstico dos doentes com hepatite B crônica.
         Sua transmissão pode ser realizada por contatos diretos com saliva, sangue e fluídos corporais(pequena quantidade).
         De modo geral, os principais sintomas da infecção aguda pelo vírus VHB são semelhantes aos da hepatite A: náuseas, vômitos, mal-estar, febre, fadiga, perda de apetite, dores abdominais, urina escura, fezes claras, icterícia (cor amarelada na pele e conjuntivas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário