domingo, 17 de julho de 2011

Comunidade de Itapipoca recebe barco pesqueiro construído em Acaraú

      Neste domingo (17), às 10 horas, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), entregará uma embarcação, do tipo catamarã, para a Associação dos Pescadores do Imóvel Maceió, localizada no município de Itapipoca. Foram investidos mais de R$ 81 mil na aquisição do barco, com um frigorífico e quatro salva vidas. O projeto foi elaborado e executado pelo engenheiro naval e professor do IFCE em Acaraú, Toivi Masih Neto, que juntamente com o professor Maurício Aguilar e carpinteiros navais de comunidades pesqueiras de Acaraú realizaram a construção da embarcação.

        O catamarã foi financiada pelo Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird), com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, com o Projeto São José. Serão beneficiadas 354 famílias da comunidade e a entrega será feita pelo secretário executivo de Desenvolvimento Agrário, Wilson Brandão. Aproveitando a ocasião, também haverá uma largada de regatas.

        Dentro do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, o Projeto São José trabalha no fortalecimento da infraestrutura básica e da organização da agricultura familiar, com implantação de sistema de abastecimento de água, melhorias sanitárias e mecanização agrícola das comunidades rurais, focando no desenvolvimento sustentável. Os investimentos são realizados a partir de demandas da própria comunidade que elege suas prioridades, participando da elaboração do subprojeto técnico.

          O campus de Acaraú do IFCE entrou em parceria com o Prof. Toivi para oportunizar capacitação, por meio de curso na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) de qualificação profissional, de construção de catamarãs a vela. A técnica utilizada foi inovadora, conhecida como strip planking, de isolamento com base em fibra de vidro e resina epóxy, em contraposição a técnicas tradicionais de calafetagem, cujo isolamento acontece com massas menos resistentes. Em contrapartida, foi feita a execução do projeto com a construção da nova embarcação, realizada no estaleiro do Dedé Isopor, em Acaraú, cuja embarcação passa a beneficiar a comunidade de Itapipoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário