segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Itarema participa de Encontro Povos do Mar


Comunidade indígena dos Tremembé de Almofala e pescadores de Torrões, ambos distritos do Município de Itarema (CE), região do Baixo Acaraú, participaram do 1º Encontro Cultural Povos do Mar: Socialização das Práticas e Saberes das Comunidades Litorâneas.  O objetivo foi promover a visibilidade e valorização das comunidades tradicionais de pescadores, artesãos, quilombolas e etnias indígenas que povoam o litoral cearense.
         O evento promovido  pelo Serviço Social do Comércio (SESC) ocorreu na Colônia Ecológica SESC Iparana, entre os dias 18 e 21 de agosto. No encontro,  socializaram-se as técnicas de artesanato, a discussão socioambiental, a etnicidade, a culinária, os ofícios tradicionais ligados à pesca, o desenvolvimento do turismo de bases comunitárias e práticas de saúde ancestrais.
O encontro contou com exposição temática das 44 comunidades participantes, provenientes de 12 municípios cearenses participantes, sendo um momento único de interação, vivência e reconhecimento do patrimônio material e imaterial do Estado. O evnto foi permeado por de conversas, oficinas, minicursos e círculos de cultura priorizaram as falas e expressões socioculturais de mestres e representantes das comunidades participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário