terça-feira, 21 de junho de 2011

Troféu Nicodemos Araújo homenageia escritores da região de Acaraú

Acaraú, no litoral Oeste do Estado do Ceará, será palco do I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú amanhã (22/6). O evento, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura do Município, ocorrerá a partir das 18h, na Escola Estadual Profissionalizante Marta Maria Giffoni de Sousa, no bairro Mons. Edson Magalhães, em Acaraú. Na oportunidade, haverá exposição referente ao poeta homenageado Nicodemos Araújo (1905-1999), além de personalidades da região que receberão cada qual o Troféu Nicodemos Araújo de reconhecimento cultural. Ao evento, far-se-ão presentes vários escritores e poetas da região, além de inúmeras autoridades, entre prefeitos, deputados, juízes, promotores.
Exposição sobre o poeta Nicodemos Araújo que ficará exposta no dia do evento nos corredores da Escola Profissionalizante, disporá de biografia, acervo bibliográfico e medalhas condecorativas do escritor. Haverá apresentação da Banda de Música Municipal Maestro Milton Gomes, que recepcionará os presentes, além de apresentação do Quinteto da Banda Municipal de Cruz.
Serão homenageados com o Troféu Nicodemos Araújo as seguintes personalidades: o escritor e professor Dimas Carvalho; o pesquisador e comerciante Lucivan Rios (Totó Rios); o bispo de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson Cruz; o cordelista José de Fátima Silva; o primeiro Secretário de Cultura de Acaraú, Francisco José Ferreira Gomes; e o escritor Vicente Freitas. No final do evento, haverá a palestra “O papel do escritor nos dias de hoje”, a ser ministrado pelo professor José Luis Lira, advogado, escritor e membro da Academia Cearense de Letras.
Luis Lira parabeniza a iniciativa da Prefeitura de Acaraú na realização do evento, visto por ele como de fundamental importância, uma vez que “reúne os escritores, que às vezes ficam tão dispersos, além de premiar os de maior destaque, aumentando o potencial produtivo”. O escritor defende que “na Terra Mater do príncipe dos poetas, Padre Antônio Tomaz, não poderia deixar de haver um encontro de escritores rico como esse”.
No dia 23, a exposição ficará aberta a visitação na Biblioteca Pública Nicodemos Araújo, situada na rua Major Coelho, s/n, no Centro do Município, em frente à Praça do Colégio Virgem Poderosa. O horário de visitação é de 7h30min as 11h30min e de 13h30min as 21h.
I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú
Data: 22/06/2011
Horário: 18h
Local: Escola Estadual Profissionalizante Marta Maria Giffoni de Sousa
Endereço: Bairro Mons. Edson Magalhães – Acaraú-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário