quarta-feira, 1 de junho de 2011

Combate à Dengue implementado em escolas públicas


Escola Mun. Profa. Tereza de Jesus Silva (Acaraú/CE)

Escolas estaduais e municipais e os diversos segmentos da sociedade participam hoje (01/06), das 8 às 17 horas, em Sobral, do Fórum de Mobilização e Combate à Dengue. A atividade acontece em todos os municípios que sediam as 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), inclusive os municípios do Baixo Acaraú. Até agora, a ação foi desenvolvida em Itapipoca, Tianguá e Horizonte, respectivamente, 2ª, 5ª e 9ª Crede.

Durante o evento, haverá a apresentação do Projeto de Responsabilidade Social de Prevenção e Combate à Dengue. A iniciativa é uma realização das secretarias estaduais da Educação e Saúde do Estado, em parceria com a Funasa, Conpam, Semace, Cagece e Fiec. A programação do Fórum também inclui a implementação dos Comitês de Prevenção à Dengue nas escolas e indústrias.

Conforme a assessora técnica da Coordenação de Gestão da Seduc, Rejane Hélvia Ribeiro, qualquer pessoa da comunidade escolar poderá integrar o comitê (funcionário, professor, alunos ou pais ) e realizar as atividades de prevenção e combate à dengue. “Como reconhecimento pela ação desenvolvida, cada participante receberá declaração de responsabilidade social mediante  comprovação das horas de sua atuação”, explica.

O foco do projeto é fomentar o senso de cidadania e de responsabilidade social através da compreensão do sentido de comunidade e do impacto das ações de cada indivíduo na coletividade.

A ação atende à lei estadual 14.137, de 11 de junho de 2008, que prevê a criação de Comitês Educacionais nas escolas públicas do ensino médio do Estado do Ceará. Rejane Hélvia ressalta que a Seduc entende que a prevenção e o combate à dengue não são temas de pauta de uma única entidade ou só do poder público, mas deve ter atuação de cada cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário