quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Servidores do campus de Acaraú decidem pela continuação da greve

Auditório do campus ficou lotado
         Em assembleia realizada nesta quarta-feira (28/9), os servidores docentes e técnico-administrativos do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE), decidiram pela continuidade da greve. Participaram da votação 38 servidores, dos quais 24 votaram a favor, 8 contra e 6 abstiveram-se. A reunião contou com a presença de alguns alunos do campus, que reafirmaram a compreensão na paralisação das aulas, iniciada no dia 1º de agosto. Dentre as causas da paralisação, entre outras, está a defasagem de cerca de 15% do valor salarial.
       O aluno Leandro Oliveira, do curso de Física do campus, propôs aos docentes que promovam atividades com os alunos da instituição, que estimularia os alunos na continuidade dos estudos. "Muitos alunos do campus são de outros Municípios, e na falta de aulas, os mesmos ficam perto de suas famílias. Atividades fariam com que os alunos continuassem aqui, estimulados com a instituição".
         O Chefe do Departamento de Ensino, Osvaldo Campos, defendeu a necessidade da presença dos alunos na sede e informou que tudo será feito para evitar que os alunos se prejudiquem. após a elaboração de um novo calendário após o fim do movimento. "Será assegurado o cumprimento dos 200 dias letivos anuais aos alunos do campus".
       O professor Joab Dantas, da área de Sociologia do campus de Acaraú do IFCE, explicou que o Ministério da Educação (MEC) já sinalizou positivamente com algumas negociações, mas nada ainda há de concretizado junto ao Minictério do Planejamento. O docente remeteu ao apitaço promovido no bairro Benfica em Fortaleza (bairro onde se situa a Reitoria do IFCE), que parou o trânsito na Av. 13 de Maio e contou com a participação de alguns servidores e alunos do campus de Acaraú do IFCE.  As aulas dos campi do IFCE nos municípios cearenses continuam paralisadas por tempo indeterminado. A mobilização é encabeçada pelo Sindicato dos Servidores do IFCE (SindsIFCE). Nova assembleia sobre a greve no campus de Acaraú deve ser realizada daqui a quinze dias.
        Em nota divulgada nesta quarta-feira, a Reitoria do IFCE defendeu que nenhum aluno será prejudicado com a paralisação, pois será elaborado um novo calendário que assegurará o cumprimento da carga horária e do conteúdo programático previsto para o semestre.

Confira a nota:


Nota de esclarecimento

         O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) esclarece que a paralisação das atividades letivas decorrente do movimento grevista não acarretará prejuízo ao corpo discente no que tange ao cumprimento da carga horária e ao conteúdo programático previsto para o semestre. Terminada a greve, as atividades serão imediatamente retomadas, com base no novo calendário acadêmico a ser elaborado pelas diretorias de ensino dos campi, juntamente com a Pró-Reitoria de Ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário