sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Prefeitura de Acaraú promoveu primeiro Dia “D” da Leitura

Secretário Arcelino Batalha abrindo as atividades
Estimular os alunos da rede pública municipal de ensino a desenvolverem o hábito da leitura. Esse foi o principal objetivo do Dia “D” da Leitura realizado nesta sexta-feira (16/9) na Praça do Centenário, no Centro de Acaraú. O evento, em sua primeira edição, promovido pela Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Educação, reuniu mais de 300 estudantes de 12 escolas municipais, que acompanhados de pais e professores, participaram de diversas atividades, como apresentações de peças de teatro e de trabalhos, além de oficinas de leitura e pintura.
O evento contou com o lançamento do livro “Uma baleia muito esperta” da escritora acarauense Aline Bussons, que estava autografando exemplares que eram doados aos alunos. Aline reforçou que “sem o apoio da Prefeitura de Acaraú, por meio da Secretaria de Educação, não teria sido possível a publicação de seu livro”. E destacou que a literatura infantil ainda é “pouco estimulada, devendo ser mais incentivada, principalmente pelo fato do gosto pela leitura partir da idade dos pequenos”.
Alunos comentam os trabalhos dos colegas
Para a professora Regina Célia Ribeiro, que trabalha na rede municipal de Acaraú há dez anos, e atua atualmente na Escola Joelina Ribeiro Ramos (bairro Bailarina) no 1º ano do Ensino Fundamental, eventos como o Dia D da Leitura, além de despertar o interesse pela leitura, levam os estudantes a quebrar a timidez. “Tem aluno na minha sala que nem consegue falar”.
Auxiliadora dos Santos, que coordena os 16 núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), acompanhava os alunos do Programa matriculados no bairro Paulo VI. Os alunos têm aula de teatro, esporte, reforço escolar, etc., no contra-turno escolar, ocupando o tempo livre em que não estão no ensino regular. A Coordenadora ainda explica que as mães que são beneficiárias do Bolsa-Família ainda recebem uma complementação da renda, uma espécie de bolsa complementar. Quanto ao evento realizado pela Prefeitura, Auxiliadora destaca como inovador, compondo-se como “um diferencial em comparação às gestões anteriores”.
A aluna Natalie Brandão, da Escola Dom José, da comunidade de Cauassu, recitou uma poesia da moradora, Dona Eva Freitas: “Os alunos o desempenho/ precisam melhorar/ Gosto pela leitura/ é preciso despertar/ E a leitura infantil/ desde cedo poder ajudar.” E mais a frente continuou: “Sou criança, sou futuro/ Desse gigante país/ Com muita esperança/ Da vida sou aprendiz/ Na escola eu aprendo/ E lendo sou muito feliz".
Alunos assistiram a apresentações teatrais
Os alunos do 2º Ano da Escola Fernando Falcão interpretaram “As aventuras do boneco peteleco”, um boneco deficiente, que viajava em vários mundos em sua cadeira de rodas mágica. A história defende a necessidade de respeitar os deficientes.
Os estudantes da Escola Francisca Silveira (bairro Pedrinhas) encenaram O Pescador, contando a história da Vitória-Regia, que ensinava a todos os personagens o quanto era necessário preservar o rio Acaraú.
As escolas ainda interpretaram os clássicos da literatura, como Os Três Porquinhos, Branca de Neve, entre uma gama de outras histórias, vivenciando na pele a ação dos personagens, transmitindo a importância da leitura para a formação escolar e para a vida.
O Secretário de Educação, Arcelino Batalha, reforçou que o dia D da Leitura “foi um dia histórico na cidade de Acaraú, e que venham muitas outras edições. Com esta iniciativa, desejo que muitas crianças criem mais gosto pela leitura, buscando novos rumos em seu dia a dia, alcançando seus sonhos, tornando-se um cidadão acarauense de bem”. Arcelino destacou ainda o apoio das outras Secretarias e principalmente o apoio do Prefeito Pedro Fonteles ("Pedim do Cleto") no evento.
Alunos participando de oficina de pintura
Um stand da Secretaria do Meio Ambiente de Acaraú distribuiu livros e mudas no evento. Destaque para a presença do Secretário da Semam, Márcio Cavalcante. Editoras se fizeram presentes, doando na ocasião livros para as crianças e adolescentes que compareceram. O evento contou com a animação das personagens Nega Maluca e Berinjela.
A diretora da Biblioteca, Ana Célia, realizou em um dos stands montados na praça, contação de histórias, com os clássicos da literatura, como A Cigarra e A Formiga, Chapeuzinho Vermelho, entre outros.
Transporte, lanche e água foi disponibilizado pela Secretaria de Educação, que deu todo apoio logístico às escolas, para o sucesso na realização do evento.

 
Escolas participantes:
Escola Profa. Tereza de Jesus Silva
Escola Dona Odete Filomeno
Escola Francisca Silveira
Escola Deputado José Filomeno
Escola Joelina Ribeiro Ramos
Escola Fernando Falcão
Escola Profa. Leonete Brandão
Escola Rosa Ferreira Dias
Escola João Jaime Ferreira Gomes
Escola Eulina Magalhães
Escola Hugo Martins
Escola Dona Minervina Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário