sexta-feira, 25 de novembro de 2011

IFCE em Acaraú realizou I Encontro das Licenciaturas

Solenidade de abertura do evento

O campus de Acaraú realizou, nos dias 23 e 24 de novembro, o I Encontro das Licenciaturas, com o tema “Biologia e Física: Perfil Profissional e Mercado de Trabalho”. O evento, que contou com palestras e mesas redondas, teve por objetivo viabilizar um ambiente para a troca de experiências e ideias entre profissionais, estudantes e a comunidade sobre formação, áreas de atuação e mercado para os profissionais oriundos dos cursos de Licenciatura em Física e em Ciências Biológicas, ambos ofertados pelo campus de Acaraú.
No primeiro dia do evento, foi realizada mesa redonda com o tema “O ser professor”, com a participação do professor Dr. Nildo Loiola Dias, da área de Física da UFC, Francisco Araújo, técnico em assuntos educacionais do campus de Acaraú e o professor Eugênio Pacelli, coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú.
Em seguida, foi discutido o tema “A Educação Hoje”, em mesa redonda que contou com a professora Cassandra Ribeiro, coordenadora de Educação a Distância do IFCE, que discorreu sobre esta modalidade de ensino e suas peculiaridades. A professora Elizabeth Cavalcante, da área de Educação do campus Acaraú abordou as práticas didáticas na atualidade. Já Kézia Dantas, Coordenadora Técnico-Pedagógica do campus de Acaraú, explanou sobre o projeto integrador inserido na matriz curricular das licenciaturas, entendidos como disciplinas que tem como objetivo “articular teoria e prática,  valorizando a investigação individual e coletiva, funcionando como um  espaço interdisciplinar na formação dos futuros professores”, explicou Kézia Dantas.
Em seguida, foi discutida “Pós-graduação”, em outra mesa redonda composta pelos professores Dr. Ivan de Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Laboratório de Ciências do Mar (Labomar) da UFC e o Dr. Rinaldo dos Santos Araújo, Coordenador do Mestrado Acadêmico do IFCE. À noite, foi apresentado o filme “Escritores da Liberdade”, que aborda didática. O filme contou com a mediação do professor Joab Dantas, da área de Sociologia do campus de Acaraú.
Mesas redondas discutiram vários temas 
O segundo dia do evento contou com palestra da professora Maria Núbia Barbosa, de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos do IFCE, que abordou “Concurso público para docentes”, explicando critérios de ingresso, requisitos, etapas da seleção e perspectivas para o profissional.
À tarde, mesa redonda discutiu “Pesquisa Científica”, com o professor João Vicente Mendes Santana, coordenador de pesquisa do IFCE/ campus Acaraú, que abordou projetos e editais de pesquisa e a professora Leonor de Maria Rodrigues Melo, da Uece, campus de Limoeiro do Norte. A professora Socorro Abreu, da área de Português do campus Acaraú, por sua vez, abordou redação e publicação de artigos científicos. E a professora Rafaela Maia, que integra a coordenação de pesquisa, e coordenadora do evento, discorreu sobre Curriculum Lattes.
Em seguida, o professor José Roberto Feitosa, conselheiro do Conselho Regional de Biologia (CRBio) no Ceará e o professor João Cláudio Nunes Carvalho, da área de Física da Universidade de Fortaleza (Unifor) discorreram em mesa redonda sobre “perfil profissional”.
O Diretor Geral do campus de Acaraú, Amilton Nogueira de Vasconcelos, na solenidade de abertura do evento, reforçou que a oferta dos cursos de Licenciatura em Física e em Ciências Biológicas pela instituição atende a uma necessidade da região. Conclamou a que a comunidade sempre participem de eventos como o I Encontro das Licenciaturas, em que “é um rico momento para troca de ideias e aperfeiçoamento, levando a luz do conhecimento à comunidade, ultrapassando os muros acadêmicos”.
A solenidade de abertura contou com a presença do Secretário de Educação de Acaraú, Arcelino Batalha, que representou o Prefeito do Município, Pedro Fonteles, Maria do Socorro da Rocha, Gestora do Gabinete do Prefeito de Cruz, Jonas Muniz, o Secretário de Educação de Cruz, Raimundo Otávio, Áurea Silveira e Erlane Muniz, da 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE). Além de haver participado do evento professores e estudantes de outras instituições de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário