quarta-feira, 15 de junho de 2011

Denúncia. Agência da Caixa Econômica Federal em Acaraú "cria dificuldade"

      O Vale do Acaraú Notícias recebeu e-mail de um usuário da agência da Caixa Econômica Federal do Município de Acaraú, que acusa a agência de há muito tempo "criar dificuldade para vender facilidade". Conforme o denunciante, que prefere ficar sob anonimato, sempre que um trabalhador se dirige a agência para movimentação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), abertura de conta, recebimento do seguro-defeso ou qualquer outro tipo de transação, os atendentes são instruídos pela gerência a criar algum tipo de dificuldade, impedindo o beneficiário a sacar a quantia.

       O denunciante informa que após criar a dificuldade e informar que o saque não será possível "os caixas oferecem a facilidade! Para sacar é necessário comprar um seguro da Caixa Econômica ou até mesmo fazer um título de capitalização. Isso não deve ser tolerado".

       O autor do e-mail enviado a nossa equipe também nos informa que em conversa com a responsável pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Acaraú, a mesma informou que os pescadores estavam sofrendo da mesma prática na agência da Caixa. Ela informou a gerência do banco que se esse procedimento continuasse, o seguro-defeso seria transferido para outra agência. O denunciante informa ainda que, em conversa com um pescador, o mesmo reportou que ao tentar abrir conta na agência, a gerência informou que "ele deveria comprar um titulo de capitalização para que a conta fosse aberta, o mesmo se negou e a conta não foi aberta".

Abaixo está o diálogo tido entre o denunciante, o caixa e gerência  da agência bancária:, conforme versão do denunciante: 

Denunciante - "Bom dia gostaria de sacar meu FGTS"
Caixa - "Sim, um momento por favor"
Caixa - "o FGTS não esta liberado"
Eu - "Sim esta, veja o documento anexo"
Caixa - "Se o senhor tiver algum vinculo com a CEF, como conta, seguro ou titulo de capitalização podemos resolver"
Denunciante- "Vc esta tentando vincular meu saque a compra de algum produto CEF?!
Caixa - "Não senhor, foi a gerencia que bloqueou o saque, por favor fale com aquele rapaz ali (indicou o gerente, percebendo que esse golpe não iria colar comigo!)
Denunciante - "Bom dia, que historia é essa que preciso comprar seguro para sacar meu FGTS? se vc repetir isso mais uma vez, saio da agencia diretamente para a delegacia onde vou abrir um BO contra sua pessoa
Gerente - "Não senhor! Eu não estou obrigando o senhor a comprar seguro, estamos apenas oferecendo!"
Eu - "Obrigado, não quero, quero apenas meu FGTS"
Gerente - "Sim, o senhor pode se dirigir ao caixa e sacar"
Denunciante - "Obrigado"
Logo após, conforme o denunciante nos informou, o mesmo voltou ao caixa e efetuou o saque normalmente.

       O denunciante informa que para atestar o crime, basta cruzar os dados de compra de seguro e títulos de capitalização com o saque de benefícios e abertura de contas e "ficará claro que um percentual enorme dessas pessoas acabaram por comprar algum produto vendido pela Caixa, mesmo sem ser correntista do banco".

       O anônimo declarou que acionará o Ministério Publico para denunciar a prática efetivada pela agência da Caixa Econômica de Acaraú, que segundo ele, já afetou "uma quantidade muito grande de pessoas e isso já é algo do interesse publico, e sendo assim Ministério Público neles"!

      O Vale do Acaraú Notícias está aberto a algum representante da Caixa Econômica Federal que queira responder às acusações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário