sábado, 17 de setembro de 2011

Presidente da Unaces presta esclarecimentos sobre acidente com ônibus

O estudante universitário Francisco Rafael, que é presidente da União dos Estudantes Universitários de Acaraú (Unaces) prestou esclarecimentos, na última sexta-feira (16/9), na Câmara Municipal de Acaraú sobre o acidente com o ônibus que conduzia 42 alunos de Acaraú a Sobral. O acidente, ocorrido em 29 de agosto, acabou ceifando a vida de duas jovens universitárias. O ônibus acabou tombando na Rodovia CE-178 entre Santana do Acaraú e Sobral, ao tentar ultrapassar um caminhão baú. O estudante Rafael, que também era um dos passageiros do ônibus do acidente, compareceu a Câmara a pedido dos vereadores, que solicitaram também a presença, entre outros, para esclarecimentos, do motorista do ônibus, Francisco Manfredo de Lima e do Secretário de Educação Arcelino Batalha. Somente o estudante Rafael compareceu.
Entre os principais pontos elencados pelo estudante, inquirido pelo Presidente da Câmara, Paulo Andrade, informou que o acidente aconteceu exatamente às 18h30min. Muitos estudantes estavam dormindo no momento do ocorrido. Houve uma demora de cerca de 20 minutos para o primeiro atendimento. Rafael e outros estudantes que não tiveram lesões mais graves, ligaram imediatamente a Polícia e Bombeiros pedindo ajuda.
A prioridade no atendimento, conforme o universitário, foi dada aos feridos mais graves. Todos foram encaminhados a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. O Chefe de Gabinete da Prefeitura, Emanuel Melo, acabou encaminhando alguns estudantes feridos em carro próprio a Santa Casa.
Os menos feridos foram trazidos logo para Acaraú em carros de particulares, incluindo Rafael, que foi conduzido pela namorada. Rafael assegurou que a Prefeitura disponibilizou transporte para trazer os feridos menos graves de volta a Acaraú e deu assistência inicial aos feridos e às famílias. Rafael não sabia responder se está sendo dada assistência psicológica às famílias das vítimas mortas.
No dia em que aconteceu o acidente, o proprietário da empresa terceirizada que disponibiliza os ônibus para o transporte dos alunos não liberou os ônibus, por falta de pagamento da Prefeitura. Para tanto, a Secretaria de Educação disponibilizou um dos ônibus “amarelinhos” para conduzir os estudantes. Era a primeira vez que os universitários utilizavam esses ônibus.
Francisco Rafael falou do desejo da Unaces que seja aprovada uma lei que garanta a continuidade e qualidade do transporte dos universitários de Acaraú a Sobral. O presidente da Câmara, Paulo Andrade, prometeu consultar o departamento jurídico da casa e declarou que a assessoria jurídica da Câmara está à disposição dos estudantes. Paulo Andrade concluiu reafirmando que os Vereadores de Acaraú não estão de olhos fechados em relação ao acidente e farão o possível para ajudar nas investigações e esclarecer a população sobre o motivo da tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário