quinta-feira, 16 de junho de 2011

Prefeitura de Acaraú oferece capacitação a barraqueiros

       Os Secretários de Cultura e Turismo, Wandick Mesquita e de Ação Social, Irene Góis da Prefeitura de Acaraú/CE, estiveram reunidos ontem (15/6) com os barraqueiros da Praia de Arpoeiras (Acaraú). O motivo foi apresentar a proposta de um curso na área de gastronomia a ser ministrado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Os barraqueiros aceitaram participar da qualificação que iniciará na próxima semana.
      O curso dispõe de uma carga-horária de 120 horas/aula e as aulas acontecerão na própria Praia de Arpoeiras.  Ao todo, são ofertadas 20 vagas e a prioridade é dada aos barraqueiros que atuam no local. Ontem, a Prefeitura fazia o levantamento dos interessados, e posteriormente aos mesmos será encaminhado comunicado informando o local exato em que ocorrerão as capacitações.
      Conforme o Secretário de Cultura e Turismo de Acaraú, Wandick Mesquita, os barraqueiros não só aprenderão novas técnicas de preparo de pratos, bem como terão aulas para ter noções de inglês e de qualidade no atendimento. “Desta forma, essa capacitação porporcionada pela Prefeitura de Acaraú será muito importante ao exercício profissional dos barraqueiros e consequentemente melhorará a qualidade de atendimento aos turistas”.
      Wandick Mesquita ressalta que muitas pessoas que se dirigem a Jericoacoara passam por Acaraú e um melhor atendimento é fundamental para o bem-estar dos visitantes que trazem divisas importantes para o setor turístico do Município. “Com a proximidade da Copa do Mundo, muitos turistas devem passar por aqui, como já tem passado”.
      A Secretária de Ação Social, Irene Góis, explica que a Prefeitura pretende oferecer capacitações em outras áreas, como de Hotelaria. Ela explica que as capacitações levam a um aperfeiçoamento profissional, que acaba interferindo na qualidade do serviço oferecido por esses profissionais. "A Prefeitura de Acaraú está interessada em oportunizar a esses profissionais um aperfeiçoamento profissional de qualidade e o desenvolvimento do setor turístico, por meio da melhoria na qualidade de atendimento".
Reclamações dos barraqueiros
      Aproveitando a presença dos Secretários na praia, juntamente com Fernando Luis, conhecido como Dodô, responsável pela limpeza pública de Acaraú, os barraqueiros apontaram alguns problemas do local, pedindo providências ao Governo Municipal. Apesar das placas pedindo para os veículos não adentrarem ao espaço da praia, motos e carros têm desrespeitado as normas e estacionado seus veículos dentro de barracas e os veículos trafegam próximo ao mar. A barraqueira Martinha informou que "com isso, muitas pessoas têm deixado de frequentar o espaço, com medo de acidente, tem afastado visitantes".


        Além disso, a limpeza que deveria ser realizada pela Prefeitura às segundas, quartas e sextas, não estão sendo realizadas às segundas, resultando em grande montante de lixo no local, decorrente do final de semana. O problema do grande número de animais soltos na praia é outro problema apontado.
      Os titulares das Secretarias informaram que a fiscalização será intensificada para coibir que veículos adentrem ao espaço da praia. Dodô disse não saber que as limpezas não estavam sendo realizadas às segundas, mas informou que providências seriam tomadas para que a limpeza fosse realizada nos dias especificados. Quanto ao problema dos animais, que não é só da praia, mas de muitos lugares de Acaraú, ficou-se de levar o problema ao Prefeito para que fosse tomada alguma atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário