quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cagece: maior empresa de saneamento básico do Nordeste

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) é hoje a maior empresa de saneamento básico do Nordeste e ocupa o 4º lugar entre as melhores do Brasil. Esse reconhecimento se deve às práticas de sucesso adotadas pela Companhia e sua competência em levar água de qualidade e esgotamento sanitário a milhares de cearenses.
Todo esse trabalho vem sendo reconhecido Brasil afora por diversas Companhias de saneamento que procuram a Cagece em busca de soluções para problemas muitas vezes antigos. É o caso da Água e Esgotos do Piauí (Agespisa) e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), que fecharam consultoria com a Cagece para modernizar seus processos de gestão empresarial. O trabalho está sendo desenvolvido e coordenado pela Assessoria de Cooperação Técnica e Novos Negócios (Ascon), da Cagece, através de seus técnicos que realizam análises das práticas de cada empresa e sugerem as alterações necessárias nos processos previstos nos convênios. Muitos destes realizados através de reuniões, visitas, palestras e estudos. “A Cagece quer crescer e aumentar sua participação no mercado, compartilhando conhecimento com as empresas interessadas na modernização de seus processos”, afirmou Mozart Brandão, gerente da Ascon.
Desde 2002, a Companhia já realizou treze parcerias com empresas dos estados de Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte, Roraima, Piauí, Maranhão, Espírito Santo, Bahia e Santa Catarina. Dentre os principais assuntos estão às práticas adotadas nas áreas de redução de perdas, eficiência energética, logística de suprimento, reformulação e modernização de processos comerciais. Além disso, destaca-se o modelo de Gestão Integrada de Serviços (MGIS), que permite uma linha única de gestão empresarial sobre todos os serviços prestados pela empresa. Todos estes processos se assemelham ao que a Cagece utiliza em suas unidades de negócios há 13 anos.
Prêmios
Em março de 2011, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará recebeu o Prêmio Sesi de Qualidade do Trabalho, pelo projeto piloto sobre a viabilidade de utilizar o biogás produzido pelas estações de tratamento de esgoto na geração de energia.
No ano passado, a Cagece recebeu o prêmio Nacional de Qualidade de Saneamento na categoria empresas com boas práticas de gestão no setor de saneamento ambiental no País. Também em 2010, a Companhia ficou entre as dez melhores empresas públicas selecionadas pela Associação Brasileira de Engenharia e Ambiental (Abes).
No âmbito estadual, a Cagece foi agraciada, ainda em 2010, com o Prêmio Visconde de Mauá de Gerenciamento de Projetos e o Prêmio Ceará de Gestão Pública Estadual, coordenado pelo Ministério do Planejamento. Internamente a Companhia promove o Prêmio Cagece de Inovação e Excelência para os colaboradores incentivando a concepção de ideias operacionais inovadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário