quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Secretaria de Cultura e Turismo de Acaraú realiza balanço de atividades


Com apenas dois meses à frente da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Acaraú (CE), região Norte do Estado, Wandick Mesquita Gama já contabiliza várias realizações positivas à frente da pasta. Muitos projetos foram desenvolvidos e estão por desenvolver com a finalidade de desenvolver esses dois setores tão importantes para a população acarauense, na gestão do Prefeito Pedro Fonteles dos Santos (PT), conhecido popularmente como “Pedim do Cleto”. O Secretário Wandick Mesquita reforçou que tem à frente da Secretaria “muitos desafios, dentre eles, a reestruturação dos Conselhos Municipais, ou seja, os Conselhos de Cultura, Turismo e de Patrimônio Histórico e Natural de Acaraú”.
Confira os projetos desenvolvidos e em andamento:
·                    I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú, ocorrido em junho, que premiou com o Troféu Nicodemos Araújo sete personalidades, reconhecidas pela sua importante colaboração ao quadro cultural da região. Na oportunidade, foram homenageados o poeta e escritor Dimas Carvalho, o jornalista e escritor Vicente de Freitas, o bispo Dom Edmilson da Cruz, o advogado, ex-deputado estadual e primeiro Secretário de Cultura de Acaraú, Francisco José Ferreira Gomes, o professor e memorialista Lucivan Rios (Totó), o poeta e diretor de museu, José de Fátima. No evento, também foi realizada a exposição do escritor Nicodemos Araújo, com obras, fotos e condecorações. Nicodemos foi o grande homenageado, reconhecido como um dos maiores escritores de Acaraú, memorialista e poeta.
·                    A Secult/ Acaraú, juntamente com o Centro Vocacional Tecnológico(CVT)  do Município,  formaram uma parceria para oferecer o curso “Bem Servir e Receptividade em Gastronomia” a barraqueiros da Praia de Arpoeiras (Acaraú/CE). Na metodologia a ser utilizada pelo consultor João Amado, o mesmo levará às aulas o conhecimento prático dos barraqueiros. O curso, que teve a duração de 120 horas/aula, dividido em três semanas de aulas teóricas e práticas, iniciadas no dia 26 de junho, foi realizado na Escola Municipal João Jaime Ferreira Gomes, na comunidade de Curral Velho. A capacitação contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social do Município, por meio da titular da pasta, Maria Irene Barbosa Góes Mota, que tem dado todo aporte para a realização do curso de aperfeiçoamento aos barraqueiros.
·                    O VII Festival de Quadrilhas “Acaraú Junino” foi outra ação importante desenvolvida pela Secretaria para manter viva essa manifestação popular tão importante ao Nordeste brasileiro. O evento contou com a participação de quadrilhas juninas de várias regiões do Ceará e houve a concessão de maior aporte financeiro às quadrilhas da Terra: Explosão na Roça e Coração da Terra.
·                    Dentro do âmbito do Festival de Quadrilhas, a Prefeitura oportunizou o I FOCUM (Fórum Cultural do Movimento Junino), organizado pela Federação das Quadrilhas Juninas do Estado do Ceará (Fequajuce). O evento, ocorrido no auditório do Hotel Municipal, no dia 10 de junho, contou com palestra do presidente da Fequajuce, Kiko Sampaio.O Fórum contou com a presença de alguns representantes de quadrilhas juninas da região e de secretários, quando foi discutida a realidade das quadrilhas no Estado e na região, além do regulamento dos festivais e concursos realizados.
·                    A Secretaria também apoiou a realização das festividades religiosas, como a Festa de São Pedro na comunidade de Cauassu, onde promoveu-se um show católico.
·                    A Secult/ Acaraú também articulou com as outras Secretarias Municipais as atividades em comemoração aos 162 anos de Acaraú, comemorados no dia 31 de julho. Uma semana de atividades, com prestação de serviço, inauguração de laboratórios de informática, desfile cívico entre uma gama de outras atividades foram realizadas no período.

Reestruturação da Secretaria de Cultura e Turismo de Acaraú
Outro grande desafio que está sendo encabeçado pelo Secretário Wandick Mesquita é a reestruturação da Secretaria de Cultura e Turismo, com a criação de novos equipamentos culturais e a implantação inovadora de ações que geram um incremento cultural e turístico, que acabam beneficiando a população de Acaraú e trazendo divisas a Terra.

Projetos que estão em andamento

- Criação do primeiro Museu Municipal (Casa do Padre Antônio Tomaz)
- Aquisição de sala com nova estrutura e organização dos departamentos;
- Digitalização e reestruturação da Biblioteca Pública Nicodemos Araújo;
- Reativação da Ilha Digital;
- Reestruturação da Banda Municipal Mestre Milton Gomes;
- Apoio e cadastramento dos talentos da terra;
- Criação do city tour ao redor da Praça da igreja Matriz (parceria com a Escola Estadual Profissionalizante Marta Maria Giffone de Souza);
- Criação da rota turística pelas praias de Acaraú a Jericoacoara;
- Participação em editais lançados pela Secretaria da Cultura do Estado e Ministérios da Cultura e do Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário