quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Festival Internacional do Camarão inicia na próxima sexta em Acaraú

Inúmeros Chefs concorrem a premiação e reconhecimento
         Iniciará, na próxima sexta-feira, dia 11, com uma missa na Fazenda Cacimbas, em Acaraú/CE, às 8h,   o III Festival Internacional do Camarão da Costa Negra (“Grand Shrimp Festival”) e o III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste. O evento, aberto ao público, acontecerá entre os dias 11 e 13 de novembro,  e contará com a presença de 12 renomados chefs de cozinha locais, nacionais e internacionais. No evento, serão promovidas dez palestras técnicas e científicas de especialistas e Workshops gastronômicos. O evento é uma promoção e realização da Associação dos Criadores de Camarão da Costa Negra (ACCN). 
          
         Nos três dias do festival, haverá reunião da Câmara Setorial do Camarão, palestras sobre Arranjos Produtivos Locais da carcinicultura do litoral oeste, julgamento de pratos feitos à base de camarão pelos “chefs” convidados e o casamento desse crustáceo com vinhos e outros ingredientes, inclusive muitos produtos da flora cearense, como maracujá, caju, coco etc. Cursos rápidos para pessoas interessadas e “workshops” gastronômicos também irão acontecer com os “chefs” internacionais.

         Na ocasião será entregue o Troféu Mérito Costa Negra aos agraciados de 2011: Vice-Governador Domingos de Aguiar Filho – Grande Entusiasta do Setor; Secretário de Turismo do Estado Bismarck Maia – Política e Administração Pública; Empresário Carlos Prado – Produção e Articulação Classista; Técnico da FAO Ruan Enrique Vinatea, categoria Científica, Tecnológica e de Ensino; e Instituto Nacional da Propriedade Industrial, categoria Gestão Participativa e Instituições.
        
         Stands de várias empresas e instituições estarão presentes para fazer suas divulgações e prestar serviços aos visitantes. Para receber certificado de participação dos eventos científicos promovidos no evento, deve-se fazer inscrição no site http://www.accn.org.br/, da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra.

         Todas as noites  uma programação artístico, cultural e gastronômica será desenvolvida na Praça de Alimentação da Fazenda Cacimbas com o julgamento de pratos preparados pelos “chefs” convidados, shows com a Banda Dona Zefa, Sidney Magal, Luciano Bruno, Banda Rubber Soul e Os Águias de Barbalha.

Chefs e restaurantesParticiparão do Festival os chefs Paolo Caldana, presidente mundial da Federazione Italiana Cuochi, Roma; Patrick Martin, vice-presidente internacional do Le Cordon Bleu, Paris;  Bruno Stieppe e Carlos Soares, respectivamente  presidente e secretário-geral da Federazione Italiana Cuochi no Brasil; Fábio Barbaglini, uma estrela Michelin e melhor chef da Itália em 2003; Emmanuel Ruz, uma estrela Micjelin e chef do Restaurante Lou Fassun, em Grasse, na França, e Bernard Twardy, chef corporativo do Beach Park, em Fortaleza. Os restaurantes cearenses participantes são: Medit com o chef Valdemir Segundo; Fashion Gourmet – chef Camila Câmara; Lautrec – chef Bia Leitão; Villa Mango – chef Liliane Pereira; De Tommaso – chef Thessia Godoy e Maee – chef Stênio Machado.

Mais informações: http://www.accn.org.br/

Um comentário:

  1. Fantástico! São encontros assim que impulsionam o profissionalismo e a arte na cozinha. Que esteja sendo um sucesso!!!
    Chef Cristina Figueiredo - Fic Brasile - Presidente Venceslau - SP

    ResponderExcluir