sexta-feira, 22 de julho de 2011

60 policiais têm formação para ação preventiva contra as drogas



        A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp) e o Batalhão de Policiamento Comunitário da Polícia Militar do Estado do Ceará (BPCOM) iniciam a partir da próxima segunda-feira (25) curso de formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que capacitará 60 policiais do Ronda do Quarteirão para atuarem como agentes de prevenção contra o uso infantil de entorpecentes. Os policiais servirão a 42 municípios assistidos pelo Ronda do Quarteirão. A meta é que 45 mil estudantes sejam contemplados até o 2º semestre de 2012.

        A partir do Curso de Formação de Educadores Sociais do Proerd, os policiais treinados pelo Programa qualificarão, em escolas públicas e privadas, jovens multiplicadores, entre 9 e 12 anos, que recebem a missão de conscientizar outros estudantes sobre as consequências e os prejuízos causados pelo consumo de substâncias ilícitas. Esses alunos recebem instruções durante 11 semanas, em encontros semanais de 1 hora. Além de promover a cidadania, a ação visa contribuir para que os índices de violência decorrentes do uso de drogas sejam reduzidos. Implantado no Ceará desde 2001, o Programa já formou 200 educadores e atendeu 137 mil crianças, em aproximadamente 1.450 escolas de 97 municípios. Para César Barreira, Diretor-Geral da Aesp, “essa ação é parte do processo de construção de uma polícia verdadeiramente cidadã”.
       
        De 25 de julho a 5 de agosto, duas turmas de 30 policiais serão qualificadas na Aesp, numa carga horária de 40 horas. A aula inaugural acontece segunda-feira, no auditório do BPCOM, na Avenida Bezerra de Menezes, 581, bairro São Gerardo.

        Para participarem do curso e serem habilitados pelo Proerd, os voluntários tiveram que atender alguns pré-requisitos, entre os quais: ter pelo menos dois anos de atuação policial, não ter nenhuma punição na ficha profissional ou vícios de qualquer natureza.  Segundo o Coronel Gomes Filho, comandante do BPCOM e Coordenador Institucional do Proerd no Ceará, “esses critérios possibilitam captar pessoas de conduta exemplar e realmente comprometidas com essa importante missão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário