sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Acidente trágico com ônibus dos estudantes foi discutido na sessão de hoje na Câmara de Acaraú

         É tão estranho/ Os bons morrem jovens/ Assim parece ser/ Quando me lembro de você/ Que acabou indo embora/ Cedo demais. Com estas estrofes da música "Os bons morrem jovens" da banda Legião Urbana, o estudante universitário Francisco Rafael Ferreira, do curso de Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), expressou, nesta sexta-feira (2/9) na Câmara Municipal de Acaraú (CE)  sua dor pela morte das estudantes Maria Vanessa Gomes e Silvana Silvana Pereira Rufino, ocorrida na última segunda-feira (29/8) na tragédia envolvendo o ônibus que as conduziam de Acaraú para assistirem aulas na UVA de Sobral (CE). O ônibus, que conduzia 42 estudantes, acabou tombando, após uma tentativa frustrada de ultrapassagem de uma carreta-baú na Rodovia CE-178 entre Santana do Acaraú e Sobral.
         Francisco Rafael é presidente da União dos Estudantes Acarauenses de Nível Superior (Unaces), associação que se encontra em processo de registro. A Unaces tem por finalidade  reivindicar os interesses e garantia de direitos dos estudantes. Rafael cobrou por parte do Poder Público, na sessão da Câmara ocorrida nesta sexta-feira, a criação de uma lei que assegure a segurança e qualidade no transporte concedido pela Prefeitura. Rafael informou que a Unaces lutará para que"haja recurso fixo destinado ao transporte e uma lei que regulamente o transporte dos universitários de Acaraú".
         Os vereadores Paulo Andrade, Manuel Rocha e Paulo Silveira fizeram um requerimento para investigar as causas do acidente trágico que vitimou a vida das duas jovens e feriu mais de 31 estudantes. O requerimento de Nº 77/2011, aprovado nesta sexta por unanimidade, propôs o encaminhamento de ofício ao Prefeito Municipal de Acaraú, Pedro Fonteles dos Santos, solicitando a apuração rigorosa das causas do acidente, por meio de sessões públicas na Câmara Municipal, com a preseça, entre outros, do Secretário de Educação, Arcelino Batalha, o motorista do ônibus, Francisco Manfredo Lima, o presidente da Unaces, Francisco Rafael Ferreira.  
         O Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles, que se fez presente à sessão, informou que todo apoio foi prestado. No dia do acidente, foram encaminhadas ambulâncias e enfermeiros até o local do acidente. O Prefeito de Acaraú ligou pessoalmente ao Chefe do Executivo de Sobral, José Clodoveu de Arruda, que teria dado também todo apoio dirigindo-se ao local e à Santa Casa, para onde as vítimas foram encaminhadas, como fez o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Acaraú, Emanuel Melo. Apoio psicológico também está sendo prestado às famílias. O apoio no funeral das jovens também foi concedido pela Prefeitura.
        Pedro Fonteles informou que muitos inimigos políticos acabaram se aproveitando da situação para alfinetar a sua administração. "Eu mesmo pedi aos estudantes que fizessem uma associação para defesa de seus direitos. Vocês que devem administrar isso. Vocês que veem a qualidade do serviço. Vocês estão olhando, vigiando, usando o transporte."
         Quanto às causas do acidente, o Prefeito conhecido popularmente como "Pedim do Cleto" disse apurar tudo com rigor. "Estão sendo levantadas as provas do que aconteceu com o ônibus dos universitários para apresentar à Câmara Municipal e ao Ministério Público. Mas algo só poderá ser feito com provas na mão. Todo mundo será ouvido e os responsáveis serão punidos".

Um comentário:

  1. A Prefeitura não fez mais do que cumprir o seu dever pois o acidente foi com os estudantes acarauenses e espera-se mesmo que os responsáveis sejam punidos porque foram duas vidas perdidas por conta de uma irresponsabilidade...

    ResponderExcluir