sábado, 21 de maio de 2011

Candidatos do Habilitação Popular fazem exames em Acaraú/CE

Longas filas se formaram em frente à escola municipal
Neste final de semana, nos dias 21 e 22 de maio, na Escola Municipal Profa. Tereza de Jesus Silva, no Centro de Acaraú/CE, 642 candidatos beneficiados com o Programa do Governo do Estado, de “Habilitação Popular”, realizado pelo DETRAN/CE, farão exames de vista, médico e psicotécnico, além disso, será marcada data para a prova de legislação. A habilitação gratuita, nesta primeira fase do Programa do Governo do Estado, é oferecida apenas para quem deseja passar na categoria A que habilita a pessoa a pilotar motos e motocicletas.  O DETRAN também está entregando no local os boletos para pagamento de taxa a quem tirar a carteira de modo particular e no dia 22 são realizados exames particulares.
As inscrições dos candidatos contemplados com o “Habilitação Popular” foram realizadas no site do DETRAN e a documentação exigida foi entregue na Secretaria de Ação Social do Município de Acaraú, colaboradora do Programa, após a qual a seleção dos candidatos que seriam beneficiados foi realizada.
Para ser contemplado com o “Habilitação Popular”, o candidato deve estar enquadrado em uma dessas situações: estar inscrito no Programa Bolsa Família, estar matriculado na rede pública de ensino, ser pessoa egressa do sistema penitenciário ou portador de necessidades especiais.
O estudante Brennon Jimenez, 18 anos estava em frente à Escola Profa. Tereza de Jesus Silva, hoje (21/05) para fazer os exames e marcar a data da prova de legislação. Um dos beneficiados com o “Habilitação Popular”, estava ansioso para tirar sua primeira habilitação para pilotar moto. Ele vê com bons olhos o Programa, uma vez que “oportuniza mais pessoas tirarem sua carteira de habilitação de moto, consequentemente diminuirá a estatística de acidentes”.
A estudante Joice Carvalho, 19 anos, também estava na fila esperando para fazer os exames. Também beneficiada com o “Habilitação Popular”, diz ter havido muita praticidade na inscrição e seleção do Programa. “Não teve burocracia. Foi só me inscrever no site e levar a documentação a Secretaria para depois ter sido selecionada e aí participar do processo”. A estudante afirma que “não tinha condições de pagar para expedir minha carteira e o Programa muito me ajudou para concretizar este sonho”.
Conforme a assessora técnica do DETRAN, Neuta de Lima Fernandes, daqui a aproximadamente 50 dias, a Comissão do órgão retornará a Acaraú para aplicar a prova de legislação, em data ainda a ser marcada, e depois de 50 dias, o exame prático de direção. A assessora vê no Programa “Habilitação Popular” um passo importante dado pelo Governo do Estado para a regularização da situação dos condutores. “No interior, principalmente, temos uma grande quantidade de condutores pilotando moto sem habilitação, problema que deverá diminuir bastante com a expedição das CNHs por meio do Programa.”
Maiores informações sobre o Programa “Habilitação Popular”: cnhpopular@detran.ce.gov.br ou (85)3101.7746

Nenhum comentário:

Postar um comentário