quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sessão Solene na Assembleia comemora 43 anos da UVA

Mesa de honra em sessão solene. Arquivo: Assembleia
         Por solicitação do deputado estadual Professor Teodoro (PSDB), a Assembleia Legislativa comemorou na noite do dia 25 de outubro a passagem dos 43 anos da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), sediada no município de Sobral. A data foi celebrada no dia 23. Também foi homenageado o fundador da instituição e seu primeiro reitor, cônego Francisco Sadoc de Araúdo, por seus 80 anos.

         Teodoro, ex-reitor da UVA, disse que este é um momento de homenagem da AL ao papel das universidades e da importância da educação no Ceará, pois, de acordo com ele, estas instituições de ensino vêm fazendo um trabalho importante para que todos os alunos possam chegar ao nível superior.

         O parlamentar citou o cônego Sadoc, segundo o qual Sobral possui duas datas relevantes para seu desenvolvimento: sua emancipação política e o momento em que a cidade tem sua autonomia cultural, com a criação da universidade. teodoro acrescenta uma terceira, a da diocese, em 1915.“O tripé prefeitura municipal, diocese e UVA vem respondendo pelo progresso cultural e social do município”, informou.

         O deputado registrou ainda que, nos últimos dezenove anos, a universidade ampliou de nove para 23 seus cursos de graduação, somente em Sobral, em um trabalho, segundo ele, reconhecido socialmente hoje em todo o Estado. “Na minha gestão como reitor daquela instituição de ensino, formaram-se 50 mil professores, antigos professores leigos”, acrescentou.

         O reitor da UVA, Antônio Colaço Martins, um dos homenageados durante a solenidade com placas comemorativas à data, ressaltou que há 43 anos a UVA deu um salto da possibilidade de ser para uma vida intensa e fecunda. “Professores davam aulas gratuitamente e, com frequência, um livro colhendo colaborações passava pelo comércio de Sobral para a manutenção da universidade”, lembrou.

         Colaço salientou que a peça axial da superação de tantos desafios foi e é o binômio trabalho dedicado e amor operoso, do ex-reitor da instituição, deputado Professor Teodoro. “Esta homenagem é recebida com muita humildade, gratidão e consciência de que, se algo foi feito, foi alcançado com muito trabalho”, concluiu.

         Foram homenageados também com placas alusivas à data o fundador da UVA, Francisco Sadoc de Araújo; o monsenhor Assis Rocha, representando a Diocese de Sobral; o secretário de Governo de Sobral, Luís Fernando Viana Coelho, representando a Prefeitura Municipal de Sobral; o presidente da Comissão Executiva do Vestibular da UVA, professor José Ferreira Portela Melo; a ex-coordenadora das Edições UVA, Maria Norma Maia Soares e a pró-reitora de Cultura da UVA, professora Glória Giovana Saboya Mont’Alverne.

         Além destes, receberam placas comemorativas ao aniversário da universidade o promotor de Justiça Luciano Arruda Coelho, ex-professor da UVA; a vice-reitora da UVA, Maria Palmira Soares de Mesquita e o ex-vice-reitor da UVA e ex-pároco do município de Cruz, monsenhor Manoel Valdery da Rocha.

         Estiveram presentes também à sessão solene os deputados Moésio Loiola (PSD) e Sérgio Aguiar (PSB). Moésio parabenizou a universidade e afirmou que este é um reconhecimento a todos “os operários divinos da educação do Estado do Ceará”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário