terça-feira, 28 de junho de 2011

Ronda do Quarteirão: Combate à criminalidade em Acaraú

      Dispondo de duas viaturas e um efetivo de 28 policiais, a sede de Acaraú tem sido beneficiada desde setembro de 2010 com o policiamento do Programa Estadual Ronda do Quarteirão. As viaturas são equipadas com câmeras, sistema de monitoramento via satélite e um computador que permite que os policiais possam saber, por exemplo, se algum suspeito possui mandado de prisão em aberto. Mas afinal, a criminalidade diminuiu nesses quase nove meses de atuação do Ronda na região?
     O Tenente Fred Rafael, Comandante do Ronda do Quarteirão em Acaraú, acredita que sim. “Somente nos quatro primeiros meses deste ano, de janeiro a abril, as equipesdo Ronda conseguiram prender os responsáveis pelos dois assassinatos aqui ocorridos, além de fazer a apreensão de cinco armas de fogo.” O Tenente ainda ressalta que com a atuação dos policiais do Ronda, foram descobertas várias bocas de fumo e o Ronda está apenas aguardando mandado de busca e apreensão do Poder Judiciário para prisão dos responsáveis pelo tráfico, que é apontado pelo Tenente Fred como um dos piores problemas que hoje enfrenta Acaraú.
      Conforme o Comandante do Ronda do Quarteirão, o trabalho da corporação na região não é somente repressiva, mas a população tem sido ouvida através de visitas comunitárias, além de ser realizado um trabalho de prevenção as escolas, com palestras sendo ministradas a adolescentes e da conversa com a população.
      Indagado se considerava Acaraú uma cidade tranquila, o Comandante acredita que “é utopia dizer que Acaraú ou qualquer outra cidade seja totalmente segura”, Mas acredita que com a atuação do Ronda na região, a população está mais tranqüila. “Nas visitas comunitárias em que ouvimos a população, dizem-nos que antes do Ronda, não havia coragem para se sentar na porta de casa, com medo do vandalismo, e com nossa atuação, os delinqüentes têm se evadido.”
      É que também acredita o Delegado Regional de Acaraú, Dr. Flávio Novais, que defende que “a chegada do Ronda do Quarteirão diminuiu sensivelmente as ocorrências”, apesar do titular da Delegacia regional lamentar que “o Ronda do Quareirão atua apenas em certas áreas. O ideal é que tivéssemos uma entensão maios, pelo menos nos distritos de Aranaú e Juritianha.”
     O Dr. Flávio Bezerra acridita que a causa da criminalidade em Acaraú é um problema social, uma vez que o Município apresenta “carências na saúde, na educação, falta emprego, além do aumento no número de usuários de drogas, que para adquiri-la cometem furtos e outros delitos.” Mas o delegado frisa que se compararmos Acaraú a Municípios como Itapipoca ou Sobral, a criminalidade é baixa.
     Um auxiliar de serviços gerais de 36 anos, morador do Centro de Acaraú, defende que a atuação do Ronda do Quarteirão tem inibido a criminalidade, pois “com o policiamento, a malandragem foge. As viaturas circulam e os malandros ficam com medo, saem das esquinas.” O auxiliar denuncia que há muitos assaltos na cidade e pede uma intensificação maior do Ronda no Centro. “No Centro, sei de padaria, de mercadinho, posto de gasolina que tem sido assaltada e conheço pessoas que foram assaltadas.” E ainda ressalta o problema das drogas e suas conseqüências negativas. “O Acaraú ta repleto de droga. Pra todo canto que você se vira tem traficante. Acaraú já foi tranqüila há uns quatro, cinco anos atrás.”
      Daniel Rodrigues da Costa Filho, 35 anos, assistente em administração, habitante de Acaraú há mais de 21 anos, acredita que a presença do Ronda inibe a criminalidade. “O Ronda tem sido benéfico pra Acaraú, com a presença nas escolas, nas ruas,” O assistente defende que o maior problema que Acaraú enfrenta atualmente é a droga. “Acredito que 90% dos roubos e furtos têm envolvimento direto com as drogas.” Daniel declara que uma rede foi furtada de sua casa. Após a descrição de uma testemunha, o policial do Ronda prontamente identificou o autor do furto, que era viciado em craque. “Só informando as características, o policial identificou quem era. Sinal que o trabalho deles é bem feito. Batemos na casa da mãe do cara e a rede foi devolvida. O cara ia vender a rede pra trocar por duas pedras (de craque).”
      Daniel ainda denuncia que na feira popular que acontece às sextas-feiras no Centro do Município, bandidos têm vindo até de outras localidades para cometer assaltos, cortando bolsas, batendo carteiras ou mesmo roubando produtos dos comerciantes. “A polícia tem feito sua parte, mas ainda é grande a criminalidade.” Para mudança desse quadro, Daniel acredita que só por meio de um “maior investimento na segurança e na questão social a situação pode melhorar.

Serviço
Delegacia Regional de Acaraú: (88)3661.1017
Polícia Militar/ Acaraú: 190
(88)3661.1920
Ronda do Quarteirão/ Acaraú: (88)3661.1260/1261

Nenhum comentário:

Postar um comentário