sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Festival ocorrido em Acaraú estimulou gastronomia, negócios e turismo

Entrada da fazenda Cacimbas, palco do Festival.
Foto: Divulgação
        Além de estimular o desenvolvimento da gastronomia e dos negócios que envolvem a carcinicultura, também estimula o turismo. Esses foram benefícios trazidos pelo Festival Internacional do Camarão da Costa Negra ("Grand Shrimp Festival") e o III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste, promoção da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), ocorridos de 11 a 13 de novembro, na Fazenda Cacimbas, em Acaraú (CE), na região Norte cearense.
         O secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, foi um dos homenageados do evento pelo trabalho do governo cearense na estruturação turística e divulgação da região da Costa Negra. A solenidade foi prestigiada pelo governador Cid Gomes.
         A região da Costa Negra, formada pelos municípios de Itarema, Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara, é propícia para a criação do camarão de cativeiro em função do solo escuro que possibilita a formação de nutrientes especiais. Daí a denominação de Costa Negra, situada entre a foz do Rio Aracati Mirim (distrito de Torrões/Itarema) até a foz do Rio Guriú (em Jijoca de Jericoacoara), com 48 quilômetros de belas praias.
         Os aspectos turísticos da região foram também ressaltados no livro Costa Negra, lançado durante a realização do Grand Shrimp Festival, com textos da jornalista Edgony Bezerra e fotos de Gentil Barreira.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário