domingo, 6 de novembro de 2011

Caminhada Ecológica busca conscientizar para necessidade de transferência de local para lixão

População de Cavalo Bravo sofre com lixão
Foto: Divulgação
A Área Pastoral do Distrito de Caiçara (Cruz-CE) promoveu uma Caminhada Ecológica, em 28 de outubro, saindo de Caiçara em direção ao lixão que fica localizado na comunidade de Cavalo Bravo, a 2 km do distrito. A Caminhada foi liderada pelo administrador da Área Pastoral do Distrito de Caiçara, Padre José Marcone Martins e contou com a presença de representantes da Sede e das comunidades de Cavalo Bravo, Preá e Formosa.
Durante a caminhada, foi coletado material e feitos registros fotográficos para serem apresentados ao Secretário do Meio Ambiente do Município de Cruz em uma reunião realizada no último sábado (5/11) em Caiçara.
A comunidade solicita a retirada do lixão para um local mais adequado, sob alegativa de prejuízo aos moradores e poluição do lençol freático com o “chorume” que é produzido pelo lixo em decomposição. Os moradores de Cavalo Bravo reclamam das más condições da água e da grande quantidade de moscas no local. Reivindicam que o lixão seja transferido para um local mais apropriado e distante das residências. Alegam já ter recorrido aos órgãos ambientais para resolver o problema.
A Prefeitura de Cruz cercou a área e colocou um vigia para que animais mortos não fossem colocados no local e também para impedir a presença de catadores de material reciclável. A Secretaria do Meio Ambiente está em interlocução com os moradores para encontrar a melhor saída para resolver a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário