quarta-feira, 29 de junho de 2011

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 começa a tomar forma no Estado. O planejamento das atividades já foi iniciado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que coordena a Semana no Ceará. As instituições interessadas em promover ações na Semana devem enviar seus projetos à Secitece até sexta-feira, 1º de julho, para avaliação. Os projetos aprovados receberão recursos da Secitece para sua realização.
Este ano, a Semana acontecerá de 17 a 23 de outubro, com o tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”. A ideia principal é popularizar o conhecimento, mostrar o que é desenvolvido no Estado, fomentar o debate sobre as estratégias de enfrentamento das mudanças climáticas e discutir formas de prevenção dos riscos decorrentes dos desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.
Entre as instituições já envolvidas estão a Seara da Ciência/UFC, o Núcleo de Inovação Tecnológica da Uece (NIT), a Urca, o Centro de Formação de Instrutores (Centec) e a Secretaria da Educação do Estado. O Planetário Rubens de Azevedo (Dragão do Mar), a Secretaria de Educação de Limoeiro do Norte, a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Caucaia e Secretaria de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral também já estão participando dos debates. Este ano, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará também irão desenvolver atividades na Semana, devido a sua proximidade com a temática.
Ceará na Semana
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece no Brasil desde 2004 e é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O Ceará tem um histórico de grande envolvimento no evento, tendo nos últimos anos obtido destaque como um dos Estados com mais ações desenvolvidas. Em 2010, ficou em primeiro lugar no Nordeste em atividades cadastradas e em quinto lugar no Brasil.
Os municípios cearenses podem contar com recursos para a realização de atividades, mas para isso é necessário submeter o projeto à Secitece para receber o apoio. A verba vem do MCT e do Governo do Estado, através da Secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário